Olá, queridos/as alunos/as!
Você sabia que o Dia do Amigo e Internacional da Amizade é comemorado em 20 de julho?
Esta data foi primeiramente adotada em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1999, ela é comemorada de forma oficial neste país, onde é uma das celebrações mais festejadas.
O argentino Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008) é o responsável pela criação do Dia do Amigo e Internacional da Amizade. A ideia surgiu com a chegada do homem à Lua, pois este fato significava que juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis. Para o criador da data, esse evento representava um símbolo de união entre todos os seres humanos.
Através das campanhas de divulgação realizadas por Febbraro, aos poucos, o Dia do Amigo e Internacional da Amizade, passou a ser comemorado em outras partes do mundo, e hoje quase todos os países festejam esta data.
💛💛💛💜💜💜💛💛💛💜💜💜💛💛💛💜💜💜💛💛💛💜💜💜💛💛💛💜💜
ALUNOS
E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e
RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode
imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na
volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à
professora.
SEMANA
14 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
1. Escrever a
data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:
Rotina:
- Correção do ditado;
- Atividade com as palavras do ditado;
- Poema: Maluquices do H;
- Atividades
2. Correção do
“Ditado do H”:
1. Helicóptero
2. Hambúrguer
3. Hospital
4. Ampulheta
5. Hipopótamo
6. Aranha
7. Ovelha
8. Homem aranha
9. Hélice
10. Abelha
Quantas palavras você acertou?
Anote o número de acertos e corrija as
palavras em que você escreveu errado.
3. Separar as
sílabas das palavras do ditado, pintar a sílaba tônica e classificar em:
OXÍTONA –
PAROXÍTONA – PROPAROXÍTONA
a)
He – li – cóp – te – ro = proparoxítona
b)
_________________________________
c)
_________________________________
d)
_________________________________
e)
_________________________________
f)
_________________________________
g)
_________________________________
h)
_________________________________
i)
_________________________________
j)
_________________________________
4. Semana
passada estudamos que o “H” no início das palavras não tem som. Mas e quando
ele está no meio?
Copiar e ler
o poema abaixo:
Atividades:
1. Pintar no
poema todas as palavras que possuem a letra “h” (em qualquer posição). Depois, copiar
em ordem alfabética.
2. Lendo o
poema você deve ter percebido que o “H” pode mudar completamente uma palavra!
Acrescentar
o H nas palavras abaixo e descubra novas palavras:
a) Cama –
b) Fica –
c) Mala –
d) Bola –
e) Caco –
f) Mina –
g) Tela –
h) Toca –
3. Escrever 3
palavras com:
a) LH:
b) NH:
c) CH:
d) H inicial:
4. Criar frases
criativas usando as palavras e sinais de pontuação pedidos:
Siga o exemplo:
Chuva (?) – Você sabia que minha
irmã adora brincar na chuva?
Cada frase
deve ter no mínimo 6 palavras!
a) Palhaço (.) –
b) Colher (?) –
c) Manhã (!) –
d) Chocolate (.) –
e) Cachorro (!) –
f) Banho (?) –
💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚
SEMANA
14 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:
Rotina:
- Atividades de divisão/ multiplicação;
- Origami
2.
Conseguiram fazer os cálculos da
semana passada?
Nesta semana faremos cálculos de divisão
utilizando a tabuada do 4.
Atividades:
1.
Observar o exemplo e fazer em seu
caderno:
a) Se 20 : 4 = _______, então _____ x 4 = ______
b) Se 36 : 4 = _______, então _____ x 4 = ______
c) Se 8 : 4 = _______, então _____ x 4 = ______
d) Se 4 x 7 = _______, então _____ : 4 = ______
e) Se 4 x 3 = _______, então _____: 4 =
______
2.
Armar e
calcular as divisões: (Pode pesquisar no caderno a Lei do 4 que realizamos em aula):
a) 164 : 4 =
b) 208 : 4 =
c) 284 : 4 =
d) 376 : 4 =
e) 252 : 4 =
f) 340 : 4 =
g) 192 : 4 =
h) 125 : 4 =
i) 217 : 4 =
j) 132 : 4 =
Não esqueça! Alguns cálculos podem ter resto!!!
3.
Fazer o origami abaixo e estudar a tabuada
brincando!
Você pode seguir o modelo abaixo ou fazer com a
tabuada que você quiser.
Se você não
sabe fazer o origami acima, o vídeo abaixo vai ajudar você:
💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗
SEMANA
14 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1. Escrever a
data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:
Rotina:
- Texto sobre os
tecidos;
- Tipos de
tecidos
2. Copiar o
texto abaixo sobre os tecidos do corpo humano (não precisa desenhar as
imagens).
Tecidos
Até agora, falamos sobre células individualmente, mas quando temos um
grupo de células semelhantes, que realiza uma mesma função, na verdade temos um
tecido.
No corpo humano, os tecidos são classificados em quatro grupos
principais, de acordo com o tipo de células que os formam. São eles: epitelial,
conjuntivo, muscular e nervoso.
Tecido Epitelial
Suas células,
os epitélios, constituem um tecido que recobre toda a superfície corporal,
cavidades e tubos. Eles funcionam como um isolante entre as partes internas do
corpo. Nossa pele é formada por esse tipo de tecido.
Tecido Conjuntivo
Este
tecido tem a importante função de unir os órgãos preenchendo os espaços que
existem entre eles. É o tecido em maior quantidade no nosso corpo e ele se
subdivide em vários tipos:
·
Cartilaginoso: tecido flexível, que forma a parte interna das orelhas e do nariz.
·
Adiposo: é constituído por um aglomerado de células de gordura.
·
Ósseo: constitui os ossos do corpo humano. Diferente das cartilagens, são
resistentes e duros.
·
Sanguíneo: compõe o sangue. A cor vermelha é dada pelas hemácias, um tipo de
célula presente nesse tecido.
Para complementar a explicação escrita, seguem alguns vídeos que ilustram o assunto:
Na próxima aula estudaremos sobre os tecidos muscular e nervoso.
💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜
SEMANA 14 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
1. Escrever a
data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Comentários sobre as questões da semana
passada;
- Texto: “Os imigrantes”;
- Link com texto para leitura
2. Na
semana passada vocês responderam algumas questões importantes sobre os
imigrantes e sobre as desigualdades no Brasil. Iremos corrigir e comentar as
questões em uma aula presencial, mas é importante que vocês tenham compreendido
que:
- O Brasil é formado por pessoas de várias
etnias e possui muita influência dos povos que migraram para nosso país;
- Na imagem do mapa do Brasil formado com
rostos, foi possível identificar essa diversidade. Foi possível observar
negros, brancos, indígenas, asiáticos, etc.
- Muitos países contribuíram para nossa
diversidade étnica e cultural, como por exemplo: Itália, Alemanha, países
africanos, Portugal, etc.
- Nosso país possui cerca de 209 milhões de habitantes;
- De acordo com a notícia lida, cerca de 52
milhões de pessoas são “pobres”;
- Apesar de perante a lei, sermos todos
iguais, ainda existe muita desigualdade social e racial e muitas pessoas sofrem
preconceito. Das etnias brasileiras, que constituem nossa diversidade, os
afrodescendentes e os indígenas são os que enfrentam maiores problemas no que
diz respeito à desigualdade social, ao racismo e ao preconceito cultural.
Espero que estas considerações tenham ajudado
vocês a entenderem melhor as questões abordadas na semana passada.
3. Em
outras aulas voltaremos a abordar este assunto muito importante que é a
desigualdade no Brasil. Mas agora, iremos começar a estudar um pouco melhor os
povos que influenciaram nossa cultura.
Copiar e ler o texto abaixo com atenção:
4. Acessar o link abaixo para saber mais
sobre a influência dos imigrantes em nossa cultura: