terça-feira, 21 de julho de 2020

A31- ARTES PROF. IVETI MATOS

A31- M - ARTES - PROF IVETI - AULA DA SEMANA DE 20/07 A 25/07/2020/- 14ª AULA.

OLÁ, MEUS AMIGOS!

***AGRADEÇO AOS  PAIS OU RESPONSÁVEIS PELO CARINHO MANISFESTADO EM  AJUDAR SEUS FILHOS A MAIS UMA ETAPA DA APRENDIZAGEM. #VOCÊSSÃODEZ.

***HOJE IREMOS APRENDER SOBRE SIMETRIA E ASSIMETRIA . 

***SIMETRIA É A FORMA SIMÉTRICA DA COMPOSIÇÃO. É COMO SE APRESENTA OU SE DESENHA OU SE PROJETA UMA FIGURA, DESENHO, PAISAGEM, OBJETOS, COISAS, PESSOAS OU ANIMAIS, ETC.

__CONCEITO DE SIMETRIA ; CORRESPONDE A EIXOS E FORMAS GEOMÉTRICAS IDÊNTICAS, ISTO É, OS DOIS LADOS IGUAIS.

__OBSERVE A SIMETRIA NO DESENHO E IMAGEM , abaixo:- 

TAREFA 1:  COLORIR SIMETRICAMENTE  A BORBOLETA.(LADOS, FORMAS E CORES IGUAIS). OBSERVANDO A LINHA DE DIVISÃO.
O CACHORRO ( DOG) OU URSO TAMBÉM É PARA COLORIR.




**** ASSIMETRIA OU ASSIMÉTRICAÉ O CONTRÁRIO DE SIMETRIA. É QUANDO A COMPOSIÇÃO OU FORMA OU DESENHO OU FIGURA SE APRESENTAM DIFERENCIADAS , OS LADOS AS PARTES SÃO DE FORMAS OU PINTIRAS DIFERENTES.
__OBSERVE A ASSIMETRIA NOS DESENHOS E IMAGENS:

FORMAS DIFERENTES, IRREGULARES E CORES DIFERENTES.

TAREFA 2 - DESENHE(COMPLETE) E PINTE A FLOR  DE FORMA E CORES DIFERENTES. OBSERVANDO: O QUE ACONTECEDER  DO LADO ESQUERDO DEVERÁ SER  DIFERENTE DO LADO DIREITO, ASSIMETRIA.

ESQUERDO                       DIREITO

A21- M - ARTES - PROF IVETI - AULA DA SEMANA DE 20/07 A 25/07/2020/- 14ª AULA.

OLÁ, MEUS AMIGUINHOS!

***AGRADEÇO AOS  PAIS OU RESPONSÁVEIS PELO CARINHO MANISFESTADO EM  AJUDAR SEUS FILHOS A MAIS UMA ETAPA DA APRENDIZAGEM. #VOCÊSSÃODEZ.

***HOJE IREMOS APRENDER SOBRE SIMETRIA E ASSIMETRIA . 

***SIMETRIA É A FORMA SIMÉTRICA DA COMPOSIÇÃO. É COMO SE APRESENTA OU SE DESENHA OU SE PROJETA UMA FIGURA, DESENHO, PAISAGEM, OBJETOS, COISAS, PESSOAS OU ANIMAIS, ETC.

__CONCEITO DE SIMETRIA ; CORRESPONDE A EIXOS E FORMAS GEOMÉTRICAS IDÊNTICAS, ISTO É, OS DOIS LADOS IGUAIS.

__OBSERVE A SIMETRIA NO DESENHO E IMAGEM , abaixo:- 

TAREFA 1:  COLORIR SIMETRICAMENTE  A BORBOLETA.(LADOS, FORMAS E CORES IGUAIS). OBSERVANDO A LINHA DE DIVISÃO.


**** ASSIMETRIA OU ASSIMÉTRICA- É O CONTRÁRIO DE SIMETRIA. É QUANDO A COMPOSIÇÃO OU FORMA OU DESENHO OU FIGURA SE APRESENTAM DIFERENCIADAS , OS LADOS AS PARTES SÃO DE FORMAS OU PINTIRAS DIFERENTES.
__OBSERVE A ASSIMETRIA NOS DESENHOS E IMAGENS:


FORMAS DIFERENTES, IRREGULARES E CORES DIFERENTES.

TAREFA 2 - DESENHE(COMPLETE) E PINTE A FLOR  DE FORMA E CORES DIFERENTES. OBSERVANDO: O QUE ACONTECEDER  DO LADO ESQUERDO DEVERÁ SER  DIFERENTE DO LADO DIREITO, ASSIMETRIA.

ESQUERDO                       DIREITO

SOE E COORDENAÇÃO DE TURNO


ATIVIDADE PARA TODOS OS CICLOS.

OLÁ, PESSOAL!
ESPERAMOS QUE TODOS ESTEJAM  BEM E COM SAÚDE!

VAMOS PENSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS
PROVAVELMENTE VOCÊ JÁ JOGOU ALGUM TIPO DE JOGO. OU PARTICIPOU DE ALGUMA COMPETIÇÃO. E HAVIAM REGRAS PARA SEREM SEGUIDAS.  VOCÊ LEMBRA QUAIS AS REGRAS DESSES JOGOS OU COMPETIÇÃO? EM QUAIS  OUTROS LUGARES NÓS ENCONTRAMOS REGRAS? 
AS REGRAS ESTÃO EM TODOS LUGARES, EM CASA, NA ESCOLA, NO SUPERMERCADO,  ENFIM, NA  SOCIEDADE .
PENSE COM SUA FAMÍLIA QUAIS SÃO AS REGRAS QUE  FORAM ESTABELECIDAS EM SUA CASA E PORQUE ELAS SÃO IMPORTANTES.
UM ABRAÇO!

TURMA - EJA - ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 14

 A primeira letra do meu nome!

Cada nome carrega um som, um sentido e claro, a primeira letra com a qual  escrevemos  nosso nome é quase como um símbolo! E nesta aula nós vamos trabalhar isto!  Começar a escrever nosso nome, pela primeira letra. E de uma forma bem artesanal. 

Material: Folha de desenho  branca tamanho padrão e pedaços de papéis em diferentes cores. 

Etapas: 

1 Comece a rasgar em pequenos pedaços os papeis coloridos e em diferentes tamanhos. Utilize apenas a mão e não a tesoura!  

2 Do lado direito da folha, faça em tamanho grande o desenho da letra que você vai usar. Depois, com paciência, comece a preencher a forma da letra com os pequenos pedaços.

3 Quando você achar que  o espaço da letra está bem preenchido com os papéis, procure tirar uma foto com o celular. É para não correr o risco de perder a montagem!

4 Por último, comece com todo o cuidado a colar os pedaços. Guarde a folha para continuarmos em sala de aula. Abaixo, como ficou primeira  letra do meu nome na minha montagem:




      
          Na sala de aula, conheceremos diferentes tipos de letras, pois é muito bonito poder escrever uma palavra com um belo visual. 

                                     
                                             Um abraço e boa atividade para vocês!

A22 - KARINE - SEMANA 14

👀Olá Turminha! Vamos para mais uma semana de atividades. Espero que todos estejam bem e conseguindo realizar as tarefas. Esta semana vamos estudar Matemática.















Aproveitem a semana. Beijos cheio de saudades. 😘

A11- M- ARTES- PROF IVETI MATOS



TURMA A11-M - ARTES- PROF. IVETI -  SEMANA DE 20/07 A 25/07/2020.  13ª AULA.
👍👀🤣 BOM DIA, TURMINHA.

AULA DE HOJE : SIMETRIA

BOM DIA MEUS AMIGUINHOS!

***AGRADEÇO AOS  PAIS OU RESPONSÁVEIS PELO CARINHO MANISFESTADO EM  AJUDAR SEUS FILHOS A MAIS UMA ETAPA DA APRENDIZAGEM. #VOCÊSSÃODEZ.

***HOJE IREMOS APRENDER SIMETRIA OU A FORMA SIMÉTRICA QUE SE APRESENTA OU SE DESENHA OU SE PROJETA UMA FIGURA, DESENHO, PAISAGEM, OBJETOS, COISAS, PESSOAS OU ANIMAIS, ETC.

__CONCEITO DE SIMETRIA ; CORRESPONDE A EIXOS E FORMAS GEOMÉTRICAS IDÊNTICAS, ISTO É, OS DOIS LADOS  SÃO IGUAIS.

__OBSERVE A SIMETRIA NOS DESENHOS E IMAGENS.

TIGRE - ...........................................
JOANINHA:.....................................
BORBOLETA: ....................................











TAREFA1: PINTAR A BORBOLETA DE FORMA SIMÉTRICA, HARMONIOSA.


TAREFA 2: DESENHAR E PINTAR UMA JOANINHA DE FORMA SIMÉTRICA.














JB1-M -ARTES -PROF IVETI MATOS

JB1- M - ARTES - PROF IVETI - AULA DA SEMANA DE 20/07 A 25/07/2020/ 14ª AULA.

BOM DIA MEUS AMIGUINHOS DO JARDIM FLORIDO!

***AGRADEÇO AOS  PAIS OU RESPONSÁVEIS PELO CARINHO MANISFESTADO EM  AJUDAR SEUS FILHOS A MAIS UMA ETAPA DA APRENDIZAGEM. #VOCÊSSÃODEZ.

***HOJE IREMOS APRENDER SIMETRIA OU A FORMA SIMÉTRICA QUE SE APRESENTA OU SE DESENHA OU SE PROJETA UMA FIGURA, DESENHO, PAISAGEM, OBJETO, COISAS, PESSOAS OU ANIMAIS, ETC.

__CONCEITO DE SIMETRIA ; CORRESPONDE A EIXOS E FORMAS GEOMÉTRICAS IDÊNTICAS, ISTO É, OS DOIS LADOS IGUAIS.

__OBSERVE A SIMETRIA NOS DESENHOS E IMAGENS.



TAREFA 1. PINTE A BORBOLETA GRANDE,  NA FORMA SIMÉTRICA. 

AS CORES DEVERÃO ESTAR EM  HARMONIA.

TURMAS B 21 - B 22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 14


Olá alunos da B 21 e B22!

Nesta semana pensei em uma atividade ainda com o papel, mas com um elemento a mais e que pode fazer a diferença: uma dobra que se projeta ao abrirmos a folha. E agora, nestes tempos em que temos que passar boa parte dentro dentro de casa, seja por causa do inverno ou da pandemia, a vida ao ar livre e junto da natureza parece um sonho. Por isto, pensei como tema uma paisagem!! 

ATIVIDADE: paisagem em papel com dobra. 

Material: duas folhas brancas tamanho A 4 ou ofício, tesoura e lápis de cor. Vamos seguir os passos para  fazer o trabalho:
  • Pegue uma das folha  e  dobre-a ao meio.
  • Peque a outra folha e corte-a pela metade.
  • Com a metade da folha que foi cortada, dobre-a ao meio novamente, na posição horizontal. Faça então uma dobra de 3 cm em cada um dos lados. Estas pequenas dobras, que ficarão por baixo, servem para passar a cola. Ver ilustração abaixo:



  •  Abra a folha pequena e coloque-a em cima da dobra da folha maior. Faça na parte de cima com o lápis de escrever o contorno das montanhas, ao seu gosto. 
  • Corte em cima do contorno desenhado. Veja imagem abaixo:

  •  Faça as dobras de 3 cm da folha ficarem dobradas para o lado de dentro e cole-as exatamente sobre  o meio da folha grande.

  • Agora, com a folha aberta (imagem acima) , inicie o desenho da paisagem:  Estenda o desenho das montanhas para toda a folha.  Faça então a linha divisória entre as montanhas e a água. E depois a faixa de areia. Abuse das cores para fazer uma paisagem bem iluminada.  O trabalho, quando pronto, deve ser mostrado com a folha dobrada, projetando o recorte do meio para a frente.  



Espero que estas explicações tenham ajudado. Mas qualquer problema, podemos retomar esta atividade em sala de aula. 

                                                                  Obrigado!

Turmas B 11- B 12 - ARTES- PROFESSOR GILMAR - AULA 14

 Olá alunos do Presidente!!!

Nossa atividade desta semana é um desenho que dobra e se projeta no espaço. Então, já é mais que um simples desenho, podemos dizer que é uma "escultura de papel", certo?
Então, todo mundo vai cortar e dobrar o papel do mesmo jeito... mas o desafio, claro, é inventar um desenho que seja só seu. 

Observação: os pais podem ajudar os filhos nesta atividade, já que ela pede atenção com as dobras do papel. 

Materiais:  Metade de uma folha de  papel  tamanho A 4 ou ofício  

Instruções: 
1 Dobre a folha ao meio e faça duas linhas de 5 cm cada, bem espaçadas entre si. Como na imagem 1


                                                         1

2 Em seguida, com a folha ainda dobrada, corte em cima das linhas marcadas com a tesoura. Imagem 2. 
               
                                     2
                                                                          
 3 Agora, abra a folha e comece a puxar pelo lado de dentro as partes recortadas, até o limite dos cortes.  Imagem 3

 3

Depois de puxar o papel, marque bem as dobras, para ficar no formato igual ao das imagens  4 e 5

                               4 5

5 Quando fechada e certa, a folha tem de ficar assim, como na imagem 6.  Observe que nenhuma parte do papel tem de ser recortada e posta fora. Tudo é apenas dobrado!

 6

E finalmente,  com o papel  montado, você pode pensar o que desenhar. Pode ser uma figura,  a cara de uma pessoa ou um robô, um edifício ou apenas formas geométricas.  O importante é imaginar e aproveitar esta parte do papel que fica projetada quando a folha está aberta. E abusar da cor!


ATENÇÃO:   A imagem acima é apenas uma referência para mostrar como o trabalho pode  ser explorado. Não é um modelo obrigado a seguir! 

                                            Boa atividade e boa semana!
.  

TURMAS A 12 - A 22 - A 32 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 14

Olá Turmas A 12, A 22 e A 32 !



Na atividade desta semana vamos  assistir uma animação sobre o circo!!!  Quem já foi ao circo? Quantas coisas bacanas tem lá? Trapezista, palhaço, malabarista, mágica  e muitas outras divertidas atrações. E as crianças adoram!






Gostaram desta animação? Ela foi feita por um artista chamado Calder , ele mesmo fez todos os desenhos! Além de admirar muito as artes do circo, Calder gostava de fazer móbiles, que são aquelas peças  que ficam em suspenso e em movimento. Abaixo,  podemos apreciar um vídeo com um destes trabalhos: 




E quem já foi ao circo?  
Os pais podem conversar com as crianças, estimulando nelas a curiosidade sobre as artes do circo. E dar informações como: 

  • Que atualmente os animais no circo não mais são permitidos em 12 estados brasileiros, entre eles o RS. Motivo: preservar a liberdade dos animais em seus ambientes naturais e a sua dignidade.    
  • Que existem muitas escolas no Brasil e no mundo dedicadas a ensinar as artes do circo.
  • Dia 27 de março é o dia nacional do circo. 


Nesta primeira etapa desta atividade ficaremos  restritos a esta conversa inicial sobre o circo. Na  próxima semana daremos prosseguimento com uma atividade prática sobre este tema.

                                                   Obrigado e boa semana!

B 21 - PROFESSORA PATRICIA KNORST - SEMANA 14




Olá, queridos/as alunos/as!



Você sabia que o Dia do Amigo e Internacional da Amizade é comemorado em 20 de julho?
Esta data foi primeiramente adotada em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1999, ela é comemorada de forma oficial neste país, onde é uma das celebrações mais festejadas.
O argentino Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008) é o responsável pela criação do Dia do Amigo e Internacional da Amizade. A ideia surgiu com a chegada do homem à Lua, pois este fato significava que juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis. Para o criador da data, esse evento representava um símbolo de união entre todos os seres humanos.
Através das campanhas de divulgação realizadas por Febbraro, aos poucos, o Dia do Amigo e Internacional da Amizade, passou a ser comemorado em outras partes do mundo, e hoje quase todos os países festejam esta data.


💛💛💛💜💜💜💛💛💛💜💜💜💛💛💛💜💜💜💛💛💛💜💜💜💛💛💛💜💜




ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.


SEMANA 14 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


1.     Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Correção do ditado;

- Atividade com as palavras do ditado;

- Poema: Maluquices do H;

- Atividades

2.     Correção do “Ditado do H”:

1.     Helicóptero

2.     Hambúrguer

3.     Hospital

4.     Ampulheta

5.     Hipopótamo

6.     Aranha

7.     Ovelha

8.     Homem aranha

9.     Hélice

10. Abelha

Quantas palavras você acertou?
Anote o número de acertos e corrija as palavras em que você escreveu errado.
3.     Separar as sílabas das palavras do ditado, pintar a sílaba tônica e classificar em:

OXÍTONA – PAROXÍTONA – PROPAROXÍTONA

a)     He – li – cóp – te – ro = proparoxítona
b)    _________________________________
c)     _________________________________
d)    _________________________________
e)     _________________________________
f)      _________________________________
g)     _________________________________
h)    _________________________________
i)       _________________________________
j)       _________________________________


4.     Semana passada estudamos que o “H” no início das palavras não tem som. Mas e quando ele está no meio?

Copiar e ler o poema abaixo:



Atividades:


1.     Pintar no poema todas as palavras que possuem a letra “h” (em qualquer posição). Depois, copiar em ordem alfabética.

2.     Lendo o poema você deve ter percebido que o “H” pode mudar completamente uma palavra!

Acrescentar o H nas palavras abaixo e descubra novas palavras:
a)     Cama –
b)     Fica –
c)     Mala –
d)     Bola –
e)     Caco –
f)       Mina –
g)     Tela –
h)     Toca –

3.     Escrever 3 palavras com:
a)     LH:
b)     NH:
c)     CH:
d)     H inicial:

4.     Criar frases criativas usando as palavras e sinais de pontuação pedidos:

Siga o exemplo:

Chuva (?) – Você sabia que minha irmã adora brincar na chuva?

Cada frase deve ter no mínimo 6 palavras!

a)     Palhaço (.) –

b)     Colher (?) –

c)     Manhã (!) –

d)     Chocolate (.) –

e)     Cachorro (!) –

f)       Banho (?) –


 💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚



 SEMANA 14 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1.     Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Atividades de divisão/ multiplicação;

- Origami

2.     Conseguiram fazer os cálculos da semana passada?
Nesta semana faremos cálculos de divisão utilizando a tabuada do 4.


Atividades:

1.     Observar o exemplo e fazer em seu caderno:



a)     Se 20 : 4  = _______, então  _____ x 4 = ______


b)     Se 36 : 4 = _______, então  _____ x 4  = ______

c)     Se 8 : 4 = _______, então  _____ x 4 = ______

d)     Se 4 x 7 = _______, então  _____ : 4 = ______

e)     Se 4 x 3 = _______, então _____: 4 = ______


2.     Armar e calcular as divisões: (Pode pesquisar no caderno a Lei do 4 que realizamos em aula):

a)     164 : 4 =

b)     208 : 4 =

c)     284 : 4 =

d)     376 : 4 =


e)     252 : 4 =

f)       340 : 4 =


g)     192 : 4 =

h)     125 : 4 =


i)       217 : 4 =

j)       132 : 4 =


Não esqueça! Alguns cálculos podem ter resto!!!

3.     Fazer o origami abaixo e estudar a tabuada brincando!

Você pode seguir o modelo abaixo ou fazer com a tabuada que você quiser.






Se você não sabe fazer o origami acima, o vídeo abaixo vai ajudar você:





💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗



SEMANA 14 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1.     Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Texto sobre os tecidos;

- Tipos de tecidos

2.     Copiar o texto abaixo sobre os tecidos do corpo humano (não precisa desenhar as imagens).

Tecidos

    Até agora, falamos sobre células individualmente, mas quando temos um grupo de células semelhantes, que realiza uma mesma função, na verdade temos um tecido.
     No corpo humano, os tecidos são classificados em quatro grupos principais, de acordo com o tipo de células que os formam. São eles: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Tecido Epitelial


Suas células, os epitélios, constituem um tecido que recobre toda a superfície corporal, cavidades e tubos. Eles funcionam como um isolante entre as partes internas do corpo. Nossa pele é formada por esse tipo de tecido.

Tecido Conjuntivo


        Este tecido tem a importante função de unir os órgãos preenchendo os espaços que existem entre eles. É o tecido em maior quantidade no nosso corpo e ele se subdivide em vários tipos:

·       Cartilaginoso: tecido flexível, que forma a parte interna das orelhas e do nariz.

·       Adiposo: é constituído por um aglomerado de células de gordura.

·       Ósseo: constitui os ossos do corpo humano. Diferente das cartilagens, são resistentes e duros.

·       Sanguíneo: compõe o sangue. A cor vermelha é dada pelas hemácias, um tipo de célula presente nesse tecido.

Para complementar a explicação escrita, seguem alguns vídeos que ilustram o assunto: 





Na próxima aula estudaremos sobre os tecidos muscular e nervoso.



💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜


SEMANA 14 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS


1.     Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- Comentários sobre as questões da semana passada;

- Texto: “Os imigrantes”;

- Link com texto para leitura


2.     Na semana passada vocês responderam algumas questões importantes sobre os imigrantes e sobre as desigualdades no Brasil. Iremos corrigir e comentar as questões em uma aula presencial, mas é importante que vocês tenham compreendido que:

- O Brasil é formado por pessoas de várias etnias e possui muita influência dos povos que migraram para nosso país;

- Na imagem do mapa do Brasil formado com rostos, foi possível identificar essa diversidade. Foi possível observar negros, brancos, indígenas, asiáticos, etc.
 - Muitos países contribuíram para nossa diversidade étnica e cultural, como por exemplo: Itália, Alemanha, países africanos, Portugal, etc.

- Nosso país possui  cerca de 209 milhões de habitantes;

- De acordo com a notícia lida, cerca de 52 milhões de pessoas são “pobres”;

- Apesar de perante a lei, sermos todos iguais, ainda existe muita desigualdade social e racial e muitas pessoas sofrem preconceito. Das etnias brasileiras, que constituem nossa diversidade, os afrodescendentes e os indígenas são os que enfrentam maiores problemas no que diz respeito à desigualdade social, ao racismo e ao preconceito cultural.
Espero que estas considerações tenham ajudado vocês a entenderem melhor as questões abordadas na semana passada.

3.     Em outras aulas voltaremos a abordar este assunto muito importante que é a desigualdade no Brasil. Mas agora, iremos começar a estudar um pouco melhor os povos que influenciaram nossa cultura.
 Copiar e ler o texto abaixo com atenção:


4.     Acessar o link abaixo para saber mais sobre a influência dos imigrantes em nossa cultura: