terça-feira, 21 de julho de 2020

B 21 - PROFESSORA PATRICIA KNORST - SEMANA 14




Olá, queridos/as alunos/as!



Você sabia que o Dia do Amigo e Internacional da Amizade é comemorado em 20 de julho?
Esta data foi primeiramente adotada em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1999, ela é comemorada de forma oficial neste país, onde é uma das celebrações mais festejadas.
O argentino Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008) é o responsável pela criação do Dia do Amigo e Internacional da Amizade. A ideia surgiu com a chegada do homem à Lua, pois este fato significava que juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis. Para o criador da data, esse evento representava um símbolo de união entre todos os seres humanos.
Através das campanhas de divulgação realizadas por Febbraro, aos poucos, o Dia do Amigo e Internacional da Amizade, passou a ser comemorado em outras partes do mundo, e hoje quase todos os países festejam esta data.


💛💛💛💜💜💜💛💛💛💜💜💜💛💛💛💜💜💜💛💛💛💜💜💜💛💛💛💜💜




ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.


SEMANA 14 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


1.     Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Correção do ditado;

- Atividade com as palavras do ditado;

- Poema: Maluquices do H;

- Atividades

2.     Correção do “Ditado do H”:

1.     Helicóptero

2.     Hambúrguer

3.     Hospital

4.     Ampulheta

5.     Hipopótamo

6.     Aranha

7.     Ovelha

8.     Homem aranha

9.     Hélice

10. Abelha

Quantas palavras você acertou?
Anote o número de acertos e corrija as palavras em que você escreveu errado.
3.     Separar as sílabas das palavras do ditado, pintar a sílaba tônica e classificar em:

OXÍTONA – PAROXÍTONA – PROPAROXÍTONA

a)     He – li – cóp – te – ro = proparoxítona
b)    _________________________________
c)     _________________________________
d)    _________________________________
e)     _________________________________
f)      _________________________________
g)     _________________________________
h)    _________________________________
i)       _________________________________
j)       _________________________________


4.     Semana passada estudamos que o “H” no início das palavras não tem som. Mas e quando ele está no meio?

Copiar e ler o poema abaixo:



Atividades:


1.     Pintar no poema todas as palavras que possuem a letra “h” (em qualquer posição). Depois, copiar em ordem alfabética.

2.     Lendo o poema você deve ter percebido que o “H” pode mudar completamente uma palavra!

Acrescentar o H nas palavras abaixo e descubra novas palavras:
a)     Cama –
b)     Fica –
c)     Mala –
d)     Bola –
e)     Caco –
f)       Mina –
g)     Tela –
h)     Toca –

3.     Escrever 3 palavras com:
a)     LH:
b)     NH:
c)     CH:
d)     H inicial:

4.     Criar frases criativas usando as palavras e sinais de pontuação pedidos:

Siga o exemplo:

Chuva (?) – Você sabia que minha irmã adora brincar na chuva?

Cada frase deve ter no mínimo 6 palavras!

a)     Palhaço (.) –

b)     Colher (?) –

c)     Manhã (!) –

d)     Chocolate (.) –

e)     Cachorro (!) –

f)       Banho (?) –


 💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚



 SEMANA 14 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1.     Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Atividades de divisão/ multiplicação;

- Origami

2.     Conseguiram fazer os cálculos da semana passada?
Nesta semana faremos cálculos de divisão utilizando a tabuada do 4.


Atividades:

1.     Observar o exemplo e fazer em seu caderno:



a)     Se 20 : 4  = _______, então  _____ x 4 = ______


b)     Se 36 : 4 = _______, então  _____ x 4  = ______

c)     Se 8 : 4 = _______, então  _____ x 4 = ______

d)     Se 4 x 7 = _______, então  _____ : 4 = ______

e)     Se 4 x 3 = _______, então _____: 4 = ______


2.     Armar e calcular as divisões: (Pode pesquisar no caderno a Lei do 4 que realizamos em aula):

a)     164 : 4 =

b)     208 : 4 =

c)     284 : 4 =

d)     376 : 4 =


e)     252 : 4 =

f)       340 : 4 =


g)     192 : 4 =

h)     125 : 4 =


i)       217 : 4 =

j)       132 : 4 =


Não esqueça! Alguns cálculos podem ter resto!!!

3.     Fazer o origami abaixo e estudar a tabuada brincando!

Você pode seguir o modelo abaixo ou fazer com a tabuada que você quiser.






Se você não sabe fazer o origami acima, o vídeo abaixo vai ajudar você:





💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗



SEMANA 14 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1.     Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Texto sobre os tecidos;

- Tipos de tecidos

2.     Copiar o texto abaixo sobre os tecidos do corpo humano (não precisa desenhar as imagens).

Tecidos

    Até agora, falamos sobre células individualmente, mas quando temos um grupo de células semelhantes, que realiza uma mesma função, na verdade temos um tecido.
     No corpo humano, os tecidos são classificados em quatro grupos principais, de acordo com o tipo de células que os formam. São eles: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Tecido Epitelial


Suas células, os epitélios, constituem um tecido que recobre toda a superfície corporal, cavidades e tubos. Eles funcionam como um isolante entre as partes internas do corpo. Nossa pele é formada por esse tipo de tecido.

Tecido Conjuntivo


        Este tecido tem a importante função de unir os órgãos preenchendo os espaços que existem entre eles. É o tecido em maior quantidade no nosso corpo e ele se subdivide em vários tipos:

·       Cartilaginoso: tecido flexível, que forma a parte interna das orelhas e do nariz.

·       Adiposo: é constituído por um aglomerado de células de gordura.

·       Ósseo: constitui os ossos do corpo humano. Diferente das cartilagens, são resistentes e duros.

·       Sanguíneo: compõe o sangue. A cor vermelha é dada pelas hemácias, um tipo de célula presente nesse tecido.

Para complementar a explicação escrita, seguem alguns vídeos que ilustram o assunto: 





Na próxima aula estudaremos sobre os tecidos muscular e nervoso.



💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜


SEMANA 14 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS


1.     Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- Comentários sobre as questões da semana passada;

- Texto: “Os imigrantes”;

- Link com texto para leitura


2.     Na semana passada vocês responderam algumas questões importantes sobre os imigrantes e sobre as desigualdades no Brasil. Iremos corrigir e comentar as questões em uma aula presencial, mas é importante que vocês tenham compreendido que:

- O Brasil é formado por pessoas de várias etnias e possui muita influência dos povos que migraram para nosso país;

- Na imagem do mapa do Brasil formado com rostos, foi possível identificar essa diversidade. Foi possível observar negros, brancos, indígenas, asiáticos, etc.
 - Muitos países contribuíram para nossa diversidade étnica e cultural, como por exemplo: Itália, Alemanha, países africanos, Portugal, etc.

- Nosso país possui  cerca de 209 milhões de habitantes;

- De acordo com a notícia lida, cerca de 52 milhões de pessoas são “pobres”;

- Apesar de perante a lei, sermos todos iguais, ainda existe muita desigualdade social e racial e muitas pessoas sofrem preconceito. Das etnias brasileiras, que constituem nossa diversidade, os afrodescendentes e os indígenas são os que enfrentam maiores problemas no que diz respeito à desigualdade social, ao racismo e ao preconceito cultural.
Espero que estas considerações tenham ajudado vocês a entenderem melhor as questões abordadas na semana passada.

3.     Em outras aulas voltaremos a abordar este assunto muito importante que é a desigualdade no Brasil. Mas agora, iremos começar a estudar um pouco melhor os povos que influenciaram nossa cultura.
 Copiar e ler o texto abaixo com atenção:


4.     Acessar o link abaixo para saber mais sobre a influência dos imigrantes em nossa cultura:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.