Queridos alunos!đ
Um beijo e um abraço bem apertado em cada um de vocĂȘs!
đđđđđđđđđđđđđđđđ
ALUNOS E FAMĂLIAS: as atividades que serĂŁo enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas nĂŁo se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverĂŁo ser mostradas Ă professora.
SEMANA 14 â ATIVIDADES DE PORTUGUĂS
1. Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUĂS:
Rotina:
- Correção do ditado;
- atividade com as palavras do ditado;
- poema: Maluquices do H;
- atividades.
2. Correção do âDitado do Hâ:
1. HelicĂłptero
2. HambĂșrguer
3. Hospital
4. Ampulheta
5. HipopĂłtamo
6. Aranha
7. Ovelha
8. Homem aranha
9. HĂ©lice
10. Abelha
Quantas palavras vocĂȘ acertou?
Anote o nĂșmero de acertos e corrija as palavras em que vocĂȘ escreveu errado.
3. Agora, separe as sĂlabas das palavras do ditado, pinte a sĂlaba tĂŽnica e classifique em:
OXĂTONA â PAROXĂTONA â PROPAROXĂTONA
a) He â li â cĂłp â te â ro = proparoxĂtona
b) _________________________________
c) _________________________________
d) _________________________________
e) _________________________________
f) _________________________________
g) _________________________________
h) _________________________________
i) _________________________________
j) _________________________________
*A audiodescrição serå adicionada posteriormente.
4. Semana passada estudamos que o âHâ no inĂcio das palavras nĂŁo tem som. Mas e quando ele estĂĄ no meio?
Copie e leia o poema abaixo:
Atividades:
1. Pinte no poema todas as palavras que possuem a letra âhâ (em qualquer posição). Depois, as copie em ordem alfabĂ©tica.
*Gabrielle: vocĂȘ irĂĄ apenas copiar as palavras em ordem alfabĂ©tica.
2. Lendo o poema vocĂȘ deve ter percebido que o âHâ pode mudar completamente uma palavra!
Acrescente o "H" nas palavras abaixo e descubra novas palavras:
a) Cama â
b) Fica â
c) Mala â
d) Bola â
e) Caco â
f) Mina â
g) Tela â
h) Toca â
3. Escreva 3 palavras com:
a) LH:
b) NH:
c) CH:
d) H inicial:
4. Crie frases criativas usando as palavras e sinais de pontuação pedidos:
Siga o exemplo:
Chuva (?) â VocĂȘ sabia que minha irmĂŁ adora brincar na chuva?
Cada frase deve ter no mĂnimo 6 palavras!
a) Palhaço (.) â
b) Colher (?) â
c) ManhĂŁ (!) â
d) Chocolate (.) â
e) Cachorro (!) â
f) Banho (?) â
SEMANA 14 â ATIVIDADES DE MATEMĂTICA
1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMĂTICA:
Rotina:
- Atividades de divisão/ multiplicação;
- origami.
2. Conseguiu fazer os cĂĄlculos da semana passada?
* Nesta semana faremos cĂĄlculos de divisĂŁo utilizando a tabuada do 4.
Atividades:
1. Observe os exemplos e faça em seu caderno:
a) Se 4 : 4 = 1, entĂŁo 4 x 1 = 4.
b) Se 16 : 4 = 4, entĂŁo 4 x 4 = 16.
*Agora vocĂȘ:
c) Se 20 : 4 = _______, entĂŁo 4 x _____ = ______
d) Se 36 : 4 = _______, entĂŁo 4 x _____ = ______
e) Se 8 : 4 = _______, entĂŁo 4 x _____ = ______
f) Se 4 x 7 = _______, entĂŁo _____ : 4 = ______
g) Se 4 x 3 = _______, entĂŁo _____: 4 = ______
2. Arme e calcule as divisÔes:
a) 164 : 4 =
b) 208 : 4 =
c) 284 : 4 =
d) 376 : 4 =
e) 252 : 4 =
f) 340 : 4 =
g) 192 : 4 =
h) 125 : 4 =
i) 217 : 4 =
j) 132 : 4 =
Não esqueça! Alguns cålculos podem sobrar resto!!!
3. Faça o origami abaixo e estude a tabuada brincando!
VocĂȘ pode seguir o modelo abaixo ou fazer com a tabuada que vocĂȘ quiser.
Se vocĂȘ nĂŁo sabe fazer o origami acima, o vĂdeo abaixo vai ajudar vocĂȘ:
*Caso vocĂȘ nĂŁo consiga fazer, me mande uma mensagem para eu ajudar vocĂȘ!
SEMANA 14 â ATIVIDADES DE CIĂNCIAS
1. Escrever a data e a rotina no caderno de CIĂNCIAS:
Rotina:
- VĂdeo sobre as cĂ©lulas;
- VĂdeo sobre as cĂ©lulas;
- texto sobre os tecidos;
- tipos de tecidos.
2. Semana passada estudamos sobre as células.
Assista ao vĂdeo abaixo para entender um pouco mais:
3. Copiar o texto abaixo sobre os tecidos do corpo humano (nĂŁo precisa desenhar as imagens).
Assista ao vĂdeo abaixo para entender um pouco mais:
3. Copiar o texto abaixo sobre os tecidos do corpo humano (nĂŁo precisa desenhar as imagens).
Tecidos
Até agora, falamos sobre células individualmente, mas quando temos um grupo de células semelhantes, que realiza uma mesma função, na verdade temos um tecido.
No corpo humano, os tecidos são classificados em quatro grupos principais, de acordo com o tipo de células que os formam. São eles: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
Tecido Epitelial
Suas cĂ©lulas, os epitĂ©lios, constituem um tecido que recobre toda a superfĂcie corporal, cavidades e tubos. Eles funcionam como um isolante entre as partes internas do corpo. Nossa pele Ă© formada por esse tipo de tecido.
VĂdeos sobre o tecido epitelial:
Tecido Conjuntivo
Este tecido tem a importante função de unir os órgãos preenchendo os espaços que existem entre eles. à o tecido em maior quantidade no nosso corpo e ele se subdivide em vårios tipos:
âą Cartilaginoso: tecido flexĂvel, que forma a parte interna das orelhas e do nariz.
âą Adiposo: Ă© constituĂdo por um aglomerado de cĂ©lulas de gordura.
âą Ăsseo: constitui os ossos do corpo humano. Diferente das cartilagens, sĂŁo resistentes e duros.
âą SanguĂneo: compĂ”e o sangue. A cor vermelha Ă© dada pelas hemĂĄcias, um tipo de cĂ©lula presente nesse tecido.
VĂdeo sobre o tecido conjuntivo:
Na prĂłxima aula estudaremos sobre os tecidos muscular e nervoso.
SEMANA 14 â ATIVIDADES DE SĂCIO-HISTĂRICAS
1. Escrever a data e a rotina no caderno de SĂCIO-HISTĂRICAS:
Rotina:
- Comentårios sobre as questÔes da semana passada;
- texto: âOs imigrantesâ;
- link com texto para leitura.
2. Na semana passada vocĂȘs responderam algumas questĂ”es importantes sobre os imigrantes e sobre as desigualdades no Brasil.
Iremos corrigir e comentar as questĂ”es em uma aula presencial, mas Ă© importante que vocĂȘs tenham compreendido que:
- O Brasil Ă© formado por pessoas de vĂĄrias etnias e possui muita influĂȘncia dos povos que migraram para nosso paĂs;
- Na imagem do mapa do Brasil formado com rostos, foi possĂvel identificar essa diversidade. Foi possĂvel observar negros, brancos, indĂgenas, asiĂĄticos, etc.
- Muitos paĂses contribuĂram para nossa diversidade Ă©tnica e cultural, como por exemplo: ItĂĄlia, Alemanha, paĂses africanos, Portugal, etc.
- Nosso paĂs possui cerca de 209 milhĂ”es de habitantes;
- De acordo com a notĂcia lida, cerca de 52 milhĂ”es de pessoas sĂŁo âpobresâ;
- Apesar de perante a lei, sermos todos iguais, ainda existe muita desigualdade social e racial e muitas pessoas sofrem preconceito. Das etnias brasileiras, que constituem nossa diversidade, os afrodescendentes e os indĂgenas sĂŁo os que enfrentam maiores problemas no que diz respeito Ă desigualdade social, ao racismo e ao preconceito cultural.
*Espero que estas consideraçÔes tenham ajudado vocĂȘs a entenderem melhor as questĂ”es abordadas na semana passada.
Os itens acima nĂŁo devem ser copiados, mas eles podem ajudar vocĂȘs a responderem e a corrigirem as questĂ”es da semana passada.
3. Em outras aulas voltaremos a abordar este assunto muito importante que é a desigualdade no Brasil. Mas agora, iremos começar a estudar um pouco melhor os povos que influenciaram nossa cultura.
Copie e leia o texto abaixo com atenção:
4. Acesse o link abaixo para saber mais sobre a influĂȘncia dos imigrantes em nossa cultura:
*Para leitura.
Uma Ăłtima semana a todos!! đđ
Beijos. đđđ
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentårio.