terça-feira, 21 de julho de 2020

B22 - PROFESSORA CAMILA - SEMANA 14


Queridos alunos!💓

Vamos a mais uma semana com atividades?

VocĂȘs sabiam que ontem foi o "Dia do Amigo"?



Um beijo e um abraço bem apertado em cada um de vocĂȘs!


💙💙💚💚💛💛💜💜💙💙💚💚💛💛💜💜


ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverĂŁo ser mostradas Ă  professora.


SEMANA 14 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Correção do ditado;
- atividade com as palavras do ditado;
- poema: Maluquices do H;
- atividades.

2. Correção do “Ditado do H”:

1. HelicĂłptero
2. HambĂșrguer
3. Hospital
4. Ampulheta
5. HipopĂłtamo
6. Aranha
7. Ovelha
8. Homem aranha
9. HĂ©lice
10. Abelha

Quantas palavras vocĂȘ acertou?

Anote o nĂșmero de acertos e corrija as palavras em que vocĂȘ escreveu errado.

3. Agora, separe as sĂ­labas das palavras do ditado, pinte a sĂ­laba tĂŽnica e classifique em:

OXÍTONA – PAROXÍTONA – PROPAROXÍTONA

a) He – li – cóp – te – ro = proparoxítona
b) _________________________________
c) _________________________________
d) _________________________________
e) _________________________________
f) _________________________________
g) _________________________________
h) _________________________________
i) _________________________________
j) _________________________________

 *A audiodescrição serĂĄ adicionada posteriormente.

4. Semana passada estudamos que o “H” no inĂ­cio das palavras nĂŁo tem som. Mas e quando ele estĂĄ no meio? 

Copie e leia o poema abaixo:




Atividades:

1. Pinte no poema todas as palavras que possuem a letra “h” (em qualquer posição). Depois, as copie em ordem alfabĂ©tica.

*Gabrielle: vocĂȘ irĂĄ apenas copiar as palavras em ordem alfabĂ©tica.

2. Lendo o poema vocĂȘ deve ter percebido que o “H” pode mudar completamente uma palavra!

Acrescente o "H" nas palavras abaixo e descubra novas palavras:

a) Cama –
b) Fica –
c) Mala – 
d) Bola – 
e) Caco – 
f) Mina –
g) Tela –
h) Toca –

3. Escreva 3 palavras com:

a) LH:

b) NH:

c) CH:

d) H inicial:

4. Crie frases criativas usando as palavras e sinais de pontuação pedidos:

Siga o exemplo:

Chuva (?) – VocĂȘ sabia que minha irmĂŁ adora brincar na chuva?

Cada frase deve ter no mĂ­nimo 6 palavras!


a) Palhaço (.) –

b) Colher (?) –

c) Manhã (!) –

d) Chocolate (.) –

e) Cachorro (!) –

f) Banho (?) –






SEMANA 14 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Atividades de divisão/ multiplicação;
- origami.

2. Conseguiu fazer os cĂĄlculos da semana passada?

* Nesta semana faremos cĂĄlculos de divisĂŁo utilizando a tabuada do 4.


Atividades:

1. Observe os exemplos e faça em seu caderno:

a) Se 4 : 4 = 1, entĂŁo 4 x 1 = 4. 


b) Se 16 : 4 = 4, entĂŁo 4 x 4 = 16.



*Agora vocĂȘ:


c) Se 20 : 4  = _______, entĂŁo 4 x _____ = ______

d) Se 36 : 4 = _______, entĂŁo 4 x _____ = ______

e) Se 8 : 4 = _______, entĂŁo 4 x _____ = ______

f) Se 4 x 7 = _______, entĂŁo  _____ : 4 = ______

g) Se 4 x 3 = _______, entĂŁo _____: 4 = ______


2. Arme e calcule as divisÔes:



a) 164 : 4 =

b) 208 : 4 =

c) 284 : 4 =

d) 376 : 4 =

e) 252 : 4 =

f) 340 : 4 =

g) 192 : 4 =

h) 125 : 4 =

i) 217 : 4 =

j) 132 : 4 =


Não esqueça! Alguns cålculos podem sobrar resto!!!


3. Faça o origami abaixo e estude a tabuada brincando!

VocĂȘ pode seguir o modelo abaixo ou fazer com a tabuada que vocĂȘ quiser.




Se vocĂȘ nĂŁo sabe fazer o origami acima, o vĂ­deo abaixo vai ajudar vocĂȘ:



*Caso vocĂȘ nĂŁo consiga fazer, me mande uma mensagem para eu ajudar vocĂȘ!




SEMANA 14 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Vídeo sobre as células;
- texto sobre os tecidos;
- tipos de tecidos.


2. Semana passada estudamos sobre as células.
Assista ao vĂ­deo abaixo para entender um pouco mais:



3. Copiar o texto abaixo sobre os tecidos do corpo humano (nĂŁo precisa desenhar as imagens).


Tecidos

    AtĂ© agora, falamos sobre cĂ©lulas individualmente, mas quando temos um grupo de cĂ©lulas semelhantes, que realiza uma mesma função, na verdade temos um tecido.
     No corpo humano, os tecidos sĂŁo classificados em quatro grupos principais, de acordo com o tipo de cĂ©lulas que os formam. SĂŁo eles: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Tecido Epitelial

        

     Suas cĂ©lulas, os epitĂ©lios, constituem um tecido que recobre toda a superfĂ­cie corporal, cavidades e tubos. Eles funcionam como um isolante entre as partes internas do corpo. Nossa pele Ă© formada por esse tipo de tecido.

Tecido Conjuntivo



   Este tecido tem a importante função de unir os ĂłrgĂŁos preenchendo os espaços que existem entre eles. É o tecido em maior quantidade no nosso corpo e ele se subdivide em vĂĄrios tipos:

‱ Cartilaginoso: tecido flexível, que forma a parte interna das orelhas e do nariz.

‱ Adiposo: Ă© constituĂ­do por um aglomerado de cĂ©lulas de gordura.

‱ Ósseo: constitui os ossos do corpo humano. Diferente das cartilagens, são resistentes e duros.

‱ SanguĂ­neo: compĂ”e o sangue. A cor vermelha Ă© dada pelas hemĂĄcias, um tipo de cĂ©lula presente nesse tecido.


VĂ­deo sobre o tecido conjuntivo:




Na prĂłxima aula estudaremos sobre os tecidos muscular e nervoso.





SEMANA 14 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- Comentårios sobre as questÔes da semana passada;
- texto: “Os imigrantes”;
- link com texto para leitura.


2. Na semana passada vocĂȘs responderam algumas questĂ”es importantes sobre os imigrantes e sobre as desigualdades no Brasil. 

Iremos corrigir e comentar as questĂ”es em uma aula presencial, mas Ă© importante que vocĂȘs tenham compreendido que:

- O Brasil Ă© formado por pessoas de vĂĄrias etnias e possui muita influĂȘncia dos povos que migraram para nosso paĂ­s;

- Na imagem do mapa do Brasil formado com rostos, foi possĂ­vel identificar essa diversidade. Foi possĂ­vel observar negros, brancos, indĂ­genas, asiĂĄticos, etc.

- Muitos paĂ­ses contribuĂ­ram para nossa diversidade Ă©tnica e cultural, como por exemplo: ItĂĄlia, Alemanha, paĂ­ses africanos, Portugal, etc.

- Nosso paĂ­s possui  cerca de 209 milhĂ”es de habitantes;

- De acordo com a notĂ­cia lida, cerca de 52 milhĂ”es de pessoas sĂŁo “pobres”;

- Apesar de perante a lei, sermos todos iguais, ainda existe muita desigualdade social e racial e muitas pessoas sofrem preconceito. Das etnias brasileiras, que constituem nossa diversidade, os afrodescendentes e os indĂ­genas sĂŁo os que enfrentam maiores problemas no que diz respeito Ă  desigualdade social, ao racismo e ao preconceito cultural.

*Espero que estas consideraçÔes tenham ajudado vocĂȘs a entenderem melhor as questĂ”es abordadas na semana passada. 
Os itens acima nĂŁo devem ser copiados, mas eles podem ajudar vocĂȘs a responderem e a corrigirem as questĂ”es da semana passada.


3. Em outras aulas voltaremos a abordar este assunto muito importante que é a desigualdade no Brasil. Mas agora, iremos começar a estudar um pouco melhor os povos que influenciaram nossa cultura.

Copie e leia o texto abaixo com atenção:




4. Acesse o link abaixo para saber mais sobre a influĂȘncia dos imigrantes em nossa cultura:
*Para leitura.





Uma ótima semana a todos!! 💖😊

Beijos. 💋💋💋







Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentårio.