terça-feira, 4 de agosto de 2020

B22 - PROFESSORA CAMILA - SEMANA 16


Olá alunos e famílias!

Temos um recadinho nesta semana:




A partir desta semana começaremos a utilizar a PLATAFORMA CÓRTEX. É importante que vocês baixem o aplicativo e comecem a acessar as atividades pela plataforma.

Mas fique tranquilo! Por enquanto, até vocês conseguirem se cadastrar, continuaremos postando as atividades aqui no blog também.

Qualquer dúvida ou dificuldade para se cadastrar, entre em contato para solicitar ajuda!

💙💙💚💚💛💛💜💜💙💙💚💚💛💛💜💜


Temos mais fotinhos de colegas nesta semana:



Estás linda, Andrielle!! Muito obrigada pela participação! Adorei ver você!
😊😘

Continuem participando e enviando suas fotinhos!


💙💙💚💚💛💛💜💜💙💙💚💚💛💛💜💜


ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.


💙💙💚💚💛💛💜💜💙💙💚💚💛💛💜💜


SEMANA 16 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Substantivos;
- substantivos coletivos;
- atividade.

2. Revisão sobre substantivos, estudando outros tipos de substantivos que ainda não foram trabalhados.
Copiar o texto no caderno:


Revisão - Substantivo


    O substantivo é a classe gramatical que dá nome a seres, coisas, espaços, sentimentos etc. O substantivo é assim chamado por dar significado a substâncias, sejam concretas e palpáveis, sejam apenas mentalmente apreendidas como substâncias, tais como nomes, qualidades, estados, processos, entre outros.
    Por isso, os substantivos possuem classificações de acordo com o tipo de substância que estão nomeando. 


Classificação dos Substantivos

    Os substantivos possuem a seguinte classificação: comum ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo ou derivado, simples ou composto e, por fim, coletivo.

Substantivo comum   X   substantivo próprio

- Substantivo comum: é o nome genérico que se dá a um mesmo grupo de seres ou de objetos. Costuma vir em letra minúscula.
Exemplos: sofá, café, amor, partida, livro, mar, lua.

- Substantivo próprio: é o nome que se dá especificamente a um (ou alguns) indivíduo(s) ou objeto(s) de um grupo de seres ou de objetos, identificando-os em relação ao todo do grupo e tornando-os inconfundíveis. Costuma vir em letra maiúscula. Veja:



Substantivo concreto   X   Substantivo abstrato

- Substantivo concreto: é o nome que se dá ao substantivo cuja existência é independente de outro ser. Nesse caso, o pensamento apresenta sua existência como própria e independente de outra. Por isso, o substantivo concreto pode ser real ou imaginário, material ou imaterial.
Exemplos: professor, caneta, gato, fogo, enchente, dragão, unicórnio, anjo, Deus etc.

- Substantivo abstrato: é o nome que se dá ao substantivo cuja existência depende de um ser concreto para existir. Sem o ser concreto, o substantivo abstrato não é capaz de ser produzido.
Exemplos: ensino, sede, calor, ternura, misericórdia, imaginação, chegada etc.

Substantivo coletivo:

    Nome que se dá a uma coleção ou a um conjunto de seres ou de objetos de uma mesma classificação ou ideia. O coletivo, por representar a ideia de múltiplos indivíduos ou objetos, vem sempre no singular.



3. Nesta semana, estudaremos melhor os substantivos coletivos. 
Assista ao vídeo abaixo para saber um pouco mais:



4. Agora, copie em seu caderno a tabela de coletivos: 

As palavras na esquerda, em letra maiúscula, são os substantivos individuais e à sua direita, em letra minúscula, é o seu coletivo.
 






SEMANA 16 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Atividades de divisão e multiplicação;
- atividades sobre decomposição e escrita dos numerais;
- problemas matemáticos;
- jogo online.

2. Vamos seguir com os nossos cálculos?
Nesta semana faremos cálculos de multiplicação e divisão utilizando a tabuada do 6.


Atividades:

1. Observe os exemplos e faça em seu caderno:

a) Se 12 : 6 = 2, então 6 x 2 = 12. 



b) Se 18 : 6 = 3, então 6 x 3 = 18. 


* A audiodescrição das imagens será adicionada posteriormente.

Agora você:

c) Se 36 : 6  = _______, então 6 x _____ = ______

d) Se 24 : 6 = _______, então 6 x _____ = ______

e) Se 42 : 6 = _______, então 6 x _____ = ______

f) Se 6 x 1 = _______, então  _____ : 6 = ______

g) Se 6 x 8 = _______, então _____: 6 = ______


2. Arme e calcule as divisões:



a) 426 : 6 =

b) 318 : 6 =

c) 564 : 6 =

d) 432 : 6 =

e) 390 : 6 =

f) 228 : 6 =

g) 373 : 6 =

h) 259 : 6 =

i) 144 : 6 =

j) 582 : 6 =


Não esqueça! Alguns cálculos podem sobrar resto!!!


3. Arme e calcule as multiplicações:

a) 967 x 6 =

b) 1.352 x 6 =

c) 10.162 x 6 =

d) 4.261 x 6 =

e) 11.054 x 6 =

f) 839 x 6 =

g) 5.254 x 6 =

h) 7.162 x 6 =

i) 3.304 x 6 =

j) 692 x 6 =


4. Coloque os resultados dos cálculos de multiplicação no QVL abaixo. Após, decomponha-os e escreva por extenso, conforme o modelo (letra a):



a) 5.802 = 5.000 + 800 + 2
Cinco mil oitocentos e dois


Gabrielle: você não precisa fazer o quadro. 
Escreva: 
5.802 = 5 UM, 8 centenas e 2 unidades = 5.000 + 800 + 2
Cinco mil oitocentos e dois.


5. Resolva os problemas matemáticos:
a) Um mercado comprou para seu estoque 234 caixinhas de balas. Em cada caixinha há 6 balas. Quantas balas o mercado tem em seu estoque?
R:_____________________________________________






b) A professora levou para a escola 262 balões para fazer um jogo com seus alunos e dividiu a turma em seis grupos. Quantos balões cada grupo irá receber para o jogo?
R:_______________________________________________





6. Vamos treinar a tabuada brincando?

Clique no link abaixo e escolha a tabuada que você quer estudar:









SEMANA 16 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Correção da atividade da semana anterior;
- imagens;
- atividade;
- vídeos;
- texto.

2. Você conseguiu achar os nomes dos sistemas no caça-palavras?

Confira sua resposta:

Os sistemas do corpo humano são: locomotor, digestório, respiratório, circulatório, excretor, nervoso, reprodutor e sensorial.

3. Nesta semana, começaremos a estudar sobre um destes sistemas, o SISTEMA DIGESTIVO ou SISTEMA DIGESTÓRIO.
Leia o cartaz abaixo (não é para copiar):


* A audiodescrição das imagens será adicionada posteriormente.


4. Copie e responda em seu caderno:

a) Qual a primeira coisa que acontece com o alimento quando é colocado dentro da boca?

b) Por que isso acontece?

c) O que mais acontece com o alimento dentro da boca?

d) Por que o alimento precisa passar por todas essas transformações?


5. Agora leia:


Assista aos vídeos abaixo para entender um pouco melhor:



* A audiodescrição dos vídeos será adicionada posteriormente.

6. Como vimos, na boca se inicia o processo de digestão do alimento. A participação dos dentes, da saliva e da língua é muito importante nesse processo. Na boca ocorrem processos mecânicos (mastigação, mistura, deglutição) e químicos (quebra das moléculas de amido). Após o alimento ser engolido, o alimento irá continuar seu trajeto pelo tubo digestório. 

Copie o texto abaixo com uma explicação resumida sobre o que estudamos:



* A audiodescrição da imagem será adicionada posteriormente.






SEMANA 16 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS

1. Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- Correção da atividade da semana anterior;
- reflexão sobre os imigrantes;
- texto: Imigração Italiana para o Brasil;
- vídeo sobre a imigração italiana no RS;
- tarefa.


2. Vocês lembram do cartaz da semana passada? Conseguiram responder às questões?
Relembrando...

Cartaz:




Abaixo, alguns comentários a respeito do cartaz e das questões:

Leia, analise e tente responder as questões que você não tenha conseguido (imagine que a professora está lendo e explicando em aula).

Os italianos buscavam no Brasil novas oportunidades de vida e trabalho. Além disso, durante o final do século XIX o Brasil passava por mudanças e sofria pressões externas, principalmente da Inglaterra, para que cessasse o processo de escravização de africanos. Algumas mudanças já ocorriam nesta época, uma delas proibia o tráfico de pessoas para serem escravizadas. Dessa forma, o governo brasileiro promoveu uma campanha chamando imigrantes de diferentes países europeus para que viessem tentar a vida no Brasil e assim ocuparem os postos de trabalho, principalmente nas lavouras de café. Para isso prometiam uma vida com mais facilidades. Outro fator, era que no Brasil havia uma forte corrente que desejava tornar a população mais “branca”, o chamado branqueamento da população, dessa forma, muitos imigrantes eram chamados para essa “terra de oportunidades”.


3. Em relação ao que já estudamos sobre os imigrantes italianos, leia e reflita sobre estas questões (não precisa copiar). Imagine que estamos fazendo um debate em sala de aula.

a) O que esperavam encontrar no Brasil?

b) Qual a relação entre a produção do café e os imigrantes?

c) A viagem para o Brasil era fácil? Quais os maiores problemas que poderiam enfrentar?

d) Para onde se deslocaram em maior número?

e) O que o Brasil oferecia para os imigrantes?

f) O que os imigrantes trouxeram para o Brasil?

- Após refletir sobre as questões acima, leia os comentários abaixo:

Os italianos buscavam no processo migratório uma busca por melhoria de vida, já que o Brasil era uma “nova terra” e oferecia oportunidades diversas de trabalho. No entanto, eles enfrentaram muitos problemas relacionados ao clima, à língua, aos costumes, a distância da família. Nas décadas de 1870 e 1880, teve início uma significativa imigração italiana, que se dirigiu principalmente para as fazendas de café paulistas, mas também para as áreas de colonização no sul do país. 

4. Agora que já refletimos um pouco sobre os imigrantes italianos, leia e copie o texto abaixo em seu caderno:


Imigração Italiana para o Brasil


    Como a grande maioria dos imigrantes, os italianos deixaram a Itália para fugir da crise econômica e social pela qual muitos países europeus passavam. Com esse cenário ruim, a emigração era estimulada pelo governo italiano e era, para as famílias, uma forma de sobrevivência.
    No Brasil, havia uma demanda crescente de mão-de-obra barata depois do fim do tráfico de escravos e da abolição da escravatura no Brasil. Juntando esse cenário à vontade dos italianos em buscar uma melhor qualidade de vida, iniciou-se um processo de imigração subvencionada para o Brasil.     
    Esse tipo de imigração estimulava a vinda de famílias inteiras e eram disponibilizados alojamentos e a garantia de trabalho no campo e nas lavouras. Com isso desembarcavam em solo brasileiro famílias inteiras de italianos.
     Os italianos que desembarcaram nessa época no Brasil trouxeram na bagagem muitas tradições culturais que foram incorporadas à cultura brasileira, e que até hoje se fazem presentes.
    Algumas palavras do italiano foram “aportuguesadas” e, com o tempo, passaram a fazer parte do vocabulário do brasileiro, como a palavra tchau, proveniente do italiano “ciao”.
    As novas técnicas agrícolas que os imigrantes trouxeram foram aplicadas nas lavouras do Brasil.
    Se falarmos então da culinária, podemos perceber que a influência italiana foi muito grande e marcante, principalmente, no quesito massas (macarronada, nhoque, canelone, ravióli etc.), molhos e pizzas.
    Como o catolicismo no Brasil era forte, a imigração italiana – povo também católico em sua maioria – ajudou a fortalecer ainda mais a religião no país. 
     Esses fatos mostram apenas um pedaço dessa história tão rica e que acabou aproximando os dois países geograficamente tão distantes, criando laços para todo sempre.

Fonte: Imigração Italiana no Brasil . Disponível em: <https://pesquisaitaliana.com.br/imigracao-italiana-tempo/>. Acesso em: 30 abr 2019.



5. Já vimos que a Região Sul recebeu muitos imigrantes italianos. Então vamos saber um pouco mais sobre a influência dos italianos na nossa cultura? 
Leia:





6. Assista ao vídeo abaixo: “Cultura dos imigrantes no Rio Grande do Sul” e saiba como traços da cultura italiana ainda fazem parte do dia a dia das pessoas do nosso estado, especialmente na região de Bento Gonçalves.



* A audiodescrição do vídeo será adicionada posteriormente.

7. Tarefa (copiar e fazer no caderno):

Pergunte para sua família se alguém conhece algum outro costume, cultura ou tradição trazida pelos imigrantes italianos e que faz parte do nosso cotidiano.
Podem ser costumes culinários ou de alimentação, maneiras de falar, hábitos, nomes etc. 







Uma ótima semana a todos!!!
Beijos.💋💋💋


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.