ALUNOS E FAMÍLIAS: As
atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos
indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça
de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas
deverão ser mostradas à professora.
SEMANA 16 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
1.
Escrever a data e a
rotina no caderno de PORTUGUÊS:
Rotina:
- Substantivos;
- Substantivo
coletivo;
- Atividade
2.
Revisão sobre
substantivos, estudando outros tipos de substantivos que ainda não foram
trabalhados.
Copiar o texto no caderno:
Revisão - Substantivo
O substantivo é a classe gramatical que dá nome a seres, coisas, espaços, sentimentos
etc. O substantivo é assim chamado por dar significado a substâncias, sejam
concretas e palpáveis, sejam apenas mentalmente apreendidas como substâncias,
tais como nomes, qualidades, estados, processos, entre outros.
Por
isso, os substantivos possuem classificações de
acordo com o tipo de substância que estão nomeando.
Classificação dos Substantivos
Os substantivos possuem a
seguinte classificação: comum ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo ou
derivado, simples ou composto e, por fim, coletivo.
·
Substantivo
comum X substantivo próprio
- Substantivo
comum: é o nome genérico que se dá a um mesmo grupo de seres
ou de objetos. Costuma vir em letra minúscula.
Exemplos: sofá, café, amor, partida, livro, mar, lua.
- Substantivo
próprio: é o nome que se
dá especificamente a um (ou alguns) indivíduo(s) ou
objeto(s) de um grupo de seres ou de objetos, identificando-os em relação ao
todo do grupo e tornando-os inconfundíveis. Costuma vir em letra maiúscula.
Veja:
Substantivo
|
|
Comum
|
Próprio
|
mulher
|
Giulia
|
cachorro
|
Rex
|
oceano
|
Atlântico
|
cidade
|
Fortaleza
|
escritora
|
Clarice Lispector
|
papa
|
Francisco
|
·
Substantivo
concreto X Substantivo
abstrato
- Substantivo
concreto: é o nome que se dá ao
substantivo cuja existência é independente de outro ser.
Nesse caso, o pensamento apresenta sua existência como própria e independente
de outra. Por isso, o substantivo concreto pode ser real ou imaginário,
material ou imaterial.
Exemplos: professor, caneta, gato, fogo, enchente, dragão,
unicórnio, anjo, Deus etc.
- Substantivo
abstrato: é o nome que se dá ao
substantivo cuja existência depende de um ser concreto para
existir. Sem o ser concreto, o substantivo abstrato não é capaz de
ser produzido.
Exemplos: ensino, sede, calor, ternura, misericórdia,
imaginação, chegada etc.
·
Substantivo
coletivo
Nome que se
dá a uma coleção ou a um conjunto de seres ou de objetos de
uma mesma classificação ou ideia. O coletivo, por representar a ideia de múltiplos indivíduos ou objetos, vem sempre
no singular.
Substantivo
|
|
Individual
|
Coletivo
|
animais de uma região
|
Fauna
|
plantas de uma região
|
Flora
|
Pessoa
|
Povo
|
Peixe
|
Cardume
|
Lobo
|
Alcateia
|
Ilha
|
Arquipélago
|
Músico
|
Banda
|
Árvore
|
Floresta
|
3. Nesta semana, estudaremos melhor os substantivos
coletivos.
Assistir ao vídeo abaixo para saber um pouco mais:
4. opiar em seu caderno a tabela de coletivos:
As palavras na esquerda, em letra maiúscula, são os
substantivos individuais e à sua direita, em letra minúscula, é o seu coletivo.
💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜
SEMANA 16 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1.
Escrever a data e a
rotina no caderno de MATEMÁTICA:
Rotina:
- Atividades de
divisão e multiplicação;
- Atividades sobre
decomposição e escrita dos numerais;
- Desafios
matemáticos;
- Jogo online
2.
Vamos seguir
com os nossos cálculos?
Nesta semana
faremos cálculos de multiplicação e divisão utilizando a tabuada do 6.
Atividades:
1.
Observar o exemplo e fazer em seu caderno:
a)
Se 12 : 6 = 2, então 6 x 2 = 12.
b)
Se 36 : 6 =
_______, então _____ x 6 = ______
c)
Se 24 : 6 = _______, então _____ x 6 = ______
d)
Se 42 : 6 = _______, então _____ x 6 = ______
e)
Se 6 x 1 = _______, então _____ : 6 = ______
f)
Se 6 x 8 = _______, então _____: 6 = ______
2. Armar e calcular as divisões:
a)
426 : 3 =
b)
318 : 6 =
c)
564 : 6 =
d)
432 : 6 =
e)
390 : 6 =
f)
228 : 6 =
g)
373 : 6 =
h)
259 : 6 =
i)
144 : 6 =
j)
582 : 6 =
Não esqueça! Alguns
cálculos podem ter resto!!!
3. Armar e calcular as
multiplicações:
a)
967 x 6 =
b)
1.352 x 6 =
c)
10.162 x 6 =
d)
4.261 x 6 =
e)
11.054 x 6 =
f)
839 x 6 =
g)
5.254 x 6 =
h)
7.162 x 6 =
i)
3.304 x 6 =
j)
692 x 6 =
4. Colocar os resultados dos
cálculos de multiplicação no QVL abaixo. Após, decompor e escrever por extenso,
conforme o modelo:
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
|
a)
|
5
|
8
|
0
|
2
|
|
b)
|
|||||
c)
|
|||||
d)
|
|||||
e)
|
|||||
f)
|
|||||
g)
|
|||||
h)
|
|||||
i)
|
|||||
j)
|
a)
5.802 = 5.000 + 800 + 2
Cinco mil oitocentos e dois
5. Resolver os desafios
matemáticos:
a)
Um mercado comprou para seu
estoque 234 caixinhas de balas. Em cada caixinha há 6 balas. Quantas balas o
mercado tem em seu estoque?
R:_____________________________________________
b)
A professora levou para a
escola 262 balões para fazer um jogo com seus alunos e dividiu a turma em seis
grupos. Quantos balões cada grupo irá receber para o jogo?
R:_______________________________________________
6. Vamos treinar a tabuada
brincando?
Clique no
link abaixo e escolha a tabuada que você quer estudar:
💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗
SEMANA 16 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1.
Escrever a data e a
rotina no caderno de CIÊNCIAS:
Rotina:
- Correção da atividade da semana anterior;
- Imagens;
- Atividade;
- Vídeos;
- Texto
2.
Você conseguiu achar
os nomes dos sistemas no caça-palavras?
Confira sua
resposta:
Os sistemas do corpo
humano são: locomotor,
digestório, respiratório, circulatório, excretor, nervoso, reprodutor e
sensorial.
3. Nesta semana, começaremos a estudar
sobre um destes sistemas, o SISTEMA DIGESTIVO ou SISTEMA DIGESTÓRIO.
Ler o cartaz abaixo (não é para copiar):
4.
Copiar e responder em
seu caderno:
a)
Qual
a primeira coisa que acontece com o alimento quando é colocado dentro da boca?
b)
Por
que isso acontece?
c)
O
que mais acontece com o alimento dentro da boca?
d) Por que o alimento
precisa passar por todas essas transformações?
Assistir aos vídeos abaixo
para entender um pouco melhor:
5. Como
vimos, na boca se inicia o processo de digestão do alimento. A participação dos
dentes, da saliva e da língua é muito importante nesse processo. Na boca
ocorrem processos mecânicos (mastigação, mistura, deglutição) e químicos
(quebra das moléculas de amido). Após o alimento ser engolido, o alimento irá
continuar seu trajeto pelo tubo digestório.
Copiar
o texto abaixo com uma explicação resumida sobre o que estudamos:
💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙
SEMANA 16 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
1.
Escrever a data e a
rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Correção das atividades da semana anterior;
- Reflexão sobre os
imigrantes;
- Texto: Imigração Italiana para o Brasil;
- Vídeo sobre a Imigração Italiana no RS;
- Tarefa
- Tarefa
2.
Vocês lembram do
cartaz da semana passada? Conseguiram responder às questões?
Relembrando...
Cartaz:
Abaixo, alguns
comentários a respeito do cartaz e das questões:
Ler, analisar e tentar responder as questões que você não tenha conseguido (imaginar que a professora
está lendo e explicando em aula).
Os italianos buscavam
no Brasil novas oportunidades de vida e trabalho. Além disso, durante o final
do século XIX o Brasil passava por mudanças e sofria pressões externas,
principalmente da Inglaterra, para que cessasse o processo de escravização de
africanos. Algumas mudanças já ocorriam nesta época, uma delas proibia o
tráfico de pessoas para serem escravizadas. Dessa forma, o governo brasileiro
promoveu uma campanha chamando imigrantes de diferentes países europeus para
que viessem tentar a vida no Brasil e assim ocuparem os postos de trabalho,
principalmente nas lavouras de café. Para isso prometiam uma vida com mais
facilidades. Outro fator, era que no Brasil havia uma forte corrente que
desejava tornar a população mais “branca”, o chamado branqueamento da
população, dessa forma, muitos imigrantes eram chamados para essa “terra de
oportunidades”.
3.
Em relação ao que já
estudamos sobre os imigrantes italianos, ler e reflitir sobre estas questões
(não precisa copiar). Imaginar que estamos fazendo um debate em sala de aula.
a)
O que esperavam encontrar no Brasil?
b)
Qual a relação entre a produção do café e os
imigrantes?
c)
A viagem para o Brasil era fácil? Quais os maiores
problemas que poderiam enfrentar?
d)
Para onde se deslocaram em maior número?
e)
O que o Brasil oferecia para os imigrantes?
f)
O que os imigrantes trouxeram para o Brasil?
Após refletir sobre as questões acima, ler os comentários
abaixo:
Os italianos
buscavam no processo migratório uma busca por melhoria de vida, já que o Brasil
era uma “nova terra” e oferecia oportunidades diversas de trabalho. No entanto,
eles enfrentaram muitos problemas relacionados ao clima, à língua, aos
costumes, a distância da família. Nas décadas de 1870 e 1880, teve início uma
significativa imigração italiana, que se dirigiu principalmente para as
fazendas de café paulistas, mas também para as áreas de colonização no sul do
país.
4. Agora que já
refletimos um pouco sobre os imigrantes italianos, ler e copiar o texto abaixo
em seu caderno:
Imigração Italiana para o Brasil
Como
a grande maioria dos imigrantes, os italianos deixaram a Itália para fugir da
crise econômica e social pela qual muitos países europeus passavam. Com esse
cenário ruim, a emigração era estimulada pelo governo italiano e era, para as
famílias, uma forma de sobrevivência.
No
Brasil, havia uma demanda crescente de mão-de-obra barata depois do fim do
tráfico de escravos e da abolição da escravatura no Brasil. Juntando esse
cenário à vontade dos italianos em buscar uma melhor qualidade de vida, iniciou-se um
processo de imigração subvencionada para o Brasil. Esse tipo de imigração
estimulava a vinda de famílias inteiras e eram disponibilizados alojamentos e a
garantia de trabalho no campo e nas lavouras. Com isso desembarcavam em solo
brasileiro famílias inteiras de italianos.
Os
italianos que desembarcaram nessa época no Brasil trouxeram na bagagem muitas
tradições culturais que foram incorporadas à cultura brasileira, e que até hoje
se fazem presentes.
Algumas
palavras do italiano foram “aportuguesadas” e, com o tempo, passaram a fazer
parte do vocabulário do brasileiro, como a palavra tchau, proveniente do
italiano “ciao”.
As
novas técnicas agrícolas que os imigrantes trouxeram foram aplicadas nas
lavouras do Brasil.
Se
falarmos então da culinária, podemos perceber que a influência italiana foi
muito grande e marcante, principalmente, no quesito massas (macarronada,
nhoque, canelone, ravióli etc.), molhos e pizzas.
Como
o catolicismo no Brasil era forte, a imigração italiana – povo também católico
em sua maioria – ajudou a fortalecer ainda mais a religião no país.
Esses
fatos mostram apenas um pedaço dessa história tão rica e que acabou aproximando
os dois países geograficamente tão distantes, criando laços para todo sempre.
Fonte:
Imigração Italiana
no Brasil .
Disponível em:
<https://pesquisaitaliana.com.br/imigracao-italiana-tempo/>. Acesso em:
30 abr 2019.
5.
Já vimos que a Região
Sul recebeu muitos imigrantes italianos. Então vamos saber um pouco mais sobre
a influência dos italianos na nossa cultura?
Ler:
6.
Assistir ao vídeo
abaixo: “Cultura dos imigrantes no Rio Grande do Sul” e saiba como traços da
cultura italiana ainda fazem parte do dia a dia das pessoas do nosso estado,
especialmente na região de Bento Gonçalves.
7.
Tarefa
(copiar e fazer no caderno):
Perguntar para sua família se alguém
conhece algum outro costume, cultura ou tradição trazida pelos imigrantes
italianos e que faz parte do nosso cotidiano.
Podem ser costumes culinários ou de alimentação,
maneiras de falar, hábitos, nomes etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.