C22 -
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS
Aula da
semana 8 – 8 a 12 de junho de 2020
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Olá, querido
aluno!
Vamos
estudar?
Nota da professora:
Leia e copie às questões no seu caderno
de português.
Atividade
de interpretação de
texto, dirigida aos alunos da turma C22, do texto Lenda do chimarrão.
Trata-se da história de um cacique guarani que andava triste,
pois a sua única filha queria se casar com um jovem guerreiro. Com isso, ela se
mudaria para longe… Ele ficaria sozinho para sempre? Quer saber a continuidade
dessa lenda? Então, leia-a e, em seguida, responda às questões interpretativas
aqui presentes!
LEIA:
ERVA-MATE
Um cacique guarani, considerado
o mais sábio da tribo, andava infeliz. Caá-yari, única filha, queria se casar
com um jovem guerreiro. Não iria mais morar com o velho pai e, para acompanhar
o marido, viveria longe. Como não teria a filha a seu lado nos anos que lhe
restavam, o cacique rezou pedindo um companheiro para as horas de solidão. Tupã
ouviu a prece e mostrou para o índio um erval, com árvore de folhas muito
verdes e lustrosas. Ensinou a colher, secar, torrar e moer essas folhas. E
assim nasceu a erva-mate. Servido com água quente, o pó forneceu uma bebida de
gosto agradável.
Tupã
também ensinou o cacique a cortar um porongo em forma de cuia para acomodar a
erva e a fazer um canudo de taquara trançada numa ponta para sorver o líquido
quente. O mate e o apetrecho para tomar o chimarrão nasceram juntos. No
decorrer dos séculos, os gaúchos substituíram as taquarinhas pelas bombas de
metal e criaram enfeites para as cuias.
O velho guerreiro recebeu de
Tupã o melhor companheiro que poderia imaginar. Quando ia se sentir só,
preparava um mate amargo. Caá-yari pôde casar e acompanhar o marido, mas seu
carinho pelo pai a transformou na protetora de todos os ervais do Rio Grande do
Sul.
Até hoje, os gaúchos
apreciadores de erva-mate juram que, nas horas de solidão e tristeza, o
chimarrão é o amigo e conselheiro. Faz bem para a saúde do corpo e da alma,
ninguém pode negar. Nas rodas de galpão, anima a conversa e mantém todo mundo
alegre.
(Fonte: URBIM, Carlos. O negrinho do pastoreiro e outras lendas gaúchas. Porto Alegre: RBS
Publicações, 2004.)
Questão 1 – Quem
conta a história acima?
a)
um cacique guarani.
b)
Caá-yari, única filha do cacique guarani.
c)
Tupã.
d)
o narrador-observador.
Questão 2 – Segundo
o texto, um cacique guarani andava
infeliz. Por quê?
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Questão
3 – Diante
da situação de infelicidade, o
cacique guarani tomou uma atitude para resolver o seu problema. Identifique-a:
a)
proibiu a filha de se casar.
b)
decidiu que moraria com a sua filha.
c)
rezou ao deus Tupã, pedindo um companheiro.
d)
aprendeu a cultivar a erva-mate.
Questão
4
– O problema do cacique guarani começou a ser resolvido quando o deus Tupã:
a)
“ouviu a prece e mostrou para o índio um erval”.
b)
“ensinou a colher, secar, torrar e moer essas folhas”.
c)
“nasceu a erva-mate”.
d)
“ensinou o cacique a cortar um porongo em forma de cuia”.
Questão
5 –
Ao final da história, o cacique guarani conseguiu o que desejava? Conte:
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Questão
6 – Assinale
a frase em que a expressão sublinhada se refere ao cacique guarani:
a)
“[...] queria se casar com um jovem guerreiro.”
b)
“Como não teria a filha a seu lado nos anos [...]”
c)
“[...] um companheiro para as horas de solidão.”
d)
“Caá-yari pôde casar e acompanhar o marido, mas seu carinho [...]”
Questão
7 – Na
passagem “Como não teria a filha a seu lado nos anos que lhe restavam [...]”, o
termo “Como” introduz:
a) uma exemplificação.
b) uma comparação.
c) uma causa.
d) uma conclusão.
Questão 8 – O texto lido é do gênero
“lenda”. Por isso, podemos concluir que ele atende ao propósito de:
a) explicar o surgimento do chimarrão.
b) narrar uma história de amor.
c) destacar a importância do chimarrão para a saúde.
d) ensinar o preparo do chimarrão.
Questão
9 - Produção
de texto:
Redija
um texto sobre alguma lenda gaúcha que conheças. Mínimo 15 linhas.
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Ao produzir o texto, não esquece de:
- Dividir o texto em três
parágrafos;
Um beijo e até a próxima aula.
Professora Rejane Barcellos
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