quinta-feira, 18 de junho de 2020

C22 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS

C22 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS

 

Aula da semana 7 – 01 a 05 de junho de 2020

 

 

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

Olá, querido aluno!

Vamos estudar?

 

Lê:

Águia na beira do rio

 

Não é só o velho e famoso sapo-cururu que mora na beira do rio. A águia-cinzenta é outra que vive por ali. A Harpyhalietus coronatus, como é chamada pelos cientistas, prefere habitar áreas campestres, mas também gosta de ficar perto das águas, em ambientes conhecidos como matas de galeria.

Pesando cerca de três quilos e medindo, aproximadamente, 66 centímetros de altura, essa águia é considerada uma das maiores do Brasil. Por causa da plumagem cinza-escura que encobre a maior parte do seu corpo, foi ela que se tornou popularmente conhecida como águia-cinzenta. Suas asas são longas e largas, mas sua cauda é curta, com a ponta negra e uma faixa transversal branca. As pernas dessa ave são amarelas e compridas e os dedos, curtos. A fêmea é muito parecida com o macho, porém, um pouco maior. Aqueles que não atingiram a fase adulta – os imaturos, como são chamados pelos cientistas – têm uma faixa creme acima do olho e a parte inferior do corpo com estrias esbranquiçadas.

A águia-cinzenta tem uma voz forte e para se comunicar utiliza uma longa repetição de notas que soa em nossos ouvidos como um “gligligli”.

Ela vive solitária, podendo, às vezes, ser encontrada em atividade durante todo o dia, até o anoitecer. Gosta de pousar sobre postes ou estacas, onde fica observando suas presas. Seu cardápio é variado e inclui outras aves, peixes, répteis ou pequenos mamíferos, como os tatus.

A águia-cinzenta constrói seus ninhos em árvores e, como a maioria das grandes aves, se reproduz em intervalos de mais de um ano, ocasião em que põe apenas um ovo, que chega a pesar, aproximadamente, 100 gramas. Os filhotes necessitam do cuidado dos pais por seis meses ou mais e, em geral, só se tornam adultos quanto atingem entre dois e três anos de idade.

A destruição dos locais onde vive essa águia, como o cerrado – um dos seus principais habitats – tem prejudicado a alimentação, a reprodução e a moradia da águia-cinzenta. O desmatamento, as queimadas e o uso excessivo de pesticidas – substâncias tóxicas que combatem as pragas nas plantações – também contribuem para a destruição de seu ambiente natural. Por tudo isso, a águia-cinzenta encontra-se seriamente ameaçada de extinção.

 

(Fonte: MORENO, Aline Braga e ALVES, Maria Alice S. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 285. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. Acesso em: 8.jun.2020)

 

COPIA E RESPONDA ÀS QUESTÕES NO TEU CADERNO DE PORTUGUÊS

Questão 1 – No trecho “A águia-cinzenta é outra que vive por ali.”, as autoras empregam a palavra “ali” para retomar o lugar onde vive a águia-cinzenta. Identifique esse lugar:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2 – As autoras citam um hábito da águia-cinzenta no trecho:

(     ) “[...] é considerada uma das maiores do Brasil.”

(     ) “A águia-cinzenta tem uma voz forte [...]”

(     ) “Gosta de pousar sobre postes ou estacas [...]”

 

Questão 3 – Em “Pesando cerca de três quilos [...]”, as autoras do texto citam:

(     ) o peso exato da águia-cinzenta.

(     ) o peso provável da águia-cinzenta.

(     ) o peso aproximado da águia-cinzenta.

 

Questão 4 – No segmento “[...] com a ponta negra e uma faixa transversal branca.”, as autoras do texto caracterizam:

(     ) as asas da águia-cinzenta.

(     ) a cauda da águia-cinzenta.

(     ) as pernas da águia cinzenta.

 

Questão 5 – No fragmento “A fêmea é muito parecida com o macho, porém, um pouco maior [...]”, o vocábulo sublinhado expressa:

(     ) um contraste.

(     ) uma ressalva.

(     ) uma compensação.

 

Questão 6 – Na passagem “A águia-cinzenta tem uma voz forte e para se comunicar utiliza uma longa repetição de notas [...]”, o termo “para” indica:

(     ) um destino.

(     ) uma condição.

(     ) uma finalidade.

 

Questão 7 – Na frase “Ela vive solitária, podendo, às vezes, ser encontrada em atividade durante todo o dia [...]”, a locução grifada aponta para um fato:

(     ) efêmero.

(     ) contínuo.

(     ) esporádico.

 

Questão 8 – No período “Seu cardápio é variado e inclui outras aves, peixes, répteis ou pequenos mamíferos, como os tatus.”, a palavra “como” exprime:

(     ) um exemplo de pequenos mamíferos que compõem o cardápio da águia-cinzenta.

(     ) um contraste entre os pequenos mamíferos que compõem o cardápio da águia-cinzenta.

(     ) uma comparação entre pequenos mamíferos que compõem o cardápio da águia-cinzenta.

 

Questão 9 – No segmento “[...] a maioria das grandes aves, se reproduz em intervalos de mais de um ano [...]”, o uso do verbo no singular é:

(     ) proibido.

(     ) obrigatório.

(     ) facultativo.

 

Questão 10 – Na parte “[...] – substâncias tóxicas que combatem as pragas nas plantações – [...]”, as autoras do texto definem:

(     ) “o desmatamento”.

(     ) “as queimadas”.

(     ) “pesticidas”.

 

 

Questão 11- Produção de texto: Escreve um texto sobre um animal suas características e seu habitat.

Ao redigir o texto observa o seguinte:

- Número de linhas 15;

- Coloca um título;

- Divide em 3 parágrafos.

- Pode desenhar o animal, se quiseres.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Bom trabalho!

Um beijo e até a próxima aula.

Professora Rejane Barcellos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.