C22 -
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS
Aula da
semana 7 – 01 a 05 de junho de 2020
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Olá, querido
aluno!
Vamos
estudar?
Lê:
Águia na beira do rio
Não é só o velho e famoso sapo-cururu
que mora na beira do rio. A águia-cinzenta é outra que vive por ali. A Harpyhalietus
coronatus, como é chamada pelos cientistas, prefere habitar áreas
campestres, mas também gosta de ficar perto das águas, em ambientes conhecidos
como matas de galeria.
Pesando cerca de três quilos e medindo,
aproximadamente, 66 centímetros de altura, essa águia é considerada uma das
maiores do Brasil. Por causa da plumagem cinza-escura que encobre a maior parte
do seu corpo, foi ela que se tornou popularmente conhecida como águia-cinzenta.
Suas asas são longas e largas, mas sua cauda é curta, com a ponta negra e uma
faixa transversal branca. As pernas dessa ave são amarelas e compridas e os
dedos, curtos. A fêmea é muito parecida com o macho, porém, um pouco maior.
Aqueles que não atingiram a fase adulta – os imaturos, como são chamados pelos
cientistas – têm uma faixa creme acima do olho e a parte inferior do corpo com
estrias esbranquiçadas.
A águia-cinzenta tem uma voz forte e
para se comunicar utiliza uma longa repetição de notas que soa em nossos
ouvidos como um “gli, gli, gli”.
Ela vive solitária, podendo, às vezes,
ser encontrada em atividade durante todo o dia, até o anoitecer. Gosta de
pousar sobre postes ou estacas, onde fica observando suas presas. Seu cardápio
é variado e inclui outras aves, peixes, répteis ou pequenos mamíferos, como os
tatus.
A águia-cinzenta constrói seus ninhos
em árvores e, como a maioria das grandes aves, se reproduz em intervalos de
mais de um ano, ocasião em que põe apenas um ovo, que chega a pesar,
aproximadamente, 100 gramas. Os filhotes necessitam do cuidado dos pais por seis
meses ou mais e, em geral, só se tornam adultos quanto atingem entre dois e
três anos de idade.
A destruição dos locais onde vive essa
águia, como o cerrado – um dos seus principais habitats – tem prejudicado a
alimentação, a reprodução e a moradia da águia-cinzenta. O desmatamento, as
queimadas e o uso excessivo de pesticidas – substâncias tóxicas que combatem as
pragas nas plantações – também contribuem para a destruição de seu ambiente
natural. Por tudo isso, a águia-cinzenta encontra-se seriamente ameaçada de
extinção.
(Fonte: MORENO, Aline Braga e ALVES, Maria
Alice S. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 285. Disponível em:
<http://capes.cienciahoje.org.br>. Acesso em: 8.jun.2020)
COPIA E RESPONDA ÀS QUESTÕES NO TEU
CADERNO DE PORTUGUÊS
Questão 1 – No trecho “A águia-cinzenta é outra que vive por ali.”, as autoras
empregam a palavra “ali” para retomar o lugar onde vive a águia-cinzenta.
Identifique esse lugar:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2 – As autoras citam um hábito da águia-cinzenta no trecho:
( ) “[...]
é considerada uma das maiores do Brasil.”
( ) “A
águia-cinzenta tem uma voz forte [...]”
( ) “Gosta
de pousar sobre postes ou estacas [...]”
Questão 3 – Em “Pesando cerca de três quilos [...]”, as autoras do texto citam:
( ) o peso
exato da águia-cinzenta.
( ) o peso
provável da águia-cinzenta.
( ) o peso
aproximado da águia-cinzenta.
Questão 4 – No segmento “[...] com a ponta negra e uma faixa transversal branca.”,
as autoras do texto caracterizam:
( ) as
asas da águia-cinzenta.
( ) a
cauda da águia-cinzenta.
( ) as
pernas da águia cinzenta.
Questão 5 – No fragmento “A fêmea é muito parecida com o macho, porém,
um pouco maior [...]”, o vocábulo sublinhado expressa:
( ) um
contraste.
( ) uma
ressalva.
( ) uma
compensação.
Questão 6 – Na passagem “A águia-cinzenta tem uma voz forte e para se comunicar
utiliza uma longa repetição de notas [...]”, o termo “para” indica:
( ) um
destino.
( ) uma
condição.
( ) uma
finalidade.
Questão 7 – Na frase “Ela vive solitária, podendo, às vezes, ser
encontrada em atividade durante todo o dia [...]”, a locução grifada aponta
para um fato:
( )
efêmero.
( )
contínuo.
( )
esporádico.
Questão 8 – No período “Seu cardápio é variado e inclui outras aves, peixes, répteis
ou pequenos mamíferos, como os tatus.”, a palavra “como” exprime:
( ) um
exemplo de pequenos mamíferos que compõem o cardápio da águia-cinzenta.
( ) um
contraste entre os pequenos mamíferos que compõem o cardápio da águia-cinzenta.
( ) uma
comparação entre pequenos mamíferos que compõem o cardápio da águia-cinzenta.
Questão 9 – No segmento “[...] a maioria das grandes aves, se reproduz em
intervalos de mais de um ano [...]”, o uso do verbo no singular é:
( )
proibido.
( )
obrigatório.
( )
facultativo.
Questão 10 – Na parte “[...] – substâncias tóxicas que combatem as pragas nas
plantações – [...]”, as autoras do texto definem:
( ) “o
desmatamento”.
( ) “as
queimadas”.
( )
“pesticidas”.
Questão 11- Produção de texto: Escreve um texto sobre um
animal suas características e seu habitat.
Ao redigir o
texto observa o seguinte:
- Número de
linhas 15;
- Coloca um
título;
- Divide em 3
parágrafos.
- Pode
desenhar o animal, se quiseres.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bom trabalho!
Um beijo e até a próxima aula.
Professora Rejane Barcellos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.