sexta-feira, 21 de agosto de 2020

TURMAS A 12 - A 22 - A32 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - SEMANA 18


Olá alunos e pais!
Na atividade desta semana, temos um "passeio" pela arte e que pode ser apreciado pelos adultos e crianças!

Vamos conhecer alguns artistas que gostavam de ter o cão como um importante personagem em suas pinturas e desenhos. Este animal, dito como o “melhor amigo do homem”, há muito tempo vem merecendo um lugar de destaque nas artes. Seja nas brincadeiras com as crianças, caçando ou mesmo descansando, ele se mostra uma companhia importante na vida diária dos homens. E por isso, também um belo tema para o trabalho artístico!
A pintura abaixo, do pintor anglo-americano John George Brown (1831-1913), foi feita numa era onde cinema, desenho animado e jogos eletrônicos eram distrações que não faziam parte da vida das pessoas. Então, brincar com os animais poderia ser uma atividade divertida e cheia de descobertas. Qual criança não gosta de se aproximar de filhotes e descobrir como eles se comportam? E isto o que estas crianças fazem: observar com muita curiosidade e encantamento o pequeno animal.


Já esta artista inglesa, a Lucy Dawson, gostava muito de rabiscar e desenhar os cães. Observar eles dormindo ou fazendo uma pausa já era motivo para fazer belos desenhos!

                 


A seguir, outros dois desenhos dela, mais animados: um cão brincando e o outro em ação, correndo! 

Os dois cães abaixo, foram feitos por um artista brasileiro chamado Medinaceli. Ele é especializado na pintura de animais. Podemos reparar como ele procura pegar a expressão do rosto, principalmente os olhos e os tipos de manchas características.  

                  

Já esta pintora holandesa Henriette Ronner Knip  mostra o cão isolado em um cômodo da casa, fazendo uma bela soneca!

E agora, mais duas crianças que parecem muito contentes com os seus fieis amigos.  Quem fez as pinturas foi a artista  franco-americana Mary Cassat

                           

E nesta outra pintura, do artista Charles Barber, uma criança parece agradecer por seu alimento, tendo como companheiros um gato e um curioso cão que observa a comida.




E assim terminamos nosso breve passeio sobre a presença do cão no mundo da arte. Espero que vocês tenham apreciado! E quem tiver um cão e quiser, pode postar na Córtex uma imagem sua com o amado animal de estimação. 


                                                                   Obrigado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.