ALUNOS
E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e
RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode
imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na
volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à
professora.
SEMANA 24 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
PORTUGUÊS:
Rotina:
- Hino Rio-Grandense;
- Aividades;
- Leitura deleite
2. Nesta
semana, continuaremos estudando sobre a cultura do nosso Estado. Vamos cantar o
Hino do Rio Grande do Sul? Com certeza você já cantou ele na escola.
Acessar o link abaixo para cantar o hino, a
letra está no vídeo (o vídeo também está no anexo das atividades).
https://www.youtube.com/watch?v=gOOUmamk6Bk
3. Agora, ler e observar a letra do hino
que você acabou de cantar (não precisa copiar).
·
Você
notou algo diferente nesta letra?
·
Tem
uma estrofe a mais, não é mesmo?!
·
Em
1966, durante o Regime Militar, a segunda estrofe foi suprimida (retirada) oficialmente.
Eis a segunda estrofe:
Entre nós reviva Atena
Para assombro dos tiranos
Sejamos gregos na Glória
E na virtude romanos
1.
Copiar e fazer as atividades.
Atividades
1. Quem fez a letra do Hino
Rio-Grandense?
_________________________________________________________________
2. Quem fez a música do hino?
_________________________________________________________________
3. O hino possui estrofes com a mesma
quantidade de versos. Quantos versos há em cada estrofe?
_________________________________________________________________
4. Colocar as palavras abaixo em ordem
alfabética:
Aurora – precursor – divindade – constância – ímpia – façanhas – aguerrido – virtude. |
__________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Pesquisar o significado das palavras
da atividade 4 e anote.
6. Conseguiu entender o significado das
palavras?
Agora, você vai escolher duas palavras que você pesquisou e vai criar uma
frase com cada.
Frase 1: __________________________________________________________________________________________________________________________________
Frase 2:
__________________________________________________________________________________________________________________________________
7.
Retirar palavras do hino completando o quadro
abaixo:
a)
1 palavra oxítona:_____________________________________________________
b)
1 palavra
paroxítona:_________________________________________________
c)
1 palavra proparoxítona: _______________________________________________
9. Leitura deleite:
Vamos ler e
conhecer outras lendas gaúchas?
Clique no link e
conheça a Lenda do Quero-quero.
http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/pagina/quero-quero.html
·
Se possível, assista pelo menos um dos vídeos
abaixo com a lenda do Quero-quero contada:
·
Hora do Conto com Léia Cassol:
https://www.youtube.com/watch?v=ofJcBLkGntQ
·
História contada pela Tia Mirian Teatro de
Fantoches:
https://www.youtube.com/watch?v=9LDUOupdP9U
SEMANA
24 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
MATEMÁTICA:
Rotina:
- Gabarito do simulado de matemática;
- Simulado
2. Gabarito do simulado da semana 22. Confira
suas respostas:
SEMANA
24 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
CIÊNCIAS:
Rotina:
- Continuação do
texto: Energia nossa de cada dia
2.
Nesta semana, terminaremos de copiar e ler o
texto “Energia nossa de cada dia”.
Pequenas
fábricas de energia
💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗
SEMANA 24 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Pratos típicos do RS;
- Atividades
2.
Nesta semana, estudaremos alguns pratos
típicos da culinária gaúcha.
Ler (não precisa copiar):
10 pratos típicos da culinária gaúcha
Estamos
em época de Semana Farroupilha. Nesses dias o sentimento de ser gaúcho aflora.
O orgulho pelas cores do Estado é ainda maior. Uma das coisas que é muito
valorizada aqui no Rio Grande do Sul é a culinária gaúcha. Saborosa e rica em
variedades, não deixa nada a desejar para nenhuma outra no mundo. A gastronomia
é uma mistura do tempero brasileiro, italiano e alemão, mas tendo como marca
registrada o pampa.
Pratos
feitos com carnes são a preferência do povo gaúcho. Entre eles o tradicional
churrasco, que é a referência da culinária do Sul do país. Confira um “top list”
com dez pratos típicos do Rio Grande do Sul.
Churrasco
A
origem do prato é desconhecida, porém, muitos atribuem aos países dos pampas do
Sul da América Latina: Argentina, Uruguai e Brasil (mais especificamente, no
próprio Rio Grande do Sul). Foi nestes locais que os chamados gaúchos tornaram
o prato conhecido e típico.
Arroz de Carreteiro
Popularmente
conhecido como “Carreteiro”, é um dos mais populares pratos do Rio Grande do
Sul. O prato surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que
atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois coziam, em panela de
ferro, uma mistura de charque picada com arroz. A forma de preparar continua
basicamente a mesma até hoje.
Tainha na Taquara
A
região litorânea do Estado também tem pratos que ilustram o cardápio de comidas
típicas. A tainha na taquara é mais popular no litoral sul e na região do lago
Guaíba e suas ilhas, como a ilha da Pintada. O prato constitui-se de uma tainha
– ou anchova – assada sobre a lenha em brasa presa a um espeto feito de
bambu-taquara. Também é o prato típico mais vendido durante a Festa do Mar,
realizada de dois em dois anos na cidade de Rio Grande.
Matambre recheado
Mais
um prato feito a base de carne é o matambre recheado. Típico do Rio Grande do
Sul e de países vizinhos, como Uruguai, Argentina e Paraguai. O matambre
recheado é feito com a carne de mesmo nome, com o recheio de salsa picada,
fatias de cenoura, pimenta e pimentão moído, ovos cozidos duros e condimentado
com um pouco de azeite e sal.
Espinhaço de ovelha com aipim
Dessa
vez a carne é a de ovelha. O espinhaço é uma parte da ovelha que vai do pescoço
ao lombo e, normalmente, é dividido em pedaços (nacos, ripas) para ser
consumido. Esse corte é conhecido por ser extremamente macio.
Paçoca de pinhão com carne assada
A
Paçoca de Pinhão é um dos pratos típicos gaudérios que fogem um pouco da
culinária convencional, mas sem perder a praticidade do preparo. A receita era
feita pelos índios do sul que caminhavam longas distâncias e precisavam de
energia.
Ambrosia
A
Ambrosia é uma sobremesa tradicional portuguesa. É também o mais antigo doce de
Minas Gerais e igualmente muito popular no Rio Grande do Sul. O doce também é
conhecido com Manjar dos Deuses e é basicamente feito com leite, ovos e açúcar.
Sagu com creme
Impossível
falar de doces típicos do Rio Grande do Sul, sem falar no sagu com creme. A
sobremesa mais comum na mesa dos gaúchos, principalmente, nos domingos pós
churrasco.
Papo-de-anjo
O
Papo-de-Anjo é um doce típico português, assim como a maioria dos doces a base
de ovos, especificamente da gema. Também é uma sobremesa muito tradicional na
culinária gaúcha.
Cuca
A
cuca é um pão doce, típico da culinária alemã. Com a forte colonização deste
povo europeu, o prato acabou se popularizando e hoje é muito comum você tomar
um café, acompanhado de uma boa cuca.
Fonte: https://revistasaboresdosul.com.br/top-list-a-tradicional-culinaria-gaucha/
1.
Copiar
e responder no caderno:
Atividades
1.
Quais são os 10 pratos típicos da culinária gaúcha
apresentados no texto?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Você já comeu alguns deles? Quais?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Como vimos, alguns pratos são típicos de outras culturas
e acabaram se tornando parte da culinária gaúcha. Escreva os pratos que, de
acordo com o texto, são típicos ou possuem influência dos:
a)
Portugueses:________________________________________________________
b)
Alemães:___________________________________________________________
c) Indígenas:__________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.