terça-feira, 29 de setembro de 2020

B 21 - PROFESSORA PATRICIA KNORST - SEMANA 24

 

ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.

Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.



SEMANA 24 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


1.      Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

 

Rotina:

- Hino Rio-Grandense;

 

- Aividades;

 

- Leitura deleite

 

 

2.      Nesta semana, continuaremos estudando sobre a cultura do nosso Estado. Vamos cantar o Hino do Rio Grande do Sul? Com certeza você já cantou ele na escola.

Acessar o link abaixo para cantar o hino, a letra está no vídeo (o vídeo também está no anexo das atividades).

https://www.youtube.com/watch?v=gOOUmamk6Bk

 

3.    Agora, ler e observar a letra do hino que você acabou de cantar (não precisa copiar).


·         Você notou algo diferente nesta letra?

·         Tem uma estrofe a mais, não é mesmo?!

·         Em 1966, durante o Regime Militar, a segunda estrofe foi suprimida (retirada) oficialmente. Eis a segunda estrofe:

Entre nós reviva Atena

Para assombro dos tiranos

Sejamos gregos na Glória

E na virtude romanos

 

1.      Copiar e fazer as atividades.

 

Atividades

 

1.      Quem fez a letra do Hino Rio-Grandense?

_________________________________________________________________

2.      Quem fez a música do hino?

_________________________________________________________________

3.      O hino possui estrofes com a mesma quantidade de versos. Quantos versos há em cada estrofe?

_________________________________________________________________

4.      Colocar as palavras abaixo em ordem alfabética:

Aurora – precursor – divindade – constância –     ímpia – façanhas – aguerrido – virtude.

 

 

 

 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5.      Pesquisar o significado das palavras da atividade 4 e anote.

 

6.      Conseguiu entender o significado das palavras?

Agora, você vai escolher duas palavras que você pesquisou e vai criar uma frase com cada.

Frase 1: __________________________________________________________________________________________________________________________________

Frase 2:

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7.       Retirar palavras do hino completando o quadro abaixo:


 8.   Retirar do texto:

a)       1 palavra oxítona:_____________________________________________________

b)      1 palavra  paroxítona:_________________________________________________

c)       1 palavra proparoxítona: _______________________________________________

 

      9. Leitura deleite:

 

Vamos ler e conhecer outras lendas gaúchas?

Clique no link e conheça a Lenda do Quero-quero.

http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/pagina/quero-quero.html

·         Se possível, assista pelo menos um dos vídeos abaixo com a lenda do Quero-quero contada:

 

·         Hora do Conto com Léia Cassol:

https://www.youtube.com/watch?v=ofJcBLkGntQ

 

·         História contada pela Tia Mirian Teatro de Fantoches:

https://www.youtube.com/watch?v=9LDUOupdP9U


 Boa leitura e boa Hora do Conto!!!



💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜



SEMANA 24 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

 

1.      Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

 

Rotina:

- Gabarito do simulado de matemática;

 

- Simulado

 

2.       Gabarito do simulado da semana 22. Confira suas respostas:


Nesta semana, faremos mais um simulado. Assim como nas outras semanas, se você puder, imprima as questões e marque a resposta correta. Caso não possa imprimir, você não precisa copiar as questões, copie apenas o gabarito e pinte as respostas corretas. Fazer os cálculos necessários em seu caderno.








💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛


SEMANA 24 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1.      Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

 


Rotina:

- Continuação do texto: Energia nossa de cada dia

 

2.      Nesta semana, terminaremos de copiar e ler o texto “Energia nossa de cada dia”.

 

Pequenas fábricas de energia

 


 


💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗


 

SEMANA 24 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS

 

1.      Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

 

Rotina:

- Pratos típicos do RS;

 

- Atividades

 

2.      Nesta semana, estudaremos alguns pratos típicos da culinária gaúcha.

Ler (não precisa copiar):

10 pratos típicos da culinária gaúcha

 

Estamos em época de Semana Farroupilha. Nesses dias o sentimento de ser gaúcho aflora. O orgulho pelas cores do Estado é ainda maior.  Uma das coisas que é muito valorizada aqui no Rio Grande do Sul é a culinária gaúcha. Saborosa e rica em variedades, não deixa nada a desejar para nenhuma outra no mundo. A gastronomia é uma mistura do tempero brasileiro, italiano e alemão, mas tendo como marca registrada o pampa.

Pratos feitos com carnes são a preferência do povo gaúcho. Entre eles o tradicional churrasco, que é a referência da culinária do Sul do país. Confira um “top list” com dez pratos típicos do Rio Grande do Sul.

Churrasco

A origem do prato é desconhecida, porém, muitos atribuem aos países dos pampas do Sul da América Latina: Argentina, Uruguai e Brasil (mais especificamente, no próprio Rio Grande do Sul). Foi nestes locais que os chamados gaúchos tornaram o prato conhecido e típico.

 


Arroz de Carreteiro

Popularmente conhecido como “Carreteiro”, é um dos mais populares pratos do Rio Grande do Sul. O prato surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois coziam, em panela de ferro, uma mistura de charque picada com arroz. A forma de preparar continua basicamente a mesma até hoje.



Tainha na Taquara

A região litorânea do Estado também tem pratos que ilustram o cardápio de comidas típicas. A tainha na taquara é mais popular no litoral sul e na região do lago Guaíba e suas ilhas, como a ilha da Pintada. O prato constitui-se de uma tainha – ou anchova – assada sobre a lenha em brasa presa a um espeto feito de bambu-taquara. Também é o prato típico mais vendido durante a Festa do Mar, realizada de dois em dois anos na cidade de Rio Grande.



Matambre recheado

Mais um prato feito a base de carne é o matambre recheado. Típico do Rio Grande do Sul e de países vizinhos, como Uruguai, Argentina e Paraguai. O matambre recheado é feito com a carne de mesmo nome, com o recheio de salsa picada, fatias de cenoura, pimenta e pimentão moído, ovos cozidos duros e condimentado com um pouco de azeite e sal.



Espinhaço de ovelha com aipim

Dessa vez a carne é a de ovelha. O espinhaço é uma parte da ovelha que vai do pescoço ao lombo e, normalmente, é dividido em pedaços (nacos, ripas) para ser consumido. Esse corte é conhecido por ser extremamente macio.



Paçoca de pinhão com carne assada

A Paçoca de Pinhão é um dos pratos típicos gaudérios que fogem um pouco da culinária convencional, mas sem perder a praticidade do preparo. A receita era feita pelos índios do sul que caminhavam longas distâncias e precisavam de energia.



Ambrosia

A Ambrosia é uma sobremesa tradicional portuguesa. É também o mais antigo doce de Minas Gerais e igualmente muito popular no Rio Grande do Sul. O doce também é conhecido com Manjar dos Deuses e é basicamente feito com leite, ovos e açúcar.



Sagu com creme

Impossível falar de doces típicos do Rio Grande do Sul, sem falar no sagu com creme. A sobremesa mais comum na mesa dos gaúchos, principalmente, nos domingos pós churrasco.



Papo-de-anjo

O Papo-de-Anjo é um doce típico português, assim como a maioria dos doces a base de ovos, especificamente da gema. Também é uma sobremesa muito tradicional na culinária gaúcha.



Cuca

A cuca é um pão doce, típico da culinária alemã. Com a forte colonização deste povo europeu, o prato acabou se popularizando e hoje é muito comum você tomar um café, acompanhado de uma boa cuca.



Fonte: https://revistasaboresdosul.com.br/top-list-a-tradicional-culinaria-gaucha/

 


 

1.      Copiar e responder no caderno:

 

Atividades

 

1.      Quais são os 10 pratos típicos da culinária gaúcha apresentados no texto?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2.      Você já comeu alguns deles? Quais?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.      Como vimos, alguns pratos são típicos de outras culturas e acabaram se tornando parte da culinária gaúcha. Escreva os pratos que, de acordo com o texto, são típicos ou possuem influência dos:

a)      Portugueses:________________________________________________________

 

b)      Alemães:___________________________________________________________

 

 

c)      Indígenas:__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.