ALUNOS E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser
COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de
imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas
tarefas deverão ser mostradas à professora.
1.
Escrever a data e
a rotina no caderno de PORTUGUÊS:
Rotina:
- Gramática: substantivos;
- Atividades;
- Leitura
2.
Há algumas
semanas estudamos um pouco de gramática, relembrando os substantivos, artigos e adjetivos.
Nesta semana daremos sequência, relembrando
alguns tipos de substantivos:
Não precisa copiar!
Substantivos
Próprio e Comum
Vídeo
mostrado na semana 7.
Se possível,
olhe novamente para relembrar.
·
Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: Porto Alegre, Brasil,
Presidente Vargas, Totó.
·
Substantivos
comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie
(animais, plantas, objetos), por exemplo: cidade, país, escola, cachorro.
Gênero
do Substantivo: Feminino e Masculino
Agora que relembramos, vamos fazer umas
atividades.
COPIAR E FAZER no caderno de Português.
Atividades
1. Procurar NA
SUA CASA e escrever:
a) Três substantivos próprios:
Por exemplo: LG, Martina...
b) Três substantivos comuns:
Por exemplo: Mesa, porta...
2. Completar as frases com SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS:
a) ________________________ é a minha professora.
b) ________________________ é uma cidade bonita.
c) Moro na rua ________________________________.
d) Você conhece o _____________________________?
Ele é meu colega.
e) ____________________ é uma amiga muito
querida!
3. Completar com SUBSTANTIVOS COMUNS:
a) Tomei ____________________ na minha
___________________.
b) Usei _____________________ para escrever.
c) Nadei na ___________________.
d) Fui passear com meu ______________________________.
e) Adoro brincar com minha
______________________________.
4. Escrever as palavras do quadro no lugar
correto:
5. Passar as palavras para o FEMININO:
a) Homem – MULHER
b) Menino –
c) Boi –
d) Gato –
e) Vô –
f) Irmão –
g) Doutor –
6. Passar as palavras para o MASCULINO:
a) Gaúcha – GAÚCHO
b) Aluna –
c) Amiga –
d) Leoa –
e) Tia –
f) Galinha –
g) Professora –
MOMENTO DE LEITURA:
Vocês estão lendo neste período de isolamento?
Acesse o link abaixo e escolha no mínimo um livro para ler
nesta semana.
Existe a opção de escutar a história. Você pode ler,
escutar e ler novamente, pode ler em voz alta também. Vamos treinar a leitura!!
Anote o(s) nome(s) do(s) livro(s) que você escolheu.
💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚
SEMANA
12 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:
Rotina:
- Correção das atividades com gráfico;
- Atividades de divisão
2. Correção das atividades com gráfico:
Pipoca: 200 + 250
= 450
Quentão: 250 +
300 = 550
Refrigerante: 500
+ 600 = 1.100
Bolo de milho:
350 + 250 = 600
Pinhão: 150 + 250
= 400
Maçã do amor: 150
+ 300 = 450
Pescaria = 450 +
500 = 950
Cachorro-quente:
400 + 450 = 850
Agora copiar no caderno e responder:
a) Qual item
foi mais vendido?
R: O refrigerante.
R: O pinhão.
c) Algum item
foi vendido na mesma quantidade?
Sim, a pipoca e a maçã do amor.
d) Qual a
diferença vendida entre o refrigerante e o quentão?
1.100 – 550 = 550
A diferença foi de 550 copos.
e) Qual a
diferença vendida entre o bolo de milho e o cachorro quente?
850 - 600 = 250
A diferença foi de 250.
Foram vendidos 250 pedaços de bolo a menos do que os
cachorros-quentes.
_________________________________________________________________________________
1. Atividades de divisão.
Como
já estudamos, a divisão é a operação inversa da multiplicação.
Observar os exemplos e faça em seu
caderno:
a) Se 18 : 2 = _______, então 2 x _____
= ______
b) Se 16 : 2 = _______, então 2 x _____
= ______
c) Se 8 : 2 = _______, então 2 x _____ =
______
d) Se 2 x 5 = _______, então _____ : 2 = ______
e) Se 2 x 9 = _______, então _____: 2 =
______
2. Utilizando a tabuada do 2, resolver os
cálculos de divisão:
Vamos fazer juntos as questões “a” e
“b”?
*vídeos
3. Agora é com você:
a) 105 : 2 =
b) 148 : 2 =
c) 74 : 2 =
d) 125 : 2 =
e) 197 : 2=
f) 173 : 2 =
g) 98 : 2 =
h) 136 : 2 =
💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓
SEMANA
12 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1.
Escrever a data e
a rotina no caderno de CIÊNCIAS:
Rotina:
- Retomada da
aula anterior;
- Corpo humano:
células
Gostaram das atividades da semana
passada?
Esperamos que sim!
Lembram do tema da aula?
* Para ilustrar a explicação sobre o assunto, assistir aos seguintes vídeos sobre as células, que são as menores partes do nosso corpo:
2. Copiar em seu caderno o texto e as
questões abaixo:
💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜
SEMANA 12 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
1.
Escrever a data e
a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Comentários sobre a semana anterior;
- Vdeo: Vida Maria;
- Atividades
2. Semana
passada estudamos sobre a migração nordestina e sobre a seca que foi um dos
grandes motivos para os nordestinos terem migrado para outras regiões.
Foi pedido
que vocês analisassem duas telas.
A seguir
farei alguns comentários.
Tela 1:
Retirantes
Comentários sobre a tela:
O nome da tela é “Retirantes” que é um termo usado para designar o nordestino que migra fugindo da
seca.
Em relação a esta primeira tela é importante que você tenha observado que é uma família no sertão. Têm pessoas idosas, adultos e crianças, todos bem magros, com expressões tristes e usando roupas que aparentam ser velhas. Estão caminhando com “trouxas” nas mãos como se estivessem se mudando, procurando outro lugar para morar. Aparentemente estão em uma situação bem precária, colocando em risco suas sobrevivências, especialmente das crianças.
Em relação a esta primeira tela é importante que você tenha observado que é uma família no sertão. Têm pessoas idosas, adultos e crianças, todos bem magros, com expressões tristes e usando roupas que aparentam ser velhas. Estão caminhando com “trouxas” nas mãos como se estivessem se mudando, procurando outro lugar para morar. Aparentemente estão em uma situação bem precária, colocando em risco suas sobrevivências, especialmente das crianças.
Tela 2:
Criança morta
Comentários sobre a tela:
Nesta segunda tela é possível observar que são as mesmas pessoas, sendo que uma das crianças está morta. Parece ser o mesmo lugar da primeira tela, no entanto, na primeira tela as cores usadas são mais escuras. Esta cena é bem forte, mas infelizmente retrata uma realidade, pois muitas famílias em função da seca e da miséria migravam para outros lugares buscando condições melhores de vida, mas acabavam morrendo em função da fome, de doenças, etc.
Nesta segunda tela é possível observar que são as mesmas pessoas, sendo que uma das crianças está morta. Parece ser o mesmo lugar da primeira tela, no entanto, na primeira tela as cores usadas são mais escuras. Esta cena é bem forte, mas infelizmente retrata uma realidade, pois muitas famílias em função da seca e da miséria migravam para outros lugares buscando condições melhores de vida, mas acabavam morrendo em função da fome, de doenças, etc.
Respostas da pesquisa:
a) O
significado de XENOFOBIA:
A palavra xenofobia tem
origem grega e significa, basicamente, aversão ao estrangeiro. A xenofobia é
um tipo de preconceito contra quem nasceu em um lugar diferente do seu.
Normalmente, ela está associada ao racismo e expressa-se, por vezes, por meio
da intolerância religiosa ou dos preconceitos acerca do local de origem da
vítima.
b) Quem foi CÂNDIDO PORTINARI?
- Cândido Torquato Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903 em uma fazenda de café, na cidade de Brodowski, interior de São Paulo.
- Candido
Portinari foi um importante artista
plástico brasileiro da fase modernista.
- Reconhecido mundialmente, recebeu diversos prêmios e participou de inúmeras exposições.
- Além da pintura, Portinari também se dedicou à ilustração, gravura e à docência, sendo professor de artes plásticas.
- Portinari pintou quase cinco mil obras e conseguiu prestígio nacional e internacional dificilmente igualado no Brasil.
- Faleceu em 6 de fevereiro de 1962.
1.
Assistir com muita
atenção ao vídeo “Vida Maria”:
O curta-metragem é uma
narrativa de Márcio Ramos que se passa no interior do sertão do nordeste
brasileiro e conta a história de três gerações de mulheres de uma mesma
família.
1.
Copiar e responder as questões abaixo no caderno:
a) Onde se
passa a história?
b) O que Maria
estava fazendo quando sua mãe a chamou?
c) Ela parecia
feliz por estar escrevendo seu nome?
d) A leitura,
a escrita e os aprendizados escolares são imprescindíveis para que possamos
exercer a cidadania. Para a Maria houve essa oportunidade?
e) A mãe da
Maria a chamou para trabalhar, mostrando que o estudo não tinha importância,
mas quando olhamos o caderno da Maria, vemos que a sua mãe passou pela mesma
situação. Então por que a mãe dela fez com ela o mesmo que fez a sua mãe?
f) Qual das
Marias era a mãe da Maria José?
g) Há
felicidade do personagem da história? Por quê?
h) Vocês acham
que viver sofrendo como todos que a antecederam era o que as Marias do filme
queriam para seus filhos?
i) Porque, no
final, a Maria José diz: “Fica aí, desenhando o nome…” ? Por que ela não
diz escrevendo o nome?
j) Mulheres
que sofrem como essas “Marias” do filme ainda existem?
k) Em
situações idênticas de vida, quais seriam as alternativas que vocês
apresentariam para mudar a vida dessas “Marias”?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.