terça-feira, 21 de abril de 2020

B21 e B22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR


Olá Turma B21 e B22 !

Sejam bem-vindos no ambiente  neste blog que é agora nosso ambiente de aprendizagem!
Vamos então começar a aula... com este assunto:


BIDIMENSIONAL E TRIDIMENSIONAL



Você já conhece estas duas palavras? 

Para começar vamos observar as duas ilustrações abaixo, elas são do artista brasileiro Rubem Valentim. Na imagem de cima temos uma pintura e na debaixo uma escultura.  Na pintura, é possível observar que as formas são mais "achatadas", planas, não tem profundidade. Já na imagem abaixo desta, podemos notar que é um trabalho bem diferente! Vemos uma peça  e suas formas recortadas que aparecem no meio de um parque. É uma esculturaE o que que dizer isto? Que é um tipo de trabalho de arte que possui uma altura, uma largura e uma profundidade. Portanto, ela tem três dimensões.
Já na  pintura, se pegarmos uma régua para medir, só encontraremos duas dimensões, que são a altura e a largura. 




Pintura de Rubem Fonseca                                   Escultura do artista Rubem Valentim.


Então, revisando:

Bidimensional: possui apenas duas dimensões: a altura e a largura.
Exemplos: uma pintura, um desenho ou uma simples folha de papel.

Tridimensional: sempre apresenta três dimensões: altura, largura e profundidade.
Exemplos: Uma escultura, uma pirâmide, uma caixa, uma geladeira, etc. 

Em uma pintura ou um mural, quase sempre temos de olhar de frente para apreciar o trabalho. Já na escultura, podemos caminhar ao redor do trabalho, descobrindo as formas de outros pontos de vista.  Tudo isto é um assunto longo e talvez difícil, que poderemos ver melhor na sala de aula. Mas agora faremos uma atividade para  entender melhor o bidimensional e o tridimensional.


Atividades:

Etapas:

1) Escolha uma embalagem de algum produto em forma de caixa em papelão, de tamanho médio ou pequeno. 

2) Abra esta embalagem com cuidado e cola sobre uma folha de papel. Assim você  será capaz de perceber  como um objeto que era  antes tridimensional (a caixa),  passa agora  ter agora apenas duas medidas: altura e largura (bidimensional). 

3) Com uma régua e lápis, copie  em outra folha o desenho  da embalagem aberta, tentando mostrar todas as dobras que  o papel tem de ter para poder se transformar numa caixa.  Veja os passos abaixo: 




1 Fotografia de embalagem montada        2  Fotografia de embalagem aberta.



                     3) Desenho da embalagem aberta, mostrando as dobras do papelão que formam a caixa. 



IMPORTANTE:

Esta atividade deverá ser entregue ao professor em sala de aula, assim que retornarmos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.