Olá Turma B21 e B22 !
Sejam bem-vindos no ambiente neste blog que é agora nosso ambiente de aprendizagem!
Vamos então começar a aula... com este assunto:
BIDIMENSIONAL E TRIDIMENSIONAL
Você já conhece estas duas palavras?
Para começar vamos observar as duas ilustrações abaixo, elas são do artista brasileiro Rubem Valentim. Na imagem de cima temos uma pintura e na debaixo uma escultura. Na pintura, é possível observar que as formas são mais "achatadas", planas, não tem profundidade. Já na imagem abaixo desta, podemos notar que é um trabalho bem diferente! Vemos uma peça e suas formas recortadas que aparecem no meio de um parque. É uma escultura. E o que que dizer isto? Que é um tipo de trabalho de arte que possui uma altura, uma largura e uma profundidade. Portanto, ela tem três dimensões.
Já na pintura, se pegarmos uma régua para medir, só encontraremos duas dimensões, que são a altura e a largura.
Pintura de Rubem Fonseca Escultura do artista Rubem Valentim.
Então, revisando:
Pintura de Rubem Fonseca Escultura do artista Rubem Valentim.
Então, revisando:
Bidimensional: possui apenas duas dimensões: a altura e a largura.
Exemplos: uma pintura, um desenho ou uma simples folha de papel.
Tridimensional: sempre apresenta três dimensões: altura, largura e profundidade.
Exemplos: Uma escultura, uma pirâmide, uma caixa, uma geladeira, etc.
Em uma pintura ou um mural, quase sempre temos de olhar de frente para apreciar o trabalho. Já na escultura, podemos caminhar ao redor do trabalho, descobrindo as formas de outros pontos de vista. Tudo isto é um assunto longo e talvez difícil, que poderemos ver melhor na sala de aula. Mas agora faremos uma atividade para entender melhor o bidimensional e o tridimensional.
Atividades:
Etapas:
1) Escolha uma embalagem de algum produto em forma de caixa em papelão, de tamanho médio ou pequeno.
2) Abra esta embalagem com cuidado e cola sobre uma folha de papel. Assim você será capaz de perceber como um objeto que era antes tridimensional (a caixa), passa agora ter agora apenas duas medidas: altura e largura (bidimensional).
3) Com uma régua e lápis, copie em outra folha o desenho da embalagem aberta, tentando mostrar todas as dobras que o papel tem de ter para poder se transformar numa caixa. Veja os passos abaixo:
IMPORTANTE:
Esta atividade deverá ser entregue ao professor em sala de aula, assim que retornarmos.
Em uma pintura ou um mural, quase sempre temos de olhar de frente para apreciar o trabalho. Já na escultura, podemos caminhar ao redor do trabalho, descobrindo as formas de outros pontos de vista. Tudo isto é um assunto longo e talvez difícil, que poderemos ver melhor na sala de aula. Mas agora faremos uma atividade para entender melhor o bidimensional e o tridimensional.
Atividades:
Etapas:
1) Escolha uma embalagem de algum produto em forma de caixa em papelão, de tamanho médio ou pequeno.
2) Abra esta embalagem com cuidado e cola sobre uma folha de papel. Assim você será capaz de perceber como um objeto que era antes tridimensional (a caixa), passa agora ter agora apenas duas medidas: altura e largura (bidimensional).
3) Com uma régua e lápis, copie em outra folha o desenho da embalagem aberta, tentando mostrar todas as dobras que o papel tem de ter para poder se transformar numa caixa. Veja os passos abaixo:
1 Fotografia de embalagem montada 2 Fotografia de embalagem aberta.
3) Desenho da embalagem aberta, mostrando as dobras do papelão que formam a caixa.
IMPORTANTE:
Esta atividade deverá ser entregue ao professor em sala de aula, assim que retornarmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.