terça-feira, 25 de agosto de 2020

B22 - PROFESSORA CAMILA - SEMANA 19

 




ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.


SEMANA 19 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Texto: A Lenda do Saci-Pererê;
- interpretação textual;
- “adivinhas”;
- leitura deleite.

2. Leitura do texto (não precisa copiar).

A Lenda do Saci-Pererê

      O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
     Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.   
   O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras nas matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal. 
     Diz o mito que ele se desloca rapidamente dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro (carapuça) e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”. Este terá o direito de fazer um pedido ao Saci, que deverá realizá-lo.
    Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a lenda, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.   
     Entre as travessuras preferidas do Saci, podemos citar: esconder brinquedos de crianças, dar nó em crina de cavalos, bagunçar as roupas de cama, derramar sal e açúcar na cozinha, apagar o fogo de fogões à lenha e assustar as pessoas com um forte e estranho assobio.
      A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos. 

3. Copiar e responder as atividades.

Interpretação de texto

1)  Qual é a origem da lenda do Saci?
2) Qual foi a influência africana na imagem do Saci? Explique.
3) Descreva o comportamento do Saci.
4) Cite as travessuras do Saci.
5) De que maneira o Saci se locomove?
6) O que fazer para que o Saci obedeça a seu proprietário?
7) Como o mito do saci ficou conhecido nos grandes centros urbanos?
8) Qual é a marca registrada do saci ?
9) Qual é o dia do saci?
10) Marque as alternativas abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F).

(    ) O Saci ficou com uma perna só porque foi maltratado pelo seu patrão

(     ) O Saci é um grande conhecedor de ervas medicinais

(   ) O Saci é um personagem que provavelmente surgiu com os índios, mas depois sofreu influência da cultura africana

(     ) Uma das travessuras do Saci é assustar crianças desobedientes


4. “Adivinhas”.

As “adivinhas” são criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e folclore brasileiro.

Leia as adivinhas abaixo e tente acertar as respostas. É bem divertido!!

Depois, escolha 5 que você mais gostou e copie-as em seu caderno.





5. Leitura deleite.


A sugestão de leitura desta semana é sobre outra lenda, a lenda do Lobisomem.

Acesse o link abaixo:

Boa leitura!!

Vocês também podem acessar o Audiolivro com 5 lendas brasileiras:







SEMANA 19 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Multiplicação e divisão utilizando a tabuada do 8;
- calculando mentalmente;
- problemas matemáticos.

2. Nesta semana continuaremos com nossos cálculos de multiplicação e divisão. Faremos cálculos utilizando a tabuada do 8.


Atividades:

1. Observe os exemplos e faça em seu caderno:

a) Se 16 : 8 = 2, então 8 x 2 = 16. 


b) Se 24 : 8 = 3, então 8 x 3 = 24. 



A audiodescrição das imagens será adicionada posteriormente.
Agora você:

c) Se 8 : 8  = _______, então 8 x _____ = ______

d) Se 40 : 8 = _______, então 8 x _____ = ______

e) Se 32 : 8 = _______, então 8 x _____ = ______

f) Se 8 x 8 = _______, então  _____ : 8 = ______

g) Se 8 x 6 = _______, então _____: 8 = ______


2. Arme e calcule as divisões:



a) 648 : 8 =
b) 352 : 8 =
c) 736 : 8 =
d) 584 : 8 =
e) 488 : 8 =
f) 376 : 8 =
g) 729 : 8 =
h) 186 : 8 =
i) 208 : 8 =
j) 688 : 8 =


Não esqueça! Alguns cálculos podem sobrar resto!!!


3. Calculando mentalmente (se precisar, podes montar contas):






4. Copie e resolva os probleminhas matemáticos:






SEMANA 19 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS

1. Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Atividades;
- Sistema respiratório.

Atividades

1. Encontre palavras no caça-palavras abaixo relacionadas ao sistema digestório e anote as palavras encontradas em seu caderno.




Gabrielle: O caça-palavras é pequeno, acredito que alguém possa soletrar as letras para você copiá-lo. Assim, também poderá procurar as palavras.


2. Qual dessas imagens abaixo NÃO está relacionada ao SISTEMA DIGESTÓRIO?

Anote em seu caderno.



A audiodescrição das imagens será adicionada posteriormente.

3. Agora começaremos a estudar sobre outro sistema, o Sistema Respiratório.

Copie em seu caderno o texto abaixo.







SEMANA 19 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- Imigrantes Portugueses;
- vídeo.

2. Já estudamos um pouco sobre os imigrantes italianos e alemães. Nesta semana, começaremos a estudar sobre os imigrantes portugueses.
Copie e leia o texto abaixo:


Os Imigrantes Portugueses no Brasil


     A imigração teve início no Brasil a partir de 1530, quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra. 
        A criação do governo-geral em 1549 atraiu muitos portugueses para a Bahia. A partir de então, a migração tornou-se mais constante. O movimento de portugueses para o Brasil foi relativamente pequeno no século XVI, mas cresceu durante os cem anos seguintes e atingiu cifras expressivas no século XVIII. Embora o Brasil fosse, no período, um domínio de Portugal, esse processo tinha, na realidade, sentido de imigração.
       A descoberta de minas de ouro e de diamantes em Minas Gerais foi o grande fator de atração migratória. Calcula-se que nos primeiros cinquenta anos do século XVIII entraram só em Minas, mais de 900.000 pessoas. No mesmo século, registra-se outro movimento migratório: o de açorianos para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amazônia, estados em que fundaram núcleos que mais tarde se tornaram cidades prósperas.

  
https://images.app.goo.gl/yVMK9J1xiMgrNp1w9

A audiodescrição da imagem será adicionada posteriormente.

3. Assistir ao vídeo: Raízes do Brasil: Os Portugueses.



A audiodescrição do vídeo será adicionada posteriormente.








Uma ótima semana a todos!!
Beijos.💋💋







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.