ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.
SEMANA 19 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
1. Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:
Rotina:
- Texto: A Lenda do Saci-Pererê;
- interpretação textual;
- “adivinhas”;
- leitura deleite.
2. Leitura do texto (não precisa copiar).
A Lenda do Saci-Pererê
O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.
O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras nas matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.
Diz o mito que ele se desloca rapidamente dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro (carapuça) e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”. Este terá o direito de fazer um pedido ao Saci, que deverá realizá-lo.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a lenda, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.
Entre as travessuras preferidas do Saci, podemos citar: esconder brinquedos de crianças, dar nó em crina de cavalos, bagunçar as roupas de cama, derramar sal e açúcar na cozinha, apagar o fogo de fogões à lenha e assustar as pessoas com um forte e estranho assobio.
A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos.
3. Copiar e responder as atividades.
Interpretação de texto
1) Qual é a origem da lenda do Saci?
2) Qual foi a influência africana na imagem do Saci? Explique.
3) Descreva o comportamento do Saci.
4) Cite as travessuras do Saci.
5) De que maneira o Saci se locomove?
6) O que fazer para que o Saci obedeça a seu proprietário?
7) Como o mito do saci ficou conhecido nos grandes centros urbanos?
8) Qual é a marca registrada do saci ?
9) Qual é o dia do saci?
10) Marque as alternativas abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) O Saci ficou com uma perna só porque foi maltratado pelo seu patrão
( ) O Saci é um grande conhecedor de ervas medicinais
( ) O Saci é um personagem que provavelmente surgiu com os índios, mas depois sofreu influência da cultura africana
( ) Uma das travessuras do Saci é assustar crianças desobedientes
4. “Adivinhas”.
As “adivinhas” são criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e folclore brasileiro.
Leia as adivinhas abaixo e tente acertar as respostas. É bem divertido!!
Depois, escolha 5 que você mais gostou e copie-as em seu caderno.
5. Leitura deleite.
A sugestão de leitura desta semana é sobre outra lenda, a lenda do Lobisomem.
Acesse o link abaixo:
Boa leitura!!
Vocês também podem acessar o Audiolivro com 5 lendas brasileiras:
SEMANA 19 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:
Rotina:
- Multiplicação e divisão utilizando a tabuada do 8;
- calculando mentalmente;
- problemas matemáticos.
2. Nesta semana continuaremos com nossos cálculos de multiplicação e divisão. Faremos cálculos utilizando a tabuada do 8.
Atividades:
1. Observe os exemplos e faça em seu caderno:
a) Se 16 : 8 = 2, então 8 x 2 = 16.
b) Se 24 : 8 = 3, então 8 x 3 = 24.
• A audiodescrição das imagens será adicionada posteriormente.
Agora você:
c) Se 8 : 8 = _______, então 8 x _____ = ______
d) Se 40 : 8 = _______, então 8 x _____ = ______
e) Se 32 : 8 = _______, então 8 x _____ = ______
f) Se 8 x 8 = _______, então _____ : 8 = ______
g) Se 8 x 6 = _______, então _____: 8 = ______
2. Arme e calcule as divisões:
a) 648 : 8 =
b) 352 : 8 =
c) 736 : 8 =
d) 584 : 8 =
e) 488 : 8 =
f) 376 : 8 =
g) 729 : 8 =
h) 186 : 8 =
i) 208 : 8 =
j) 688 : 8 =
Não esqueça! Alguns cálculos podem sobrar resto!!!
3. Calculando mentalmente (se precisar, podes montar contas):
4. Copie e resolva os probleminhas matemáticos:
SEMANA 19 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1. Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:
Rotina:
- Atividades;
- Sistema respiratório.
Atividades
1. Encontre palavras no caça-palavras abaixo relacionadas ao sistema digestório e anote as palavras encontradas em seu caderno.
Gabrielle: O caça-palavras é pequeno, acredito que alguém possa soletrar as letras para você copiá-lo. Assim, também poderá procurar as palavras.
2. Qual dessas imagens abaixo NÃO está relacionada ao SISTEMA DIGESTÓRIO?
Anote em seu caderno.
• A audiodescrição das imagens será adicionada posteriormente.
3. Agora começaremos a estudar sobre outro sistema, o Sistema Respiratório.
Copie em seu caderno o texto abaixo.
SEMANA 19 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
1. Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Imigrantes Portugueses;
- vídeo.
2. Já estudamos um pouco sobre os imigrantes italianos e alemães. Nesta semana, começaremos a estudar sobre os imigrantes portugueses.
Copie e leia o texto abaixo:
Os Imigrantes Portugueses no Brasil
A imigração teve início no Brasil a partir de 1530, quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra.
A criação do governo-geral em 1549 atraiu muitos portugueses para a Bahia. A partir de então, a migração tornou-se mais constante. O movimento de portugueses para o Brasil foi relativamente pequeno no século XVI, mas cresceu durante os cem anos seguintes e atingiu cifras expressivas no século XVIII. Embora o Brasil fosse, no período, um domínio de Portugal, esse processo tinha, na realidade, sentido de imigração.
A descoberta de minas de ouro e de diamantes em Minas Gerais foi o grande fator de atração migratória. Calcula-se que nos primeiros cinquenta anos do século XVIII entraram só em Minas, mais de 900.000 pessoas. No mesmo século, registra-se outro movimento migratório: o de açorianos para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amazônia, estados em que fundaram núcleos que mais tarde se tornaram cidades prósperas.
https://images.app.goo.gl/yVMK9J1xiMgrNp1w9
• A audiodescrição da imagem será adicionada posteriormente.
3. Assistir ao vídeo: Raízes do Brasil: Os Portugueses.
• A audiodescrição do vídeo será adicionada posteriormente.
Uma ótima semana a todos!!
Beijos.💋💋
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.