Segue uma foto minha com meu filho Arthur, após um passeio rápido de patinet... com todas as recomendações possíveis... máscara e álcool em gel no bolso, com uso frequente quando sair de casa...
💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗
ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser
COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de
imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas
tarefas deverão ser mostradas à professora.
1.
Escrever a data e
a rotina no caderno de PORTUGUÊS:
Rotina:
- Texto: Meio Ambiente;
- Atividades;
- Texto: ABC da Vida.
2.
Você sabia que
dia 5 de junho foi o dia do Meio Ambiente?
Copiar e ler o texto abaixo sobre este tema
tão importante:
Atividades:
3. Escrever as
palavras que você encontrou no caça-palavras:
4. Escolha 3
palavras e crie uma frase com cada:
a)____________________________________________________________________
b)____________________________________________________________________
c)____________________________________________________________________
5.
De acordo com o
texto, o que é o meio ambiente?
6. Nem sempre o
homem fez e faz as mudanças no ambiente com consciência, ou seja, se
preocupando com o meio ambiente. E você, se preocupa e cuida do meio
ambiente?_________ Se sim, conte atitudes suas que ajudam o meio ambiente:
7. Quantos
parágrafos o texto possui?
8. Retire do texto:
a) Um substantivo próprio:
b) Três substantivos comuns:
c) Uma palavra oxítona:
d) Uma palavra paroxítona:
e) Uma palavra proparoxítona:
TEXTO: ABC DA VIDA
** Somente para leitura**
💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚
SEMANA 8 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:
Rotina:
-
Atividades sobre os numerais;
- Desafio
2. Nesta semana continuaremos realizando
atividades sobre os numerais:
Atividades:
3. Qual o antecessor e
o sucessor:
a) _____________ - 10.000 - ______________
b) _____________ - 16.999 - ______________
c) _____________ - 25.210 - ______________
d) _____________ - 58.300 - ______________
e) _____________ - 71.019 - ______________
4.
Escrever por
extenso:
a) 11.030 =
b) 15.341 =
c) 52.670 =
d) 70.009 =
e) 98.615 =
5. Representar com
numerais:
a) O ano em que você nasceu:
b) O ano em que estamos:
c) O ano passado:
d) O próximo ano:
e) O ano em que você começou a estudar na Escola
Presidente Vargas:
6.
Qual é o número?
a) 5 DM, 6 UM, 7 centenas, 2 dezenas e 9
unidades:
b) 8 DM, 3 centenas e 8 unidades:
c) 3 UM e 4 dezenas:
d) 9 DM e 1 UM:
e) 2 DM, 5 UM, 6 centenas e 7 dezenas:
7. Observar o número 46.925 e responder:
a) Quantos algarismos este número possui?
b) Qual seu antecessor?
c) Qual seu sucessor?
d) Quantas unidades de milhar?
e) Qual o VR (Valor Relativo ou Valor de Lugar)
do algarismo das dezenas de milhar?
Vamos fazer um desafio?
Não precisa copiar em seu caderno. Anote
somente as respostas:
Rui:________________________
Pedro:______________________
Ari:________________________
Júlio:_______________________
Rafael:______________________
💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛
SEMANA
8 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1.
Escrever a data e
a rotina no caderno de CIÊNCIAS:
Rotina:
- Meio ambiente/
decomposição;
- Atividades
2.
Como vimos em
Português, dia 5 foi o “Dia do Meio Ambiente”.
Nas semanas anteriores estávamos estudando a alimentação
dos seres humanos que na cadeia alimentar fazem parte dos CONSUMIDORES.
Nesta semana vamos retomar o estudo da cadeia
alimentar, focando nos DECOMPOSITORES.
Você lembra que estudamos que os
DECOMPOSITORES são muito importantes para o meio ambiente?
Primeiro, você lembra o que significa
decomposição?
Vamos fazer algumas tarefas para relembrar
(não precisa escrever):
·
Todos nós conhecemos e já comemos
algum tipo de fruta, verdura e legumes, não é mesmo? Qual a origem desse tipo
de alimento?
·
Alguém já observou o que acontece com
esses alimentos se forem deixados, ou esquecidos em algum lugar por algum
tempo?
Veja o vídeo abaixo sobre a decomposição de
frutas e legumes:
** A
produção desse vídeo durou 74 dias, no qual foi registrada uma foto a cada 40
minutos e montado o vídeo para demonstrar o processo.
Atividades:
3. Copiar e
responder as questões abaixo depois de olhar o vídeo (olhar quantas vezes for
necessário). Não se preocupe se não conseguir responder alguma questão!
a) O que aconteceu com os alimentos?
b) Todos sofreram a transformação ao mesmo tempo?
c) O que ocasionou essa transformação?
d) Para onde vão essas partículas após essa transformação?
e) Perceberam que no final do vídeo aparece um ramo brotando? Por que isso
aconteceu?
f) Algum fator poderia ter influenciado na velocidade dessa transformação?
4. Você já comeu alguma fruta direto da árvore?
a) Onde foi? Qual era a fruta?
b) Haviam frutas caídas no chão? Como estavam?
5. Ler a história abaixo e responder as questões:
Copiar apenas as
questões.
Lili é uma menina
esperta e observadora, presta atenção em tudo à sua volta. Todo final de
semana, ela passeia no parque da cidade que possui muitas árvores. Ela adora
brincar em um balanço que fica ao lado de um pessegueiro; enquanto balança ela
observa tudo à sua volta. A menina percebeu que o pessegueiro estava carregado
de pêssegos maduros, inclusive que alguns deles já haviam caído do pé e estavam
no chão. Na semana seguinte, quando Lili voltou ao parque, enquanto balançava
em seu brinquedo preferido observou o pessegueiro e percebeu um cenário
diferente. A menina, curiosa e observadora desceu do balanço e foi até ele
olhar bem de perto, percebeu que dos belos pêssegos que estavam no chão haviam
dado lugar a pedaços menores da fruta e escuros, com diversas manchas e um
aspecto muito nojento! Nesse mesmo momento, Lili pensou: “o que aconteceu com
as frutas que estavam aqui?”
a) Será que essas frutas do chão já estavam maduras?
b) O que acontece com as frutas que caem das árvores e ninguém recolhe?
c) Sofrendo os efeitos do sol e da chuva, o que pode acontecer com essas
frutas?
d) O que ocasionou essa transformação?
e) Para onde vão essas partículas após essa transformação?
f) Será que se essas frutas tivessem sido recolhidas e guardadas por alguma
pessoa aconteceria o mesmo?
ATENÇÃO!!
Não se preocupe caso não consiga responder
todas as questões. O importante é você tentar e refletir sobre elas para que na
próxima semana possamos dar continuidade ao estudo.
1.
Escrever a data e
a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Modificações no meio ambiente de Porto
Alegre.
2.
Como vimos no
texto de português, o meio ambiente sofre muitas transformações.
Ler e reflita sobre estas questões (não
precisa escrever):
Como era nossa cidade há muitos anos?
Será que tiveram muitas mudanças?
As pessoas cuidavam do meio ambiente?
3.
Observar as imagens
abaixo e veja algumas transformações ocorridas em Porto Alegre:
a. Você acha que tiveram muitas mudanças
ambientais em Porto Alegre?
b. Citar algumas coisas que te chamaram a atenção.
c. Na sua opinião, quais foram as maiores
mudanças?
d. O que você acha que melhorou?
e. O que você acha que piorou?
f. Você reconheceu alguns lugares? Quais?
g. Essas imagens são muito antigas. Você acha que
daquele tempo até hoje, as pessoas tiveram boas atitudes relacionadas ao meio
ambiente da nossa cidade? Explicar a sua resposta.
Na próxima semana comentaremos estas questões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.