terça-feira, 11 de agosto de 2020

TURMAS A11 E A12 - PROFESSORA QUÉZIA - SEMANA 17

 OI TURMA! 🙋

DESEJO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊS!

ENQUANTO NÃO É POSSÍVEL O RETORNO À ESCOLA, SEGUIMOS POR AQUI COM O ESTUDO À DISTÂNCIA.

ESTAMOS NA NOSSA SEMANA DE NÚMERO 17!

POR FALAR EM  SEMANA... NA PASSADA, GOSTARAM DA HISTÓRIA DO RATINHO QUE COLHEU O MORANGO VERMELHO MADURO? EU GOSTO MUITO DE MORANGO E VOCÊS? ALIÁS, EU GOSTO MUITO DE FRUTAS!! ALÉM DE SABOROSAS, ELAS FAZEM MUITO BEM PARA A NOSSA SAÚDE! SÃO ALIMENTOS MUITO IMPORTANTES PARA O NOSSO CORPO!!

VOCÊS DESCOBRIRAM VÁRIAS FRUTAS CUJO NOME INICIA COM A LETRAS M, NÃO É MESMO? EU CONHEÇO 7: MORANGO, MAÇÃ, MELÃO, MAMÃO, MELANCIA, MANGA E MARACUJÁ.

VOU APROVEITAR E MOSTRAR UM LIVRO COM VERSOS RIMADOS QUE É COMO UMA "BRINCADEIRA DE ADIVINHA" E O AUTOR FAZ ISSO USANDO AS FRUTAS.


ATIVIDADE 1:

- VEJA O VÍDEO ABAIXO.

MAMÃO, MELANCIA, TECIDO E POESIA

Autor: Fábio Sombra Ilustrações/bordados: Sabina Sombra

E ENTÃO? FOI FÁCIL ADIVINHAR AS FRUTAS? 😉

ATIVIDADE 2:

AGORA VAMOS PENSAR NA LETRA INICIAL DO NOME DE ALGUMAS DESSAS FRUTAS.

- LIGUE, NA ATIVIDADE ABAIXO, ENCONTRANDO A PRIMEIRA LETRA DO NOME DE CADA FRUTA:

CASO NÃO SEJA POSSÍVEL IMPRIMIR, ESSA ATIVIDADE PODE SER COPIADA NO BLOCÃO.


ATIVIDADE 3:

⇨ VAMOS SOMAR?

- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO, ESCREVENDO O NÚMERO QUE REPRESENTA A QUANTIDADE DE FRUTAS EM CADA CAIXA. CONTE QUANTAS FRUTAS TEREMOS SE JUNTARMOS AS DUAS CAIXAS. ESCREVA A RESPOSTA DESSA ADIÇÃO.

CASO NÃO SEJA POSSÍVEL IMPRIMIR, ESSA ATIVIDADE PODE SER COPIADA NO BLOCÃO.

⇨ AGORA, VAMOS SEGUIR NOSSO ESTUDO ESPECÍFICO DE UMA CONSOANTE DO NOSSO ALFABETO!  

⇨ ESTAMOS SEGUINDO A ORDEM ALFABÉTICA, PORTANTO, SE NA SEMANA PASSADA ESTUDAMOS MAIS SOBRE A LETRA M, HOJE SERÁ A LETRA...     N!

AH, ESPERA!! ANTES, TEM UM AMIGO MEU QUE QUER MANDAR UM RECADO!!

⇨ ASSISTE O VÍDEO! 

 

💖 MEU AMIGO 👃 É UMA GRAÇA, NÉ?!

AGORA SIM, VAMOS PENSAR MAIS NA LETRA N!

⇨ A LETRA N TEM UM SOM PARECIDO COM O DA SUA VIZINHA DE ALFABETO. 

⇨ A DIFERENÇA É QUE FAZEMOS O SOM DA LETRA M COM A BOCA FECHADA E O SOM DA LETRA N COM OS DENTES APARECENDO. ELES FICAM "APERTANDO" A LÍNGUA DA GENTE.

⇨ VAMOS VER ALGUNS EXEMPLOS, FALANDO SEUS NOMES, PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO.

 QUANDO JUNTAMOS A LETRA N COM A VOGAL A, TEMOS O "PEDACINHO" NA.

 

POR EXEMPLO: NA DE NARIZ

 

 

 NAS PALAVRAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS, CADA "PEDACINHO" É CHAMADO DE SÍLABA.

 

 

 SE JUNTARMOS A LETRA N COM A VOGAL E, TEMOS A SÍLABA NE

 

POR EXEMPLO: NE DE NEVE 


 

 

 JUNTANDO A LETRA N COM A VOGAL I, TEMOS A SÍLABA NI.

 

POR EXEMPLO: NI DE NINHO

 

 

 QUANDO JUNTAMOS A LETRA N COM A VOGAL O, TEMOS A SÍLABA NO.


POR EXEMPLO: NO DE 

 

 

 E SE JUNTARMOS A LETRA N COM A VOGAL U, TEMOS A SÍLABA NU.

 

POR EXEMPLO: NU DE NUVEM


 

 

AGORA VAMOS PARA MAIS ATIVIDADES!

 

 

ATIVIDADE 4:

 

- PROCURA NA TUA CASA, COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A LETRA N.

 

- SERÁ QUE VOCÊS CONSEGUEM ENCONTRAR 7 OBJETOS?

 

- DESENHA OS OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCÃO OU EM UMA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA E ESCREVE A LETRA N.


ATIVIDADE 5:

- OBSERVE NA IMAGEM ABAIXO, DESENHOS CUJO NOME INICIA COM A LETRA N.

- SE ALGUM DESSES DESENHOS É DE UM OBJETO ENCONTRADO NA ATIVIDADE 4, COPIA O NOME DELE NO BLOCÃO/FOLHA.


ATIVIDADE 6:

- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO, PENSANDO NO SOM QUE AS LETRAS FAZEM!

CASO NÃO SEJA POSSÍVEL IMPRIMIR, ESSA ATIVIDADE PODE SER COPIADA NO BLOCÃO.


⇨ ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA JÁ USOU UM VESTIDO DE NOIVA? 

⇨ CONVERSE COM AS PESSOAS QUE MORAM CONTIGO E VEJA SE EXISTE ALGUMA FOTO DE UMA NOIVA PARA TU DARES UMA OLHADA. 👀


ATIVIDADE 7:

- FAÇA A ATIVIDADE ABAIXO PASSANDO O DEDO PELA TELA OU, CASO SEJA POSSÍVEL, USANDO UM LÁPIS APÓS A IMPRESSÃO NA FOLHA.


⇨ CASAMENTOS, INDEPENDENTE DA RELIGIÃO DE CADA FAMÍLIA, SÃO SEMPRE BONITOS PORQUE REPRESENTAM A UNIÃO DE DUAS PESSOAS QUE SE AMAM!

⇨ CONVERSE COM AS PESSOAS DA TUA FAMÍLIA PARA SABER SE ELAS CONHECEM ALGUMA HISTÓRIA LEGAL SOBRE CASAMENTO.

⇨ EU GOSTO MUITO DE HISTÓRIAS! AGORA, POR EXEMPLO, VOU MOSTRAR MAIS UMA, SÓ QUE ESSA É DE UM LIVRO INFANTIL!!


ATIVIDADE 8:

- VEJA A SEQUÊNCIA DE FOTOS ABAIXO. ELAS MOSTRAM A HISTÓRIA DO PÁSSARO PICCOLO QUE SE SEPARA DE SEU BANDO PARA CUMPRIMENTAR A NUVEM NUVOLA E OS DOIS SE PERDEM!


LIVRO: PICCOLO E NUVOLA

AUTOR: EMILIO URBERUAGA















⇨ ENTÃO, GOSTOU DA HISTÓRIA? 

⇨ ESSA É UMA HISTÓRIA CONTADA ATRAVÉS DE DESENHOS. O AUTOR NÃO USA PALAVRAS. 👀


ATIVIDADE 9:

- CONVERSE COM ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, CONTANDO PARA ESSA PESSOA, O QUE ACONTECEU NA HISTÓRIA.

- QUAIS OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DA HISTÓRIA?

- FAÇA UM DESENHO DELES NO TEU BLOCÃO/FOLHA.


ATIVIDADE 10:

- ENCONTRE O NÚMERO CERTO PARA CADA CONJUNTO DE NUVENS NA ATIVIDADE ABAIXO.

CASO NÃO SEJA POSSÍVEL IMPRIMIR, ESSA ATIVIDADE PODE SER COPIADA NO BLOCÃO.


😘😘 BEIJOS E ATÉ MAIS!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.