terça-feira, 16 de junho de 2020

B22 - PROFESSORA CAMILA - SEMANA 9



OLÁ QUERIDOS ALUNOS E QUERIDAS ALUNAS!!

VAMOS PRA MAIS UMA SEMANA COM ATIVIDADES?!
😉



ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.




SEMANA 9 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS



1. Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Texto sobre festas juninas;
- atividades.

2. Você sabia que dia 13 de junho foi dia de Santo Antônio? 

Copiar no caderno:

Neste mês de junho comemoramos:

13/06 – Dia de Santo Antônio
24/06 – Dia de São João
29/06 – Dia de São Pedro

Agora leia o texto abaixo sobre Festas Juninas e conheça um pouco mais sobre a história desta festa.

O texto é somente para leitura, as atividades devem ser copiadas e respondidas no caderno.



Gabrielle: Não precisa copiar o texto. Anote as datas comemorativas, o título do texto e as respostas.






SEMANA 9 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Correção do desafio da semana anterior; 
- desafios matemáticos.


2. Resultados do desafio da semana anterior:

Rui: 70

Pedro: 48

Ari: 31

Júlio: 24

Rafael: 39


Conseguiu acertar?
Espero que sim!



3. Nesta semana faremos mais alguns desafios matemáticos.
Você não precisa copiar. Anote o número da questão e a alternativa correta.





Gabrielle: Assim como teus colegas, deves anotar apenas o número da questão e a alternativa correta.






SEMANA 9 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Retomada das tarefas da semana anterior;
- texto sobre os decompositores;
- atividade.

2. Vamos relembrar o que fizemos semana passada? 
Apenas para leitura:

Você lembra do vídeo com as frutas e legumes?
E da história da Lili?

Nós iremos comentar melhor sobre o vídeo, sobre a história e sobre as respostas de vocês quando retornarmos às aulas presenciais.

Mas é importante que você tenha percebido que as frutas e legumes sofreram um processo chamado DECOMPOSIÇÃO.

Além disso, foi possível perceber que alguns alimentos demoram menos tempo e outros mais tempo para se decompor. 

Outra coisa importante de destacar é que foram os organismos decompositores (fungos e bactérias) que ocasionaram a decomposição, sendo que alguns fatores como umidade e temperatura podem interferir neste processo. 

Quando você coloca uma fruta na geladeira, ela acaba demorando mais tempo para “estragar” do que na fruteira, não é mesmo? A temperatura influenciou neste processo.

Outro ponto importante saber é que as partículas liberadas na decomposição voltam ao meio ambiente.

Mas é importante você ter claro o significado de decomposição.

3. Leia e copie em seu caderno:




Espero que você tenha entendido um pouco melhor sobre a importância da decomposição!


4. Para saber um pouco mais, seguem SUGESTÕES de links para leitura:

Link1: 


Link 2:


Link 3:



5. Com base no que estudamos, vamos fazer uma atividade?

Copie e faça em seu caderno:

Marque (V) ou (F):

(    ) Os fungos e bactérias são seres vivos.

(    ) Os fungos e bactérias são seres CONSUMIDORES.

(    ) Bolor e mofo são tipos de fungos.

(    ) Os seres decompositores se alimentam de matéria orgânica que está se decompondo.

(  ) Os seres decompositores não são importantes para o meio ambiente.


Na próxima aula estudaremos um pouco sobre os seres PRODUTORES.


Gabrielle: Assim como nas outras atividades, alguém deve fazer a leitura para ti. Se possível, copie o texto sobre os decompositores, pois é pequeno.
Os links são sugestões de textos para um melhor entendimento do assunto. Se possível, solicite que alguém leia para você.
Copie e faça a atividade.






SEMANA 9 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:

- Comentários sobre a semana anterior;
- música: Asa Branca;
- migrações.

2. Na semana anterior vimos fotos antigas e atuais de Porto Alegre.

Você percebeu muitas mudanças em Porto Alegre?

Tiveram muitas mudanças! 

Os prédios, as vegetações, os meios de transporte, o lixo, entre outros.

Como hoje em dia existem muito mais fábricas, carros e produzimos mais lixo, entre outros fatores, nosso meio ambiente está pior do que no tempo das fotos.

Comentaremos mais no retorno às aulas.

3. Nesta semana começaremos a estudar sobre as Migrações. Você sabe o que é isso?

Antes de ler o texto a seguir, escute a música abaixo que tem tudo a ver com nosso próximo texto e com as Festas Juninas, tema que estudamos em Português.






4. Copie em seu caderno e faça a atividade abaixo (como não será possível fazer a discussão com os colegas, faça com sua família ou apenas escreva a sua opinião):




Gabrielle: A Jana fará a audiodescrição do vídeo com a música. 
Em relação ao texto, não precisa copiar, faça a atividade e copie o "Você sabia?"







Façam com bastante atenção!!
Beijos.😚😚😚



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.