OI, TURMA!! 🙋
LÁ VAMOS NÓS PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA 9!
GOSTARAM DO VÍDEO SOBRE AS LETRAS E SEUS SONS INDICADO NA SEMANA PASSADA?
NELE, A CANTORA APRESENTOU CADA LETRA DO ALFABETO, MOSTRANDO O SOM QUE POSSUI. PORÉM, ALGUMAS DELAS APRESENTAM MAIS DE UM SOM.
HOJE VAMOS PENSAR, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, A RESPEITO DA LETRA C.
ESSA LETRA TEM 2 SONS!!
É DIFÍCIL CONTAR POR AQUI JÁ QUE ESSA É UMA HISTÓRIA LÁ DO MUNDO DAS LETRAS... O QUE POSSO DIZER É QUE AS VOGAIS "E" E "I" ACABARAM SE METENDO EM UMA CONFUSÃO QUE DEIXOU A LETRA "C" MUITO CHATEADA. ENTÃO, ELA RESOLVEU MUDAR O SEU SOM SEMPRE QUE FICA AO LADO DESSAS DUAS VOGAIS!
QUANDO VOLTARMOS PRA ESCOLA, EU CONTO MELHOR O QUE ACONTECEU!!
O IMPORTANTE AGORA, É SABER QUE A LETRA C FAZ UM SOM QUANDO ESTÁ COM AS VOGAIS "A", "O", "U" E UM OUTRO SOM COM AS VOGAIS "E" E "I".
PENSANDO NOS "PEDACINHOS" DAS PALAVRAS...
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA C COM A VOGAL A, TEMOS O
"PEDACINHO" CA.
POR EXEMPLO: CA DE CABIDE
✱ NAS PALAVRAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS, CADA
"PEDACINHO" É CHAMADO DE SÍLABA.
✱ SE JUNTARMOS A LETRA C COM A
VOGAL O, TEMOS A SÍLABA CO.
POR EXEMPLO: CO DE COLHER
✱ JUNTANDO A LETRA C COM A
VOGAL U, TEMOS A SÍLABA CU.
POR EXEMPLO: CU DE CUECA
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA C COM A
VOGAL E, TEMOS A SÍLABA CE.
POR EXEMPLO: CE DE CEBOLA
✱ E SE JUNTARMOS A LETRA C COM A
VOGAL I, TEMOS A SÍLABA CI.
POR EXEMPLO: CI DE CIRCO
NOTARAM A DIFERENÇA? SÃO DOIS SONS BEM DIFERENTES!!
ENTÃO, AGORA, VAMOS REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES!
ATIVIDADE 1:
- PROCURA NA TUA CASA, COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA
FAMÍLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A LETRA C.
- VEJA SE VOCÊS
CONSEGUEM ENCONTRAR, NO MÍNIMO, 6 OBJETOS.
😏 VALE
PEDIR O COLAR DA MÃE OU DA AVÓ EMPRESTADO!
- DESENHA OS
OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCÃO OU EM UMA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA E ESCREVE A LETRA C.
ATIVIDADE 2:
- FAÇA ESSES MESMOS DESENHOS NO BLOCÃO/FOLHA.
- COPIE O NOME DE CADA DESENHO, CIRCULANDO COM UM LÁPIS DE COR, A LETRA INICIAL.
ATIVIDADE 3:
⇒
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO/FOLHA.
ATIVIDADE 4:
- AGORA, SE CONSEGUIR ACHAR AS PALAVRAS "ESCONDIDAS" NO QUADRADO, CIRCULE-AS:
ATIVIDADE 5:
- PARA REALIZAR A ATIVIDADE DA IMAGEM ABAIXO, PROCURA A SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS NAS ATIVIDADES DA SEMANA PASSADA.
ATIVIDADE 6:
- CONVERSA COM AS PESSOAS DA TUA FAMÍLIA PRA SABER SE ELAS CONHECEM A PARLENDA DO CADÊ...
✱PARLENDAS SÃO VERSOS INFANTIS RITMADOS E REPETITIVOS QUE FAZEM PARTE DO FOLCLORE BRASILEIRO.
- PEDE PARA QUE LEIAM ESSA PARLENDA PRA TI.
✱ALGUNS AUTORES "BRINCAM" COM PARLENDAS, CRIANDO NOVAS HISTÓRIAS...
... MAS ESSA, EU CONTO NA SEMANA QUE VEM!! 😉
😘😘 BEIJO E ATÉ MAIS!!
😷 SE CUIDEM!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.