OI, TURMA! 🙋
DESEJO QUE VOCÊS ESTEJAM BEM!
SEGUIMOS COM MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES.
NA SEMANA PASSADA, UM DOCINHO SUMIU EM UMA HISTÓRIA CONTADA AQUI!
VOCÊS CONSEGUIRAM ENCONTRÁ-LO OU CONSEGUIRAM FAZER UM COM A RECEITA DE UMA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS?
E DEPOIS DE COMER O DOCE, FIZERAM O QUÊ?
ESPERO QUE TENHAM ESCOVADO OS DENTES!!
ESCOVAR OS DENTES É UM BOM HÁBITO DE HIGIENE QUE CONTRIBUI PARA A NOSSA SAÚDE, MAS... JÁ VAMOS FALAR MAIS SOBRE ISSO, PRIMEIRO ASSISTAM A HISTÓRIA DE UM DENTINHO.
ATIVIDADE 1:
- ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
HISTÓRIA DE DENTINHO
Autora: Maria Hilda de Paiva Andrade
Ilustrador: Nilson BispodeJesus
GOSTARAM DA HISTÓRIA?
ACREDITO QUE A NINA NÃO VAI MAIS ESQUECER DE ESCOVAR OS DENTES!
ESCOVAR OS DENTES É UM BOM HÁBITO DE HIGIENE QUE CONTRIBUI PARA A NOSSA SAÚDE!
HÁBITO = AÇÃO QUE SE REPETE COM FREQUÊNCIA.
HIGIENE = CONJUNTO DE HÁBITOS QUE BUSCAM O BEM ESTAR, PROMOVER A SAÚDE E EVITAR AS DOENÇAS.
- CONVERSE COM ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA E PENSE NOS HÁBITOS DE HIGIENE QUE REALIZAM PARA MANTER A SAÚDE.
✰ CADA AÇÃO QUE TEMOS PARA NOS MANTERMOS LIMPOS CONTRIBUI PARA A NOSSA SAÚDE, POIS PODE EVITAR ALGUMAS DOENÇAS!
UM BOM EXEMPLO PARA SE PENSAR NESSE MOMENTO DE PANDEMIA É O LAVAR AS MÃOS COM SABÃO. JÁ SABEMOS QUE FAZENDO ISSO, O VÍRUS COVID-19 NÃO SOBREVIVE!
ATIVIDADE 2:
- QUE OBJETOS A TUA FAMÍLIA PRECISA USAR PARA MANTER OS BONS HÁBITOS DE HIGIENE?
- DESENHE NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA, OS OBJETOS QUE VOCÊS USAM PARA REALIZAR A HIGIENE.
IMAGINO QUE SABÃO SEJA UM DELES!
ATIVIDADE 3:
- OBSERVE A IMAGEM ABAIXO.
- PINTE SOMENTE OS DESENHOS DE OBJETOS QUE PODEM SER USADOS PARA FAZER A HIGIENE DO TEU CORPO.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.
ATIVIDADE 4:
QUANTOS OBJETOS EM CADA CONJUNTO?
- CONTE QUANTOS DESENHOS DE OBJETOS TEM EM CADA CONJUNTO E LIGUE NO NÚMERO QUE CORRESPONDE A ESSA QUANTIDADE.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.
ATIVIDADE 5:
LEMBRANDO DA HISTÓRIA DE DENTINHO, QUAIS SÃO OS GRANDES AMIGOS QUE ELE TEM?
✰ DICA: QUANDO ELES SE ENCONTRAM, FAZEM UMA FESTA DE ESPUMA E FRESCOR!
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.
- CIRCULE COM UM LÁPIS DE COR VERDE, OS TRÊS GRANDES AMIGOS DO DENTINHO.
✰ LEMBROU QUAIS SÃO? ISSO MESMO: A ESCOVA, O CREME DENTAL E O FIO DENTAL!
- PENSE NA LETRA INICIAL DO NOME DE CADA UM DESSES OBJETOS USADOS PARA A BOA HIGIENE.
- TU CONSEGUES LIGAR O DESENHO À LETRA INICIAL DO NOME DELE?
😉 VALE PEDIR A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA!
✰ AGORA RESPONDA:
- QUAL DELES INICIA COM A LETRA F?
HOJE VAMOS PENSAR UM POUCO MAIS SOBRE ESSA LETRA!
QUANDO FAZEMOS O SOM QUE ELA TEM, UM VENTINHO SAI DA BOCA E VAI NA DIREÇÃO DO NARIZ!
PARA PERCEBER ISSO, É IMPORTANTE QUE TU FALES AS PALAVRAS ESCOLHIDAS COMO EXEMPLO, EM VOZ ALTA.
A PESSOA DA TUA FAMÍLIA QUE ESTÁ LENDO PRA TI, PODE REPETIR AS PALAVRAS, FALANDO BEM DEVAGAR E TU PRESTAS ATENÇÃO NO MOVIMENTO DA BOCA E O SOM QUE SAI DELA.
VAMOS LÁ?
VAMOS LÁ?
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA F COM A VOGAL A, TEMOS O "PEDACINHO" FA.
✱ NAS PALAVRAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS, CADA "PEDACINHO" É CHAMADO DE SÍLABA.
✱ SE JUNTARMOS A LETRA F COM A VOGAL E, TEMOS A SÍLABA FE.
POR EXEMPLO: FE DE FEIJÃO
✱ JUNTANDO A LETRA F COM A VOGAL I, TEMOS A SÍLABA FI.
POR EXEMPLO: FI DE FIO DENTAL
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA F COM A VOGAL O, TEMOS A SÍLABA FO.
POR EXEMPLO: FO DE FOLHA
✱ E SE JUNTARMOS A LETRA F COM A VOGAL U, TEMOS A SÍLABA FU.
✱ E SE JUNTARMOS A LETRA F COM A VOGAL U, TEMOS A SÍLABA FU.
ATIVIDADE 6:
- PROCURA NA TUA CASA, COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A LETRA F.
- VEJA SE VOCÊS CONSEGUEM ENCONTRAR, NO MÍNIMO, 5 OBJETOS.
- DESENHA OS OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCÃO E ESCREVE A LETRA F.
- DESENHA OS OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCÃO E ESCREVE A LETRA F.
ATIVIDADE 7:
- OBSERVA NA IMAGEM ABAIXO, ALGUNS DESENHOS DE OBJETOS CUJO NOME INICIA COM A LETRA F.
ATIVIDADE 8:
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.
AGORA, VAMOS FAZER UMA EXPERIÊNCIA?
✰ OLHE BEM A IMAGEM DA FOLHA DA ÁRVORE ESCOLHIDA PARA DAR O EXEMPLO DA SÍLABA FO.
✰ TU SABIAS QUE CADA FOLHA, MESMO SENDO DA MESMA ÁRVORE, TEM MARCAS ÚNICAS? CADA FOLHA É DIFERENTE MESMO SE PARECENDO MUITO COM OUTRA DA MESMA PLANTA.
✰ CADA FOLHA TEM A SUA "RANHURA", ASSIM COMO CADA PESSOA TEM AS SUAS DIGITAIS ("RISQUINHOS" NOS DEDOS QUE APARECEM BEM NO DOCUMENTO DE IDENTIDADE).
✰ CADA UM DE NÓS, MESMO FAZENDO PARTE DO MESMO CONJUNTO = HUMANOS/PESSOAS, É DIFERENTE! CADA UM DE NÓS, ALÉM DAS DIGITAIS, TEM TANTAS OUTRAS CARACTERÍSTICAS QUE NOS DIFERENCIAM UNS DOS OUTROS, MAS... ISSO JÁ É ASSUNTO PARA OUTRA AULA!
AGORA VEM A EXPERIÊNCIA!!
✱ VAMOS OBSERVAR A DIVERSIDADE DE FOLHAS DE PLANTAS E ÁRVORES.
✱ VAMOS ESTUDAR AS PARTES DE UMA PLANTA.
ATIVIDADE 9:
- SERÁ QUE TU CONSEGUES ENCONTRAR FOLHAS DE PLANTAS NA TUA CASA? PODE SER EM ALGUM VASO DE FLOR DENTRO OU NO PÁTIO DA CASA.
✰ AO ENCONTRAR, NÃO PRECISA ARRANCAR A FOLHA! APENAS OBSERVE BEM OS DOIS LADOS DELA. PASSE A MÃO E TENTE SENTIR AS "RANHURAS". OBSERVE AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE AS FOLHAS.
✰ AGORA, VAMOS OBSERVAR O "NASCIMENTO" DE UMA FOLHA?
😉 NA VERDADE, VAMOS ACOMPANHAR A GERMINAÇÃO DE UM GRÃO DE FEIJÃO E APRENDER SOBRE PARTES DAS PLANTAS.
ATIVIDADE 10:
EXPERIÊNCIA
✰ MATERIAIS:
- 2 GRÃOS DE FEIJÃO
- 1 PEDAÇO DE ALGODÃO
- 1 POTE PLÁSTICO
(PODE SER COPINHO DESCARTÁVEL, POTINHO DE IOGURTE OU MARGARINA)
- ÁGUA PARA REGAR
✰ ATIVIDADE:
- MOLHE O ALGODÃO COM A ÁGUA.
- COLOQUE O ALGODÃO DENTRO DO POTE PLÁSTICO.
- ACOMODE OS GRÃOS DE FEIJÃO.
- ACOMPANHE DIARIAMENTE, MOLHANDO O ALGODÃO SEMPRE QUE NECESSÁRIO PARA MANTÊ-LO ÚMIDO.
- DEIXE O POTINHO EM UM LUGAR QUE RECEBA CLARIDADE (SE GUARDAR O POTINHO EM UM ARMÁRIO FECHADO, O GRÃO NÃO GERMINARÁ PORQUE PRECISA DE LUZ).
- TODOS OS DIAS, OBSERVE O QUE ESTÁ MODIFICANDO... O QUE ESTÁ APARECENDO... CRESCENDO... NASCENDO...
- FAÇA O REGISTRO DESSA EXPERIÊNCIA DESENHANDO NO BLOCÃO OU EM UMA FOLHA SEPARADA. SE PUDER, PODE TIRAR FOTO TAMBÉM!
😘😘 BEIJOS E ATÉ MAIS!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.