ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.
SEMANA 11 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
1. Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:
Rotina:
- Produção textual.
2. Este mês estudamos um pouco sobre as festas juninas. Ontem, dia 29/06, foi o “Dia de São Pedro”.
Observe a imagem abaixo, COPIE E RESPONDA as perguntas em seu caderno.
O texto (questão 7) deve ser feito em uma folha separada para entregar.
Seu texto deve estar de acordo com as suas respostas. Utilize-as e crie um texto bem criativo sobre “Festa Junina”!
Não se esqueça das nossas regras para a escrita de textos:
- Título;
- parágrafos (no mínimo 3);
- criatividade;
- sequência lógica (início, meio e fim);
- no mínimo 15 linhas;
- sinais de pontuação;
- letra maiúscula.
Audiodescrição da imagem para a produção textual (realizada pela professora Janaína):
SEMANA 11 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:
Rotina:
- Correção das atividades da semana anterior;
- atividades com gráfico.
2. Confira as respostas das atividades da semana passada.
1. 325 + 499 = 824
Estudam 824 alunos na escola.
2.
3. 5.535 x 2 = 11.070
O valor arrecadado para a escola foi R$11.070,00.
4. 485 x 9 = 4.365
Pagarei pela viagem R$ 4.365,00.
5. 255 : 5 = 51
A escola pagará em cada prestação R$ 51,00.
6. 1973 + 50 = 2.023
Fará 50 anos de “festerê” em 2.023.
7. 3º ano = 24
4º ano = 48 (24 x 2)
5º ano = 72 (24 x 3)
Total: 24 + 48 + 72 = 144
Apresentaram nas quadrilhas 144 alunos, sendo 24 do 3º ano, 48 do 4º ano e 72 do 5º ano.
8. 1500 + 4790 + 468 = 6.758
Foram feitas 6.758 bandeirinhas.
9. 106 x 2 = 212
Foram vendidos 212 litros de refrigerante.
10. 137 x 2 = 274
Foram feitas 274 maçãs.
3. Atividade com gráfico.
Você não precisa copiar a primeira parte com as quantidades vendidas. Faça os cálculos no seu caderno e copie o gráfico, pintando as respostas.
Observe as quantidades de itens que foram vendidos em dois dias de festa junina. Calcule o total de cada item e preencha o gráfico. Siga o modelo (pipoca).
Audiodescrição da atividade com gráfico (realizada pela professora Janaína):
Errata da audiodescrição: o resultado do exemplo (pipoca) é R$450,00 e não R$500,00.
4. Agora copie no caderno e responda:
a) Qual item foi mais vendido?
b) Qual item foi menos vendido?
c) Algum item foi vendido na mesma quantidade?
d) Qual a diferença vendida entre o refrigerante e o quentão?
e) Qual a diferença vendida entre o bolo de milho e o cachorro quente?
SEMANA 11 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1. Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:
Rotina:
- Questionamentos;
- alimentação dos bebês;
- atividades de pesquisa;
- vídeo do Dr. Marcelo Saldanha;
- desafio do e-mail.
2. Nas aulas anteriores estudamos sobre as cadeias alimentares e vimos que os seres vivos precisam de energia, inclusive nós.
Começaremos agora a estudar sobre o CORPO HUMANO.
O tema desta semana é:
QUESTIONAMENTOS PARA REFLEXÃO (NÃO PRECISA ESCREVER):
Imagine que a professora está fazendo estas perguntas em aula e responda mentalmente.
Audiodescrição da imagem (realizada pela professora Janaína):
a) Você conhece ou convive com algum bebê?
b) Você sabe como os bebês se alimentam?
c) A alimentação dos bebês é igual à sua?
d) Pense em algumas coisas que você come. Um bebê recém-nascido pode comer estes alimentos?
e) O que você acha que tem no leite materno?
f) Você poderia se alimentar somente com leite materno?
3. Atividade de pesquisa. Tema da pesquisa:
COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO.
a) De onde vem o leite materno?
b) O que tem no leite materno que é capaz de nutrir um bebê?
c) Até qual idade um bebê deve se alimentar somente de leite materno?
d) O que a mãe do bebê precisa comer para produzir um leite saudável?
e) Existem diferenças entre o leite materno e o leite da vaca?
f) O bebê precisa beber água? Por quê?
g) Uma criança com 10 anos poderia se alimentar somente de leite materno? Por quê?
O Dr. Marcelo Saldanha é um pediatra e fez este vídeo especialmente para vocês para ajudá-los a responder as perguntas acima.
Assista com muita atenção!
Acesse o vídeo pelo link abaixo:
Se possível, faça um videozinho agradecendo as explicações do Doutor Marcelo Saldanha e mande pelo nosso grupo do WhatsApp.
Ficou alguma dúvida?
Seguem alguns links para ajudar você:
(O acesso aos links não é obrigatório!)
DESAFIO
Agora que estudamos um pouco sobre a alimentação dos bebês, imagine que você é um pediatra. Como você responderia a este e-mail?
*Audiodescrição realizada pela professora Janaína:
Responder no caderno:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Na volta às aulas presenciais vamos conversar sobre as respostas de vocês!
SEMANA 11 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
1. Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Vídeo sobre “migrações”;
- música: Asa Branca;
- atividades;
- telas de Portinari.
2. Conseguiram fazer a pesquisa da semana passada?
Assista ao vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre as migrações:
3. Nesta semana daremos enfoque na migração nordestina, pois como vimos no vídeo, houve uma época em que muitos nordestinos migraram para outros Estados do Brasil, ou seja, fizeram uma migração “inter-regional”.
Vamos relembrar a música que escutamos na semana 9?
Música: Asa Branca
Letra da música (preste bastante atenção):
4. Analise a música, copie e responda em seu caderno.
a) Do que fala a música?
b) Por que houve perda de gado?
c) De que sertão fala o autor?
d) De quem ele se despede?
e) Que consequências a seca traz para uma região?
f) Quando esta música foi composta?
g) Você sabia que muitos nordestinos procuram melhores condições migrando para outras regiões do Brasil? Você conhece alguma pessoa que nasceu no Nordeste?
h) Você acha que essa migração ainda ocorre?
i) Existem algumas palavras escritas de maneiras diferentes da ortografia convencional, como “entonce” e “farta”. Por quê?
5. Observe as duas telas. Copie e responda as questões:
Tela 1: Retirantes
Disponível em: http://www.portinari.org.br/#/acervo/obra/2733/detalhes
Audiodescrição da tela 1 (realizada pela professora Janaína):
Escreva no caderno:
Tela 1: Retirantes
a) O que significa "retirantes"?
*Pesquise na internet.
b) O que o pintor quis nos mostrar ao pintar esta tela?
c) O que você vê no cenário? Descreva.
d) Quem são as pessoas da tela? Como elas estão?
e) O que elas estão fazendo?
f) Quais as possibilidades de sobrevivência, principalmente de crianças, em situações semelhantes?
Tela 2: Criança morta
Disponível em: http://www.portinari.org.br/#/acervo/obra/2735/detalhes
Audiodescrição da tela 2 (realizada pela professora Janaína):
Escreva no caderno:
Tela 2: Criança morta.
a) Qual a relação entre as duas telas?
b) O cenário é idêntico nas duas telas?
c) Por que você acha que a criança morreu?
d) O que você acha que acontece com muitas famílias de nordestinos quando chegam à cidade?
Comentarei sobre estas questões na próxima semana.
6. Pesquise para a próxima semana (ANOTAR NO CADERNO):
a) O significado de XENOFOBIA:
b) Quem é CÂNDIDO PORTINARI?
Para você conhecer Cândido Portinari e suas obras, acesse o link abaixo:
*O link não é obrigatório, mas irá ajudar vocês a entender melhor.
Queridos alunos!
Sei que algumas tarefas são difíceis, mas espero que vocês se esforcem e façam o melhor que conseguirem.
Estou planejando as tarefas com muito carinho, pensando em vocês.
Um beijão.💋
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.