ALUNOS
E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos
indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de
colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas
tarefas deverão ser mostradas à professora.
SEMANA
11 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
1.
Escrever a data e
a rotina no caderno de PORTUGUÊS:
Rotina:
- Produção textual.
2.
Este mês
estudamos um pouco sobre as festas juninas. Ontem, dia 29/06, foi o “Dia de São
Pedro”.
Observar a imagem abaixo, COPIAR E RESPONDER as
perguntas em seu caderno.
O texto (questão 7) deve ser feito em uma
folha separada para entregar.
Seu texto deve estar de acordo com as suas
respostas.
Criar um texto criativo sobre “Festa Junina”!
Não se esqueça das nossas regras para a
escrita de textos:
-
Título;
- Parágrafos (no mínimo 3);
- Criatividade;
- Sequência lógica (início, meio e fim);
- No mínimo 15 linhas;
- Sinais de pontuação;
- Letra maiúscula.
💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛
SEMANA
11 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:
Rotina:
- Correção das atividades da semana anterior;
- Atividades com gráfico
2. Conferir as respostas das atividades da semana
passada.
1.
325
+ 499 = 824
Estudam 824 alunos na escola.
2.
3. 5.535 x 2 =
11.070
O valor arrecadado
para a escola foi R$11.070,00
4. 485 x 9 =
4.365
Pagarei pela viagem
R$ 4.365,00
5. 255 : 5 =
51
A escola pagará em
cada prestação R$ 51,00
6. 1973 + 50 =
2.023
Fará 50 anos de
“festerê” em 2.023.
7.
3º ano = 24
4º ano = 48 (24 x
2)
5º ano = 72 (24 x
3)
Total: 24 + 48 + 72
= 144
Apresentaram nas
quadrilhas 144 alunos, sendo 24 do 3º ano, 48 do 4º ano e 72 do 5º ano.
8. 1500 + 4790
+ 468 = 6.758
Foram feitas 6.758
bandeirinhas.
9. 106 x 2 =
212
Foram vendidos 212
litros de refrigerante.
10. 137 x 2 = 274
Foram feitas 274
maçãs.
3.
Atividade
com gráfico.
Você não precisa copiar a primeira parte com as quantidades
vendidas. Faça os cálculos no seu caderno e copie o gráfico, pintando as
respostas. Observar as quantidades de itens que foram vendidos em dois dias de festa
junina. Calcular o total de cada item e preencha o gráfico. Siga o modelo
(pipoca).
4. Agora copiar no caderno e responder:
a) Qual item
foi mais vendido?
b) Qual item
foi menos vendido?
c) Algum item
foi vendido na mesma quantidade?
d) Qual a
diferença vendida entre o refrigerante e o quentão?
e) Qual a
diferença vendida entre o bolo de milho e o cachorro quente?
💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜
SEMANA
11 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1.
Escrever a data e
a rotina no caderno de CIÊNCIAS:
Rotina:
- Questionamentos;
- Alimentação dos
bebês;
- Atividades de
pesquisa;
- Vídeo do Dr.
Marcelo Saldanha;
- Desafio do
e-mail
2.
Nas aulas
anteriores estudamos sobre as cadeias alimentares e vimos que os seres vivos
precisam de energia, inclusive nós.
Começaremos agora a estudar sobre o CORPO HUMANO.
a) Você
conhece ou convive com algum bebê?
b) Você sabe
como os bebês se alimentam?
c) A
alimentação dos bebês é igual à sua?
d) Pense em
algumas coisas que você come. Um bebê recém-nascido pode comer estes alimentos?
e) O que você
acha que tem no leite materno?
f) Você
poderia se alimentar somente com leite materno?
COPIAR E
RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO.
Você deve pesquisar e tentar
responder no caderno as questões abaixo.
Após, assista ao vídeo do Dr. Marcelo Saldanha e confira se suas respostas estavam corretas.
É IMPORTANTE QUE VOCÊ TENTE RESPONDER ANTES DE VER O VÍDEO!
a) De onde vem
o leite materno?
b) O que tem
no leite materno que é capaz de nutrir um bebê?
c) Até qual
idade um bebê deve se alimentar somente de leite materno?
d) O que a mãe
do bebê precisa comer para produzir um leite saudável?
e) Existem
diferenças entre o leite materno e o leite da vaca?
f) O bebê
precisa beber água? Por quê?
g) Uma criança
com 10 anos poderia se alimentar somente de leite materno? Por quê?
__________________________________________________________________
Alguns links para ajudar você a responder as perguntas.
Vídeo do Doutor Marcelo Saldanha
ASSISTA SOMENTE APÓS TER RESPONDIDO AS PERGUNTAS ACIMA!
Agora que estudamos um pouco sobre
a alimentação dos bebês, imagine que você é um pediatra. Como você responderia
a este e-mail?
Responder no caderno:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Na volta às aulas presenciais vamos conversar sobre as respostas de
vocês!
💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚
SEMANA 11 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
1.
Escrever a data e
a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Vídeo sobre “migrações”;
- Música: Asa Branca;
- Atividades;
- Telas de Portinari
2.
Conseguiram fazer
a pesquisa da semana passada?
Assistir ao vídeo abaixo para entender
um pouco mais sobre as migrações:
3.
Nesta semana daremos
enfoque na migração nordestina, pois
como vimos no vídeo, houve uma época em que muitos nordestinos migraram para
outros Estados do Brasil, ou seja, fizeram uma migração “inter-regional”.
Vamos relembrar a música que escutamos na
semana 9?
Música: Asa Branca
Letra da música (preste bastante
atenção):
4.
Analisar a música,
copiar e responder em seu caderno.
a) Do que fala a música?
b) Por que houve perda de gado?
c) De que sertão fala o autor?
d) De quem ele se despede?
e) Que consequências a seca traz para uma região?
f) Quando esta música foi composta?
g) Você sabia que muitos nordestinos procuram
melhores condições migrando para outras regiões do Brasil? Você conhece alguma
pessoa que nasceu no Nordeste?
h) Você acha que essa migração ainda ocorre?
i) Existem algumas palavras escritas de maneiras
diferentes da ortografia convencional, como “entonce” e “farta”. Por quê?
5. Observar as
duas telas. Copiar e responder as questões:
Tela 1:
Retirantes
6. Escrever no
caderno:
Tela 1:
Retirantes
a) O que
significa retirantes?
b) O que o
pintor quis nos mostrar ao pintar esta tela?
c) O que você
vê no cenário? Descrever.
d) Quem são as
pessoas da tela? Como elas estão?
e) O que elas
estão fazendo?
f) Quais as
possibilidades de sobrevivência, principalmente de crianças, em situações
semelhantes?
Tela 2:
Criança morta
Escrever no
caderno:
Tela 2:
Criança morta.
a) Qual a
relação entre as duas telas?
b) O cenário é
idêntico nas duas telas?
c) Por que
você acha que a criança morreu?
d) O que você
acha que acontece com muitas famílias de nordestinos quando chegam à cidade?
Comentarei
sobre estas questões na próxima semana.
7. Pesquisar para a próxima semana (ANOTAR NO CADERNO):
a) O
significado de XENOFOBIA:
b) Quem é
CÂNDIDO PORTINARI?
Para ajudar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.