terça-feira, 30 de junho de 2020

B21 - PROFESSORA PATRICIA KNORST - SEMANA 11








ALUNOS E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.



SEMANA 11 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS



1.     Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Produção textual.

2.     Este mês estudamos um pouco sobre as festas juninas. Ontem, dia 29/06, foi o “Dia de São Pedro”.

Observar a imagem abaixo, COPIAR E RESPONDER as perguntas em seu caderno.

O texto (questão 7) deve ser feito em uma folha separada para entregar.
Seu texto deve estar de acordo com as suas respostas.

Criar um texto criativo sobre “Festa Junina”!


Não se esqueça das nossas regras para a escrita de textos:

- Título;

- Parágrafos (no mínimo 3);

- Criatividade;

- Sequência lógica (início, meio e fim);

- No mínimo 15 linhas;

- Sinais de pontuação;

- Letra maiúscula.





💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛




SEMANA 11 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1.     Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Correção das atividades da semana anterior;

- Atividades com gráfico

2.     Conferir as respostas das atividades da semana passada.

1.     325 + 499 = 824

Estudam 824 alunos na escola.


2. 



3.     5.535 x 2 = 11.070

O valor arrecadado para a escola foi R$11.070,00

4.    485 x 9 = 4.365

Pagarei pela viagem R$ 4.365,00

     5.   255 : 5 = 51

A escola pagará em cada prestação R$ 51,00

6.  1973 + 50 = 2.023

Fará 50 anos de “festerê” em 2.023.

7. 
  3º ano = 24
4º ano = 48 (24 x 2)
5º ano = 72 (24 x 3)
Total: 24 + 48 + 72 = 144

Apresentaram nas quadrilhas 144 alunos, sendo 24 do 3º ano, 48 do 4º ano e 72 do 5º ano.

8.     1500 + 4790 + 468 = 6.758

Foram feitas 6.758 bandeirinhas.

9.     106 x 2 = 212

Foram vendidos 212 litros de refrigerante.

10.   137 x 2 = 274

Foram feitas 274 maçãs.


 3.     Atividade com gráfico. 

Você não precisa copiar a primeira parte com as quantidades vendidas. Faça os cálculos no seu caderno e copie o gráfico, pintando as respostas. Observar as quantidades de itens que foram vendidos em dois dias de festa junina. Calcular o total de cada item e preencha o gráfico. Siga o modelo (pipoca).









4.     Agora copiar no caderno e responder:

a)     Qual item foi mais vendido?

b)     Qual item foi menos vendido?

c)     Algum item foi vendido na mesma quantidade?

d)     Qual a diferença vendida entre o refrigerante e o quentão?

e)     Qual a diferença vendida entre o bolo de milho e o cachorro quente?




💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜




SEMANA 11 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS



1.     Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Questionamentos;

- Alimentação dos bebês;

- Atividades de pesquisa;

- Vídeo do Dr. Marcelo Saldanha;

- Desafio do e-mail

2.     Nas aulas anteriores estudamos sobre as cadeias alimentares e vimos que os seres vivos precisam de energia, inclusive nós.

Começaremos agora a estudar sobre o CORPO HUMANO.










a)     Você conhece ou convive com algum bebê?

b)     Você sabe como os bebês se alimentam?

c)     A alimentação dos bebês é igual à sua?

d)     Pense em algumas coisas que você come. Um bebê recém-nascido pode comer estes alimentos?

e)     O que você acha que tem no leite materno?

f)       Você poderia se alimentar somente com leite materno?




COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO.



Você deve pesquisar e tentar responder no caderno as questões abaixo. 

Após, assista ao vídeo do Dr. Marcelo Saldanha e confira se suas respostas estavam corretas.

É IMPORTANTE QUE VOCÊ TENTE RESPONDER ANTES DE VER O VÍDEO!

a)     De onde vem o leite materno?

b)     O que tem no leite materno que é capaz de nutrir um bebê?

c)     Até qual idade um bebê deve se alimentar somente de leite materno?

d)     O que a mãe do bebê precisa comer para produzir um leite saudável?

e)     Existem diferenças entre o leite materno e o leite da vaca?

f)       O bebê precisa beber água? Por quê?

g)     Uma criança com 10 anos poderia se alimentar somente de leite materno? Por quê?



__________________________________________________________________



Alguns links para ajudar você a responder as perguntas.





Vídeo do Doutor Marcelo Saldanha
ASSISTA SOMENTE APÓS TER RESPONDIDO AS PERGUNTAS ACIMA!






Agora que estudamos um pouco sobre a alimentação dos bebês, imagine que você é um pediatra. Como você responderia a este e-mail?
Responder no caderno:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Na volta às aulas presenciais vamos conversar sobre as respostas de vocês!



💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚




SEMANA 11 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS


1.     Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- Vídeo sobre “migrações”;

- Música: Asa Branca;

- Atividades;

- Telas de Portinari

2.     Conseguiram fazer a pesquisa da semana passada?

Assistir ao vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre as migrações:


3.     Nesta semana daremos enfoque na migração nordestina, pois como vimos no vídeo, houve uma época em que muitos nordestinos migraram para outros Estados do Brasil, ou seja, fizeram uma migração “inter-regional”.

Vamos relembrar a música que escutamos na semana 9?

Música: Asa Branca



Letra da música (preste bastante atenção):


4.     Analisar a música, copiar e responder em seu caderno.

a)     Do que fala a música?

b)     Por que houve perda de gado?

c)     De que sertão fala o autor?

d)     De quem ele se despede?

e)     Que consequências a seca traz para uma região?

f)       Quando esta música foi composta?

g)     Você sabia que muitos nordestinos procuram melhores condições migrando para outras regiões do Brasil? Você conhece alguma pessoa que nasceu no Nordeste?

h)     Você acha que essa migração ainda ocorre?

i)       Existem algumas palavras escritas de maneiras diferentes da ortografia convencional, como “entonce” e “farta”. Por quê?


5.     Observar as duas telas. Copiar e responder as questões:

Tela 1: Retirantes



6. Escrever no caderno:

Tela 1: Retirantes
a)     O que significa retirantes?

b)     O que o pintor quis nos mostrar ao pintar esta tela?

c)     O que você vê no cenário? Descrever.

d)     Quem são as pessoas da tela? Como elas estão?

e)     O que elas estão fazendo?

f)       Quais as possibilidades de sobrevivência, principalmente de crianças, em situações semelhantes?


Tela 2: Criança morta



Escrever no caderno:

Tela 2: Criança morta.
a)     Qual a relação entre as duas telas?

b)     O cenário é idêntico nas duas telas?

c)     Por que você acha que a criança morreu?

d)     O que você acha que acontece com muitas famílias de nordestinos quando chegam à cidade?

Comentarei sobre estas questões na próxima semana.

7.     Pesquisar para a próxima semana (ANOTAR NO CADERNO):

a)     O significado de XENOFOBIA:

b)     Quem é CÂNDIDO PORTINARI?

Para ajudar:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.