terça-feira, 1 de setembro de 2020

B 21 - PROFESSORA PATRICIA KNORST - SEMANA 20









ALUNOS E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.




SEMANA 20 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


1.      Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Atividades sobre os substantivos coletivos;

- Leitura deleite.


2.      Nesta semana, faremos atividades sobre os substantivos coletivos. Caso você não lembre muito bem, volte na semana 16 e revise antes de fazer as atividades.








VAMOS LER MAIS UM LIVRO NESSA SEMANA?
CLIQUE NESSE LINK AÍ:


LEIA A HISTÓRIA: “A flor que chegou primeiro”.

CLIQUE “Ver agora”.
E TEM UM BRINQUEDO DE PAPEL PARA IMPRIMIR TAMBÉM!!
DEMAIS, NÉ?
ENTÃO APROVEITE!!!! BOA LEITURA!!!  
 
VOCÊ TAMBÉM PODE OUVIR UMA HISTÓRIA.

CLIK NO LINK ABAIXO E ESCUTE A HISTÓRIA “AS IRMÃS GÊMEAS”:




💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗




SEMANA 20 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA



1.      Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:

- Multiplicação e divisão utilizando a tabuada do 9;

- Calculando mentalmente;

- Desafios matemáticos.


2.      Nesta semana continuaremos com nossos cálculos de multiplicação e divisão. Faremos cálculos utilizando a tabuada do 9.


Atividades:

1.      Observar os exemplos e fazer em seu caderno:







Agora você:


a)      Se 9 : 9  = _______, então  _____ x 9  = ______

b)      Se 81 : 9 = _______, então  _____ x 9 = ______

c)      Se 27 : 9 = _______, então  _____ x 9  = ______

d)      Se 9 x 5 = _______, então  _____ : 9 = ______

e)      Se 9 x 6 = _______, então _____ : 9 = ______


2.      Armar e calcular as divisões:

a)      819 : 9 =

b)      288 : 9 =


c)      729 : 9 =

d)      657 : 9 =


e)      486 : 9 =

f)       855: 9 =


g)      558 : 9 =

h)      873 : 9 =


i)        379 : 9 =

j)        199 : 9 =




Não esqueça! Alguns cálculos podem ter resto!!!


3.      Armar e calcular as multiplicações. Depois, relacionar as colunas de acordo com os resultados.
Fazer no caderno.



a)      2.453 x 9 =                               (    ) 55.890
b)      832 x 9 =                                  (    ) 22.077
c)      1.954 x 9 =                               (    ) 16.218
d)      10.045 x 9 =                             (    ) 8.991
e)      9.128 x 9 =                               (    ) 4.248
f)       472 x 9 =                                  (    ) 7.488
g)      6.210 x 9 =                               (    ) 35.649
h)      3.961 x 9 =                               (    ) 17.586
i)        999 x 9 =                                  (    ) 82.152
j)        1.802 x 9 =                               (    ) 90.405




4.      Vamos fazer um desafio?

Não precisa copiar, anotar apenas a resposta (FATOS = CONTAS).



💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜





SEMANA 20 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1.      Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Sistema respiratório;

- Vídeo e imagens.

2.      Semana passada, começamos a estudar o Sistema Respiratório. Conhecemos os órgãos que formam o sistema respiratório. Nesta semana, veremos onde eles estão localizados e aprenderemos um pouco mais sobre este sistema.
Copiar no caderno e ler:

SISTEMA RESPIRATÓRIO

sistema respiratório é o sistema do corpo responsável por garantir a captação do oxigênio presente no ar e a eliminação do gás carbônico do nosso corpo. O oxigênio captado pelo nosso sistema respiratório é levado para todas as nossas células e usado na fabricação de energia (respiração celular). No processo de fabricação de energia, é produzido gás carbônico, que depois é eliminado para fora do corpo também pelo sistema respiratório. Vale deixar claro que, além de participar da respiração, esse sistema possui estruturas que garantem a produção dos sons e a percepção dos odores.
O nosso sistema respiratório é formado por: (Se for possível, copiar ou imprimir)






Assista ao vídeo abaixo para entender melhor:






Os movimentos respiratórios garantem a entrada e a saída de ar dos pulmões. Na inspiração, o ar entra em nossos pulmões; na expiração, sai.

Na inspiração, o diafragma (músculo encontrado logo abaixo dos pulmões) e os músculos intercostais (músculos localizados entre as costelas) contraem-se. O diafragma provoca o alongamento da cavidade torácica e os músculos intercostais promovem o levantamento das costelas. Essas ações levam a um aumento da caixa torácica e à diminuição da pressão no interior dos pulmões, fazendo com que o ar seja inspirado. Já na expiração, os músculos intercostais e o diafragma relaxam-se, provocando uma redução do volume da caixa torácica e aumentando a pressão no interior dos pulmões. 

Observar a imagem abaixo (não precisa copiar):




💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚



SEMANA 20 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS



1.      Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- Significado de Açorianos, localização dos Açores;

- Mapas e imagens;

- Imigração Açoriana no RS.

2.      Nesta semana, continuaremos estudando sobre os imigrantes portugueses.
Ler o que significa “açoriano” para você entender melhor o texto que trabalharemos nesta aula.

açoriano
Significado de Açoriano
adjetivo, substantivo masculino

Referente ou pertencente aos Açores, habitante ou natural dos Açores.

E onde ficam os Açores?

Açores

Descrição

Os Açores, um território autônomo de Portugal, são um arquipélago no meio do Oceano Atlântico. As ilhas se caracterizam pelas paisagens impressionantes, pelas vilas de pescadores, pelos campos verdes e pelas sebes de hortênsias azuis. São Miguel, a maior delas, tem caldeiras vulcânicas que viraram rios e a Fábrica de Chá Gorreana. Pico abriga a Montanha do Pico, com 2.351 metros de altitude, e vinhedos protegidos por rochas.

 Veja o Mapa da Localização dos Açores (Portugal) em relação a Porto Alegre (Brasil):




Mapa do Arquipélago dos Açores (conjunto de ilhas):



                                             Montanha do Pico (atualmente)


                                                                 Ilha de São Miguel 


           Montanha do Pico (1901)                                  



3.      Copiar e ler o texto abaixo sobre a imigração açoriana no RS.


IMIGRAÇÃO AÇORIANA NO RS


        Com a penetração portuguesa no Rio Grande de São Pedro, havia necessidade de casais para povoar e colonizar as terras, assegurando, assim, a posse da região.
        O pedido da vinda de casais para o sul do Brasil foi feito desde a fundação da Colônia do Sacramento, mas poucos casais para aqui vieram, sendo, na sua grande maioria, de portugueses e brasileiros vindos de Laguna, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
        Em 1746, foi ordenada a vinda de casais em grupos de 60, que seriam distribuídos em cada povoado a ser formado. Os colonizadores homens não poderiam ter mais de 40 anos, e as mulheres, não mais de 30.
        Assim, deu-se início à propaganda para atrair os novos colonizadores, sendo-lhes oferecidos diversos atrativos: dinheiro, passagem gratuita até a nova morada, ferramentas, armas, sementes, alimentação por um ano, isenção do serviço militar, áreas para plantar (as chamadas datas), duas vacas, uma égua, quatro touros e dois cavalos, sendo os touros e os cavalos para uso de mais de uma família.
Essas promessas, no entanto, não foram devidamente cumpridas, pois as datas demoraram muito a ser repartidas e doadas.
        No início do ano de 1748, chegaram a Santa Catarina os primeiros casais açorianos, os quais enfrentaram uma longa viagem, na qual passaram fome, ficaram doentes, enfrentaram epidemias como o escorbuto e conviveram em más acomodações. Vários morreram na travessia do Atlântico, principalmente crianças. As outras viagens que aconteceram, trazendo mais casais açorianos, não foram diferentes da primeira.






OBS: As atividades para alunos de SIR encontram-se no Drive do Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.