ALUNOS
E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e
RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode
imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na
volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à
professora.
SEMANA 20 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
PORTUGUÊS:
Rotina:
- Atividades sobre os substantivos coletivos;
- Leitura deleite.
2. Nesta semana,
faremos atividades sobre os substantivos coletivos. Caso você não lembre muito
bem, volte na semana 16 e revise antes de fazer as atividades.
VAMOS
LER MAIS UM LIVRO NESSA SEMANA?
CLIQUE
NESSE LINK AÍ:
LEIA
A HISTÓRIA: “A flor que chegou primeiro”.
CLIQUE
“Ver agora”.
E
TEM UM BRINQUEDO DE PAPEL PARA IMPRIMIR TAMBÉM!!
DEMAIS,
NÉ?
ENTÃO
APROVEITE!!!! BOA LEITURA!!!
VOCÊ TAMBÉM PODE OUVIR UMA HISTÓRIA.
CLIK
NO LINK ABAIXO E ESCUTE A HISTÓRIA “AS IRMÃS GÊMEAS”:
💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗
SEMANA
20 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
MATEMÁTICA:
Rotina:
- Multiplicação e divisão utilizando a tabuada
do 9;
- Calculando mentalmente;
- Desafios matemáticos.
2.
Nesta semana continuaremos com nossos cálculos
de multiplicação e divisão. Faremos cálculos utilizando a tabuada do 9.
Atividades:
1.
Observar os exemplos e fazer em seu caderno:
Agora você:
a) Se 9 : 9
= _______, então _____ x 9 = ______
b) Se 81 : 9 = _______, então _____ x 9 = ______
c) Se 27 : 9 = _______, então _____ x 9 = ______
d) Se 9 x 5 = _______, então _____ : 9 = ______
e) Se 9 x 6 = _______, então _____ : 9 = ______
2.
Armar e calcular as divisões:
a) 819 : 9 =
b) 288 : 9 =
c) 729 : 9 =
d) 657 : 9 =
e) 486 : 9 =
f) 855: 9 =
g) 558 : 9 =
h) 873 : 9 =
i)
379 : 9 =
j)
199 : 9 =
Não
esqueça! Alguns cálculos podem ter resto!!!
3.
Armar e calcular as multiplicações. Depois, relacionar
as colunas de acordo com os resultados.
Fazer no caderno.
a) 2.453 x 9 = ( ) 55.890
b) 832 x 9 = ( ) 22.077
c) 1.954 x 9 = ( ) 16.218
d) 10.045 x 9 = ( ) 8.991
e) 9.128 x 9 = ( ) 4.248
f) 472 x 9 = ( ) 7.488
g) 6.210 x 9 = ( ) 35.649
h) 3.961 x 9 = ( ) 17.586
i)
999 x 9 = ( ) 82.152
j)
1.802 x 9 = ( ) 90.405
4.
Vamos fazer um desafio?
Não precisa copiar, anotar apenas a resposta (FATOS = CONTAS).
💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜
SEMANA
20 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
CIÊNCIAS:
Rotina:
- Sistema
respiratório;
- Vídeo e
imagens.
2. Semana
passada, começamos a estudar o Sistema Respiratório. Conhecemos os órgãos que
formam o sistema respiratório. Nesta semana, veremos onde eles estão
localizados e aprenderemos um pouco mais sobre este sistema.
Copiar no
caderno e ler:
SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema respiratório é o sistema do corpo
responsável por garantir a captação do oxigênio presente no ar e a eliminação
do gás carbônico do nosso
corpo. O oxigênio captado pelo nosso sistema
respiratório é levado para todas as nossas células e usado na
fabricação de energia (respiração celular). No processo de fabricação de
energia, é produzido gás carbônico, que depois é eliminado para fora
do corpo também pelo sistema respiratório. Vale deixar claro que, além de
participar da respiração, esse sistema possui estruturas que garantem
a produção dos sons e a percepção dos odores.
O nosso sistema respiratório é formado por: (Se
for possível, copiar ou imprimir)
Assista ao vídeo abaixo para entender
melhor:
Os movimentos respiratórios garantem a entrada e a
saída de ar dos pulmões. Na inspiração, o ar entra em nossos pulmões; na
expiração, sai.
Na inspiração, o diafragma (músculo encontrado logo
abaixo dos pulmões) e os músculos intercostais (músculos localizados entre as
costelas) contraem-se. O diafragma provoca o alongamento da cavidade torácica e
os músculos intercostais promovem o levantamento das costelas. Essas ações
levam a um aumento da caixa torácica e à diminuição da pressão no
interior dos pulmões, fazendo com que o ar seja inspirado. Já na expiração,
os músculos intercostais e o diafragma relaxam-se, provocando uma redução do
volume da caixa torácica e aumentando a pressão no interior dos pulmões.
Observar a imagem abaixo (não precisa
copiar):
💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚
SEMANA 20 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Significado de Açorianos, localização dos
Açores;
- Mapas e imagens;
- Imigração Açoriana no RS.
2.
Nesta semana, continuaremos estudando sobre os
imigrantes portugueses.
Ler o que
significa “açoriano” para você entender melhor o texto que trabalharemos nesta
aula.
açoriano
Significado de Açoriano
adjetivo,
substantivo masculino
Referente ou pertencente aos Açores, habitante ou
natural dos Açores.
E onde ficam os Açores?
Açores
Descrição
Os Açores, um território
autônomo de Portugal, são um arquipélago no meio do Oceano Atlântico.
As ilhas se caracterizam pelas paisagens impressionantes, pelas vilas de
pescadores, pelos campos verdes e pelas sebes de hortênsias azuis. São Miguel,
a maior delas, tem caldeiras vulcânicas que viraram rios e a Fábrica de Chá
Gorreana. Pico abriga a Montanha do Pico, com 2.351 metros de altitude, e
vinhedos protegidos por rochas.
Montanha
do Pico (atualmente)
Ilha de São Miguel
Montanha do Pico (1901)
3. Copiar e ler o texto abaixo sobre a imigração açoriana no RS.
IMIGRAÇÃO AÇORIANA NO RS
Com a
penetração portuguesa no Rio Grande de São Pedro, havia necessidade de casais
para povoar e colonizar as terras, assegurando, assim, a posse da região.
O pedido
da vinda de casais para o sul do Brasil foi feito desde a fundação da Colônia
do Sacramento, mas poucos casais para aqui vieram, sendo, na sua grande
maioria, de portugueses e brasileiros vindos de Laguna, Rio de Janeiro, Bahia,
Minas Gerais e São Paulo.
Em 1746, foi ordenada a vinda de casais
em grupos de 60, que seriam distribuídos em cada povoado a ser formado. Os
colonizadores homens não poderiam ter mais de 40 anos, e as mulheres, não mais
de 30.
Assim, deu-se início à propaganda para
atrair os novos colonizadores, sendo-lhes oferecidos diversos atrativos:
dinheiro, passagem gratuita até a nova morada, ferramentas, armas, sementes,
alimentação por um ano, isenção do serviço militar, áreas para plantar (as
chamadas datas), duas vacas, uma égua, quatro touros e dois cavalos, sendo os
touros e os cavalos para uso de mais de uma família.
Essas promessas, no entanto, não
foram devidamente cumpridas, pois as datas demoraram muito a ser repartidas e
doadas.
No início do ano de 1748, chegaram a
Santa Catarina os primeiros casais açorianos, os quais enfrentaram uma longa
viagem, na qual passaram fome, ficaram doentes, enfrentaram epidemias como o
escorbuto e conviveram em más acomodações. Vários morreram na travessia do
Atlântico, principalmente crianças. As outras viagens que aconteceram, trazendo
mais casais açorianos, não foram diferentes da primeira.
OBS: As atividades para alunos de SIR
encontram-se no Drive do Professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.