Olá alunos e famílias!!
Vamos fazer mais umas atividades?
Espero que estejam conseguindo fazê-las.
Caso você se atrase nas tarefas, não se preocupe!
Continue as fazendo na ordem, NÃO PULE SEMANAS!
Beijos, profª Camila.
💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗
ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.
SEMANA 8 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
Rotina:
- Texto: Meio Ambiente;
- atividades;
- texto: ABC da Vida.
2. Você sabia que dia 5 de junho foi o "Dia Mundial do Meio Ambiente"?
Copie e leia o texto abaixo sobre este tema tão importante (não é necessário copiar o caça-palavras):
Atividades:
1. Escreva as palavras que você encontrou no caça-palavras:
____________________________________________________________________________________________________________
2. Escolha 3 palavras e crie uma frase com cada:
a)__________________________________________________________________________________________________________
b)__________________________________________________________________________________________________________
c)__________________________________________________________________________________________________________
3. De acordo com o texto, o que é o meio ambiente?
____________________________________________________________________________________________________________
4. Faça dois desenhos representando o 4º parágrafo do texto:
5. Nem sempre o homem fez e faz as mudanças no ambiente com consciência, ou seja, se preocupando com o meio ambiente. E você, se preocupa e cuida do meio ambiente?_________ Se sim, conte atitudes suas que ajudam o meio ambiente:
____________________________________________________________________________________________________________
6. Quantos parágrafos o texto possui?
______________________________________________________
7. Retire do texto:
a) Um substantivo próprio:______________________________
b) Três substantivos comuns:_____________________________
c) Uma palavra oxítona:_________________________________
d) Uma palavra paroxítona:______________________________
e) Uma palavra proparoxítona:___________________________
TEXTO: ABC DA VIDA
**Somente para leitura**
Gabrielle: Fica a teu critério copiar ou não o texto 1, no caça-palavras você tem duas opções: algum familiar pode ler as palavras para você e você escreve as frases, ou alguém dita as letras e você monta o caça-palavras para também pesquisar as palavras.
Em relação à atividade 4, você deve descrever os ambientes com coisas naturais e modificadas.
SEMANA 8 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:
Rotina:
- Atividades sobre os numerais;
- desafio.
2. Nesta semana continuaremos realizando atividades sobre os numerais:
Atividades:
1. Dê o antecessor e o sucessor:
a) _____________ - 10.000 - ______________
b) _____________ - 16.999 - ______________
c) _____________ - 25.210 - ______________
d) _____________ - 58.300 - ______________
e) _____________ - 71.019 - ______________
2. Escreva por extenso:
a) 11.030 = __________________________________________
b) 15.341 =___________________________________________
c) 52.670 =___________________________________________
d) 70.009 =___________________________________________
e) 98.615 =___________________________________________
3. Represente com numerais:
a) O ano em que você nasceu:____________________________
b) O ano em que estamos:_______________________________
c) O ano passado:______________________________________
d) O próximo ano:_____________________________________
e) O ano em que você começou a estudar na Escola Presidente Vargas:________________________________________________
4. Qual é o número?
a) 5 DM, 6 UM, 7 centenas, 2 dezenas e 9 unidades:
______________________________________________________
b) 8 DM, 3 centenas e 8 unidades:
______________________________________________________
c) 3 UM e 4 dezenas:
______________________________________________________
d) 9 DM e 1 UM:
______________________________________________________
e) 2 DM, 5 UM, 6 centenas e 7 dezenas:
______________________________________________________
5. Observe o número 46.925 e responda:
a) Quantos algarismos este número possui?_________________
b) Qual seu antecessor?_________________________________
c) Qual seu sucessor?___________________________________
d) Quantas unidades de milhar?___________________________
e) Qual o VR (Valor Relativo ou Valor de Lugar) do algarismo das dezenas de milhar?___________________________________
Vamos fazer um desafio?
Não precisa copiar em seu caderno. Anote somente as respostas:
Rui:________________________
Pedro:______________________
Ari:________________________
Júlio:_______________________
Rafael:______________________
Na próxima semana passarei os resultados do desafio!
Gabrielle: Nas atividades de matemática não é necessário fazer adaptações. Segue nossa combinação e podes apenas escrever as respostas. Caso fique melhor para você, copie o desafio.
SEMANA 8 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1. Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:
Rotina:
- Vídeo e questionamentos sobre meio ambiente/ decomposição;
- atividades.
2. Como vimos em Português, dia 5 foi o “Dia Mundial do Meio Ambiente”.
Nas semanas anteriores estávamos estudando a alimentação dos seres humanos que na cadeia alimentar fazem parte dos CONSUMIDORES.
Nesta semana vamos retomar o estudo da cadeia alimentar, focando nos DECOMPOSITORES.
Você lembra que estudamos que os DECOMPOSITORES são muito importantes para o meio ambiente?
Primeiro, você lembra o que significa decomposição?
Vamos fazer algumas tarefas para relembrar (não precisa escrever):
• Todos nós conhecemos e já comemos algum tipo de fruta, verdura e legumes, não é mesmo? Qual a origem desse tipo de alimento?
• Alguém já observou o que acontece com esses alimentos se forem deixados, ou esquecidos em algum lugar por algum tempo?
Veja o vídeo abaixo sobre a decomposição de frutas e legumes:
** A produção desse vídeo durou 74 dias, no qual foi registrada uma foto a cada 40 minutos e montado o vídeo para demonstrar o processo.
Atividades:
1. Copie e responda as questões abaixo depois de olhar o vídeo (olhe quantas vezes for necessário). Não se preocupe se não conseguir responder alguma questão!
a) O que aconteceu com os alimentos?
b) Todos sofreram a transformação ao mesmo tempo?
c) O que ocasionou essa transformação?
d) Para onde vão essas partículas após essa transformação?
e) Perceberam que no final do vídeo aparece um ramo brotando? Por que isso aconteceu?
f) Algum fator poderia ter influenciado na velocidade dessa transformação?
2. Você já comeu alguma fruta direto da árvore?
a) Onde foi? Qual era a fruta?
b) Haviam frutas caídas no chão? Como estavam?
3. Leia a história abaixo e responda as questões:
Copiar apenas as questões.
Lili é uma menina esperta e observadora, presta atenção em tudo à sua volta. Todo final de semana, ela passeia no parque da cidade que possui muitas árvores. Ela adora brincar em um balanço que fica ao lado de um pessegueiro; enquanto balança ela observa tudo à sua volta. A menina percebeu que o pessegueiro estava carregado de pêssegos maduros, inclusive que alguns deles já haviam caído do pé e estavam no chão. Na semana seguinte, quando Lili voltou ao parque, enquanto balançava em seu brinquedo preferido observou o pessegueiro e percebeu um cenário diferente. A menina, curiosa e observadora desceu do balanço e foi até ele olhar bem de perto, percebeu que dos belos pêssegos que estavam no chão haviam dado lugar a pedaços menores da fruta e escuros, com diversas manchas e um aspecto muito nojento! Nesse mesmo momento, Lili pensou: “o que aconteceu com as frutas que estavam aqui?”
Questões:
a) Será que essas frutas do chão já estavam maduras?
b) O que acontece com as frutas que caem das árvores e ninguém recolhe?
c) Sofrendo os efeitos do sol e da chuva, o que pode acontecer com essas frutas?
d) O que ocasionou essa transformação?
e) Para onde vão essas partículas após essa transformação?
f) Será que se essas frutas tivessem sido recolhidas e guardadas por alguma pessoa aconteceria o mesmo?
ATENÇÃO!!
Não se preocupe caso não consiga responder todas as questões. O importante é você tentar e refletir sobre elas para que na próxima semana possamos dar continuidade ao estudo.
Gabrielle: A Jana te enviará a audiodescrição do vídeo. Em relação às questões, podes pedir ajuda, mas não se preocupe caso não consigas responder algumas questões, elas são para vocês pensarem, refletirem e tentarem responder.
SEMANA 8 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
1. Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Modificações no meio ambiente de Porto Alegre.
2. Como vimos no texto de português, o meio ambiente sofre muitas transformações.
Leia e reflita sobre estas questões (não precisa escrever):
Como era nossa cidade há muitos anos?
Será que tiveram muitas mudanças?
As pessoas cuidavam do meio ambiente?
3. Observe as imagens abaixo e veja algumas transformações ocorridas em Porto Alegre:
Após observar com atenção as imagens acima, copie e responda em seu caderno:
1. Você acha que tiveram muitas mudanças ambientais em Porto Alegre?
2. Cite algumas coisas que te chamaram a atenção.
3. Na sua opinião, quais foram as maiores mudanças?
4. O que você acha que melhorou?
5. O que você acha que piorou?
6. Você reconheceu alguns lugares? Quais?
7. Essas imagens são muito antigas. Você acha que daquele tempo até hoje, as pessoas tiveram boas atitudes relacionadas ao meio ambiente da nossa cidade? Explique sua resposta.
Na próxima semana comentaremos estas questões.
Gabrielle: A Jana enviará a descrição das imagens sobre Porto Alegre.
Faça as atividades com muita atenção!!
É importante que você TENTE fazer!
Quando voltarmos às aulas presenciais, retomaremos e tiraremos todas as dúvidas. Por isso, é importante que você acompanhe as atividades.
Beijos.💋💋💋💋💋
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.