UMA FESTANÇA NA FLORESTA
Foi assim: os animais das matas até que estavam ocupados e calmos em relação a seus deveres, pois o dever do animal é existir. Mas eis senão quando surgiu no ar um boato que logo se espalhou alvissareiro num diz-que-diz assanhado. Vinha esse boato trazido pelo canto do sabiá. Como o sabiá, a quanto se sabe, canta pelo mero prazer de cantar, ficaram os bichos em dúvida sobre se era ou não verdade.
E – de repente – começou a chover convite para a tal festança. Quem convidava não dizia quem era, mas todos desconfiaram que a ideia vinha da rainha das selvas brasileiras, a onça, mandachuva que era. Todos os bichos foram convidados, garantindo-se que na ocasião seria abolida a ferocidade. Até a mãe-coruja, que de tão séria e sábia até óculos usava, foi convidada com os seus filhotes.
B Quanto às filhas do macaco, doidas para namorar e enfim casar, enfeitaram-se tanto e com tantas bugigangas que pareciam umas – é isso mesmo, pareciam umas verdadeiras macacas. E quem pensa que a cobra faltou por ser tão nojenta está enganado: apareceu fazendo salamaleques com o corpo escorregadio para chamar atenção.
A noite estava toda iluminada por milhares de vagalumes, pela lua silenciosa e pelas estrelas úmidas. Quanto à orquestra, fiquem certos de que era da melhor qualidade: uma turma de tucanos encarregou-se de tocar em valsa os mais belos grunhidos da mata.
(Clarice Lispector)
Responda:
1) No primeiro parágrafo do texto, lemos: “ Foi assim ”. Que fato foi narrado a partir dessa confirmação? a) O início dos preparativos para a festança que se realizaria na floresta. b) A chegada dos filhotes da mãe-coruja. c) O ataque que a onça planejava fazer contra os bichos da floresta. d) Os preparativos para o casamento das filhas do macaco. e) O ensaio do canto do sabiá, já que ele seria responsável por espalhar o convite para a festa.
2) No primeiro parágrafo do texto, lemos: “ Foi assim ”. Que fato foi narrado a partir dessa confirmação? a) O início dos preparativos para a festança que se realizaria na floresta. b) A chegada dos filhotes da mãe-coruja. c) O ataque que a onça planejava fazer contra os bichos da floresta. d) Os preparativos para o casamento das filhas do macaco. e) O ensaio do canto do sabiá, já que ele seria responsável por espalhar o convite para a festa.
3) A rotina em que viviam os animais na floresta é quebrada e logo surge para o leitor a ideia de um possível conflito. Que expressão do texto faz essa revelação? a) E – de repente – começou a chover convite para a tal festança. b) [...] pois o dever do animal é existir. c) Mas eis senão quando. d) [...] ficaram os bichos em dúvida sobre se era ou não verdade. e) Foi assim.
4) Releia este trecho do texto: “Todos os bichos foram convidados, garantindo-se que na ocasião seria abolida a ferocidade.” • Leia as afirmações feitas a seguir: I. A expressão “ na ocasião ” é indicadora de tempo e refere-se à “tal festança”. II. Dizer que “ na ocasião seria abolida a ferocidade ” significa dizer que apenas durante a festança a onça não se mostraria feroz. III.Dizer que “ na ocasião seria abolida a ferocidade ” significa dizer que, a partir da presença de todos na festança, a onça nunca mais se mostraria feroz aos bichos da floresta.
• Estão corretas as afirmações feitas em: a) II, apenas. b) II e III, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.
5) Observe:
I. Vinha esse boato trazido pelo canto do sabiá. II. E anunciou o sabiá: “Eu canto para trazer uma grande notícia!” Assinale a alternativa correta. a) A palavra canto é verbo em I e II. b) A palavra canto é verbo em I e substantivo em II. c) A palavra canto é substantivo em I e II. d) A palavra canto é substantivo em I e verbo em II. e) A palavra canto é adjetivo em I e verbo em II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.