segunda-feira, 18 de maio de 2020

A garça velha

A garça não conseguia mais apanhar peixes com facilidade. Devido à idade avançada, sua vista estava tão cansada que às vezes passava dias inteiros sem comer. E foi num desses dias, quando estava com o estômago a roncar de fome, que ela teve uma ideia. Vendo que o sapo se aproximava, ela não perdeu tempo.

− Seu sapo, seu sapo, avise os peixes que a lagoa será esvaziada. Fiquei sabendo que o dono destas terras vai construir um campo de futebol aqui. Mas, antes disso, ele vai esvaziar a lagoa e distribuir os peixes para a vizinhança – disse.

O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas. A água da lagoa, que era sempre tranquila, chegou a ficar ondulada com o alvoroço provocado pela notícia. Os peixes ficaram atarantados e, temendo pelo seu fim, foram se aconselhar com a garça.

– Dona garça, o que devemos fazer para nos livrar dessa tragédia?

− Bem sei que vocês, peixes, não podem viver fora d’água. Por isso, o meu conselho é que se mudem para o poço que há logo ali na entrada da fazenda.

− Mas isso é impossível! Teríamos que atravessar muitos metros fora d’água e morreríamos antes de chegar ao nosso destino.

− E para que servem os amigos? Posso transportar todos vocês no meu bico. Já se foi o tempo em que eu comia peixes… Agora sou vegetariana e me satisfaço com pedaços de grama − mentiu a garça.

Sem ter outra saída, os peixes aceitaram a oferta. Com a ajuda da garça, foram parar num tanque de pedra pequeno e de águas bem transparentes. Ali, a velha ave podia pescá-los até de olhos fechados e, assim, nunca mais passou fome.

Não se deve acreditar em conselho de inimigo.

Lúcia Tulchinsk. “Fábulas de Esopo”. São Paulo: Scipione, 2014.

 

1 – Aponte o fato que motivou a história acima:

A. ( ) “A garça não conseguia mais apanhar peixes com facilidade.”

B. ( ) “[…] o dono destas terras vai construir um campo de futebol aqui.”

C. ( ) “O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas.”

 

2 – De acordo com a história, a vista da garça “estava tão cansada”:

A. ( ) por causa da sua idade avançada.

B. ( ) porque ela “passava dias inteiros sem comer”.

C. ( ) porque ela “estava com o estômago a roncar de fome”.

 

3 – Segundo o texto, “Os peixes ficaram atarantados […]”. O que significa isso?

A. ( ) Significa que os peixes ficaram tristes.

B. ( ) Significa que os peixes ficaram desconfiados.

C. ( ) Significa que os peixes ficaram desnorteados.

 

4 – Em “Já se foi o tempo em que eu comia peixes… Agora sou vegetariana e me satisfaço com pedaços de grama […]”, a garça:

A. ( ) faz um alerta aos peixes.

B. ( ) busca convencer os peixes.

C. ( ) dá uma sugestão aos peixes.

 

5 – Na frase “O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas.[…]”, se a palavra “sapo” mudar para o plural, quantas outras devem ser modificadas?

A. ( ) 1.

B. ( ) 2.

C. ( ) 3.

D. ( ) nenhuma.

 

6. – Na frase “Os peixes ficaram atarantados e, temendo pelo seu fim, foram se aconselhar com a garça. […]”, o trecho “Os peixes” pode ser modificado sem prejudicar o sentido da história por quais palavras?

A. ( ) O arquipélago.

B. ( ) O elenco.

C. ( ) O enxame.

D. ( ) O cardume.

 

7. – Na frase Mas, antes disso, ele vai esvaziar a lagoa e distribuir os peixes para a vizinhança – disse.” o pronome da terceira pessoal do singular se refere a qual palavra citada anteriormente?

A. ( ) A garça.

B. ( ) O sapo.

C. ( ) O peixe.

D. ( ) O dono das terras.

 

8. – No trecho − Mas isso é impossível! Teríamos que atravessar muitos metros fora d’água e morreríamos antes de chegar ao nosso destino.” o pronome possessivo da primeira pessoa do plural se refere:

A. ( ) À Garça e aos peixes.

B. ( ) Ao sapo e aos peixes.

C. ( ) Aos peixes.

D. ( ) Ao dono das terras.

 

9. – No trecho “Posso transportar todos vocês no meu bico. Já se foi o tempo em que eu comia peixes…” a palavra vocês se refere:

A. ( ) a garça e aos peixes.

B. ( ) ao sapo e aos peixes.

C. ( ) aos peixes.

D. ( ) ao sapo e a garça.

 

10. – Na frase “Ali, a velha ave podia pescá-los até de olhos fechados e, assim, nunca mais passou fome.” o trecho "podia pescá-los até de olhos fechados" significa que:  

A. ( ) podia pescar com dificuldade.

B. ( ) podia pescar sem dificuldade.

C. ( ) podia pescar dormindo.


11. – Na frase “Ali, a velha ave podia pescá-los até de olhos fechados e, assim, nunca mais passou fome.” se a palavra ave passasse para o plural  quantas outras teriam que ser modificadas?  

A. ( ) nenhuma.

B. ( ) 2.

C. ( ) 4.

D. ( ) 6.







C11 E C12 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. PATRÍCIO - SEMANA 1

A garça velha
A garça não conseguia mais apanhar peixes com facilidade. Devido à idade avançada, sua vista estava tão cansada que às vezes passava dias inteiros sem comer. E foi num desses dias, quando estava com o estômago a roncar de fome, que ela teve uma ideia. Vendo que o sapo se aproximava, ela não perdeu tempo.
− Seu sapo, seu sapo, avise os peixes que a lagoa será esvaziada. Fiquei sabendo que o dono destas terras vai construir um campo de futebol aqui. Mas, antes disso, ele vai esvaziar a lagoa e distribuir os peixes para a vizinhança – disse.
O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas. A água da lagoa, que era sempre tranquila, chegou a ficar ondulada com o alvoroço provocado pela notícia. Os peixes ficaram atarantados e, temendo pelo seu fim, foram se aconselhar com a garça.
– Dona garça, o que devemos fazer para nos livrar dessa tragédia?
− Bem sei que vocês, peixes, não podem viver fora d’água. Por isso, o meu conselho é que se mudem para o poço que há logo ali na entrada da fazenda.
− Mas isso é impossível! Teríamos que atravessar muitos metros fora d’água e morreríamos antes de chegar ao nosso destino.
− E para que servem os amigos? Posso transportar todos vocês no meu bico. Já se foi o tempo em que eu comia peixes… Agora sou vegetariana e me satisfaço com pedaços de grama − mentiu a garça.
Sem ter outra saída, os peixes aceitaram a oferta. Com a ajuda da garça, foram parar num tanque de pedra pequeno e de águas bem transparentes. Ali, a velha ave podia pescá-los até de olhos fechados e, assim, nunca mais passou fome.
Não se deve acreditar em conselho de inimigo.
Lúcia Tulchinsk. “Fábulas de Esopo”. São Paulo: Scipione, 2014.

1 – Aponte o fato que motivou a história acima:
A. ( ) “A garça não conseguia mais apanhar peixes com facilidade.”
B. ( ) “[…] o dono destas terras vai construir um campo de futebol aqui.”
C. ( ) “O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas.”

2 – De acordo com a história, a vista da garça “estava tão cansada”:
A. ( ) por causa da sua idade avançada.
B. ( ) porque ela “passava dias inteiros sem comer”.
C. ( ) porque ela “estava com o estômago a roncar de fome”.

3 – Segundo o texto, “Os peixes ficaram atarantados […]”. O que significa isso?
A. ( ) Significa que os peixes ficaram tristes.
B. ( ) Significa que os peixes ficaram desconfiados.
C. ( ) Significa que os peixes ficaram desnorteados.

4 – Em “Já se foi o tempo em que eu comia peixes… Agora sou vegetariana e me satisfaço com pedaços de grama […]”, a garça:
A. ( ) faz um alerta aos peixes.
B. ( ) busca convencer os peixes.
C. ( ) dá uma sugestão aos peixes.

5 – Na frase “O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas.[…]”, se a palavra “sapo” mudar para o plural, quantas outras devem ser modificadas?
A. ( ) 1.
B. ( ) 2.
C. ( ) 3.
D. ( ) nenhuma.

6. – Na frase “Os peixes ficaram atarantados e, temendo pelo seu fim, foram se aconselhar com a garça. […]”, o trecho “Os peixes” pode ser modificado sem prejudicar o sentido da história por quais palavras?
A. ( ) O arquipélago.
B. ( ) O elenco.
C. ( ) O enxame.
D. ( ) O cardume.

7. – Na frase Mas, antes disso, ele vai esvaziar a lagoa e distribuir os peixes para a vizinhança – disse.” o pronome de terceira pessoa do trecho se refere a qual palavra citada anteriormente?
A. ( ) A garça.
B. ( ) O sapo.
C. ( ) O peixe.
D. ( ) O dono das terras.

8. – Em “− Mas isso é impossível! Teríamos que atravessar muitos metros fora d’água e morreríamos antes de chegar ao nosso destino.” o pronome que esta na primeira pessoa do plural desse trecho se refere:
A. ( ) À Garça e aos peixes.
B. ( ) Ao sapo e aos peixes.
C. ( ) Aos peixes.
D. ( ) Ao dono das terras.

9. – No trecho “Posso transportar todos vocês no meu bico. Já se foi o tempo em que eu comia peixes…” a palavra vocês se refere:
A. ( ) a garça e aos peixes.
B. ( ) ao sapo e aos peixes.
C. ( ) aos peixes.
D. ( ) ao sapo e a garça.

10. – Na frase “Ali, a velha ave podia pescá-los até de olhos fechados e, assim, nunca mais passou fome.” o trecho "podia pescá-los até de olhos fechados" significa que:  
A. ( ) podia pescar com dificuldade.
B. ( ) podia pescar sem dificuldade.
C. ( ) podia pescar até dormindo.








B31 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. PATRÍCIO - SEMANA 1

A garça velha
A garça não conseguia mais apanhar peixes com facilidade. Devido à idade avançada, sua vista estava tão cansada que às vezes passava dias inteiros sem comer. E foi num desses dias, quando estava com o estômago a roncar de fome, que ela teve uma ideia. Vendo que o sapo se aproximava, ela não perdeu tempo.
− Seu sapo, seu sapo, avise os peixes que a lagoa será esvaziada. Fiquei sabendo que o dono destas terras vai construir um campo de futebol aqui. Mas, antes disso, ele vai esvaziar a lagoa e distribuir os peixes para a vizinhança – disse.
O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas. A água da lagoa, que era sempre tranquila, chegou a ficar ondulada com o alvoroço provocado pela notícia. Os peixes ficaram atarantados e, temendo pelo seu fim, foram se aconselhar com a garça.
– Dona garça, o que devemos fazer para nos livrar dessa tragédia?
− Bem sei que vocês, peixes, não podem viver fora d’água. Por isso, o meu conselho é que se mudem para o poço que há logo ali na entrada da fazenda.
− Mas isso é impossível! Teríamos que atravessar muitos metros fora d’água e morreríamos antes de chegar ao nosso destino.
− E para que servem os amigos? Posso transportar todos vocês no meu bico. Já se foi o tempo em que eu comia peixes… Agora sou vegetariana e me satisfaço com pedaços de grama − mentiu a garça.
Sem ter outra saída, os peixes aceitaram a oferta. Com a ajuda da garça, foram parar num tanque de pedra pequeno e de águas bem transparentes. Ali, a velha ave podia pescá-los até de olhos fechados e, assim, nunca mais passou fome.
Não se deve acreditar em conselho de inimigo.
Lúcia Tulchinsk. “Fábulas de Esopo”. São Paulo: Scipione, 2014.

1 – Aponte o fato que motivou a história acima:
A. ( ) “A garça não conseguia mais apanhar peixes com facilidade.”
B. ( ) “[…] o dono destas terras vai construir um campo de futebol aqui.”
C. ( ) “O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas.”

2 – De acordo com a história, a vista da garça “estava tão cansada”:
A. ( ) por causa da sua idade avançada.
B. ( ) porque ela “passava dias inteiros sem comer”.
C. ( ) porque ela “estava com o estômago a roncar de fome”.

3 – Segundo o texto, “Os peixes ficaram atarantados […]”. O que significa isso?
A. ( ) Significa que os peixes ficaram tristes.
B. ( ) Significa que os peixes ficaram desconfiados.
C. ( ) Significa que os peixes ficaram desnorteados.

4 – Em “Já se foi o tempo em que eu comia peixes… Agora sou vegetariana e me satisfaço com pedaços de grama […]”, a garça:
A. ( ) faz um alerta aos peixes.
B. ( ) busca convencer os peixes.
C. ( ) dá uma sugestão aos peixes.

5 – Na frase “O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas.[…]”, se a palavra “sapo” mudar para o plural, quantas outras devem ser modificadas?
A. ( ) 1.
B. ( ) 2.
C. ( ) 3.
D. ( ) nenhuma.

6. – Na frase “Os peixes ficaram atarantados e, temendo pelo seu fim, foram se aconselhar com a garça. […]”, o trecho “Os peixes” pode ser modificado sem prejudicar o sentido da história por quais palavras?
A. ( ) O arquipélago.
B. ( ) O elenco.
C. ( ) O enxame.
D. ( ) O cardume.

7. – Na frase Mas, antes disso, ele vai esvaziar a lagoa e distribuir os peixes para a vizinhança – disse.” a palavra ele se refere a qual palavra citada anteriormente?
A. ( ) A garça.
B. ( ) O sapo.
C. ( ) O peixe.
D. ( ) O dono das terras.

8. – No trecho − Mas isso é impossível! Teríamos que atravessar muitos metros fora d’água e morreríamos antes de chegar ao nosso destino.” a palavra nosso se refere:
A. ( ) À Garça e aos peixes.
B. ( ) Ao sapo e aos peixes.
C. ( ) Aos peixes.
D. ( ) Ao dono das terras.

9. – No trecho “Posso transportar todos vocês no meu bico. Já se foi o tempo em que eu comia peixes…” a palavra vocês se refere:
A. ( ) a garça e aos peixes.
B. ( ) ao sapo e aos peixes.
C. ( ) aos peixes.
D. ( ) ao sapo e a garça.

10. – Na frase “Ali, a velha ave podia pescá-los até de olhos fechados e, assim, nunca mais passou fome.” o trecho "podia pescá-los até de olhos fechados" significa que:  
A. ( ) podia pescar com dificuldade.
B. ( ) podia pescar sem dificuldade.
C. ( ) podia pescar com medo.









B31 B32 C11 C12 CJ - INGLÊS - EVERTON

Hello again folks,

Vamos rever os números, os Dias da Semana e falar sobre Países e suas Nacionalidades?


Como vocês puderam notar, as formas mais comuns de Nacionalidades são aquelas formadas pelos sufixos (finais) -IAN e -ESE.

Agora façam os seguintes exercícios no caderno para conferir o que vocês realmente aprenderam. No final há alguns joguinhos online para testar e distrair a galera. BORA FAZER!

SOE E COORDENAÇÃO DE TURNO


Esta atividade é dirigida aos pais ou responsáveis de todos os ciclos e aos alunos de C30.


Inteligência emocional

É um conceito em psicologia que descreve a capacidade de rever e avaliar seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Para entender melhor, quando conseguimos lidar com medos, inseguranças e frustrações a fim de atingir algum objetivo, estamos fazendo uso da nossa própria inteligência emocional. São benefícios da inteligência emocional:
·        Gerenciar conflitos e pressões do dia-dia
·        Ter uma comunicação mais transparente e eficiente
·        Evitar discussões e competições desnecessárias
·        Controlar impulsos e canalizar emoções
·        Persistir diante dos desafios
Algumas dicas para auxiliá-lo a desenvolver sua inteligência emocional!
Observe e analise seu próprio comportamento:
1.     Domine suas emoções
2.     Aprenda a trabalhar suas emoções negativas
3.     Aumente sua autoconfiança
4.     Aprenda a lidar com a pressão
5.     Não tenha medo de se expressar
6.     Desenvolva o sentimento da empatia
7.     Coloque em prática a resiliência
8.     Formule uma resposta em vez de reagir
9.     Desenvolva o sentimento da empatia
10.                Coloque em prática sua resiliência
Você pode testar sua inteligência emocional é só clicar no link abaixo:
Abraço e uma ótima semana a todos!

B31 B32 CJ - INGLÊS - EVERTON

Hello folks,

Esta é uma atividade de revisão sobre os materiais escolares. Leia e revise as palavras primeiro.

Agora que você lembrou dos nomes deste objetos escolares, realize o exercício abaixo no seu caderno.