segunda-feira, 25 de maio de 2020

B32-LÍNGUA PORTUGUESA-PROFESSORA REJANE


B32-LÍNGUA PORTUGUESA- PROFESSORA REJANE 
Querido aluno,
Espero que estejas bem. Estou com saudades de ti!
 O texto baixo tem erros propositalmente colocados de ortografia.                       

Leia a seguinte notícia:
Quando surju o pão?

Esse alimento naceu com a própria agricultura, há cerca de 12 000 anos, quando começaram a ser cultivadas as plantas com grãos. "Os pães mais antigos provavelmente eram feitos de cevada, o primeiro cereal a ser plantado pelo homem", diz o historiador Emanuel Bouzon, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. "Os primeiros povos sumérios, na Babilônia, já tinham pão." Inicialmente seco e duro, ele passou a ser cosido após a invenssão da cerâmica em 3000 a.C. Mais tarde, em 1800 a.C., os egípçios descobriram como torná-lo mais massio e saboroso. Perceberam que, depois de um certo tempo, a massa umedecida liberava gazes, tornando o pão mais porozo. Fizeram um teste: misturaram parte dessa massa fermentada com uma outra fresca. Ela também fermentou. Assim, aprenderam a controlar o proceso e a fazer o pão levedado ou fermentado, técnica utilisada até hoje.

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em 09 de junho de 2016.

Agora, identifique 10 erros, colocados propositalmente pela autora desta atividade, referentes à Ortografia. Em seguida, reescreva a notícia, fazendo as alterações necessárias:
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domingo, 24 de maio de 2020

TURMAS B11 - B 12 - B21 - B 22 - B JOVEM - ARTES - PROFESSOR GILMAR

Olá prezados alunos!


Hoje vamos conhecer  um  pouco da arte gaúcha: eu gostaria de apresentar para vocês um artista muito importante: é o Carlos Carrion de Britto Velho. Ele mora em porto alegre e há mais de quarenta anos vem se dedicando  principalmente a pintar. Na foto abaixo, vemos este artista trabalhando. Ele é um apaixonado por seu trabalho.  Se a gente olha rapidamente as suas pinturas, logo podemos notar as cores fortes. Amarelos, laranjas, vermelhos, verdes e azuis  aparecem muito.  



Exposição com obras inéditas de Britto Velho estará aberta até 22 ...          ArtArte: Conversando sobre Arte Entrevistado Britto Velho.

Mas o que a gente vê quando olha estas pinturas? Podemos identificar  algumas coisas: animais, figuras humanas, rostos, algumas cabeças pintadas com três olhos, etc. E, claro, cada um de vocês pode ver e descobrir mais! Mas será que ele pinta as coisas iguais como nós vemos na realidade? Ou para este artista, o mais importante é poder explorar a fantasia e a imaginação? Observem  as cores e as formas em suas pinturas e pensem sobre isso. 
E você, o que imagina ao olhar estas pinturas? Elas lhe agradam? Elas lhe parecem sonhos?


     Acervo - Brito Velho - Galeria Tina Zappoli                     BRITOVELHO_CROP # 04

       
            Pinturas de Britto Velho - Carlos Carrion de Britto Velho ...


ATIVIDADE:     

1 Em uma folha de papel,  depois de observar as pinturas de Britto Velho, escreva  com detalhes a sua opinião sobre o trabalho deste artista.  
2 Nesta mesma folha, faça um desenho sobre uma das pinturas que você mais gostou. Importante: não é para fazer uma simples cópia, mas para também inventar,  mudando cores e colocando novas formas e desenhos. Use sua imaginação.!   


Abraco!

Professor Gilmar 

sábado, 23 de maio de 2020

C11 C12 C21 C22 CJ - INGLÊS - EVERTON

Vamos rever os materiais escolares em Inglês com um joguinho?

Segue o link do quiz.

C21 C22 C31 C32 - INGLÊS - EVERTON

Vamos rever as contrações de pronomes  e verbos com um joguinho interativo?


Segue o link: QUIZ

C11 C12 CJ - INGLÊS - EVERTON

Vamos rever a forma do verb BE (SER ou ESTAR em Inglês):

Ou seja, só existem três formas do verbo BE (ser /estar) no presente:

Verb BE (ser, estar)
AM (I) à sou, estou
IS (1) à é, está
ARE (2+) à são, estão

AM quando falamos de nós mesmos.

IS quando falamos uma única pessoa ou objeto.

ARE quando falamos de várias pessoas ou objetos.


Agora complete as frases abaixo no seu caderno usando uma das formas do verbo BE:

1) Maria _______ my best friend.

2) Raquel and Sara _______ my sisters.

3) The ball ________ blue.


DÚVIDAS? Entre em contato com o professor via email tonjoi@hotmail.com 




B31 B32 - INGLÊS - EVERTON


C JOVEM - HISTÓRIA - PROFE. JOSÉ LUIS



Olá pessoal!
Em nossa proposta de estudo hoje iremos abordar o processo revolucionário conhecido como REVOLUÇÃO FRANCESA. É muito importante para todos nós, conhecermos de forma mais apurada esse período histórico!

          HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO FRANCESA

A Revolução Francesa, considerada o marco inicial da Época Contemporânea, deve ser entendida como o golpe definitivo na enfraquecida estrutura do Antigo Regime Europeu (período em que o governante seria um rei absolutista detentor de um poder indiscutível) cuja ruína já se esboçava desde meados do século XVII (17). Foi um movimento que contribuiu para eliminar os vestígios remanescentes do feudalismo na sociedade francesa, promovendo a consolidação do capitalismo burguês na França. Além disso, colaborou para a afirmação da ideologia racionalista iluminista.
É preciso, no entanto, não interpretar a Revolução Francesa como um movimento homogêneo ,ou seja (onde só participaram elementos de uma única classe social) com direcionamento e envolvimento social único. Isto é, a revolução não foi planejada e conduzida exclusivamente pela burguesia (proprietários de negócios de comércio, indústria e finanças) esse grupo foi certamente o que mais se beneficiou no processo, que, entretanto, contou com os projetos e participação ativa de diferentes categorias sociais, interessadas em abolir a antiga estrutura socioeconômica e política francesa. É importante ressaltar que o projeto burguês de abolição do Antigo Regime era o mais moderado entre os que se apresentavam na época.
           A FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA
Às vésperas da Revolução de 1789, a França era uma nação onde imperava a aristocracia: onde pessoas nobre e privilegiadas monopolizam o poder,  em que ainda persistiam algumas características do feudalismo. Ao mesmo tempo, desenvolvia-se uma burguesia poderosa que comandava as finanças, o comércio e a indústria, e que também fornecia recursos materiais e humanos para sustentar o aparelho de Estado. As mais importantes características da França pré-revolucionária podem ser assim resumidas:
o          economia: predominantemente agrícola: 80% da população francesa, em finais do século XVIII, era ainda constituída por camponeses submetidos ao regime servil. Interessava à burguesia substituir a servidão pelo trabalho assalariado, pois isso permitiria a consolidação de um mercado fornecedor de matérias-primas e um mercado consumidor de gêneros manufaturados. Ou seja, a servidão, herdada da Idade Média, e que ainda persistia na área rural francesa, era um obstáculo ao desenvolvimento das manufaturas e ao aumento da produtividade na França.
o          finanças: a situação financeira da França às vésperas da revolução era de déficit acentuado. O Estado arrecadava menos do que gastava com a Corte e com os privilégios da nobreza. O pagamento de impostos estava restrito a um pequeno segmento da população; a venda de títulos e cargos antecipava parte da receita, mas garantia privilégios posteriores que comprometiam a manutenção do aparelho de Estado (Corte, exército e burocracia). A situação piorou quando o governo francês decidiu prestar auxílio financeiro aos rebeldes norte-americanos, que lutavam pela independência.
·             Política: na França de fins do século XVIII, predominava o Absolutismo Monárquico, de direito divino. Personificado na figura de Luís XIV, o “rei-sol”, o absolutismo francês era ainda muito forte no país, marginalizando, das decisões e da vida política da nação, a maioria da população, que, influenciada pelo ideário iluminista, começava a questionar a total concentração de poderes nas mãos do monarca.
Ao lado dessa estrutura, marcada pela existência de uma minoria privilegiada em detrimento da maioria explorada, desenvolviam-se as ideias dos filósofos iluministas: liberdade, igualdade e fraternidade. Nesse contexto, emergiram os primeiros questionamentos ao Antigo Regime na França, que culminaram com sua queda durante o processo revolucionário iniciado em 1789.

A partir da leitura do texto, responda:
a)   O que você entende por BURGUESIA?
b)   O que você entende por ARISTOCRACIA?
c)   O que você entende por REGIME SERVIL?
d)   O que você entende por Antigo Regime Europeu?
e)   Quais as diferenças e semelhanças que você poderia mencionar  entre aquele período histórico da França pré-revolucionária e os dias de hoje? (mínimo dez linhas).