quarta-feira, 10 de junho de 2020

TURMAS C 11 - C 12 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 08


Olá alunos, tudo certo com vocês? Espero que sim e que  suas famílias  também possam estar bem!

O nosso assunto desta é fazer arte na caixa! Ou melhor... numa  c a i x i n h a
Mais exatamente uma de fósforos.  Todos conhecem e todos devem ter alguma em casa. 
Apesar de ser pequena, nossa ideia aqui é usar a embalagem para dentro dela guardar outro conteúdo. Como um pequeno livro sanfonadoEntão, este será o nosso pequeno-grande desafio: fazer um pequeno livro dentro da caixa de fósforos. Neste material  você  está a convidado a falar alguma coisa sobre o mundo em tempos de pandemia. Passar alguma mensagem para as outras pessoas. Pode  misturar desenhos e palavras, contar uma história, desenhar uma história em quadrinho, etc. Alguma coisa que lembre estes  tempos onde nossa vida está sendo modificada! 

ATIVIDADE: instruções: 

1  Pegue uma caixa de fósforos e veja as suas medidas: largura e comprimento. (A caixa que eu medi tinha 3,5 cm X 4,5 cm)

2 Corte uma tira de papel na qual você possa ir  fazendo as divisões, imitando em cada divisão o tamanho da caixa. Lembre: como é um livrinho sanfonado, aconselho fazer mínimo 8 divisões. Veja imagem abaixo: 

                                 

3  Com as dobras bem marcadas, teste para ver se o papel cabe dentro da caixa. Talvez seja preciso diminuir um pouquinho o tamanho. Lembre: o livrinho vai abrir tipo uma sanfona. Então, planeje bem o que você quer fazer para dar um efeito legal quando aberto.

                                   

OBSERVAÇÃO: vocês podem começar  e adiantar este trabalho em casa, mas nós o terminaremos em sala de aula.

                                  É isto gente, espero que vocês gostem deste desafio!

                                                                    Professor Gilmar 

C12 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 8


Resumo: continuação

FRAÇÕES


* Raiz quadrada de número fracionário

(este conteúdo encontra-se também na página 48 do livro)


          Vamos primeiramente relembrar os nomes dos principais elementos:

       
          Lembre também que a raiz quadrada é a operação inversa da potenciação ao quadrado. Observe os exemplos:


          Para determinar a raiz quadrada de uma fração, utilizamos a mesma ideia. Veja:


          De uma maneira geral, podemos determinar a raiz quadrada de uma fração calculando separadamente o numerador e o denominador. Veja os dois exemplos:



ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 49
Exercício 56 (copiar e responder)
Exercício 59 - DESAFIO (copiar só o item "a" e responder) (Leia atentamente a explicação do exemplo que é mostrado no exercício. Aqui você irá resolver uma expressão numérica cujos números são frações. Cuide a ordem das operações!) 

C11 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 8


Resumo: continuação

FRAÇÕES


* Raiz quadrada de número fracionário

(este conteúdo encontra-se também na página 48 do livro)


          Vamos primeiramente relembrar os nomes dos principais elementos:

       
          Lembre também que a raiz quadrada é a operação inversa da potenciação ao quadrado. Observe os exemplos:


          Para determinar a raiz quadrada de uma fração, utilizamos a mesma ideia. Veja:


          De uma maneira geral, podemos determinar a raiz quadrada de uma fração calculando separadamente o numerador e o denominador. Veja os dois exemplos:



ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 49
Exercício 56 (copiar e responder)
Exercício 59 - DESAFIO (copiar só o item "a" e responder) (Leia atentamente a explicação do exemplo que é mostrado no exercício. Aqui você irá resolver uma expressão numérica cujos números são frações. Cuide a ordem das operações!)