quinta-feira, 18 de junho de 2020

B32 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS

 

B32 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS

 

Aula da semana 9 – 15 a 19 de junho de 2020

 

Olá, querido aluno!

Espero que estejas bem! Eu estou com saudades! Vamos estudar um pouco?

 

SUBSTANTIVOS

Nota da professora:

Lê a seguinte explicação sobre uma das classes gramaticais mais importantes: o substantivo.

Substantivos são as palavras que dão nome aos seres, sentimentos, lugares, qualidades, etc. os substantivos são classificados da seguinte maneira:

·         Substantivo próprio: dá nome a um ser especifico e é escrito com a primeira letra maiúscula.

·          Ex.: Camila;

 

·         Substantivo  comum: dá nome aos seres da mesma espécie.

·         Ex.: cachorro, menino, arvore;

 

·         Substantivo  simples: é formado por apenas uma palavra.

·         Ex.: casa.

 

·         Substantivo composto: é formado por mais de uma palavra.

·         Ex.: guarda-roupa, girassol;

 

·          

 

·         Substantivo primitivo: é formado por uma palavra que não deriva de outra.

·         Ex.: casa;

·         Substantivo  derivado: é formado por uma palavra que tem origem em outra..

·         Ex.: casarão.

Observação Importante: Um substantivo pode ter mais de uma classificação. Ex.: casa – substantivo comum, simples e primitivo.

 

EXERCÍCIOS SOBRE SUBSTANTIVOS

 

Questão 1 - Sublinha os substantivos comuns nas orações abaixo:

A)   Os pássaros estavam nos galhos.

B)   As crianças corriam na praia.

C)   Meu cachorro é guloso.

D)   O homem batia os pés.

E)   O rapaz canta bem.

F)   Eu fui ao cinema no domingo.

G)   Eu vi uma barata e saí correndo.

H)   A abelha produz mel e cera

Questão 2- Sublinha os substantivos simples e circula os substantivos compostos:

rato – guarda-roupa – árvore – macaco – amor-perfeito – guarda-chuva – amor – homem – beija-flor

 

Questão 3- Circula os substantivos primitivos e sublinha os substantivos derivados.

livro – sapato – ferro – pedra – ferreiro  padaria – pedreiro – livreiro – pão – pedrada  sapateiro - livraria

 

Questão 4 - Escreva um substantivo derivado para cada substantivo primitivo abaixo:

 

A)   chuva: __________________________________________________________________

B)   pedra: __________________________________________________________________

C)   sapato: _________________________________________________________________

D)   tinta: ___________________________________________________________________

E)   fruta: ___________________________________________________________________

F)   máquina: ________________________________________________________________       terra: _________________________________________________________________

 

Um beijo e até a próxima aula.

Professora Rejane Barcellos


B32 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS



B32 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS

Aula da semana 8 – 08 a 12 de junho de 2020

Olá, querido aluno!
Espero que estejas bem! Eu estou com saudades! Vamos estudar um pouco?

SUBSTANTIVOS
Nota da professora:
Ø  Lê a seguinte explicação sobre uma das classes gramaticais mais importantes: o substantivo.
Em sua classificação, os substantivos podem ser simples e compostos, primitivos e derivados, próprios e comuns, concretos ou abstratos.

O substantivo é a classe de palavras que designa os seres em geral (reais ou imaginários) e, também, noções em geral. Assim, dependendo de sua morfologia e de seu significado, ele é classificado de diferentes maneiras.
Dessa forma, temos:
- substantivos simples e compostos;
- substantivos primitivos e derivados;
- substantivos próprios e comuns; e
- substantivos concretos e abstratos.

Vamos estudar separadamente cada um desses tipos de classificação.


àSubstantivos simples

São aqueles que apresentam um único radical na formação da palavra.
Ex.: homem, castelo, medo.

àSubstantivos compostos
São aqueles que apresentam mais de um radical na formação da palavra.
Ex.: guarda-roupa, cachorro-quente, couve-flor.

àSubstantivos primitivos
São aqueles que não se originam de qualquer outra palavra da língua.
Ex.: porta, leite, laranja.

à Substantivos compostos
São aqueles formados a partir de um radical já existente.
Ex.: porteira, leiteiro, laranjeira.

àSubstantivos comuns
São aqueles que nomeiam seres de uma mesma espécie ou conceitos abstratos, como os sentimentos humanos.
Ex.: homem, país, cidade, saudade, tristeza.

Atenção! Os substantivos coletivos constituem uma categoria dos substantivos comuns.
Ex.: biblioteca, alcatéia, congresso.

àSubstantivos próprios
São aqueles que nomeiam seres particulares, únicos entre aqueles de uma mesma espécie.
Ex.: Brasil, Paris, João, Maria.

àSubstantivos concretos
São aqueles que designam seres que possuem uma existência autônoma, real ou imaginária.
Ex.: bruxa, fada, sapato, cavalo, Fernanda, Pedro.

àSubstantivos abstratos
São aqueles que nomeiam conceitos como ações, qualidades, estados, sentimentos, sensações e que não possuem uma existência independente.
Ex.: saudade, beleza, doença

Assim, um substantivo pode ser classificado da seguinte forma:
- Pedra – substantivo simples, primitivo, comum, concreto.
- Pedreiro – substantivo simples, derivado, comum, concreto.



Um beijo e até a próxima aula.
Professora Rejane Barcellos

B32 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS


B32 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA REJANE BARCELLOS

Aula da semana 7 –1º a 5 de junho de 2020

Querido aluno, vamos estudar?



Copie a responde às questões em teu caderno de português.

SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS E COMUNS

Lê:

Disponível em: <http://fabianocartunista.wixsite.com>.

Questão 1 – Os substantivos são as palavras que nomeiam os seres. Sublinhe-os na pergunta que introduz o diálogo entre pai e filho:
“Papai, como surgiu o mundo?”

Questão 2 – Na passagem “[...] Deus criou o céu e a Terra [...]”, um substantivo funciona como sujeito da oração.
Aponte-o:
( ) “Deus”
( ) “céu”
( ) “Terra”
Questão 3 – Observe com atenção:
 O mar, as plantas e os animais integram a natureza.

Os substantivos, presentes  na frase acima, têm em comum o fato de serem:
( ) próprios
( ) compostos
( ) concretos

Questão 4 – Assinale o substantivo coletivo de “peixes”:
( ) constelação
( ) cardume
( ) bando

Questão 5 – Identifica a fala, que compõe um dos balõezinhos, em que não se registra o emprego de substantivo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 6 – Produz uma página de um diário contando suas atividades realizadas na semana passada.

Ao produzir o texto, observa o seguinte:
- mínimo 15 linhas;
- coloca a data;
- usa o vocativo (Querido diário);
 - assina no final.

Nota da professora:

Faz um rascunho do texto e depois passa a limpo no teu caderno de português.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 7- Lê um livro de histórias para fazer o resumo em seu caderno.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Saudades e beijos até a próxima aula.
Professora Rejane Barcellos

Professor JOVANI Ed física turmas C11/C12/C21/C22/C31/C32/Cjovem

CONCEITO
E IMPORTÂNCIA
        DAS LUTAS


Antes de se tornarem esportes as lutas e artes marciais tiveram duas conotações principais:
Eram praticadas com o objetivo guerreiro ou com apelo filosófico e de concepção de vida.

Atualmente nós deparamos com uma expansão das artes marciais,as raízes orientais
foram se disseminando no Brasil, aqui o principal é o judô,em seguida temos a introdução do jiu-jitsu no começo do séc.xx.

Hoje em dia temos os eventos de MMA,coordenado pelo UFC com sede nos Estados Unidos.

Judô
Jiu jitsu
Karatê
Boxe
MMA
Muai Thai
Tae kwond do

São exemplos de luta

ATIVIDADES


Escolha uma luta,e faça  um breve resumo após a pesquisa ,sobre a luta escolhida.

INFORME - PLATAFORMA CÓRTEX


ATENÇÃO ALUNOS DE B30 ATÉ C30

A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA, A ESCOLA FARÁ CONTATO COM SUAS
FAMÍLIAS PARA DAR ORIENTAÇÕES
SOBRE O USO DESTA PLATAFORMA

SE DESEJAR 
VOCÊ PODERÁ CLICAR NO BANNER E SER DIRECIONADO PARA A PLATAFORMA CÓRTEX




ACESSE O LINK E INFORME-SE COMO PODERÁ BAIXAR O APLICATIVO


B31 e B32. GEOGRAFIA/HISTÓRIA - Profe CLARICE

Leia o texto.
Copie o texto em seu caderno de GEOGRAFIA.


Copiar as questões e responder.
             
1) O que é espaço geográfico? 

2)Como tem acontecido as tansformações no espaço geográfico que você mora?   
             
 3) O que você entendeu no texto  sobre as palavras "solidário" e "contraditório". Explique.

C11 e C12 HISTÓRIA -PROF. CLARICE

Dando continuidade nos nossos temas, vamos falar sobre AMOR. Leia o texto. (Se quiser pode copiar). Escreva um texto sobre o que é  o amor na sua compreensão. Bom trabalho.