segunda-feira, 1 de junho de 2020

SOE E COORDENAÇÃO DE TURNO

 EMEF PRESIDENTE VARGAS

Atividade opcional para as famílias e alunos de todos os ciclos, divirtam-se!

Esperamos que todos estejam bem!

Para essa semana o SOE e a Coordenação de Turno da Escola Presidente Vargas vão lançar
um desafio para você fazer em casa. A proposta é a seguinte:
Gincana da Família

Você e seus familiares devem escolher uma tarefa para cumprirem por uma semana. A tarefa pode ser não usar o celular pela manhã, arrumar a sua cama todos os dias, secar a louça e guardá-la...enfim, tem que ser uma tarefa que vai ser um desafio para cada um. Cada um escolhe o que vai fazer.

Cada dia em que a pessoa cumpriu a tarefa, vale um ponto. Aquele que marcar mais pontos ganha um mimo dos demais. O mimo pode ser uma homenagem, uma canção, um dia de folga das tarefas domésticas, escolher um filme para assistir...
Que tal encarar esse desafio?

CJOVEM-LÍNGUA PORTUGUESA- PROFESSORA REJANE


CJOVEM- LÍNGUA PORTUGUESA- PROFESSORA REJANE
SEMANA DE 01 A 05 DE JUNHO DE 2020.
Querido aluno,
vamos estudar?
Copie às questões no seu caderno de português.



Verbos no pretérito perfeito
Leia:
O catador de papel

“Era véspera de Natal, já anoitecia e não parava de chover.” Abrigado debaixo de um viaduto, um grupo com quatro garotos esperava passar mais uma noite de fome e frio. Mas acolheram, com o pouco que tinham, outro menino pobre. Papelão, como era chamado por ser catador de papel, encantou os novos amigos com a leitura das parábolas de Jesus. Dois anos depois, sob o mesmo viaduto, Papelão aproximou-se de outro grupo de garotos que sofria não apenas com a fome, mas também com o abandono, a indiferença e o preconceito. Também contou a eles as suas parábolas e os conquistou com uma profunda demonstração de solidariedade. A marcante presença de Papelão fez com que os garotos questionassem: afinal, Papelão seria Jesus disfarçado de catador de papel?

Autor do livro: Fernando Carraro. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>.

Questão 1 – Identifique o trecho que contém um verbo no pretérito perfeito:
(     ) “[...] um grupo com quatro garotos esperava passar mais uma noite de fome e frio.”
(     ) “Papelão, como era chamado por ser catador de papel, encantou os novos amigos [...]”
(     ) “[...] afinal, Papelão seria Jesus disfarçado de catador de papel?”

Questão 2 – Grife o verbo no pretérito perfeito neste período do texto:

“Mas acolheram, com o pouco que tinham, outro menino pobre.”

Questão 3 – Na oração “Papelão aproximou-se de outro grupo de garotos [...]”, o verbo no pretérito perfeito está na voz:
(     ) ativa.
(     ) passiva.
(     ) reflexiva.

Questão 4 – Em “[...] os conquistou com uma profunda demonstração de solidariedade.”, o complemento do verbo no pretérito perfeito retoma:
______________________________________________________________________________

Questão 5 – Pode-se concluir que os verbos no pretérito perfeito exprimem:
(     ) ações possíveis no passado.
(     ) ações concluídas no passado.
(     ) ações em andamento no passado.
 Questão 6 –
Produza um texto no tempo passado sobre uma festa em família usando os verbos no pretérito perfeito.
Número de linhas 15.
Coloque o título.
Divida o texto em 3 parágrafos
( Início – meio – fim).
Nota da professora:
Faça um rascunho e depois passe a limpo no seu caderno de português.
Um grande beijo,
 saudades até a próxima aula.





C22-LÍNGUA PORTUGUESA- PROFESSORA REJANE


C22-LÍNGUA PORTUGUESA- PROFESSORA REJANE
SEMANA DE 01 DE JUNHO A 5 DE JUNHO.
Querido aluno,
vamos estudar?
Copie e responda às questões no seu caderno de português.

Leia:
Ewbank da Câmara

Situada na Zona da Mata Mineira, distando aproximadamente 241 km de Belo Horizonte, Ewbank da Câmara é uma típica cidade para se desfrutar da natureza e descansar.
A Barragem Chapéu das Duvas é um dos locais mais frequentados, tanto por turistas como por moradores da cidade, e abriga duas maravilhosas cachoeiras, a Boa Ventura é uma delas. 
Ao lado da antiga Estação Ferroviária fica a Gruta, que segundo os nativos do município, é abençoada. A cidade é dona de um simpático povoado que adora receber os turistas com muita hospitalidade. 

Questão 1 – Em “Situada na Zona da Mata Mineira [...]”, o vocábulo destacado é a contração de uma preposição com o artigo definido “a”. Assinale-a:
(     ) “de”.
(     ) “em”.
(     ) “por”.

Questão 2 – Na passagem “A Barragem Chapéu das Duvas é um dos locais mais frequentados [...]”, o artigo definido “A” compõe um sujeito simples, cujo núcleo é:
(     ) “Barragem”.
(     ) “Chapéu”.
(     ) “Duvas”.

Questão 3 – Na oração “[...] a Boa Ventura é uma delas.”, o termo “a” é:
(     ) preposição.
(     ) artigo definido.
(     ) pronome pessoal oblíquo.

Questão 4 – Na parte “Ao lado da antiga Estação Ferroviária fica a Gruta, que segundo os nativos do município, é abençoada.”, o artigo definido “os” foi empregado:
(     ) em uma intercalação.
(     ) em uma enumeração.
(     ) em um deslocamento.

Questão 5 – No período “A cidade é dona de um simpático povoado que adora receber os turistas com muita hospitalidade.”, os artigos definidos:
(     ) indicam o mesmo número.
(     ) indicam gênero e número diferentes.
(     ) indicam o mesmo gênero e o mesmo número.

Questão 6Produção de texto.

Escreva um texto descrevendo um lugar que gostarias de conhecer.
Coloque título.
Número mínimo de linhas 15.
Divida o texto em 3 parágrafos (princípio – meio – fim).

Nota da professora:
Faça um rascunho e passe a limpo no teu caderno de português.
Um grande beijo, saudades!
Professora Rejane



B32- LÍNGUA PORTUGUESA -PROFESSORA REJANE


B32-LÍNGUA PORTUGUESA- PROFESSORA REJANE

SEMANA DE 01 DE JUNHO A 5 DE JUNHO

Querido aluno,
vamos estudar?

Copie e responda às questões em seu caderno de português.


Leia:
Disponível em: <http://fabianocartunista.wixsite.com>.

Questão 1 – Os substantivos são as palavras que nomeiam os seres. Sublinhe-os na pergunta que introduz o diálogo entre pai e filho:

“Papai, como surgiu o mundo?”

Questão 2 – Na passagem “[...] Deus criou o céu e a Terra [...]”, um substantivo funciona como sujeito da oração. Aponte-o:
(     ) “Deus”
(     ) “céu”
(     ) “Terra”

Questão 3 – Observe com atenção:

Os substantivos, presentes no balãozinho acima, têm em comum o fato de serem:
(     ) próprios                               (     ) compostos                                  (     ) concretos

Questão 4 – Assinale o substantivo coletivo de “peixes”:
(     ) constelação
(     ) cardume
(     ) bando

Questão 5 – Identifique a fala, que compõe um dos balõezinhos, em que não se registra o emprego de substantivo:

_____________________________________________________________________________

Questão 6 – produza uma página de um diário contando suas atividades realizadas na semana passada.
Mínimo 15 linhas.
Coloque a data.
Use o vocativo (Querido diário).
Assine no final.

                                Nota da professora:

Faça um rascunho do texto e depois passe a limpo no seu caderno de português. 
Leia um livro de histórias para fazer o resumo em seu caderno.

Saudades e beijos até a próxima aula.
Professora Rejane




ATENÇÃO! NÃO ESQUEÇA!


OLÁ!

VOCÊ ESTÁ ACESSANDO NOSSO BLOG PELO CELULAR?


NÃO ESQUEÇA DE CLICAR EM 

Visualizar versão para a Web


E TENHA A VISÃO COMPLETA DOS RECURSOS DISPONÍVEIS!!









quinta-feira, 28 de maio de 2020

B31 e B32- ARTES- PROF. IVETI MATOS

BOA NOITE TURMINHAS. = B31 e B32

A AULA DE HOJE REFERE-SE A 2a  SEMANA DE AULA DE ABRIL DE 27/04 à 01/05/2020.
AULA DE REPOSIÇÃO.

TAREFA 1- OBSERVE AS DUAS OBRAS DE ARTE DE MIRÓ( AULA  ANTERIOR).
                     JUNTE VÁRIOS MATERIAIS QUE TENHA EM CASA E CONSTRUA UMA OBRA INSPIRADA NO MIRÓ.
                     A CONSTRUÇÃO PODERÁ SER NO BIDIMENSIONAL( ALTURA E LARGURA) COMO NO TRIDIMENSIONAL( ALTURA - LARGURA E PROFUNDIDADE).
                   USE TODOS OS RECURSOS ARTÍSTICOS QUE VOCÊ TEM AO SEU ALCANSE.
BOM TRABALHO.


miró.
miró

B31 E B32 - ARTES - PROF IVETI MATOS

BOA TARDE, AMIGOS DA TURMAS B31 e B32.

ESTA  AULA É A REPOSIÇÃO  DA 1a  AULA da SEMANA MÊS  ABRIL- SEMANA DE 20/04 à 24/04/2020.

TAREFA 1- ESTUDO DA BIOGRAFIA (descrição da vida). ler, entender, pesquisar e anotar ou sublinhar as partes mais interessante que irão um inspirar para fazer o trabalho, na próxima aula.

Biografia de Joan Miró


Joan Miró (1893-1983) foi um importante pintor, gravador, escultor e ceramista espanhol. Contemporâneo do Fauvismo e do Cubismo, criou sua própria linguagem artística e retratou a natureza da forma como faria o homem primitivo ou uma criança. Foi um dos mais destacados representantes do Surrealismo.
Joan Miró nasceu em Barcelona, na Espanha, no dia 20 de abril de 1893. Desde pequeno mostrou o gosto pela pintura. Ingressou na Escola de Belas Artes de Barcelona, mas com 14 anos, pressionado pela família teve que abandonar os estudos de artes.

Juventude

Joan Miró estudou comércio e trabalhou dois anos como balconista em uma farmácia, até sofrer uma crise nervosa. Buscando se convalescer, passou um longo período na casa da família na aldeia de Mont-Roig del Camp.    
Em 1912, seus pais consentiram que ele retornasse aos estudos. Voltou para Barcelona e ingressou na Academia de Artes, dirigida por Francisco Gali, que o apresentou às últimas tendências artísticas europeias.

Início de carreira

Entre 1915 e 1919, Miró viveu entre Mont-Roig e Barcelona. Em 1918 realizou sua primeira exposição individual. Em 1919, depois de completar os seus estudos, foi para Paris, onde conheceu Picasso e entrou em contato com as tendências modernistas como o Fauvismo e o Dadaísmo.
No início da década de 20, Miró conheceu o fundador do Movimento Surrealista, André Breton. Em 1924, sua pintura recebe a influência surrealista, cujos símbolos fluíam do subconsciente como fonte de imagens fantásticas e de sonho. Nesse período destacam-se as telas Maternidade (1924) e O Carnaval de Arlequim (1924-1925).
miró
Maternidade 1924.
miró
O Carnaval de Arlequim (1925)

Em 1926, Joan Miró participou da primeira exposição Surrealista. Em 1928, o Museu de Arte Moderna adquiriu duas telas do pintor. Neste mesmo ano, viajou para a Holanda e pintou duas obras: Interiores Holandeses I e Interiores Holandeses II.