quarta-feira, 10 de junho de 2020

C21 - C22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 08

Saudações alunos das turmas C21 e C22! 


Esta é nossa última aula aqui no blog da escola. Já na próxima semana estaremos utilizando a plataforma Córtex, pois anda estamos sem as aulas presenciais na escola.  

Para esta aula, eu gostaria de partilhar um material já mostrado para outras turmas e que é sobre um jovem artista chamado Mikail Akar

                                            Menino de sete anos agita o mundo da arte

Ele mora na Alemanha, tem apenas 8 anos de idade e desde 2018/19 está fazendo muito sucesso no mundo das artes visuais. Seus trabalhos são muito admirados tanto nas redes sociais quanto nas exposições que ele faz em galerias. Vamos conhecer mais  sobre Mikail no vídeo a seguir: 



Como vocês ouviram no vídeo, os trabalhos deste jovem talento foram comparados a outro artista famoso chamado Jean-Michel Basquiat, abaixo representado com duas pinturas 
(1 e 2). Basquiat foi um artista negro norte-americano que começou fazendo  grafites nas ruas e estações do metrô de Nova York, ficando reconhecido por seu trabalho, com muitas exposições e vendas. Ele morreu com 28 anos de idade, em 1988.

         Pássaro no Dinheiro (1981)              Pescaria (1981)
            1    Pássaro no dinheiro, 1981.                                    2    Pescaria, 1981


                 
                  3         Pintura de Mikail  Akar

ATIVIDADE: refletindo sobre o  trabalho de um jovem artista.

1 Escreva, a partir do vídeo aqui exibido, suas impressões gerais sobre  o trabalho de Mikail e a sua precoce participação no mundo da arte. (entre 4 e 8 linhas)

2 Como você compararia a arte de Mikail na imagem 3 com os trabalhos do artista Basquiat nas  imagens 1 e ? É possível afirmar  que  ambos artistas tem a mesma qualidade? Observe bem as obras, as cores e formas,  a expressão e outros detalhes que julgar interessante para dar sua opinião. (entre 5 e 8 linhas)

                              Espero que tenham gostado de conhecer este jovem artista!

                                                          Professor Gilmar

TURMAS C 11 - C 12 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - AULA 08


Olá alunos, tudo certo com vocês? Espero que sim e que  suas famílias  também possam estar bem!

O nosso assunto desta é fazer arte na caixa! Ou melhor... numa  c a i x i n h a
Mais exatamente uma de fósforos.  Todos conhecem e todos devem ter alguma em casa. 
Apesar de ser pequena, nossa ideia aqui é usar a embalagem para dentro dela guardar outro conteúdo. Como um pequeno livro sanfonadoEntão, este será o nosso pequeno-grande desafio: fazer um pequeno livro dentro da caixa de fósforos. Neste material  você  está a convidado a falar alguma coisa sobre o mundo em tempos de pandemia. Passar alguma mensagem para as outras pessoas. Pode  misturar desenhos e palavras, contar uma história, desenhar uma história em quadrinho, etc. Alguma coisa que lembre estes  tempos onde nossa vida está sendo modificada! 

ATIVIDADE: instruções: 

1  Pegue uma caixa de fósforos e veja as suas medidas: largura e comprimento. (A caixa que eu medi tinha 3,5 cm X 4,5 cm)

2 Corte uma tira de papel na qual você possa ir  fazendo as divisões, imitando em cada divisão o tamanho da caixa. Lembre: como é um livrinho sanfonado, aconselho fazer mínimo 8 divisões. Veja imagem abaixo: 

                                 

3  Com as dobras bem marcadas, teste para ver se o papel cabe dentro da caixa. Talvez seja preciso diminuir um pouquinho o tamanho. Lembre: o livrinho vai abrir tipo uma sanfona. Então, planeje bem o que você quer fazer para dar um efeito legal quando aberto.

                                   

OBSERVAÇÃO: vocês podem começar  e adiantar este trabalho em casa, mas nós o terminaremos em sala de aula.

                                  É isto gente, espero que vocês gostem deste desafio!

                                                                    Professor Gilmar