quinta-feira, 17 de setembro de 2020

TURMAS: EJA (T1, T2, T3) - SEMANA 22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR

Olá alunos da EJA!


Nesta semana, vamos conhecer um importante pintor brasileiro: Almeida Junior.  Inicialmente,  vamos apenas ver e apreciar as suas pinturas.  Na próxima aula, faremos uma atividade prática sobre este  artista. 

__________________________________________________________________________

José Ferraz de Almeida Júnior é um importante pintor brasileiro, nascido em 1850 na cidade de Itu, São Paulo e morto em 1899. Numa época de poucos recursos materiais, completamente diferente da atual, em suas pinturas ele retratou aspectos da vida do homem interiorano. Muitas cenas pintadas eram ligadas ao trabalho e também aos prazeres simples da vida, como pescar, cantar, tocar um instrumento ou apenas preparar um cigarro de palha.  Vejamos as imagens 1, 2 e 3.


 O violeiro, 1899.                                              

 Pescando, 1894.



 3 Caipira picando fumo, 1893

Nestas três imagens, as pessoas aparecem de um modo muito natural. As suas roupas são muito simples, assim como as casas. São construções rústicas, muito comuns no interior do Brasil. Na imagem 3 podemos notar que o  homem que prepara o seu cigarro nem mesmo veste calçados. Mas é uma simplicidade que não pode ser confundida com pobreza, pois as pessoas parecem  estarem à vontade e confortáveis em seu cotidiano.  

                                   __________________________________________

O homem do campo, envolvido nas lidas diárias, também aparece na pintura de Almeida Junior. Lavar a roupa, a manutenção dos equipamentos para andar a cavalo, afiar uma faca, tudo isto eram temas que cativavam o artista. 




Enfim, nestas cinco pinturas podemos observar como o artista procurou retratar a realidade de uma maneira bastante fiel. E assim, podemos pensar como era a vida em outros tempos no Brasil, especialmente no interior do estado de São Paulo. Na imagem abaixo, Almeida Júnior pintou o seu próprio retrato. Espero que tenham apreciado conhecer este artista

 

 Autorretrato

TURMAS A 12 - A 22 - SEMANA 22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR

 OLÁ  ALUNOS  E  PAIS!!

A atividade desta semana é com recortes de figuras e desenho. Vamos prestar atenção nos desenhos a seguir: se olharmos com cuidado, veremos que eles foram feitos utilizando algumas figuras prontas e recortadas de livros, jornais ou revistas. Mas podemos também observar que, depois de coladas as figuras, o desenho continuou a ser inventado. Isto mesmo! Então, neste tipo de desenho, a gente começa com algumas imagens prontas, recortadas, mas para terminá-los temos de continuar com a nossa própria mão. Pois assim ele fica mais rico e divertido. 



_________________________________________________________

ATIVIDADE: desenho com recorte de figuras

1 Selecione algumas figuras de revistas ou jornais que lhe agradem. Recorte-as. Depois, com elas já recortadas, pense em qual lugar da folha elas ficam melhor.  Então, cole-as.

2 Agora, você já pode imaginar como continuar o seu desenho, criando o que você quiser ao redor das figuras coladas. Não se esqueça  de colorir bastante, pois isto dá vida ao trabalho.

3 Se possível, fotografe a sua atividade e poste-a na plataforma Córtex.  


                                                    Obrigado!

 



TURMAS A 32 - B 11 - B 12- SEMANA 22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR

 O L Á  A L U N O S !!

Respire e pense: Você lembra como é o nosso pulmão? Observe a ilustração:


Podemos ver que ele está cheio de tubos grossos e finos. Este importante órgão nos ajuda a respirar e se olharmos bem para as suas formas veremos que ele lembra... uma árvore!  Isto mesmo! Vejam como alguns imaginativos desenhos nos dão esta ideia:


_____________________________________________________________________

Notaram que criativos estes desenhos? Então vamos para nossa atividade!

ATIVIDADE: Desenho criativo sobre o pulmão humano.

Materiais: lápis de cor, canetinhas e outros da sua preferência.

E você, já imaginou em fazer um pulmão como se fosse uma árvore de cabeça para baixo? Como isto seria? Que tipos de galhos, folhas ou flores ele poderia ter?  Se inspire nos desenhos acima e ponha sua imaginação para funcionar. 

E SE POSSÍVEL, POSTE A FOTO DO SEU TRABALHO NA PLATAFORMA CÓRTEX.



 





TURMAS B JOVEM - B 21 - B 22 - SEMANA 22 - ARTES - PROFESSOR GILMAR

 Saudações alunos!

Nesta atividade,vamos trabalhar a interpretação pessoal de uma imagem. 

A pintura abaixo mede apenas 59 X 44 cm e foi feita pelo artista paulistano  Almeida Junior (1850-1899). Apesar de pequena, não podemos passar indiferentes sobre ela. Nela vemos um menino, cuja figura iluminada se destaca contra um fundo escuro. Ele se alimenta com uma banana e isto parece ser muito natural.  Mas, ao olharmos esta imagem, podemos fazer muitas perguntas, como: para quem o menino olha? Ou... o que será que os gestos e o olhar do personagem querem nos dizer? Em resumo: que mensagens esta pintura nos transmite? Observe atentamente sobre a pose e a expressão do garoto e tente imaginar! Escreva sua interpretação!


                       

                              Título: Garoto com banana. Ano: 1897. Tamanho: 59 cm X 44 cm.

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

A31-M - AULA 22ª BANDEIRA RGS E SEMANA FARROUPILHA 15.09.2020


                           EMEF PRESIDENTE VARGAS/PV- POARS/ SMED -PMPA.                              
                                                  Disciplina: ARTES - Prof.: Iveti Matos – AULA 22ª
                                                                            TURMA A31 -M
Período Pandemia Covid-19 – Modalidade EAD – Sistema Digital Plataforma Córtex- Inteligência Educacional Artificial-AI e BLOGGER INSTITUCIONAL.
Aluno(a): _________________________________                  Turma(s):____Nota:___                             
Data: Período 14/09 a 18/09 2020 = Ref. 02 períodos e 02 presenças.
Prazo para fazer e enviar tarefa na 1ª semana do recebimento. Em caso de impedimento até 30 dias, após o recebimento da atividade. Flexibilizando-se a entrega atrasada. Sugerindo-se a organização e empenho nos Estudos, cuidados com a saúde obedecendo as regras legais. SAÚDE E EDUCAÇÃO SÃO DIREITOS DE TODOS. FAÇA A SUA PARTE. BOM TRABALHO.
E-mail:ivetiprofartes.pv@gmail.com
AULA 22ª – A31-M
SAUDAÇÕES AO ALUNO(A): BOM DIA!  OU BOA TARDE! OU BOA NOITE!

NOSSA AULA DE HOJE É SOBRE A BANDEIRA DO RIO GRANDE DO SUL- RS, EM COMEMORAÇÃO A SEMANA FARROUPILHA QUE ACONTECERIA DE 13 A 20 DE SETEMBRO de 2020.
OBJETIVOS: DESPERTAR O ALUNO A RECONHECER, APRECIAR, DIFERENCIAR E RESPEITAR SUAS RAÍZES E TRADIÇÕES RIOGRANDENSES OU GAÚCHAS.

DESCRIÇÃO DA BANDEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
A BANDEIRA É COMPOSTA DE TRÊS FAIXAS DIAGONAIS, SENDO ELAS VERDE ESCURO (SUPERIOR), VERMELHO FORTE (MEIO) E AMARELO OURO (INFERIOR).
A FAIXA VERDE REPRESENTA A MATA DOS PAMPAS GAÚCHOS, A VERMELHA SIMBOLIZA A CORAGEM DO POVO AMARELO REPRESENTA AS RIQUEZAS NACIONAIS DO TERRITÓRIO GAÚCHO. O BRANCO NO CENTRO DE FORMA OVAL REPRESENTA A PAZ. NO CENTRO DA BANDEIRA HÁ O BRASÃO DO RIO GRANDE DO SUL, ONDE ENCONTRAMOS OS DIZERES: REPÚBLICA RIO-GRANDENSE, 20 DE SETEMBRO DE 1835. ABAIXO DO ESCUDO HÁ UMA FAIXA COM TRÊS PALAVRAS: LIBERDADE, IGUALDADE, HUMANIDADE.

TAREFA 1 – OUÇA ATENTAMENTE A LEITURA DO TEXTO ACIMA, E APÓS PINTE A BANDEIRA CONFORME A CORES DESCRITA NO TEXTO, TAMBÉM OBSERVE A BANDEIRA MODELO.
TAREFA 02 - COPIAR, TRANSCREVER AS PALAVRAS ABAIXO.

BANDEIRA                         RGS           RS            GAÚCHO       RIOGRANDENSE   RIO GRANDE DO SUL
---------------------                 ------------  ----------       ----------------    -------------------------      -------------------------------

CAVALO
----------------







                    
       















A 21- ARTES- IVETI MATOS - AULA 22 ª 15 E 16.09.2020



                    EMEF PRESIDENTE VARGAS/PV- POARS/ SMED -PMPA.
                   Disciplina: ARTES - Prof.: Iveti Matos – AULA 22ª
TURMA A21 -M
Período Pandemia Covid-19 – Modalidade EAD – Sistema Digital Plataforma Córtex- Inteligência Educacional Artificial-AI e BLOGGER INSTITUCIONAL.
Aluno(a): _________________________________                  Turma(s):____Nota:___                             
Data: Período 14/09 a 18/09 2020 = Ref. 02 períodos e 02 presenças.
Prazo para fazer e enviar tarefa na 1ª semana do recebimento. Em caso de impedimento até 30 dias, após o recebimento da atividade. Flexibilizando-se a entrega atrasada. Sugerindo-se a organização e empenho nos Estudos, cuidados com a saúde obedecendo as regras legais. SAÚDE E EDUCAÇÃO SÃO DIREITOS DE TODOS. FAÇA A SUA PARTE. BOM TRABALHO.
E-mail:ivetiprofartes.pv@gmail.com
AULA 22ª – A21-M
SAUDAÇÕES AO ALUNO(A): BOM DIA!  OU BOA TARDE! OU BOA NOITE!

NOSSA AULA DE HOJE É SOBRE A BANDEIRA DO RIO GRANDE DO SUL- RS, EM COMEMORAÇÃO A SEMANA FARROUPILHA QUE ACONTECERIA DE 13 A 20 DE SETEMBRO de 2020.
OBJETIVOS: DESPERTAR O ALUNO A RECONHECER, APRECIAR, DIFERENCIAR E RESPEITAR SUAS RAÍZES E TRADIÇÕES RIOGRANDENSES OU GAÚCHAS.

DESCRIÇÃO DA BANDEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
A BANDEIRA É COMPOSTA DE TRÊS FAIXAS DIAGONAIS, SENDO ELAS VERDE ESCURO (SUPERIOR), VERMELHO FORTE (MEIO) E AMARELO OURO (INFERIOR).
A FAIXA VERDE REPRESENTA A MATA DOS PAMPAS GAÚCHOS, A VERMELHA SIMBOLIZA A CORAGEM DO POVO AMARELO REPRESENTA AS RIQUEZAS NACIONAIS DO TERRITÓRIO GAÚCHO. O BRANCO NO CENTRO DE FORMA OVAL REPRESENTA A PAZ. NO CENTRO DA BANDEIRA HÁ O BRASÃO DO RIO GRANDE DO SUL, ONDE ENCONTRAMOS OS DIZERES: REPÚBLICA RIO-GRANDENSE, 20 DE SETEMBRO DE 1835. ABAIXO DO ESCUDO HÁ UMA FAIXA COM TRÊS PALAVRAS: LIBERDADE, IGUALDADE, HUMANIDADE.

TAREFA 1 – OUÇA ATENTAMENTE A LEITURA DO TEXTO ACIMA, E APÓS PINTE A BANDEIRA CONFORME A CORES DESCRITA NO TEXTO, TAMBÉM OBSERVE A BANDEIRA MODELO.
TAREFA 02 - COPIAR, TRANSCREVER AS PALAVRAS ABAIXO.
BANDEIRA                            RGS       RS            GAÚCHO       RIOGRANDENSE

---------------------------           ------------    -------         ----------------       --------------------------
                                                            

              RIO GRANDE DO SUL
                                    
            -------------------------------------

   
                                                                                        .   
       
Adicionar legenda