segunda-feira, 15 de junho de 2020

CJovem- LÍNGUA PORTUGUESA- PROFESSORA REJANE BARCELLOS
SEMANA DE 8 A 12 DE JUNHO DE 2020.

 Nota da professora:
Atividade de interpretação de texto, focada nos alunos da  turma CJOVEM do ensino fundamental, sobre A Bela e a Fera. Espetáculo envolve grande produção com mais de 35 profissionais envolvidos, figurinos luxuosos e cenários que garantem envolver o público na história do clássico infantil.
Vamos saber mais a respeito da história narrada na peça “A Bela e a Fera”?
Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Leia: 
Com sessão neste domingo (21), peça “A Bela e a Fera” traz conto de fadas a BH
Espetáculo envolve grande produção com mais de 35 profissionais envolvidos, figurinos luxuosos e cenários que garantem envolver o público na história do clássico infantil.
    “A Bela e a Fera” foi escrita por Gabrielle-Suzanne Babrot em 1740 e é considerada uma das principais obras dos contos de fada até hoje. A versão produzida em 1992 pela Disney fez com que a história chegasse a mais pessoas, encantando pessoas no mundo todo. 
    O clássico narrado durante a peça em Belo Horizonte conta a história de Bela, uma jovem que vive em uma aldeia e é considerada estranha pelos moradores devido à sua inteligência. Seu pai, Maurice, é um inventor que é visto como um louco. 
    Certo dia, o pai da garota vai para uma feira demonstrar sua nova invenção e se perde na floresta. Desesperado, Maurice  procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando um prisioneiro de uma fera. A Fera é o senhor do palácio, um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira.
    Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai, sai à sua procura. Ela o encontra e faz uma proposta para Fera: se seu pai fosse libertado, ela ficaria ali para sempre. 
    Com a proposta aceita, a história se desenvolve e os moradores do castelo – toda a criadagem que foi transformada em objetos falantes – sentem que pode ser a chance de o feitiço ser quebrado. Mas isso só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor. No entanto, precisa ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair, o feitiço não poderá mais ser desfeito.
Disponível em: <https://www.uai.com.br>. (Fragmento).

Questões
Questão 1 – O texto acima desempenha a função de:
(     ) noticiar um fato.
(     ) divulgar um evento.
(     ) comentar um assunto.

Questão 2 – Em “[…] é considerada uma das principais obras dos contos de fada até hoje.”, a que o texto se refere?
R:

Questão 3 – Na passagem “[…] uma jovem que vive em uma aldeia e é considerada estranha pelos moradores devido à sua inteligência.”, a expressão grifada introduz:
(     ) o motivo da jovem ser considerada estranha.
(     ) a consequência da jovem ser considerada estranha.
(     ) uma hipótese sobre a jovem ser considerada estranha.

Questão 4 – Segundo o texto, o pai da Bela, o Maurice, “acaba se tornando um prisioneiro de uma fera”, porque:
(     ) “vai para uma feira demonstrar sua nova invenção”.
(     ) “se perde na floresta”.
(     ) “procura abrigo em um castelo”.

Questão 5 – No trecho “Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai, sai à sua procura.”, a palavra sublinhada estabelece entre os fatos uma relação de:
(     ) lugar.
(     ) tempo.
(     ) finalidade.

Questão 6 – Na parte “Ela o encontra e faz uma proposta para Fera […]”, o termo “o” retoma:
R:

Questão 7 – Na frase “[…] sentem que pode ser a chance de o feitiço ser quebrado.”, o verbo “sentem” exprime uma ação:
(     ) dos moradores da aldeia.
(     ) dos moradores do castelo.
(     ) dos objetos falantes.

Questão 8 – No segmento “Mas isso só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor.”, o termo “se” indica:
(     ) uma causa.
(     ) uma hipótese.
(     ) uma condição.

Questão 9 – Em “No entanto, precisa ser rápido […]”, o autor do texto expressa:
(     ) um contraste.
(     ) uma ressalva.
(     ) uma compensação.

Questão 10- Produção de texto:
Escreve um conto de fadas que tenhas lido ou assistido ao filme.
Coloque título;
Escreve no mínimo 15 linhas;
Divida em 3 parágrafos.
Observe o uso correto da letra maiúscula nos nomes de pessoas e de lugares.
Bom trabalho!
Até a próxima aula.
Beijos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.