terça-feira, 28 de abril de 2020

TURMA A31 - PROFESSORA PAOLA


Queridos alunos e queridas alunas!

Hoje iniciamos mais uma semana e esperamos que todos estejam bem.
Estamos todos com muita saudade da escola  e de tudo de bom que acontece lá, mas precisamos  ficar em casa por mais um tempo.  Cuidem-se! Fiquem em casa! Lavem as mãos!

Um forte abraço da professora Paola

*Ao usar o caderno não esqueça de colocar a data do dia que você está fazendo a atividade. Lembrando que todas as atividades devem ser copiadas e respondidas no caderno.


ATIVIDADE 1

Leia a poesia com atenção. Leia  silenciosamente e depois em voz alta para alguém aí da sua casa.




ATIVIDADE 2
Responder com atenção.  Copie e responda no seu caderno, usando respostas completas.

1.texto que você leu é uma poesia. Qual é o nome do poeta que o escreveu?

2.Por que o tatu cavou o primeiro buraco?

3.Que lugares do mundo o tatu conheceu por causa da mania de cavar buracos?

4.Para chegar a estes lugares você acha que ele cavou muito ou pouco? Por quê? 

5.De acordo com a poesia, que parte do corpo o tatu usa para cavar?

6.Quais motivos levaram o tatu a parar de cavar?




ATIVIDADE   3

Cadê todo mundo? Este livro conta uma história sobre este momento que estamos passando.

Neste link você vai encontrar a história para ler. Ao ler a história observe bem como são usados os sinais de pontuação.



ATIVIDADE  4

Assista com atenção o vídeo abaixo sobre sinais de pontuação!


Agora, observe os sinais de pontuação!

Leia com atenção. Copie no seu caderno o nome do sinal e quando ele é usado.




ATIVIDADE 5

Crie uma frase  para cada sinal de pontuação, observando os desenhos.


ATIVIDADE 6

Agora, você vai observar as cenas de uma história! 

Veja o que está acontecendo e conte está história no seu caderno.

Não esqueça de dar um nome a este personagem, conte onde ele está, o que ele está fazendo...

 Para cada cena você pode fazer uma ou mais frases. Não esqueça dos sinais de pontuação. 

Dê um título para a história.






Imagens encontradas em:




ATIVIDADE 7
Copie, arme e resolva as  contas no seu caderno. Veja qual a coluna(1, 2 ou 3) que está com a resposta certa.

Contas
1
2
3
271+218 =
425
489
446
353 + 324 =
677
577
107
264 + 332 =
596
488
358
333 + 46 =
307
379
384
252 + 35 =
587
187
287
 308 + 151 =
459
419
49
421 + 8 =
409
429
258
111 + 58 =
69
169
269
294 + 105 =
399
325
199
227 + 51 =
278
299
345
316 + 3 =
377
421
319
354 + 142 =
496
96
396

ATIVIDADE  8

Quanto vale o número sublinhado?

352 vale 50 (exemplo)
156
222
349
19
458
332

ATIVIDADE  9

Complete o quadro ou copie os números no seu caderno de 201 até 399.
201



205




210

212



216


219



223




228


231


234





240






247




252


255





261







269
270






277





283


286







294



298




ATIVIDADE 10

1.Ditado de palavras. Acesse o link do jogo:


www.escolagames.com.br/jogos/ditado/



2. Sugestão de leitura!!! Acesse o link:












                                                                
                                                                                
                                                                  

TURMA A12 - PROFESSORA QUÉZIA - SEMANA 2

VOU ESCREVER EM MAIÚSCULAS PARA FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS E A LEITURA DOS "MEUS PEQUENOS"

OI, TURMA!!

DESEJO QUE VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS ESTEJAM BEM!!

AQUI, SEGUIMOS COM MAIS ALGUMAS ATIVIDADES EM UMA TENTATIVA DE NOS CONECTARMOS E ESTARMOS "MAIS PERTO", PENSANDO, RELEMBRANDO E APRENDENDO ALGUMAS COISAS.

EM NOSSOS APRENDIZADOS LÁ NA ESCOLA, APRENDEMOS SOBRE O ALFABETO.

VOCÊS LEMBRAM QUANTAS LETRAS SÃO?

VAMOS RELEMBRAR?

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

NOSSO ALFABETO TEM 26 LETRAS.


ATIVIDADE 1:

LEIA O ALFABETO.

SE PRECISAR, PEÇA A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA PARA IDENTIFICAR AS LETRAS.

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z


NO ALFABETO QUE USAMOS PARA ESCREVER E LER, CADA LETRA TEM UM NOME E UM (OU MAIS) SOM. 

DESSAS LETRAS, 5 SÃO CONSIDERADAS "ESPECIAIS" PORQUE APRESENTAM O NOME IGUAL AO SOM QUE FAZEM QUANDO AS LEMOS:

I - O - U

ELAS SÃO AS LETRAS VOGAIS!!


ATIVIDADE 2:

DESENHE NO BLOCÃO OU EM UMA FOLHA, 5 CÍRCULOS. 

DENTRO DE CADA CÍRCULO, ESCREVA UMA DAS LETRAS VOGAIS.


ATIVIDADE 3:

OBSERVE A FOTO ABAIXO:

                        

NESSA FOTO, APARECEM 10 OBJETOS. CONTE PARA VERIFICAR.

TU CONSEGUES DESCOBRIR QUAIS DESSES OBJETOS TEM O NOME INICIADO PELA LETRA A?

APÓS DESCOBRIR, DESENHE NO BLOCÃO OU EM UMA FOLHA, OS 5 OBJETOS CUJOS NOMES INICIAM COM A LETRA A E ESCREVA "A".


ATIVIDADE 4:

DESENHE 3 AQUÁRIOS E DENTRO DE CADA UM DELES, DESENHE PEIXES COMO NAS FOTOS ABAIXO:




AO LADO DE CADA AQUÁRIO, ESCREVA A QUANTIDADE DE PEIXES QUE HÁ LÁ DENTRO.

FAÇA UM X EM VERMELHO NO AQUÁRIO QUE TEM MAIS PEIXES.


ATIVIDADE 5:

NO BLOCÃO OU EM UMA FOLHA, DESENHE UMA ÁRVORE.


AGORA PENSE EM FRUTAS QUE TENHAM O NOME INICIADO COM A LETRA A.

CONVERSE COM SUA FAMÍLIA PARA SABER SE AS FRUTAS PENSADAS SÃO COLHIDAS DE ÁRVORES OU NÃO.

FAÇA UM DESENHO MOSTRANDO AS FRUTAS QUE INICIAM COM A LETRA A.


ATIVIDADE 6:

OBSERVE A FOTO ABAIXO:



QUANTAS FRUTAS DE CADA TIPO TEM? 
CONTE E REGISTRE NO BLOCÃO O NÚMERO DA QUANTIDADE CORRESPONDENTE. 
DESENHE AS FRUTAS TAMBÉM E CONTE PARA TER CERTEZA QUE ESTÁ CORRETO.

ATIVIDADE 7:

DEPOIS DE TODAS ESSAS ATIVIDADES, VAMOS BRINCAR?

TU VAIS PRECISAR DE DOIS QUADRADOS DE PAPEL E A AJUDA DE UMA PESSOA DA TUA FAMÍLIA.

SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DA FOTO ABAIXO, FAÇA A DOBRADURA DO AVIÃO E CONVIDE QUEM TE AJUDOU PARA A CORRIDA DE AVIÕES!!


BOA BRINCADEIRA E ATÉ MAIS!!!

OBS.: SE DESEJAR, ESCREVA UM COMENTÁRIO PARA QUE EU POSSA SABER SE ESTÃO CONSEGUINDO REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS.

TURMA A11 - PROFESSORA QUÉZIA - SEMANA 2

VOU ESCREVER EM MAIÚSCULAS PARA FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS E A LEITURA DOS "MEUS PEQUENOS"

OI, TURMA!!

DESEJO QUE VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS ESTEJAM BEM!!

AQUI, SEGUIMOS COM MAIS ALGUMAS ATIVIDADES EM UMA TENTATIVA DE NOS CONECTARMOS E ESTARMOS "MAIS PERTO", PENSANDO, RELEMBRANDO E APRENDENDO ALGUMAS COISAS.

EM NOSSOS APRENDIZADOS LÁ NA ESCOLA, APRENDEMOS SOBRE O ALFABETO.

VOCÊS LEMBRAM QUANTAS LETRAS SÃO?

VAMOS RELEMBRAR?

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

NOSSO ALFABETO TEM 26 LETRAS.


ATIVIDADE 1:

LEIA O ALFABETO.

SE PRECISAR, PEÇA A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA PARA IDENTIFICAR AS LETRAS.

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z


NO ALFABETO QUE USAMOS PARA ESCREVER E LER, CADA LETRA TEM UM NOME E UM (OU MAIS) SOM. 

DESSAS LETRAS, 5 SÃO CONSIDERADAS "ESPECIAIS" PORQUE APRESENTAM O NOME IGUAL AO SOM QUE FAZEM QUANDO AS LEMOS:

A - E - I - O - U

ELAS SÃO AS LETRAS VOGAIS!!


ATIVIDADE 2:

DESENHE NO BLOCÃO OU EM UMA FOLHA, 5 CÍRCULOS. 

DENTRO DE CADA CÍRCULO, ESCREVA UMA DAS LETRAS VOGAIS.


ATIVIDADE 3:

OBSERVE A FOTO ABAIXO:

                        

NESSA FOTO, APARECEM 10 OBJETOS. CONTE PARA VERIFICAR.

TU CONSEGUES DESCOBRIR QUAIS DESSES OBJETOS TEM O NOME INICIADO PELA LETRA A?

APÓS DESCOBRIR, DESENHE NO BLOCÃO OU EM UMA FOLHA, OS 5 OBJETOS CUJOS NOMES INICIAM COM A LETRA A E ESCREVA "A".


ATIVIDADE 4:

DESENHE 3 AQUÁRIOS E DENTRO DE CADA UM DELES, DESENHE PEIXES COMO NAS FOTOS ABAIXO:




AO LADO DE CADA AQUÁRIO, ESCREVA A QUANTIDADE DE PEIXES QUE HÁ LÁ DENTRO.

FAÇA UM X EM VERMELHO NO AQUÁRIO QUE TEM MAIS PEIXES.


ATIVIDADE 5:

NO BLOCÃO OU EM UMA FOLHA, DESENHE UMA ÁRVORE.


AGORA PENSE EM FRUTAS QUE TENHAM O NOME INICIADO COM A LETRA A.

CONVERSE COM SUA FAMÍLIA PARA SABER SE AS FRUTAS PENSADAS SÃO COLHIDAS DE ÁRVORES OU NÃO.

FAÇA UM DESENHO MOSTRANDO AS FRUTAS QUE INICIAM COM A LETRA A.


ATIVIDADE 6:

OBSERVE A FOTO ABAIXO:



QUANTAS FRUTAS DE CADA TIPO TEM? 
CONTE E REGISTRE NO BLOCÃO O NÚMERO DA QUANTIDADE CORRESPONDENTE. 
DESENHE AS FRUTAS TAMBÉM E CONTE PARA TER CERTEZA QUE ESTÁ CORRETO.

ATIVIDADE 7:

DEPOIS DE TODAS ESSAS ATIVIDADES, VAMOS BRINCAR?

TU VAIS PRECISAR DE DOIS QUADRADOS DE PAPEL E A AJUDA DE UMA PESSOA DA TUA FAMÍLIA.

SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DA FOTO ABAIXO, FAÇA A DOBRADURA DO AVIÃO E CONVIDE QUEM TE AJUDOU PARA A CORRIDA DE AVIÕES!!


BOA BRINCADEIRA E ATÉ MAIS!!!

OBS.: SE DESEJAR, ESCREVA UM COMENTÁRIO PARA QUE EU POSSA SABER SE ESTÃO CONSEGUINDO REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

B31 e B32 - CIÊNCIAS - PROF MARINA - Aula 02

Aula 02
Hoje vamos revisar o estudo das camadas da Terra.

Nosso planeta, até onde sabemos, é o único onde existe vida da forma como conhecemos. Um dos principais motivos para isso é que a órbita dele se encontra na Zona habitável, região do sistema solar onde é provável encontrar água em estado líquido. A presença de água líquida é indispensável para a existência da vida. 


As Camadas da Terra
Diversos estudos revelaram que a terra está dividida em três camadas: crosta terrestre, manto e núcleo.



  • ·         A Crosta Terrestre

É a camada mais externa (de fora) do planeta. Ela é muito mais fina que as outras camadas. É formada pelos continentes e o fundo dos oceanos. É composta basicamente por rochas e minerais em estado sólido. É sobre essa camada do planeta que nós pisamos e vivemos.

  • ·         O Manto

Fica logo abaixo da crosta. Essa camada é mais espessa e composta basicamente de material rochoso em estado sólido. A temperatura pode alcançar os 3000º C. Em certas regiões, essa temperatura elevada pode levar a formação de um material rochoso mais líquido, chamado de magma.

  •    Núcleo

É a camada mais interna do planeta e também a mais quente, podendo chegar aos 6000ºC. É composto de metais, essencialmente ferro e níquel. Na porção que reveste o núcleo, chamada de núcleo externo, esses metais encontram-se em estado líquido. A porção mais central, chamada núcleo interno, é sólida.

Fonte: Bueno, R. e Macedo, T. 2018. Inspire Ciências 6º ano. São Paulo. FTD. Página 83.

Assista ao vídeo complementar:

Responda no Caderno:
11)      Quais são as camadas da Terra?
22)      Em qual camada da Terra nós vivemos?
33)      Qual camada da Terra é a mais quente?
44)      Em qual camada da Terra está o magma?
55)      Do que é formado o magma?
66)      Do que é composta a crosta terrestre?

B-12 REFERÊNCIA-ADRIANA VARGAS



Façam essa produção textual no caderno de português.