terça-feira, 22 de setembro de 2020

EJA - SANDRA SEVERO - SEMANA 23

 

SEMANA 23    DE 22 A 28/09

 OLÁ! NÃO ESQUEÇAM QUE NOSSAS AULAS DEVEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO CÓRTEX. BAIXE O APLICATIVO EM SEU CELULAR.

BEIJOS

PROFESSORA SANDRA


ATIVIDADE 1

 

LEIA AS FRASES ABAIXO E DEPOIS AS COPIE NO CADERNO





ATIVIDADE 2

 

LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO.




ATIVIDADE 3

 

VAMOS CANTAR. ACESSE AO LINK ABAIXO:

 

https://www.youtube.com/watch?v=86JFitriuvY


B JOVEM - VOLANTE - SANDRA SEVERO - SEMANA 23

 

SEMANA 23    DE 22 A 28/09


Alunos, acessem as aulas através do Córtex. É através dele que validaremos nossas aulas.

Beijos

Professora Sandra

 

 

ATIVIDADE 1

 

Leia o texto abaixo em silêncio e depois em voz alta.

 

Semana Farroupilha:  representa aspectos do tradicionalismo e patrimônio cultural gaúchos

Revolução Farroupilha, o movimento de maior duração entre as batalhas brasileiras. Considerada uma das mais longas e mais relevantes revoltas na história nacional, a guerra contra o Império teve início em 20 de setembro de 1835 e durou dez anos. A data foi tornada feriado pela lei estadual 4.453/78. Todos os anos, o Rio Grande do Sul celebra sua história, sua culinária e suas tradições. Os destinos principais aos que desejam vivenciar a cultura rio-grandense é o Acampamento Farroupilha, situado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho – Harmonia.

Em Porto Alegre, o tradicional Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, reúne milhares de tradicionalistas abrigados em “piquetes” desde o dia 7 de setembro com churrascos, rodas de chimarrão e projetos culturais sobre feitos históricos, origens, costumes, danças, usos, lendas e mitos gauchescos. A concentração conta com açougue, padaria, supermercado, comércio de comidas típicas, artesanato e do vestuário típico, entre outros itens nativistas. O trato com o cavalo, as lidas campeiras, o churrasco, o fandango, a bocha, o chimarrão, o rodeio, a bota e a bombacha são hábitos e costumes que inspiram poetas, pajadores e gaiteiros.

 

ATIVIDADE 2

 

Vimos no texto acima que a Semana Farroupilha é um patrimônio histórico da nossa região, o Rio Grande do Sul. É um patrimônio imaterial.

 

Pesquise na internet quais patrimônios históricos temos em nossa cidade ou em nosso estado. Podem ser patrimônios materiais ou imateriais.

 

São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

 

patrimônio material se trata do patrimônio cultural de um povo relacionado a elementos materiais, como prédios e objetos. Estes elementos podem ser classificados como bens imóveis, como os centros históricos das cidades, ou bens móveis, que podem ser carregados, como os acervos históricos.

 

 

 

 

 

 

 

 

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

JB1-M ARTES PROF IVETI MATOS AULA 23ª

                                                                                                                                                              


                   EMEF PRESIDENTE VARGAS/PV- POARS/SMED /PMPA.                                     .                              

    Disciplina: ARTES - Prof.: Iveti Matos – AULA 23ª terça-feira

TURMA JB 1-M

Período Pandemia Covid-19 – Modalidade EAD – Sistema Digital Plataforma Córtex- Inteligência Educacional Artificial-AI e BLOGGER INSTITUCIONAL.

Aluno(a): __________________________             Turma(s):____Nota:___ Data:_______                            

Data: Período 21/09 a 25/09/ 2020 Ref. 02 períodos e 02 presenças. Avaliação em regra de NA AP AS A

Prazo para fazer e enviar tarefa na 1ª semana do recebimento. Em caso de impedimento até 30 dias, após o recebimento da atividade. Flexibilizando-se a entrega atrasada. Sugerindo-se a organização e empenho nos Estudos, cuidados com a saúde obedecendo as regras legais. “SAÚDE E EDUCAÇÃO SÃO DIREITOS DE TODOS. FAÇA A SUA PARTE”. BOM TRABALHO.

E-mail:ivetiprofartes.pv@gmail.com

 AULA 23ª – JB1-M

SAUDAÇÕES AO ALUNO (A) E FAMÍLIA: BOM DIA! ou BOA TARDE ou NOITE!

> TEMÁTICA: PRIMAVERA

> OBJETIVOS: IDENTIFICAR AS IMAGENS E PALAVRAS.

>TAREFA 01: LER OTEXTO (PAIS):

                    DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

       O DESENHO É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ALÉM DE SER UMA ATIVIDADE MUITO DIVERTIDA, É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO. É POR ONDE A CRIANÇA EXPRESSA SEUS SENTIMENTOS, SUAS IDÉIAS E SUAS VONTADES, SOBRETUDO QUANDO ELA AINDA NÃO CONSEGUE SE EXPRESSAR POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. 

   QUANDO A CRIANÇA DESENHA, ELA CRIA PONTES ENTRE SEU MUNDO IMAGINÁRIO E O QUE É REAL, EXTERNANDO AS SUAS VISÕES DE MUNDO. POR MEIO DO DESENHO É POSSÍVEL PERCEBER, POR EXEMPLO, SE A CRIANÇA É TÍMIDA, SE ELA TEM AUTOCONFIANÇA, TAMBÉM QUAIS OS INTERESSES DELA. 

     NA ESCOLA O DESENHO NÃO DEVE SER DESVALORIZADO E NEM TÃO POUCO LIMITADO. É NECESSÁRIO QUE ELE SEJA VISTO COMO UM RECURSO MUITO IMPORTANTE, ESPECIALMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE DEVE SER UMA ATIVIDADE SEMPRE PRESENTE, AFINAL, MUITAS CRIANÇAS DESENHAM PARA DEMONSTRAR O QUE ESTÃO SENTINDO.

   TER O ESPAÇO DO DESENHO COMO ATIVIDADE É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, EMOCIONAL E SOCIAL DAS CRIANÇAS, ALÉM DE DESENVOLVER O SENSO DE OBSERVAÇÃO, PERCEBENDO A VARIEDADE DE CORES, FORMAS E TEXTURAS. 

>TAREFA 2 – IDENTIFICAR AS IMAGENS E PALAVRAS. TENTAR ESCREVER E COLORIR.

PRI MA VE RA         BOR BO LE TA           FLO RES

 ..............................................................................................