sexta-feira, 19 de junho de 2020

B31 e B32 - CIÊNCIAS - PROF MARINA - SEMANA 09

B31 e B32 - SEMANA 09 

Ciências - Prof Marina

Leia o texto abaixo e responda as perguntas no caderno.


Fonte:  Bueno, R e Macedo, T. 2018. Inspire Ciências, 6º ano. FTD, São Paulo.

C31- C32 - CJ 1-M -ARTES- PROF. IVETI MATOS

TURMAS C31 - C32- CJ1-M - AULA DE DE ARTES REFERENTE A SEMANA DE 15 DE JUNHO A 19 DE JUNHO DE 2020. AULA Nº 09.

BOA TARDE QUERIDO(A) ALUNO( A).

ESTIMO SÁUDE E GARRA NAS AULAS DE ARTES A DISTÂNCIA (EAD).
GUARDE, SALVE OU FAÇA IMAGENS DAS SUAS PRODUÇÕES PARA ENTREGA E AVALIAÇÃO.

VOCÊ PODE, VOCÊ É CAPAZ! BEIJOS NO CORAÇÃO.

OBS: DESCONSIDERE A AULA DE ARTES POSTADA COM ANTECEDÊNCIA NA PLATAFORMA CÓRTEX.

TEMÁTICA : FESTAS JUNINAS no BRASIL.
 ATIVIDADE 1: Pesquise no Google sobre o tema, sua história e principais características, tais como: personagens, instrumentos musicais, decoração, comidas,  bebidas e escolha umas destas características  e CONSTRUA uma PEÇA NO TRIDIMENSIONAL ( altura, largura e profundidade) na forma de uma estátua, uma escultura ou uma montagem. Use sucatas ( lixo limpo) ou objetos, argila, madeira, pano, papel etc.  Descreva o nome do objeto e a origem ( o lugar no Brasil).
Exemplos : um santo religioso ( Antônio, João ou Pedro), ou quem representa na sua crença.
                   OU um dos personagens ( prenda - peão) OU uma comida ou bebida, OU um objeto decorativo (fogueira, balão, bandeiras, gaita, violão etc).
Pinte, decore com o que você tem à  disposição. Valorize sua IMAGINAÇÃO!
BOM TRABALHO!

CJOVEM - CIÊNCIAS - PROF MARINA - SEMANA 09


C JOVEM – SEMANA 09

Ciências - Prof Marina

Anteriormente vimos que existem dois tipos de células as Procariontes e as Eucariontes. As células procariontes são aquelas encontradas nas bactérias e as eucariontes nos animais e nas plantas.
Seguimos agora com o estudo das células Eucariontes.

As células eucariontes podem ser de dois tipos: animal ou vegetal.



Agora vamos ver como é a Célula vegetal ou seja a célula das plantas.

    Fonte: Godoy, Leandro. 2018. Ciências Vida & Universo. 6 ano. FTD. SP. Página 98 e 99.

Responda no Caderno

1)      Quais as características da célula Animal?
2)      Quais as características da célula vegetal?
3)      Qual a diferença da célula animal para a vegetal?
4)      As células contam com três componentes básicos. Quais são eles e qual a função de cada um?
5)      O que é armazenado no núcleo?


B31-B32 - ARTES- PROF. IVETI MATOS

TURMAS B31 - B32 - SEMANA DE 15 DE JUNHO A 19 DE JUNHO DE 2020 -  AULA Nº09.

BOA TARDE,  AMIGO(A).
ESTIMO SAÚDE E PERSEVERANÇA NOS ESTUDOS A DISTÂNCIA( EAD).

OBS: DESCONSIDERE A AULA  DE ARTES QUE FOI POSTADA COM ANTECEDÊNCIA NO CÓRTEX.

TEMÁTICA : FESTAS JUNINAS - HISTÓRICO.
A Festa Junina é muito popular entre os brasileiros, sendo a segunda maior comemoração do ano, ficando atrás apenas do Carnaval. A celebração acontece desde o século XVII, após a chegada dos portugueses ao país. A festa que já era popular na Europa, foi aos poucos se intensificando no Brasil.

A Festa Junina originou-se na Antiguidade – antes mesmo da Idade Média, pelos pagãos (politeístas, ou seja, adoravam mais de um Deus). O povo comemorava o solstício de verão (no hemisfério norte) e solstício de inverno (no hemisfério sul) no mês de junho em homenagem aos Deuses da natureza e da fertilidade, e as fogueiras faziam parte da tradição. Com a Cristianização (processo de conversão ao cristianismo – crença de um único Deus, após evangelização de Jesus Cristo) a Festa Junina sofreu algumas mudanças, considerando que a Igreja não conseguia acabar com sua popularidade.
O período de solstício coincidia com datas de comemoração aos santos da Igreja Cristã, como São João Batista (24 de junho), Santo Antônio (13 de junho) e São Pedro (29 de junho). A Igreja então, aderiu à festa atribuindo caráter religioso.
No Brasil, a Festa Junina foi recebendo diversas influências culturais, e atualmente, reflete a mistura das culturas africana, indígena e portuguesa. Cada região do país realiza o festejo de acordo com os costumes locais, mas no geral, como as comidas, as bebidas e símbolos, são comuns em todas as festas.
Fonte: https://www. infoescola.com/folclore/festa junina

ATIVIDADE 1 - Com base no texto e na sua vivência na comunidade onde reside, com relação a temática festas juninas, crie, expresse através de desenhos, pinturas, escultura, textinhos, frases ou poesia a sua realidade ou algo que o marcou, ou que valoriza através da temática.

OBS: Não esqueça de guardar o trabalho físico ou digital, salvando ou fazendo a imagem ( fotografia)  ou armhazenando no saco plástico para ser avaliado.

Você é  capaz.
Bom trabalho. Abraços!


quinta-feira, 18 de junho de 2020

C32 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 9


Resumo:

JURO COMPOSTO

(este conteúdo está explicado de outra forma na página 69)

          O juro composto é um valor que AUMENTA (R$) com o passar do tempo, pois a taxa incide sempre sobre o valor que você investiu ou tomou emprestado + o juro do período anterior.



          Exemplo: Gilberto aplicou R$ 5.200,00 durante 3 anos a uma taxa de juro composto de 7% a.a.(ao ano). No fim do período, qual foi o montante obtido?

Solução:
1º) Separar as informações.
          C = 5.200,00 reais    ← capital (aplicação)
          J = ? reais                 ← juro (valor a receber a mais)
          t = 3 anos                  ← tempo
          i = 7% a.a. = 0,07     ← taxa de juro
          M = ? reais               ← montante (R$ 5.200 + juro)

2º) Calcular o juro ano a ano e ir adicionando ao capital: (utilize calculadora para facilitar os cálculos) Observe como o juro (em azul) de fato aumenta ao longo dos anos, pois a taxa é sempre aplicada sobre o montante do ano anterior.

1º ano)    5.200 ⋅ 0,07 = 364 reais de juro    →    5.200 + 364 5.564 reais de montante no 1º ano.


2º ano)    5.564 ⋅ 0,07 = 389,48 reais de juro    →    5.564 + 389,48 = 5.953,48 reais de montante no 2º ano.


3º ano)    5.953,48 ⋅ 0,07 = 416,74 reais de juro    →    5.953,48 + 416,74 = 6.370,22 reais de montante no 3º ano.


Resposta: No fim do período de 3 anos, o montante (M) obtido foi de R$ 6.370,22.

Observação: aqui, o juro (J) rendeu ao longo dos 3 anos um total de 364 + 389,48 + 416,74 = 1.170,22 reais.


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          Caso o exemplo anterior se referisse a uma taxa de juro simples (visto na semana passada), a cada ano o juro seria sempre 364 reais. Vamos ver como ficaria o montante nessa situação e observe a diferença.

1º ano)    5.200 ⋅ 0,07 = 364 reais de juro    →    5.200 + 364 5.564 reais de montante no 1º ano.


2º ano)    364 reais de juro    →    5.564 + 364 5.928 reais de montante no 2º ano.


3º ano)    364 reais de juro    →    5.953,48 + 364 = 6.292 reais de montante no 3º ano.


          Assim, no fim do período de 3 anos, o montante obtido com juro simples seria de R$ 6.292,00. Ou seja, R$ 78,22 a menos do que com o juro composto.



ATIVIDADES PARA ENTREGAR

Atividade extra (copiar e responder):(Utilize a calculadora, mas mostre o passo a passo das contas como dado no exemplo)

a) Um capital de R$ 640,00 foi aplicado durante 3 meses a uma taxa de juro composto de 2% a.m. (ao mês). De quantos reais foi o montante obtido ao final dessa aplicação? Quantos reais de juro ela rendeu?

b) Seja uma aplicação de R$ 12.900,00 durante dois anos à uma taxa de juro composto anual de 9% a.a. (ao ano). De quantos reais será o seu montante nessas condições? E quantos reais renderá de juro?



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C31 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 9


Resumo:

JURO COMPOSTO

(este conteúdo está explicado de outra forma na página 69)

          O juro composto é um valor que AUMENTA (R$) com o passar do tempo, pois a taxa incide sempre sobre o valor que você investiu ou tomou emprestado + o juro do período anterior.



          Exemplo: Gilberto aplicou R$ 5.200,00 durante 3 anos a uma taxa de juro composto de 7% a.a.(ao ano). No fim do período, qual foi o montante obtido?

Solução:
1º) Separar as informações.
          C = 5.200,00 reais    ← capital (aplicação)
          J = ? reais                 ← juro (valor a receber a mais)
          t = 3 anos                  ← tempo
          i = 7% a.a. = 0,07     ← taxa de juro
          M = ? reais               ← montante (R$ 5.200 + juro)

2º) Calcular o juro ano a ano e ir adicionando ao capital: (utilize calculadora para facilitar os cálculos) Observe como o juro (em azul) de fato aumenta ao longo dos anos, pois a taxa é sempre aplicada sobre o montante do ano anterior.

1º ano)    5.200 ⋅ 0,07 = 364 reais de juro    →    5.200 + 364 = 5.564 reais de montante no 1º ano.


2º ano)    5.5640,07 = 389,48 reais de juro    →    5.564 + 389,48 = 5.953,48 reais de montante no 2º ano.


3º ano)    5.953,480,07416,74 reais de juro    →    5.953,48 + 416,74 = 6.370,22 reais de montante no 3º ano.


Resposta: No fim do período de 3 anos, o montante (M) obtido foi de R$ 6.370,22.

Observação: aqui, o juro (J) rendeu ao longo dos 3 anos um total de 364 + 389,48 + 416,74 = 1.170,22 reais.


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          Caso o exemplo anterior se referisse a uma taxa de juro simples (visto na semana passada), a cada ano o juro seria sempre 364 reais. Vamos ver como ficaria o montante nessa situação e observe a diferença.

1º ano)    5.200 ⋅ 0,07 = 364 reais de juro    →    5.200 + 364 5.564 reais de montante no 1º ano.


2º ano)    364 reais de juro    →    5.564 + 364 5.928 reais de montante no 2º ano.


3º ano)    364 reais de juro    →    5.953,48 + 3646.292 reais de montante no 3º ano.


          Assim, no fim do período de 3 anos, o montante obtido com juro simples seria de R$ 6.292,00. Ou seja, R$ 78,22 a menos do que com o juro composto.



ATIVIDADES PARA ENTREGAR

Atividade extra (copiar e responder):(Utilize a calculadora, mas mostre o passo a passo das contas como dado no exemplo)

a) Um capital de R$ 640,00 foi aplicado durante 3 meses a uma taxa de juro composto de 2% a.m. (ao mês). De quantos reais foi o montante obtido ao final dessa aplicação? Quantos reais de juro ela rendeu?

b) Seja uma aplicação de R$ 12.900,00 durante dois anos à uma taxa de juro composto anual de 9% a.a. (ao ano). De quantos reais será o seu montante nessas condições? E quantos reais renderá de juro?



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C12 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 9


FRAÇÕES



ATIVIDADES PARA ENTREGAR

Atividade extra (copiar e responder) Abaixo está um exercício de revisão de operações com frações, com um pouquinho de cada conta.  Tente resolvê-la com base no que vimos nas semanas anteriores. Na semana que vem irei colocar as respostas para vocês conferirem. 😉