Olá prezados alunos!
quinta-feira, 10 de setembro de 2020
TURMAS A 12- A 22- A 32- EJA ( T1, T2, T3) ARTES PROF GILMAR - SEMANA 21
TURMAS B 11 - B 12 - ARTES - PROFESSOR GILMAR - SEMANA 21
TURMAS B 21 - B 22 - B JOVEM - ARTES - PROFESSOR GILMAR - SEMANA 21
Prezados alunos do Presidente Vargas!
E já que no dia 7 de setembro tivemos a comemoração da nossa independência, aproveito para pensarmos em um trabalho com um tema relacionado. Vamos conferir:
Lá está ela, a famosa bandeira brasileira projetada com luzes sobre uma montanha muito alta, nos Alpes da Suíça, na Europa. Vejam que linda imagem! O motivo: lembrar os países fortemente atingidos pela pandemia do Corona vírus. Mas temos outros motivos mais alegres. Ela é o maior símbolo nacional e facilmente a reconhecemos. Pelas suas cores, pelas suas formas, sabemos que ela representa o país em que nascemos ou vivemos. E esta marca visual que a bandeira carrega é tão forte que mesmo quando ela sofre transformações, não perde toda a sua identidade. Vamos ver alguns exemplos:
Bandeira do Brasil, criação fotográfica de Culiculicz Pai Noel brasileiro, Luis Saguar
Acima, temos dois trabalhos que dialogam com o desenho da bandeira nacional. Mas, quem as fez, procurou inovar e criar outros efeitos visuais. E mesmo com muitas modificações e novos efeitos, continuamos a identificar a nossa bandeira. Vamos observar mais dois exemplos:
Então,ao apreciar os quatro trabalhos acima, podemos pensar que podemos ser criativos quando desejamos renovar a bandeira brasileira e sem prejudicar a imagem deste símbolo nacional. Agora, nossa atividade:
ATIVIDADE: Reinventando
a bandeira brasileira.
1 Sem desrespeitar a
bandeira, o nosso desafio é: quais modificações você faria nela? Mesmo sabendo
que as formas que ela tem (retângulo,
losango e círculo) devem permanecer mais ou menos as mesmas, o que você
modificaria? Observe a imagem 2: na parte verde da bandeira foram feitos vários
retângulos com diferentes intensidades de cor. Na imagem 3, a bandeira foi
formada com o uso de folhas vegetais. Na 4, os efeitos geométricos e espaciais foram muito explorados.
2 Então, pense num novo modo de apresentar a bandeira:
você pode usar matérias bem diferentes e misturados, pode desenhar ou apenas
montar as partes e depois fotografar. O importante é inventar, mas sem
prejudicar o maior símbolo brasileiro.
Bom desafio!
Fonte imagens: :
https://peregrinacultural.wordpress.com
quarta-feira, 9 de setembro de 2020
SOE E COORDENAÇÃO DE TURNO
TEXTO PARA ALUNOS DO 1° E 2° CICLOS.
Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Esperamos que sim.
Nesta semana paramos para pensar que nós não somos iguais.
Seja na aparência ou no jeito de ser, cada um tem seu jeitinho e é isso que o
torna especial e único.
E tu, o que te torna especial?
Acessem o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BHtdIdr9dh0
Tudo bem ser diferente!
terça-feira, 8 de setembro de 2020
A22 - KARINE - SEMANA 21
Pessoal, seguem as atividades da semana. Não esqueçam que as aulas também estão no córtex.
Espero que estejam todos bem.
Uma excelente semana.
TURMAS A11 E A12 - PROFESSORA QUÉZIA - SEMANA 21
OI TURMA! 🙋
DESEJO QUE VOCÊS ESTEJAM BEM!!
SEGUIMOS NOSSOS ESTUDOS DE FORMA VIRTUAL E PRECISO DIZER QUE ESTÁ SENDO MUITO BOM RECEBER AS FOTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS POR VOCÊS!!
⇨ NOS ESTUDOS DA SEMANA PASSADA, RATINHOS PASSARAM POR AQUI...
⇨ SERÁ QUE O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA MESMO?
EU NÃO SEI, MAS ENCONTREI UM RATO ROENDO BRINQUEDOS DE UM BAÚ NA CASA DO PEDRO.
OLHEM SÓ!!
ATIVIDADE 1:
- ASSISTA O VÍDEO ABAIXO.
LIVRO: A CASA QUE PEDRO FEZ
- GOSTOU DA HISTÓRIA?
ATIVIDADE 2:
AGORA, RESPONDA:
- EM QUE PARTE DA CASA DO PEDRO ESTAVA O BAÚ QUE O RATO ENTROU PARA ROER?
NO SÓTÃO!!
SÓTÃO = PARTE DA CASA QUE FICA ENTRE O FORRO E A ARMAÇÃO DO TELHADO.
- QUANTOS PERSONAGENS APARECEM NESSA HISTÓRIA?
- A CASA DO PEDRO FICA EM UMA ZONA RURAL (CAMPO) OU URBANA (CIDADE)?
ATIVIDADE 3:
- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.
ATIVIDADE 4:
- REALIZE AS ATIVIDADES ABAIXO.
⇨ EXISTEM MUITAS HISTÓRIAS DE RATINHOS.
✰ EU CONHEÇO MAIS UMA QUE É MUITO LEGAL!
⇨ NELA, O RATINHO TEM A SUA PRÓPRIA CASA.
ATIVIDADE 5:
- ASSISTA O VÍDEO ABAIXO.
- PRESTE BASTANTE ATENÇÃO PORQUE NESSA HISTÓRIA, O RATINHO ESCUTA SONS.
⇨ A LETRA S É A LETRA CONSOANTE QUE VAMOS ESTUDAR NESSA SEMANA. ENTÃO, OUVIDOS ATENTOS QUE MUITOS SONS TU VAIS ESCUTAR... E O RATINHO TAMBÉM!!!
LIVRO: QUE BARULHO É ESSE, RATINHO?
ATIVIDADE 6:
- OLHE OS DESENHOS ABAIXO E TENTE REPRODUZIR O SOM QUE CADA UM FAZ.
AGORA, QUE TAL UMA BRINCADEIRA ANTES DE CONTINUAR OS ESTUDOS?
ATIVIDADE 7:
BRICADEIRA: QUEM É?
- CONVIDA A PESSOA DA TUA FAMÍLIA QUE ESTÁ TE AJUDANDO NAS ATIVIDADES DESSA SEMANA PARA BRINCAR CONTIGO.
- FIQUE DE FRENTE PARA ESSA PESSOA E FAÇA O SOM DE ALGUM OBJETO.
- ELA TEM 3 CHANCES PARA DESCOBRIR QUAL OBJETO FAZ ESSE SOM QUE TU ESTÁS REPRODUZINDO.
- SE ELA ACERTAR, PONTO PARA ELA.
- SE ELA NÃO DESCOBRIR, PONTO PRA TI.
- DEPOIS INVERTE-SE A POSIÇÃO. A PESSOA DA TUA FAMÍLIA FAZ UM SOM E TU TENTAS DESCOBRIR QUEM FAZ ESSE BARULHO.
- VOCÊS DETERMINAM A PONTUAÇÃO FINAL PARA ENCERRAR A BRINCADEIRA. POR EXEMPLO, QUEM FIZER 5 PONTOS PRIMEIRO, GANHA.
AGORA, VAMOS PENSAR MAIS NOS SONS DA LETRA S.
⇨ A LETRA S TEM 2 SONS.
⇨ O MOVIMENTO QUE SE FAZ COM A BOCA PARA OS DOIS SONS É BEM PARECIDO, MAS O BARULHO É DIFERENTE.
⇨ LÁ NO MUNDO DAS LETRAS, CONTA-SE QUE O S, EM UMA PESCARIA DE PEDRINHAS COM SEU COMPADRE Z, RESOLVEU PEDIR O SOM DELE EMPRESTADO... AH, MAS É HISTÓRIA DO MUNDO DAS LETRAS, ENTÃO... FICA PARA A VOLTA ÀS AULAS NA ESCOLA.
✰ O QUE POSSO DIZER É QUE SEMPRE QUE A LETRA S ESTIVER ENTRE DUAS LETRAS VOGAIS, ELA FAZ O SOM DA LETRA Z.
POR EXEMPLO:
🏠 CASA
👕 CAMISETA
🎁 PRESENTE
AGORA VAMOS PENSAR EM PALAVRAS INICIADAS PELA LETRA S E ESCUTAR O SOM QUE SAI QUANDO PRONUNCIAMOS.
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA S COM
A VOGAL A, TEMOS O "PEDACINHO" SA.
POR EXEMPLO: SA DE SAPATO
✱ NAS PALAVRAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS,
CADA "PEDACINHO" É CHAMADO DE SÍLABA.
✱ SE JUNTARMOS A LETRA S COM
A VOGAL E, TEMOS A SÍLABA SE.
POR EXEMPLO: SE DE SEMENTE
✱ JUNTANDO A LETRA S COM A
VOGAL I, TEMOS A SÍLABA SI.
POR EXEMPLO: SI DE SINALEIRA
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA S COM
A VOGAL O, TEMOS A SÍLABA SO.
POR EXEMPLO: SO DE SOFÁ
✱ E SE JUNTARMOS A LETRA S COM A
VOGAL U, TEMOS A SÍLABA SU.
POR EXEMPLO: SU DE SUCO
ATIVIDADE 8:
- PROCURA NA TUA CASA,
COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A LETRA s.
- SERÁ QUE VOCÊS CONSEGUEM ENCONTRAR 7 OBJETOS?
- DESENHA OS OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA E ESCREVE A LETRA s.
ATIVIDADE 9:
- OBSERVA NA IMAGEM ABAIXO, PALAVRAS INICIADAS COM A LETRA S.
- SE ALGUM OBJETO ENCONTRADO NA TUA CASA APARECE NESSA IMAGEM, COPIA O NOME DELE AO LADO DO DESENHO FEITO NA ATIVIDADE 8.
ATIVIDADE 10:
- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO, LIGANDO CADA DESENHO AO SEU NOME E COMPLETANDO AS PALAVRAS COM AS LETRAS QUE FALTAM.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO/FOLHA.
SEMANA = PERÍODO DE 7 DIAS.
⇨ NO NOSSO CALENDÁRIO, A SEMANA INICIA NO DOMINGO E TERMINA NO SÁBADO.
- TU CONHECES OS NOMES DOS DIAS DA SEMANA E A ORDEM EM QUE ELES APARECEM?
⇨ SEMANA:
DOMINGO
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
SÁBADO
⇨ CADA DIA DA SEMANA TEM A SUA ORDEM. OLHA SÓ:
DOMINGO - DIA 1
SEGUNDA-FEIRA - DIA 2
TERÇA-FEIRA - DIA 3
QUARTA-FEIRA - DIA 4
QUINTA-FEIRA - DIA 5
SEXTA-FEIRA - DIA 6
SÁBADO - DIA 7
✰ NA MATEMÁTICA, QUANDO OS NÚMEROS REPRESENTAM UMA ORDEM, ELES RECEBEM MAIS UM "SÍMBOLO" (º OU ª) AO LADO.
ASSIM, ESCREVENDO O 1 COM UM º AO LADO, DIZEMOS QUE OS ALUNOS DESSA TURMA ESTÃO NO 1º ANO SEM PRECISAR ESCREVER A PALAVRA "PRIMEIRO".
✰ NA MATEMÁTICA, CHAMAMOS ESSES NÚMEROS DE ORDINAIS PORQUE INDICAM A ORDEM QUE ESTÃO.
⇨ SE COLOCARMOS º = MASCULINO
⇨ SE COLOCARMOS ª = FEMININO
POR EXEMPLO:
A PROFE QUÉZIA DÁ AULA PARA O 1º ANO. - (1º = PRIMEIRO)
ELA É SEMPRE A 1ª A CHEGAR NA SALA DE AULA. - (1ª = PRIMEIRA)
ENTÃO, VAMOS VER OS DIAS DA SEMANA MOSTRANDO A ORDEM COM NÚMEROS ORDINAIS:
ATIVIDADE 11:
- LEMBRANDO DA HISTÓRIA DA CASA DO PEDRO, COMPLETE A TABELA, DESENHANDO OS PERSONAGENS NA ORDEM QUE APARECERAM.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO/FOLHA.
ATIVIDADE 12:
- COMPLETE A TABELA ABAIXO, DESENHANDO EM CADA DIA DA SEMANA COMO ESTAVA O TEMPO, UM ALIMENTO QUE COMEU, UMA ATIVIDADE QUE FEZ PARA AJUDAR NAS COISAS DA CASA/FAMÍLIA E UMA BRINCADEIRA QUE FEZ.
- OBSERVE O EXEMPLO:
😘😘 BEIJOS E ATÉ MAIS!!
TURMA A32 PROFE. LUCIANE BEIER SEMANA 21
Semana 21 – 8 a 11 de setembro
ATIVIDADE 1
Leia o texto abaixo:
ATIVIDADE 2
ATIVIDADE 3
Produção textual
Escolha uma brincadeira ou jogo que você goste e desenhe no seu caderno. Depois, crie um texto instrucional, ou seja, explique quais são os materiais necessários para a brincadeira ou jogo e a maneira de brincar. Você pode seguir como exemplo o texto da atividade 1.
Não esqueça de utilizar letra maiúscula no início das frases e nos nomes próprios!
ATIVIDADE 4
Vamos relembrar o uso da letra G e quando devemos utilizar o G junto com o U?
Observe as imagens abaixo e anote no seu caderno a escrita que você acha que é correta:
Agora, assista ao vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=s5yznucFpLc
ATIVIDADE 5
Registre o que descobrimos em seu caderno:
ATIVIDADE 6
ATIVIDADE 7
ATIVIDADE 8
ATIVIDADE 9
Vamos relembrar as centenas!!
ATIVIDADE 9
ATIVIDADE 10
ATIVIDADE 11
Coloque nos relógios de ponteiros as horas marcadas nos relógios digitais:
ATIVIDADE 12
ATIVIDADE 13
Observe as quantias na tabela e coloque ao lado o valor total. Faça as continhas de cabeça!!!