quinta-feira, 28 de maio de 2020

A21 , A31 - ARTES - PROF. IVETI

BOA TARDE, MEUS AMIGOS DAS TURMAS A21 E A31.

A AULA DE HOJE REFERE-SE A 1a SEMANA DE ABRIL DE 20/04 à 24/04/2020. REPOSIÇÃO DA AULA PENDENTE.

TAREFA 1: OBSERVE A  IMAGEM( IMG) ABAIXO, SOLICITE AOS PAIS PARA LER O TEXTO.

APÓS, JUNTE VÁRIOS MATERIAIS DE SUCATA LIMPA QUE VOCÊ TEM CASA ( TAMPAS, CAIXAS, POTES, PANOS, PAPÉIS, TESOURA COLA, BRINQUEDOS)  E MONTE OU  CRIE UMA FAZENDINHA OU CHÁCARA  BEM ORGANIZADA PARA  PRENDER O CORONAVÍRUS PARA NÃO SAÍR DA CAIXA PRETA E NÃO CONTAMINAR AS OUTRAS CRIANÇAS  E OUTROS ANIMAIS.
CRIE E DECORE.
"World Play Day" ou Dia Mundial do Brincar é celebrado em mais de 40 países do mundo, inclusive no Brasil. A data reforça que o ato de brincar é essencial para crianças e também um direito, de acordo com a Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas. 

Neste ano, em que todos enfrentam a pandemia do novo coronavírus, a sugestão é aproveitar o dia com opções simples de brincadeiras, que deixam o caminho aberto para a criatividade.

Ao invés dos brinquedos cheio de luzes, sons e outros comandos automáticos, a sugestão é apostar nos brinquedos sensoriais, que recebem este nome pois estimulam os sentidos da criança, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade e a coordenação motora fina.

Fáceis de fazer, eles não precisam ser comprados, pois podem ser criados em casa, reutilizando materiais ou coletando elementos da natureza. Panelas, colheres de pau, folhas, flores, galhos, conchas e lã são alguns exemplos que podem ser aproveitados para ampliar o repertório das crianças. Além de ser uma atividade que pode ser feita em família, esses objetos estimulam o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças.

Diferente dos brinquedos que funcionam sozinhos, os sensoriais ativam o interesse em descobrir formatos, sons e cores - experiência mais rica do que simplesmente apertar botões. A intenção é oferecer um novo mundo de conhecimentos e vivências para despertar a curiosidade das crianças.

"Quando ofertamos atividades sensoriais estamos possibilitando a ampliação de seu repertório promovendo experiências que vão além do que pode ser encontrado no mercado comum", explica Ana Caroline Novellos Mikosz, professora da Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria.

Qual a importância das atividades sensoriais na educação infantil?

Ana lembra que, ao disponibilizar tempo para a preparação de alguma brincadeira ou atividade, as crianças têm muito a ganhar. "Estimulamos a imaginação, autonomia, noções espaciais, criatividade, comunicação e demais habilidades primordiais que contribuem para a ampliação do repertório e aquisição de novas habilidades".

Explorar materiais diversificados contribuem ativamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, motor e emocional da criança. "Devemos promover experiências sensoriais para nossas crianças, pois assim estamos contribuindo para que elas se tornem adultos ativos, criativos e corajosos", conclui.

Aprenda a fazer brinquedos sensoriais

O brincar é essencial para estimular diversas habilidades na infância. Construir o próprio brinquedo tem um gosto especial para as crianças, especialmente se for na companhia dos pais, irmãos e amigos. Por isso, preparamos algumas sugestões de brinquedos para fazer em casa, com materiais simples e fáceis de encontrar.

Pintura criativa - gravetos, pedras e folhas podem servir como pincéis diferentes para a hora da pintura com tinta guache. A experimentação resulta em novas formas de fazer uma atividade que as crianças adoram.



TAREFA 2. INVENTE A HISTÓRIA, CRIE AS CENAS E DÊ NOMES AOS PERSONAGENS.
BRINQUE COM OS IRMÃOS.

USE MÁSCARA E LAVE BEMAS MÃOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.