quinta-feira, 14 de maio de 2020

C21 E C22 - HISTÓRIA - PROF. JOSÉ LUIS



Olá queridos e queridas estudantes, estamos na torcida que todos estejam bem. Mando aqui mais algumas reflexões sobre o estudo de história!
Propomos abordar aqui um tema que já foi discutido, mas que é muito importante e diz respeito ao trabalho infantil no processo de Revolução Industrial lá no século XVIII (18).
Esse período histórico é de grande valor, pois ao estudarmos esse período de formação do Modo de Produção Capitalista, conheceremos melhor nossa realidade de vida atual. A gente nunca pode esquecer que estudar história não é necessariamente estudar passado; estudar história é  enxergar o presente, olhando de forma crítica o passado.

Vejam essas imagens e esses informes da época:


Pin em História Pedro



 A mão de obra infantil na Revolução Industrial - YouTube


As condições de trabalho na Revolução Industrial - Depoimentos de ...

“As imagens retratam o trabalho infantil na Revolução Industrial, pois aproximadamente 50% dos trabalhadores eram crianças que trabalhavam entre 12 e 16 horas por dia. Nas fábricas, as condições de trabalho eram precárias, pois não havia janelas e trabalhavam muitos operários, propagando-se as doenças mais facilmente.”

“As fotos retratam o fato de que muitas crianças com menos de 8 anos trabalhavam nas fábricas simplesmente para ganhar alojamento e comida, sendo que havia uma alta jornada de trabalho em condições deploráveis. O longo tempo de trabalho gerava cansaço nas crianças, o que acabava diminuindo o ritmo das atividades. Castigos, como socos e outras agressões, eram aplicados para punir a desatenção. As crianças que chegavam atrasadas ou que conversavam durante o trabalho também eram castigadas.”

“As fotos reforçam aspectos negativos da Revolução Industrial, quando uma classe industrial nascente preferia empregar mulheres e crianças, pois estes recebiam metade do salário de um homem adulto, pela mesma carga horária.”

“Eu tenho conhecimento de mais acidentes no início do dia do que no final. Eu fui, inclusive, testemunha de um deles. Uma criança estava trabalhando a lã, isto é, preparando a lã para a máquina, mas a alça a prendeu, como ela foi pega de surpresa, acabou sendo levada para dentro do mecanismo;...”
(John Allett começou a trabalhar em uma fábrica de têxteis quando tinha quatorze anos. Allett tinha cinquenta e três anos quando foi entrevistado por Michael Sadler e seu Comitê da Câmara dos Comuns, em 21 de maio de 1832.).

Pensando nisso, trago duas questões para reflexão:

     1. A respeito das implicações que envolvem o trabalho infantil, avalie as proposições a seguir:

I) O trabalho na infância impossibilita o convívio com outras crianças e o desenvolvimento de atividades próprias da idade, como brincar e estudar, comprometendo, assim, o seu desenvolvimento social e educacional.

II) Crianças que trabalham ficam suscetíveis a acidentes, lesões e doenças.

III) A evasão (abandono) escolar é, em muitos casos, provocada pelo ingresso de crianças e adolescentes no mercado de trabalho. Desses precoces trabalhadores, poucos retornam para a escola, comprometendo também a sua evolução profissional.

IV) O trabalho infantil afeta o desenvolvimento emocional da criança, pois dificulta a vivência plena da infância, além das possíveis situações traumáticas e consequências de maus-tratos sofridos durante o desenvolvimento dessas atividades.



Assinale a alternativa correta: (V - verdadeiro)  (F – falso)

a) F, V, V, F

b) V, V, V, F

c) F, V, F, V

d) V, V, V, V

e) F, F, F, F

2. Construa um parágrafo (mínimo cinco linhas) explicando e tentando comparar a questão do trabalho infantil na Revolução Industrial e nos dias de hoje. Construa sua opinião sobre o tema.


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