quarta-feira, 20 de maio de 2020

TURMAS C 21 - C 22 - ARTES- PROFESSOR GILMAR

Olá prezados alunos!


Esta semana trataremos de um assunto  muito presente em nossas vidas na atualidade: a fotografia. Conhecem? Claro que sim!!! Desde que as câmeras fotográficas ficaram menores e com preços mais baratos e principalmente com a facilidade dos celulares, fotografar deixou de ser algo dificultoso e caro. Afinal, com apenas um clic, fotografamos  e se não gostamos podemos deletar imediatamente a imagem. Quantas imagens vocês pegam por dia? Certamente muitas. 
Quantas imagens fotográficas  são feitas em todo o munto por dia? Alguns dizem que é  um número alto, em torno de 4 bilhões. Mas se hoje fotografar é um ato comum, nem sempre foi assim. Enquanto técnica, a fotografia vem evoluindo  muito nos últimos cem anos. Leiam este texto abaixo para conhecer algumas  curiosidades: 


Texto extraído do livro  Por Toda Parte 8


Tamanho original da fotografia feita com a  câmera Mamute:  2,40 m X 1,15 m.

Então, perceberam como antigamente, algumas vezes, fotografar  era um verdadeiro desafio? Claro que nem todos os equipamentos eram tão grandes assim. Já em 1922 a fabricante americana Kodak  vendia modelos portáteis como vocês vêem na imagem abaixo, facilitando a vida dos amantes da fotografia. 


Fonte imagem:  Fotografe Melhor.


A gente poderia falar da história da evolução da fotografia, que é um assunto muito  rico, mas ao mesmo tempo longo. Teria de ser estudado em várias aulas. Por isso, pensei em uma atividade prática, para vivenciar a fotografia. 
Partindo desta ideia de que fotografar  hoje não requer um equipamento caro e com  aparelhos celulares já se consegue bons resultados, vamos a nossa atividade:

Tema: fotografar o outono (utilizando o celular). 
Nesta estação a luz não é tão forte como no verão  e  muitas árvores estão mudando as cores de suas folhas e  outras já as perderam. É um processo da natureza muito bonito de observar. Um ciclo da vida!

                                          

Você pode fotografar um conjunto de árvores, detalhes de um galho, folhas caídas, detalhes de uma única folha, etc.
Sempre prestando atenção que a luz, assim como ter um foco  sobre o que realmente queremos fotografar, ajudam a tornar a imagem mais interessante. 
No celular,  alguns efeitos de edição ajudam  podem ajudar a sua fotografia, então podem usar mas sem abusar. 
Façam suas fotografias e escolha uma ou duas favoritas e envie para o meu e.mail:  gilmarandreatta@gmail.com



 Espero pelas imagens de vocês!

Professor Gilmar. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.