quarta-feira, 20 de maio de 2020

B31, B32 - ARTES- PROF. IVETI MATOS

Oi! # TURMINHASDASARTESEAD


# AULA DE HOJE REFERE-SE A SEMANA DE 18/05 À 22/05/2020

#LEMBRETE:
# USE MÁSCARA DE PROTEÇÃO CONTRA O VÍRUS "CORONA"; LAVE SEMPRE AS MÃOS ( ÁGUA E SABÃO); USE ROUPAS E CALÇADOS MAIS SIMPLES, FÁCIL DE LAVAR, SECAR E PASSAR;  USE CABELOS PRESOS E ABSTENHA-SE DOS OBJETOS E ACESSÓRIOS DECORATIVOS;
# MANTENHA-SE EM CASA.
 " A MODA EM TEMPO DE PANDEMIA É ANDAR O MAIS SIMPLES POSSÍVEL. PORÉM, LIMPO E SAUDÁVEL,  EVITANDO CONTRAIR A DOENÇA E CONTAGIAR OS OUTROS."
 " SEJA  CONSCIENTE, CUIDA DE SI E DOS OUTROS." OBRIGADA!

# TAREFAS
#  UM DIA COM O ARTISTA GAÚCHO IBERÊ CAMARGO.
O artista gaúcho nasceu na cidade de Restinga Sêca (interior), divisa com São Sepé/RS e Santa Maria/RS.
De família humilde, costumava brincar no pomar (arvoredo frutífero) com carretéis de linha de costurar (sucata limpa), em madeira leve, recriando seus brinquedos com estes carretéis que mais tarde serviriam  como tema e inspiração, recriação e transformação em obras Arte.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Vídeo Agência Nacional 63.webm
Exposição das obras do pintor Iberê Camargo, na Galeria de Arte Ipanema, no Rio de Janeiro, em 1979.
Iberê Camargo iniciou seus estudos ainda no Rio Grande do Sul, na Escola de Artes e Ofícios da Cooperativa da Viação Férrea de Santa Maria. Já em Porto Alegre, estudou pintura de forma autodidata, com breve orientação de João Fahrion. Em 1942 chegou ao Rio de Janeiro, onde ingressou na Escola Nacional de Belas-Artes. Frustrado com o academismo vigente, abandonou a Escola e, por recomendação de Candido Portinari, passou a frequentar o curso livre de Alberto da Veiga Guignard. Em 1953 fundou o Curso de Gravura em Metal no Instituto Municipal de Belas Artes do Rio de Janeiro, lecionando mais tarde essa técnica em permanências mais ou menos longas em Porto Alegre e em outras cidades, inclusive do exterior. Em Porto Alegre, foi um dos grandes incentivadores para a criação do Atelier Livre. Em 1948, Iberê e Maria Coussirat viajaram para a Europa, onde permaneceram durante dois anos e meio. Em Roma, Iberê estudou pintura com Giorgio de Chirico, gravura com Carlo Alberto Petrucci e materiais com Leoni Augusto Rosa. Em Paris, frequentou a Academia André Lhote, atraído tanto pela leitura do Tratado da Paisagem quanto pela fama de grande professor que esse possuía.
Embora Iberê tenha estudado com figuras representativas de variadas correntes estéticas, não se pode afirmar que tenha se filiado a alguma. Suas obras estiveram presentes, e sempre representadas, em grandes exposições pelo mundo inteiro, como na Bienal de São Paulo e na Bienal de Veneza. Iberê Camargo foi uma grande referência para a arte gaúcha e brasileira em geral.

Iberê Camargo - Carretéis        
Os carretéis

A Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, RS ( Zona Sul), inaugurou uma  nova exposição, com a duração de um ano, na qual serão exibidas 21 pinturas, 32 gravuras e 4 desenhos de Iberê Camargo. entre  os dias 23 de março de 2013 e 23 de março de 2014. A curadoria (tutela, cuidador)é de Michael Asbury. Esta exposição apresentou o desenvolvimento da temática do carretel dentro da trajetória pictórica de Iberê Camargo. Sendo esta sua mais prolongada série de trabalhos, a mostra explorou sua significação cambiante, da suposta aproximação às vanguardas construtivas do pós Guerra no Brasil, à relação da matéria da tinta ao drama psicológico do gesto.

# TAREFA 1: para hoje:Ler, ouvir o vídeo atentamente, conhecendo a trajetória do artista Iberê Camargo.
                      Para ouvir o vídeo, clic na seta >, aguarde aparecer o link, clic novamente no link, aguarde para aparecer o vídeo.
# TAREFA 2: para a próxima aula, sera retomado o assunto e o aluno irá criar uma obra com a temática brinquedos de infância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.