terça-feira, 15 de setembro de 2020

B 21 PROFESSORA PATRICIA KNORST - SEMANA 22

 




ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.

Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.

 

SEMANA 22 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


1.      Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

 

Rotina:

- Substantivo concreto e abstrato;

 

- Atividades.

 

2.      Nesta semana, continuaremos o estudo dos substantivos. Estudaremos os substantivos concreto e abstrato.

 

Copiar em seu caderno:

 




3.    Copiar e fazer a atividade em seu caderno. Marcar um “x” indicando se o substantivo destacado é concreto ou abstrato.



4  Leitura deleite.

 

Clicar no link e leia a história: “A canção dos pássaros”. 

https://www.euleioparaumacrianca.com.br/historias/a-cancao-dos-passaros/


💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛


SEMANA 22 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

 

1.      Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

 

Rotina:

- Gabarito do simulado de matemática;

 

- Simulado.

 

2.       Gabarito do simulado da semana 21. Conferir suas respostas:


3.  
Nesta semana, faremos mais um simulado. Assim como na semana passada, você não precisa copiar as questões, copiar apenas o gabarito e pintar as respostas corretas.

 

Usar seu caderno para fazer as anotações e cálculos necessários.







💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜


SEMANA 22 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1.      Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

 

Rotina:

- Reflexão sobre os diferentes ritmos da nossa respiração;

- atividades prática;

- texto explicativo;

- pesquisa.

 

2.      Semana passada, foi pedido para vocês refletirem sobre as questões abaixo:


·         Você conseguiu responder esta pergunta?

 

O que você acha que leva nossa respiração a acelerar em algumas situações e a diminuir em outras?

 

·         Vamos fazer algumas atividades e veremos se você respondeu corretamente:

 

 

·         TAREFA PRÁTICA:

1)      Pegar um relógio. Primeiro, você irá contar quantas vezes você respirou em 1 minuto. Anotar.

2)      Fazer alguma atividade física (corrida, saltos...).

3)      Logo após concluir a atividade física, contar sua respiração durante 1 minuto novamente. Anotar.

4)      Comparar as duas quantidades de respiração.

 

 

·         A quantidade de respiração (inspirações e expirações) aumentou, não é mesmo?

·         Mas por que isso acontece?

·         Ler e copiar o texto explicativo abaixo:


Atividade física e a respiração

 

Atividade física é sinônimo de músculos em movimento. Quanto mais as fibras musculares se esforçam para realizar uma tarefa, mais elas consomem o oxigênio trazido pela corrente sanguínea. Isso obriga os pulmões a trabalhar em ritmo acelerado, já que são eles os responsáveis pela oxigenação. O coração também acelera, pois precisa bombear o sangue com mais vigor. É por isso que, durante a prática de exercícios, o batimento cardíaco e a frequência respiratória aumentam. Resultado: ficamos ofegantes, sobretudo quando o condicionamento físico não é o ideal para aquela atividade.

 

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/1617/por-que-ficamos-ofegantes-depois-de-um-esforco-fisico#:~:text=Quanto%20mais%20as%20fibras%20musculares,o%20sangue%20com%20mais%20vigor.

 

 

Frequência da respiração

 

A frequência da respiração é contada pela quantidade de vezes que uma pessoa realiza os movimentos combinados de inspiração e expiração em um minuto. Para se verificar a frequência da respiração, conta-se o número de vezes que uma pessoa realiza os movimentos respiratórios:

 

• 01 inspiração + 01 expiração = 01 movimento respiratório.


 Como fazer a contagem da respiração

 

A contagem pode ser feita observando-se a elevação do tórax em mulheres ou do abdome em homens ou criança. Pode ser feita ainda contando-se as saídas de ar quente pelas narinas.

 

Tipos de respiração

 

Fatores fisiopatológicos podem alterar a necessidade de oxigênio ou a concentração de gás carbônico no sangue. Isto contribui para a diminuição ou o aumento da frequência dos movimentos respiratórios.

A nível fisiológico os exercícios físicos, as emoções fortes e banhos frios tendem a aumentar a frequência respiratória. Em contra partida o banho quente e o sono a diminuem. Nenhum desses fatores é indicativo de problemas em relação a alteração da frequência respiratória. Já algumas doenças cardíacas e nervosas, inclusive o coma diabético, aumentam a frequência respiratória. Como exemplo de fatores patológicos que diminuem a frequência respiratória podemos citar o uso de drogas depressoras.



 
Fonte: https://www.medicinamitoseverdades.com.br/blog/tipos-e-frequencias-da-respiracao


Atividade de Pesquisa:

 

·         Pesquisar qual é a frequência média por minuto dos movimentos respiratórios de pessoas em estado normal de saúde, ou seja, quantas vezes as pessoas respiram em um minuto.

DICA: Pode variar de acordo com a idade e sexo.



💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗



SEMANA 22 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS

 

1.      Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

 

Rotina:

- Texto: A cultura Portuguesa;

 

- Atividades;

 

- Semana Farroupilha.

 

2.      Copiar a continuação do texto sobre a cultura portuguesa:

 

A cultura Portuguesa


        Suas festas religiosas, como Terno de Reis, Festas Juninas, Festa do Divino, assim como as procissões, as novenas e os presépios, ajudaram a formar a tradição gaúcha. A arquitetura portuguesa de nossas primeiras construções, bem como o uso do tamanco e do chapéu de palha, são costumes que se somaram na formação das tradições do gaúcho.

        Na culinária gaúcha, os açorianos contribuíram com sonho, arroz de leite, os famosos doces portugueses e uma grande variedade de pratos com peixe. Na música e na dança tradicionalista gaúcha, os ilhéus deixaram a sua herança: o balaio, o tatu, o pezinho, a cana verde, a dança do pau de fita. O açoriano ainda transmitiu ao gaúcho a técnica de plantar pelo sistema do pousio (cultiva-se a terra por dois anos consecutivos e deixa-se que ela descanse por outros dois anos).

https://images.app.goo.gl/mrQDinxwYAFcbXSt8

 3.     Atividades:

a)      Com este texto, foi possível observar que os portugueses contribuíram muito na nossa cultura. Escrever quais alimentos, danças, festas citadas no texto que estão presentes em sua vida.

 

b)      Observar as imagens abaixo e marcar um “x” nos itens em que são de origem portuguesa. Nos itens que não forem de origem portuguesa, escrever qual é a origem. Já estudamos todos!

(Você pode copiar apenas os nomes).


4)      Perguntar aos seus familiares se você possui descendência portuguesa.

 

 

1              5)  Percebemos nas últimas aulas, que os italianos, os alemães e os portugueses influenciaram bastante nossa cultura. Nós, gaúchos, temos muita influência destes povos, seja na culinária, costumes, danças, entre outros. Inclusive, estes imigrantes fundaram várias cidades do nosso estado.

 

Você sabia que estamos chegando perto do “Dia do Gaúcho”?

Ler o texto abaixo para saber um pouco do histórico da Semana Farroupilha (somente para leitura).

 

Na próxima semana, estudaremos mais sobre este assunto.

 

Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela envolve praticamente toda a população do Estado, se não fisicamente nos locais organizados para festejos, participando das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias.

A Semana Farroupilha é regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por um Decreto. Sua organização é feita em duas instâncias, a estadual com a definição de diretrizes gerais, escolha do tema básico e atividades que envolvem as distâncias públicas estaduais, e no nível local onde, na prática ocorrem os festejos as manifestações Culturais, artísticas e onde se realizam as mostras e os desfiles destacando-se o realizado a cavalo.

Em Porto Alegre, a Semana Farroupilha tem seu núcleo concentrado no Parque Maurício Sirotski Sobrinho e oferece uma intensa programação sócio, cívica e cultural, com constituição de um grande Acampamento Farroupilha que tem uma duração de quase 30 dias. Durante a Semana Farroupilha são relembrados os feitos dos Gaúchos no Decênio Heróico (1835-1845), através de palestras, espetáculos, lançamento de livros entre outras atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.