OI
TURMA! 🙋
DESEJANDO
QUE VOCÊS ESTEJAM BEM, SEGUIMOS NOSSOS ESTUDOS POR AQUI!
ESSA
JÁ É A NOSSA 22ª SEMANA. VAMOS LÁ?!
⇨ LEMBRAM
DO PEDRO QUE FEZ UMA CASA?
AQUELE
PEDRO QUE CRIOU UM GALO, QUE ACORDOU O HOMEM, QUE CASTIGOU O MOLEQUE, QUE
ROUBOU O BALDE DA MOÇA, QUE TIROU O LEITE DA VACA, QUE CORREU ATRÁS DO CÃO, QUE
MORDEU O GATO, QUE PEGOU O RATO, QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA
QUE PEDRO FEZ. LEMBRAM?! POIS AGORA, OLHEM ESSE LIVRO:
VAMOS
CONHECER ESSA HISTÓRIA?
ATIVIDADE 1:
- ASSISTA O VÍDEO ABAIXO.
LIVRO: DEZ CASAS E UM POSTE QUE PEDRO FEZ
Autor: Hermes Bernardi Jr.
NESSE LIVRO, O AUTOR USA PARTES DE CANTIGAS E BRINCADEIRAS
INFANTIS.
ATIVIDADE 2:
- TU E A PESSOA DA TUA FAMÍLIA QUE ESTÁ TE AJUDANDO NAS
ATIVIDADES DESSA SEMANA, RECONHECERAM ALGUMA CANTIGA OU BRINCADEIRA INFANTIL
QUE APARECE NO LIVRO?
- CONVERSE COM AS PESSOAS DA TUA FAMÍLIA E VEJA SE CONSEGUEM
CANTAR OU BRINCAR COM ALGUMA DELAS.
VOU DAR UMA AJUDINHA...
- VACA AMARELA
- O CRAVO E A ROSA
- SAPO DA BEIRA DO RIO
- BOI DA CARA PRETA
- MAL-ME-QUER E BEM-ME-QUER
- BONECO DE LATA
- ÁGUA DO ITORORÓ
- ...
- ERA UMA CASA MUITA ENGRAÇADA
⇨ NAS CIDADES, AS CASAS FICAM EM RUAS E POR ELAS TRANSITAM
PESSOAS A PÉ, EM BICICLETA, CARROS, CAMINHÕES, ÔNIBUS...
TRANSITAR = PASSAR, ANDAR, PERCORRER UM CAMINHO, IR DE UM LUGAR PARA O
OUTRO.
ATIVIDADE 3:
- AGORA ASSISTA A ESSE OUTRO VÍDEO:
LIVRO: RUAS, QUANTAS RUAS!
Autores: Cosell Lenzi & Fanny Espírito
Santo
- É SEMPRE MUITO IMPORTANTE TER BASTANTE ATENÇÃO AO
TRANSITAR!
⇨ HOJE, VAMOS ESTUDAR MAIS SOBRE A LETRA T... T DE TRÂNSITO!
TRÂNSITO É A CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS,
PESSOAS E ANIMAIS PELAS VIAS RURAIS OU URBANAS.
TU SABIAS QUE EXISTEM LEIS DE TRÂNSITO?
- SÃO REGRAS QUE PRECISAMOS SEGUIR PARA EVITAR ACIDENTES E
PELA SEGURANÇA DE TODOS.
- AINDA É MUITO CEDO PRA TI, MAS ACREDITO QUE JÁ SABES DE
ALGUMAS DESSAS REGRAS.
VAMOS DESCOBRIR?
ATIVIDADE 4:
- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.
VIU? TU JÁ SABES ALGUMAS LEIS DE TRÂNSITO!!
AGORA, VAMOS “BRINCAR” DE DETETIVE?
NO LIVRO “MÃO E CONTRAMÃO: A AVENTURA DO TRÂNSITO”, A AUTORA
LILIANA IACOCCA APRESENTA VÁRIAS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO.
- OBSERVA COM ATENÇÃO AS ILUSTRAÇÕES FEITAS PELA MICHELE
IACOCCA, PARA DESCOBRIR QUEM ESTÁ DESRESPEITANDO AS LEIS.
ATIVIDADE 5:
- EM CADA IMAGEM, 12 INFRAÇÕES DE TRÂNSITO SÃO APRESENTADAS.
- A TAREFA É DESCOBRIR A INFRAÇÃO DE TRÂNSITO SOLICITADA, MAS
COMO UM BOM DETETIVE, VAIS OBSERVAR OUTRAS TAMBÉM.
1 – PARAR SOBRE A FAIXA DE PEDESTRES.
2 – TRANSPORTAR CRIANÇA COM A CABEÇA PARA FORA DA JANELA.
3 – DIRIGIR FALANDO AO CELULAR.
4 – JOGAR LIXO NA RUA.
5 – ESTACIONAR SOBRE A CALÇADA.
6 – TRANSPORTAR PASSAGEIRO SEM CAPACETE.
7 – TRANSPORTAR CRIANÇA NA BICICLETA DE FORMA INADEQUADA.
8 – TRANSPORTAR PASSAGEIROS COM RISCO DE ACIDENTES.
9 – TRANSITAR EM LOCAL PROIBIDO PARA PEDESTRE.
10 – ATRAVESSAR FORA DA PASSARELA DE PEDESTRE.
QUANTAS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO, NÃO É MESMO?
⇨ SE AS LEIS FOSSEM RESPEITADAS POR TODOS, MUITOS ACIDENTES E
PROBLEMAS SERIAM EVITADOS NO TRÂNSITO.
AGORA, VAMOS PENSAR MAIS NO SOM DA LETRA T.
- PARA FAZER SEU SOM, A LÍNGUA ENCOSTA NOS DENTES PELA PARTE DE DENTRO.
- SEU SOM É PARECIDO COM O DA LETRA D, MAS COM UM “ESTOURO” MAIS FORTE.
- SEI QUE É DIFÍCIL DE ENTENDER ASSIM. ENTÃO, VAMOS AOS
EXEMPLOS!
PRESTANDO BASTANTE ATENÇÃO AO FALAR A PALAVRA, FICA MAIS
FÁCIL DE ENTENDER O SOM DA LETRA T.
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA T COM A VOGAL A,
TEMOS O "PEDACINHO" TA.
POR EXEMPLO: TA DE TATU
✱ NAS PALAVRAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS, CADA "PEDACINHO" É CHAMADO DE SÍLABA.
✱ SE JUNTARMOS A LETRA T COM A VOGAL E,
TEMOS A SÍLABA TE.
POR EXEMPLO: TE DE TEIA
✱ JUNTANDO A LETRA T COM A VOGAL I, TEMOS
A SÍLABA TI.
POR EXEMPLO: TI DE TIGELA
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA T COM A VOGAL O,
TEMOS A SÍLABA TO.
POR EXEMPLO: TO DE TOMADA
✱ E SE JUNTARMOS A LETRA T COM A VOGAL U,
TEMOS A SÍLABA TU.
POR EXEMPLO: TU DE TÚNEL
ATIVIDADE 6:
- PROCURA NA TUA CASA,
COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A LETRA T.
⇨ É IMPORTANTE BUSCAR ESSES
OBJETOS PORQUE ELES DÃO UM MAIOR SIGNIFICADO PARA A LETRA ESTUDADA.
- SERÁ QUE VOCÊS CONSEGUEM ENCONTRAR 5 OBJETOS?
- DESENHA OS OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA E ESCREVE A LETRA T.
ATIVIDADE 7:
- OBSERVA NA IMAGEM ABAIXO, PALAVRAS
INICIADAS COM A LETRA T.
- SE ALGUM OBJETO ENCONTRADO NA TUA CASA
APARECE NESSA IMAGEM, COPIA O NOME DELE AO LADO DO DESENHO FEITO NA ATIVIDADE 6.
ATIVIDADE 8:
- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO LIGANDO CADA DESENHO AO SEU NOME.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ
SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.
ATIVIDADE 9:
- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ
SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.
ATIVIDADE 10:
- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO, ESCREVENDO O NÚMERO QUE INDICA
QUANTOS PINGOS CADA TORNEIRA PINGOU.
⇨ ANTES, UMA AJUDINHA PARA A CONTAGEM E O REGISTRO.
- ACOMPANHE A SEQUÊNCIA NUMÉRICA:
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
32 |
33 |
34 |
35 |
36 |
37 |
38 |
39 |
40 |
41 |
42 |
43 |
45 |
45 |
46 |
47 |
48 |
49 |
50 |
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.
ATIVIDADE 11:
- COMPLETE O QUADRO DE NÚMEROS COM A SEQUÊNCIA CORRETA.
1 |
2 |
3 |
|
5 |
6 |
|
8 |
9 |
10 |
11 |
|
13 |
14 |
15 |
|
17 |
18 |
|
20 |
|
22 |
23 |
|
25 |
26 |
27 |
|
29 |
30 |
31 |
32 |
|
34 |
35 |
36 |
37 |
38 |
39 |
|
41 |
|
43 |
44 |
|
46 |
|
48 |
|
50 |
ESSA ATIVIDADE PODERÁ
SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.
ATIVIDADE 12:
- AGORA, PARA PINTAR A IMAGEM ABAIXO, TU VAIS TER QUE
RESOLVER AS ADIÇÕES E SEGUIR O CÓDIGO INDICADO.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.
😘😘 BEIJOS E ATÉ MAIS!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.