quinta-feira, 14 de maio de 2020

C21 E C22 - HISTÓRIA - PROF. JOSÉ LUIS



Olá queridos e queridas estudantes, estamos na torcida que todos estejam bem. Mando aqui mais algumas reflexões sobre o estudo de história!
Propomos abordar aqui um tema que já foi discutido, mas que é muito importante e diz respeito ao trabalho infantil no processo de Revolução Industrial lá no século XVIII (18).
Esse período histórico é de grande valor, pois ao estudarmos esse período de formação do Modo de Produção Capitalista, conheceremos melhor nossa realidade de vida atual. A gente nunca pode esquecer que estudar história não é necessariamente estudar passado; estudar história é  enxergar o presente, olhando de forma crítica o passado.

Vejam essas imagens e esses informes da época:


Pin em História Pedro



 A mão de obra infantil na Revolução Industrial - YouTube


As condições de trabalho na Revolução Industrial - Depoimentos de ...

“As imagens retratam o trabalho infantil na Revolução Industrial, pois aproximadamente 50% dos trabalhadores eram crianças que trabalhavam entre 12 e 16 horas por dia. Nas fábricas, as condições de trabalho eram precárias, pois não havia janelas e trabalhavam muitos operários, propagando-se as doenças mais facilmente.”

“As fotos retratam o fato de que muitas crianças com menos de 8 anos trabalhavam nas fábricas simplesmente para ganhar alojamento e comida, sendo que havia uma alta jornada de trabalho em condições deploráveis. O longo tempo de trabalho gerava cansaço nas crianças, o que acabava diminuindo o ritmo das atividades. Castigos, como socos e outras agressões, eram aplicados para punir a desatenção. As crianças que chegavam atrasadas ou que conversavam durante o trabalho também eram castigadas.”

“As fotos reforçam aspectos negativos da Revolução Industrial, quando uma classe industrial nascente preferia empregar mulheres e crianças, pois estes recebiam metade do salário de um homem adulto, pela mesma carga horária.”

“Eu tenho conhecimento de mais acidentes no início do dia do que no final. Eu fui, inclusive, testemunha de um deles. Uma criança estava trabalhando a lã, isto é, preparando a lã para a máquina, mas a alça a prendeu, como ela foi pega de surpresa, acabou sendo levada para dentro do mecanismo;...”
(John Allett começou a trabalhar em uma fábrica de têxteis quando tinha quatorze anos. Allett tinha cinquenta e três anos quando foi entrevistado por Michael Sadler e seu Comitê da Câmara dos Comuns, em 21 de maio de 1832.).

Pensando nisso, trago duas questões para reflexão:

     1. A respeito das implicações que envolvem o trabalho infantil, avalie as proposições a seguir:

I) O trabalho na infância impossibilita o convívio com outras crianças e o desenvolvimento de atividades próprias da idade, como brincar e estudar, comprometendo, assim, o seu desenvolvimento social e educacional.

II) Crianças que trabalham ficam suscetíveis a acidentes, lesões e doenças.

III) A evasão (abandono) escolar é, em muitos casos, provocada pelo ingresso de crianças e adolescentes no mercado de trabalho. Desses precoces trabalhadores, poucos retornam para a escola, comprometendo também a sua evolução profissional.

IV) O trabalho infantil afeta o desenvolvimento emocional da criança, pois dificulta a vivência plena da infância, além das possíveis situações traumáticas e consequências de maus-tratos sofridos durante o desenvolvimento dessas atividades.



Assinale a alternativa correta: (V - verdadeiro)  (F – falso)

a) F, V, V, F

b) V, V, V, F

c) F, V, F, V

d) V, V, V, V

e) F, F, F, F

2. Construa um parágrafo (mínimo cinco linhas) explicando e tentando comparar a questão do trabalho infantil na Revolução Industrial e nos dias de hoje. Construa sua opinião sobre o tema.


B31 e B32 - ARTES- PROF. IVETI MATOS


 Romero Britto: obras e biografia - Cultura Genial





    


AULA 2.

Olá! Turma das Artes/EAD
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#TURMASB30FAZENDOARTE

 Hoje vamos conhecer e apreciar algumas obras do artista Romero Brito, brasileiro, que nasceu em Recife/ Pernambuco em 1963;  mora na  Flórida / Estados Unidos da América (EUA).
     É considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas, já pintou quadros para personalidades como Michael Jackson Madona  e outros.
     Começou sua carreira aos 18 anos em Pernambuco, mas desde os 8 anos passou a se interessar pelas Artes Plásticas e alega ter criado seus quadros para invocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego. 
    Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “Arte da Cura".
    Romero Britto é conhecido como artista Pop (popular) brasileiro, radicado em Miami, e suas obras caíram no gosto das celebridades por demonstrar simplicidade, alegria e muitas  cores fortes, vibrantes.Observe.
  Caraterísticas da sua obra.
  Usa muitos grafismos, linhas, símbolos, demonstrando traços e temas infantis e graciosos.Curte animais, família, flores, borboletas e coisas.O artista, joga muito com a combinação de cores e traços, sendo que muitas vezes,  torna-se um pouco extravagante mas divertido. Trabalha muito com as cores primárias e secundárias e com o contorno da figura na cor preta em linhas grossas, marcantes.






            
   Mosaico da família - Romero Britto (pin 10.000!!!!!) | Arte pop ...



  
Trabalho prático.
Temática : Família
       Observe muito bem as obras de Romero Brito, os detalhes ( cores, traços, formas, linhas, figuras, etc) e após crie uma família, decore e pinte como se fosse o artista.Poderá ser família de  gente ou uma família de animais: A sua família ou uma  uma família de gatos, cachorros, cães , pássaros, cavalos ou  outros animais que você admira. Opte por desenhos/ formas  grandes, poucas  quantidades e repetidas.Exemplo desenho simples de gatos, observe as obras acima.
        Materiais: 
Folha branca sulfite, gravuras, imagens do cellular, e fotos para se inspirar. Lápis de cor, canetas hidrocores ou tintas guache e pincéis.
       Na dúvida pesquise na internet.
       Não esqueça de colocar os dados de identificação completo. Na dúvida, ver na primeira aula do Blog.
Bom trabalho.
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quarta-feira, 13 de maio de 2020

TURMAS : C31-C32 e CJ.1 - ARTES - PROF. IVETI MATOS

Olá turmas do  EAD/ARTES. #TURMASC30ECJSAODEMAIS
Tudo bem!

AULA 2
A aula de hoje será sobre a Arte Cubista, leitura, conhecimento e observação deste período tão importante.
Na próxima aula será a prática. Onde o aluno irá construir uma obra/ desenho ou pintura cubista. Desde já poderá buscar, pesquisar obras de um dos artistas que mais se identificar para se inspirar ou até fazer uma releitura de uma obra, respeitando a original.Logo depois daremos mais ênfase nas aulas presenciais.

B31, B32, C11, C12 - HISTÓRIA / GEOGRAFIA - PROFESSORA CLARICE


Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas
Aulas de Historia e Geografia   - Professora Clarice  - Turmas B 30 e C10
Para estudarmos Justiça Social, vamos ler o texto de revista brasilescola.uol.com.br
Você estudante juntamente com sua família, responda em seu caderno de histórias.
Reflexões.
1)      O que vocês entenderam por justiça social
2)      Nessa época de Pandemia, a sociedade consegue viver profundamente a justiça social?
3)      O que precisamos fazer enquanto sociedade para uma profunda justiça social acontecer?
4)      Como podemos relacionar Justiça social e solidariedade?
5)      Descreve a situação que percebe nesses meses de isolamento no que se refere a programas governamentais e justiça social.
Continue fazendo as atividades do Facebook e do whats. È por estes canais que a gente se comunica, vamos continuar. qualquer coisa, chama lá.
Justiça social
O conceito de justiça social está relacionado com as desigualdades sociais e as ações voltadas para a resolução desse problema.
O Conceito de Justiça Social
Mesmo sendo um assunto amplamente discutido, existe ainda certa confusão sobre o conceito de justiça social. Como conceito, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social. Isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.
A Justiça e o Estado de bem-estar social
Essa ideia parte do princípio de que não é possível falar em desenvolvimento de uma sociedade considerando apenas o crescimento econômico. Nesse sentido, a noção de justiça social está atrelada à construção do que é chamado de Estado de Bem-Estar Social, isto é, um tipo de organização política que prevê que o Estado de uma nação deve prover meios de garantir seguridade social a todos os indivíduos sob a sua tutela, o que significa que o acesso a direitos básicos e as ações de seguridade social devem ser estendidos a todos
A Justiça e os valores de uma sociedade
De um ponto de vista legalista e institucional, a justiça segue o caminho das leis, uma vez que são elas que delimitam o alcance de nossas ações na sociedade civil. Todavia, como bem sabemos, as leis consideradas “justas” podem tornar-se “injustas” diante das constantes mudanças históricas de cada sociedade. Os infames casos de “legítima defesa da honra”, em que maridos que assassinaram suas esposas alegaram que o fizeram em defesa de sua própria honra e tiveram suas penas reduzidas ou foram completamente irresponsabilizados, como os casos que são retratados no artigo 'Legítima Defesa da Honra', Ilegítima impunidade de assassinos, Um estudo crítico da legislação e jurisprudência da América Latina”, das autoras Silvia Pimentel, Valéria Pandjiarjian e Juliana Belloque, são provas de que mesmo as leis podem ser injustas.
Portanto, ao tratarmos do conceito de justiça, devemos tomar o cuidado de observar que esse é um conceito normativo, ou seja, refere-se às normas e regras instituídas. Hans Kelsen (1881-1973), filósofo jurista austríaco, apresenta a ideia de justiça como algo além da apreensão cognitiva, isto é, algo além de nossas capacidades sensoriais, pois se trata de um julgamento de valor completamente dependente de nossa constituição moral. Isso quer dizer que o conceito de justiça depende da moral e dos valores existentes em uma sociedade, diferentemente de noções como “igualdade” ou “liberdade”, que, embora sejam objetos abstratos e conceitos teóricos, podem ser verificados de forma empírica dentro de um dado contexto. Portanto, a justiça não é um objeto concreto, mas sim uma construção pela qual todos nós somos responsáveis.
Justiça social versus Justiça Civil
A justiça social, entretanto, diferencia-se da ideia da justiça civil, isto é, a justiça dos tribunais e da imagem da estátua vendada. Enquanto a justiça civil busca a imparcialidade em seu julgamento, sempre partindo dos aparatos legais para justificar suas ações, a justiça social busca a remediação de desigualdades por meio da verificação das dificuldades particulares de cada grupo e da implementação de ações que venham remediar a situação.

Ações que buscam estabelecer a Justiça Social
A justiça social parte do preceito de que, para que se alcance um ponto em que a convivência social torne-se “justa”, é necessário que se estabeleça certa compensação para aqueles que começaram a vida social em desvantagem. É desse princípio que partem ações como a instituição de um salário-mínimo, o seguro-desemprego, cotas raciais e as demais ações de seguridade social.
As cotas raciais, por exemplo, estão entre as ações mais recentes que buscam a justiça social. A ação fundamenta-se na constatação de que a grande maioria da população carente e em situação de pobreza é composta por negros e pardos. Em contrapartida, as escalas mais elevadas na hierarquia socioeconômica são majoritariamente compostas por pessoas que se identificam como brancas. Os dados do IBGE de 2010 mostraram que a taxa de analfabetismo entre as pessoas que se identificavam como brancas era de 5,9%, enquanto, entre a população de pessoas que se identificavam como negras, era de 14,4% e, entre os que se identificavam como pardos, de 13%.
As ações que buscam facilitar a inserção da população em situação mais carente ou que possui o acesso à educação prejudicado são necessárias em virtude da desigualdade educacional e econômica que vitimiza o sujeito também em sua posição social, fato que torna cada vez mais rígida a escala social em que vivemos.
A desigualdade social é o principal problema que as ações de justiça social buscam solucionar. É fato que, embora nossa sociedade seja constituída, em sua maioria, por pessoas que se declarem negras ou pardas, assim como demonstrado pelo Censo do IBGE de 2010, as médias salariais são menores entre as populações autodeclaradas como negras em comparação à população autodeclarada como branca.
Muito embora o problema do racismo ainda persista, é preciso perceber que existem avanços, ainda que tímidos, em aspectos importantes do problema. A criminalização do racismo e os programas de inclusão social para pessoas de baixa renda, por exemplo, são todas ações de justiça social que nos ajudam a crescer como sociedade justa e democrática.
Autor
Por Lucas Oliveira
Graduado em Sociologia