segunda-feira, 15 de junho de 2020

TURMA A32 PROFE LUCIANE BEIER SEMANA 9


Olá galerinha!! Vamos começar a semana 9 de estudos à distância (de 15 a 19 de junho) precisamos continuar nos cuidando e, o principal, ficando em casa!!!! Que saudades de estar com vocês!!!  Mas sabe do que eu também estou com saudades? Da festa Junina da Escola!!! Então, essa semana, vamos relembrar com algumas atividades tudo de legal que tem nessa Festa!!!
          Não se esqueça de manter seu caderno organizado, copiar o que for necessário com a letra bem caprichada e sempre colocar a data do dia em que está fazendo!!!! Vamos lá!!!

ATIVIDADE 1

Assista a este vídeo para entrar no clima da festa!



ATIVIDADE 2

Leia e complete o que for pedido (não precisa copiar):


ATIVIDADE 3

Copie e responda com base no texto:

a) Quais santos são homenageados no mês de junho?
b) Como se vestem as pessoas que vão à Festa Junina?
c) Quais são as comidas típicas das Festas Juninas?
d) O que você mais gosta na Festa Junina da nossa escola?



ATIVIDADE 4

Copie e responda: (pode fazer o desenho, se quiser)


ATIVIDADE 5



 
ATIVIDADE 6

Vamos escutar essa música típica de Festa Junina:


ATIVIDADE 7

Copie a letra da música e faça o que se pede:


ATIVIDADE 8

Desenhe as bandeirinhas como no desenho abaixo. Após, copie e responda as perguntas:





ATIVIDADE  9
Copie, desenhe o material dourado e represente os números no Quadro valor Lugar:


ATIVIDADE 10

Escreva, por extenso o nome dos números do exercício 9












ATIVIDADE 11


ATIVIDADE 12

Copie, arme e calcule:

a)     183 + 13 + 1 =
b)    809 + 50 =
c)    542 + 227 =
d)    765 + 4 + 10=
e)    899 – 99 =
f)     724 – 120=
g)    523 – 400 =
h)   165 – 45 =



CJovem- LÍNGUA PORTUGUESA- PROFESSORA REJANE BARCELLOS
SEMANA DE 8 A 12 DE JUNHO DE 2020.

 Nota da professora:
Atividade de interpretação de texto, focada nos alunos da  turma CJOVEM do ensino fundamental, sobre A Bela e a Fera. Espetáculo envolve grande produção com mais de 35 profissionais envolvidos, figurinos luxuosos e cenários que garantem envolver o público na história do clássico infantil.
Vamos saber mais a respeito da história narrada na peça “A Bela e a Fera”?
Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Leia: 
Com sessão neste domingo (21), peça “A Bela e a Fera” traz conto de fadas a BH
Espetáculo envolve grande produção com mais de 35 profissionais envolvidos, figurinos luxuosos e cenários que garantem envolver o público na história do clássico infantil.
    “A Bela e a Fera” foi escrita por Gabrielle-Suzanne Babrot em 1740 e é considerada uma das principais obras dos contos de fada até hoje. A versão produzida em 1992 pela Disney fez com que a história chegasse a mais pessoas, encantando pessoas no mundo todo. 
    O clássico narrado durante a peça em Belo Horizonte conta a história de Bela, uma jovem que vive em uma aldeia e é considerada estranha pelos moradores devido à sua inteligência. Seu pai, Maurice, é um inventor que é visto como um louco. 
    Certo dia, o pai da garota vai para uma feira demonstrar sua nova invenção e se perde na floresta. Desesperado, Maurice  procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando um prisioneiro de uma fera. A Fera é o senhor do palácio, um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira.
    Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai, sai à sua procura. Ela o encontra e faz uma proposta para Fera: se seu pai fosse libertado, ela ficaria ali para sempre. 
    Com a proposta aceita, a história se desenvolve e os moradores do castelo – toda a criadagem que foi transformada em objetos falantes – sentem que pode ser a chance de o feitiço ser quebrado. Mas isso só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor. No entanto, precisa ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair, o feitiço não poderá mais ser desfeito.
Disponível em: <https://www.uai.com.br>. (Fragmento).

Questões
Questão 1 – O texto acima desempenha a função de:
(     ) noticiar um fato.
(     ) divulgar um evento.
(     ) comentar um assunto.

Questão 2 – Em “[…] é considerada uma das principais obras dos contos de fada até hoje.”, a que o texto se refere?
R:

Questão 3 – Na passagem “[…] uma jovem que vive em uma aldeia e é considerada estranha pelos moradores devido à sua inteligência.”, a expressão grifada introduz:
(     ) o motivo da jovem ser considerada estranha.
(     ) a consequência da jovem ser considerada estranha.
(     ) uma hipótese sobre a jovem ser considerada estranha.

Questão 4 – Segundo o texto, o pai da Bela, o Maurice, “acaba se tornando um prisioneiro de uma fera”, porque:
(     ) “vai para uma feira demonstrar sua nova invenção”.
(     ) “se perde na floresta”.
(     ) “procura abrigo em um castelo”.

Questão 5 – No trecho “Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai, sai à sua procura.”, a palavra sublinhada estabelece entre os fatos uma relação de:
(     ) lugar.
(     ) tempo.
(     ) finalidade.

Questão 6 – Na parte “Ela o encontra e faz uma proposta para Fera […]”, o termo “o” retoma:
R:

Questão 7 – Na frase “[…] sentem que pode ser a chance de o feitiço ser quebrado.”, o verbo “sentem” exprime uma ação:
(     ) dos moradores da aldeia.
(     ) dos moradores do castelo.
(     ) dos objetos falantes.

Questão 8 – No segmento “Mas isso só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor.”, o termo “se” indica:
(     ) uma causa.
(     ) uma hipótese.
(     ) uma condição.

Questão 9 – Em “No entanto, precisa ser rápido […]”, o autor do texto expressa:
(     ) um contraste.
(     ) uma ressalva.
(     ) uma compensação.

Questão 10- Produção de texto:
Escreve um conto de fadas que tenhas lido ou assistido ao filme.
Coloque título;
Escreve no mínimo 15 linhas;
Divida em 3 parágrafos.
Observe o uso correto da letra maiúscula nos nomes de pessoas e de lugares.
Bom trabalho!
Até a próxima aula.
Beijos




C22-LÍNGUA PORTUGUESA- PROFESSORA REJANE


C22- LÍNGUA PORTUGUESA -  REJANE BARCELLOS
SEMANA DE 8 A 12 DE JUNHO DE 2020.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Leia:
Águia na beira do rio

Não é só o velho e famoso sapo-cururu que mora na beira do rio. A águia-cinzenta é outra que vive por ali. A Harpyhalietus coronatus, como é chamada pelos cientistas, prefere habitar áreas campestres, mas também gosta de ficar perto das águas, em ambientes conhecidos como matas de galeria.
Pesando cerca de três quilos e medindo, aproximadamente, 66 centímetros de altura, essa águia é considerada uma das maiores do Brasil. Por causa da plumagem cinza-escura que encobre a maior parte do seu corpo, foi ela que se tornou popularmente conhecida como águia-cinzenta. Suas asas são longas e largas, mas sua cauda é curta, com a ponta negra e uma faixa transversal branca. As pernas dessa ave são amarelas e compridas e os dedos, curtos. A fêmea é muito parecida com o macho, porém, um pouco maior. Aqueles que não atingiram a fase adulta – os imaturos, como são chamados pelos cientistas – têm uma faixa creme acima do olho e a parte inferior do corpo com estrias esbranquiçadas.
A águia-cinzenta tem uma voz forte e para se comunicar utiliza uma longa repetição de notas que soa em nossos ouvidos como um “gli, gli, gli”.
Ela vive solitária, podendo, às vezes, ser encontrada em atividade durante todo o dia, até o anoitecer. Gosta de pousar sobre postes ou estacas, onde fica observando suas presas. Seu cardápio é variado e inclui outras aves, peixes, répteis ou pequenos mamíferos, como os tatus.
A águia-cinzenta constrói seus ninhos em árvores e, como a maioria das grandes aves, se reproduz em intervalos de mais de um ano, ocasião em que põe apenas um ovo, que chega a pesar, aproximadamente, 100 gramas. Os filhotes necessitam do cuidado dos pais por seis meses ou mais e, em geral, só se tornam adultos quanto atingem entre dois e três anos de idade.
            A destruição dos locais onde vive essa águia, como o cerrado – um dos seus principais habitats – tem prejudicado a alimentação, a reprodução e a moradia da águia-cinzenta. O desmatamento, as queimadas e o uso excessivo de pesticidas – substâncias tóxicas que combatem as pragas nas plantações – também contribuem para a destruição de seu ambiente natural. Por tudo isso, a águia-cinzenta encontra-se seriamente ameaçada de extinção.

Aline Braga Moreno e Maria Alice S. Alves.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 285. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

COPIA E RESPONDA ÀS QUESTÕES NO TEU CADERNO DE PORTUGUÊS
Questão 1 – No trecho “A águia-cinzenta é outra que vive por ali.”, as autoras empregam a palavra “ali” para retomar o lugar onde vive a águia-cinzenta. Identifique esse lugar:
______________________________________________________________________________

Questão 2 – As autoras citam um hábito da águia-cinzenta no trecho:
(     ) “[...] é considerada uma das maiores do Brasil.”
(     ) “A águia-cinzenta tem uma voz forte [...]”
(     ) “Gosta de pousar sobre postes ou estacas [...]”

Questão 3 – Em “Pesando cerca de três quilos [...]”, as autoras do texto citam:
(     ) o peso exato da águia-cinzenta.
(     ) o peso provável da águia-cinzenta.
(     ) o peso aproximado da águia-cinzenta.

Questão 4 – No segmento “[...] com a ponta negra e uma faixa transversal branca.”, as autoras do texto caracterizam:
(     ) as asas da águia-cinzenta.
(     ) a cauda da águia-cinzenta.
(     ) as pernas da águia cinzenta.

Questão 5 – No fragmento “A fêmea é muito parecida com o macho, porém, um pouco maior [...]”, o vocábulo sublinhado expressa:
(     ) um contraste.
(     ) uma ressalva.
(     ) uma compensação.

Questão 6 – Na passagem “A águia-cinzenta tem uma voz forte e para se comunicar utiliza uma longa repetição de notas [...]”, o termo “para” indica:
(     ) um destino.
(     ) uma condição.
(     ) uma finalidade.

Questão 7 – Na frase “Ela vive solitária, podendo, às vezes, ser encontrada em atividade durante todo o dia [...]”, a locução grifada aponta para um fato:
(     ) efêmero.
(     ) contínuo.
(     ) esporádico.
Questão 8 – No período “Seu cardápio é variado e inclui outras aves, peixes, répteis ou pequenos mamíferos, como os tatus.”, a palavra “como” exprime:
(     ) um exemplo de pequenos mamíferos que compõem o cardápio da águia-cinzenta.
(     ) um contraste entre os pequenos mamíferos que compõem o cardápio da águia-cinzenta.
(     ) uma comparação entre pequenos mamíferos que compõem o cardápio da águia-cinzenta.

Questão 9 – No segmento “[...] a maioria das grandes aves, se reproduz em intervalos de mais de um ano [...]”, o uso do verbo no singular é:
(     ) proibido.
(     ) obrigatório.
(     ) facultativo.

Questão 10 – Na parte “[...] – substâncias tóxicas que combatem as pragas nas plantações – [...]”, as autoras do texto definem:
(     ) “o desmatamento”.
(     ) “as queimadas”.
(     ) “pesticidas”.
 

Questão 11- Produção de texto:

Escreve um texto sobre um animal suas características e seu habitat.
Número de linhas 15;
Coloca um título;
Divide em 3 parágrafos.
Pode desenhar o animal, se quiseres.

Bom trabalho!


sexta-feira, 12 de junho de 2020

C21 e C22 - HISTÓRIA - PROFE. JOSÉ LUIS (AULA 07)



Olá pessoal!

Espero que estejam bem!
Nosso tema de hoje é abordar a figura histórica do Napoleão Bonaparte. Abaixo trago sua imagem e um pequeno informe sobre esse grande agente histórico.
Proponho a leitura do livro didático (capítulo 06, p. 78) e exercícios 01, 02 e 03 da página 80.

Era Napoleônica: descubra como Napoleão Bonaparte chegou ao poder
A Era Napoleônica é o nome pelo qual ficou conhecido o período em que Napoleão Bonaparte governou a França, de 1799 a 1815, e graças ao qual se consagrou como um dos personagens mais importantes da História

Napoleão e a Família Real: perseguição que acabou em independência



A Era Napoleônica é o nome pelo qual ficou conhecido o período em que Napoleão Bonaparte governou a França. Marcado por batalhas épicas e conquistas territoriais que permitiram a Napoleão criar um império de quase dois milhões quilômetros de extensão, esse é um dos episódios mais marcantes e importantes da história do mundo. O imperador francês chegou ao poder no final do século XVIII – com o auxílio dos burgueses que, a partir de um golpe político, conseguiram tirar do poder o Diretório, comandado pelos jacobinos – , e ali ficou por cerca de 15 anos.
 Você sabe quem foi Napoleão Bonaparte? Entenda
Líder supremo
A primeira fase do governo começa em 1799, quando os girondinos – como era conhecida a classe burguesa francesa na época – derrubaram o governo jacobino – revolucionários radicais que lideraram a Revolução Francesa – com uma manobra conhecida por Golpe do 18 Brumário. Com o golpe, Napoleão chegou ao poder como primeiro cônsul da República Francesa — existiam outros dois, mas, por ser o primeiro, era ele quem mandava de fato. O governante acabou com a oposição, fortaleceu o Poder Executivo, barrou o avanço dos setores populares e consolidou a alta burguesia. E ainda deu a ele mesmo a situação de cônsul vitalício. Pouco ousado não?!
Texto: Érika Alfaro Edição: João Paulo Fernandes.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

JB1- A11- A21- A31


ARTES- PROF. IVETI M.
TURMAS : JB1- A11-A21-A31-  SEMANA DE 08.06 A 12.06.2020.

 TEMÁTICA: FESTAS JUNINAS.
Festa junina no Brasil

Festival brasileiro

Descrição

Descrição

DESENHOS DE FESTA JUNINA PARA COLORIRAs festas juninas no Brasil são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio (13.06), a Festa de São João ( 24.06)  e a Festa de São Pedro e São Paulo (29.06). 
COLORIR E CRIAR A SUA FESTA COM A FAMÍLA.





GULOSEIMAS JUNINAS

* PIPOCA,
* ARROZ DOCE (ARROZ COM LEITE, LEITE CONDENSADO , GEMADA E CANELA,
* PINHÃO QUENTINHO,
*QUENTÃO SEM ÀLCOOL,
*RAPADURA DE LEITE,
*RAPADURA DE AMENDOIM,
* CANJICA DOCE,
* BOLO DE MILHO OU FUBÁ,
* CAFÉ PRETO,
* BATATA DOCE ASSADA,
* MUNGUNZÁ DOCE,
* MARIA -MOLE,
* QUEIJADINHA,
* AMENDOIM TORRADO,
* MATE DE LEITE.

RECEITA DE BOLO DE FUBÁ DA TIA ANGELINA ( BH/MG).

02 OVOS INTEIROS
01 XÍCARA DE AÇÚCAR OU MAIS
01 COLHER/CAFÉZINHO DE SAL
01 XÍCARA DE LEITE
1/2 XÍCARA DE ÓLEO
06 COLHERES/  SOPADE FARINHA DE MILHO FINA
04 COLHERES/SOPA  DE FARINHA DE TRIGO
01 DE ERVA DOCE OU FUNCHO

BATER TUDO NO LIQUIDIFICADOR

APÓS COLOCAR 50 GRAMAS DE QUEIJO RALADO
01 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM PÓ,  MEXER COM A COLHER.
UNTAR A FORMA DE PUDIM COM ÓLEO E COLOCAR A ASSAR POR 25 A 30 MIN.
DELÍCIA - BOM APETITE.






C32 - MATEMÁTICA - SUSANA G.

Semana 8

Queridos formandos da C32! 🎓

Lembrem que não é necessário copiar os resumos no caderno. Apenas leiam e interpretem de forma atenta a explicação.
Só na parte final que diz "ATIVIDADES PARA ENTREGAR" é que vocês deverão copiar e fazer o que é indicado.
E lembrem que vocês podem tirar suas dúvidas no grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/171939090832916/

Bons estudos! 💗 
Abraços da sora Susana

-------------------------------------------

Resumo:

JURO SIMPLES

(este conteúdo está explicado de outra forma na página 66)

          O juro simples é um valor FIXO (R$) que você recebe (se investiu) ou paga a mais (se fez uma compra ou tomou um empréstimo). Ser um valor fixo significa que todos os meses, por exemplo, você receberá ou pagará sempre o mesmo valor a mais. Vamos resolver o exemplo abaixo que envolve esse tipo de juro.



          Exemplo: Marcos foi ao banco pagar um boleto no valor de R$ 800,00 com 5 dias de atraso. Para o pagamento atrasado, constava na fatura uma multa em que era cobrada uma taxa de juros simples de 2% a.d. (ao dia). Quanto Marcos pagou pela fatura?

Solução:
1º) Separar as informações.
          C = 800 reais    ← capital (valor da fatura)
          J = ? reais         ← juro (valor a ser pago a mais - multa)
          t = 5 dias          ← tempo
          i = 2% a.d.       ← taxa de juro
          M = ? reais       ← montante (valor total da fatura (R$ 800 + multa))

2º) Calcular o juro simples pelo atraso de cada dia: ou seja, devemos calcular quanto é 2% de R$ 800. Lembre que devemos utilizar a porcentagem na forma de fração ou número decimal.

Então:

3º) Multiplicar o juro de cada dia pelo nº de dias de atrasopara assim determinarmos o total a ser pago a mais pelo atraso de 5 dias.
Logo, J = 80,00 reais (valor a ser pago a mais - multa).


4º) Calcular o total a ser pago pela fatura: ou seja, somar o valor do boleto (C = 800,00 reais) com o total da multa pelo atraso (J = 80,00 reais). Isso é o mesmo que calcular o montante (M).

M = 800,00 + 80,00 = 880,00

Resposta: Marcos pagou pela fatura R$ 880,00.




👉👉👉Material adicional (vídeo): Métodos para resolver juros simples (indico assistir de 0:00 até 3:18 minutos)



ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 67
Exercício 11 (copiar e responder os itens ab e c (Não fazer o item "d")

Atividade extra (copiar e responder):

a) Uma pessoa aplicou um capital de R$ 1.200,00 a uma taxa de juros simples de 2% ao mês durante 14 meses. Determine os juros e o montante dessa aplicação.

b) Um capital de 12.250,00 foi aplicado a uma taxa de juros simples de 5% ao mês durante um período de 24 meses. Determine o montante dessa aplicação.


 -----------------------