ESTA É A NOSSA ÚLTIMA SEMANA DE POSTAGENS NO BLOG DA ESCOLA. A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FEITAS ATRAVÉS DA PLATAFORMA CÓRTEX ALUNO. SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU OU TEM ALGUMA DÚVIDA ENTRE EM CONTATO COM A ESCOLA.
BEIJOS
PROFESSORA SANDRA
Os tipos de meios de transporte
O transporte terrestre é realizado em ônibus, carros, motocicletas e caminhões que se
deslocam em ruas, estradas e rodovias. Outro tipo de transporte terrestre é o
ferroviário, realizado em trens que se movimentam sobre trilhos.
O transporteaquaviárioé caracterizado pelo
deslocamento em lagos, rios, mares e oceanos. As pessoas e/ou mercadorias são
transportadas em canoas, bancos, navios, etc. Essa é uma alternativa muito
utilizada para o transporte de cargas entre países de diferentes
continentes (transporte marítimo).
O transporte aéreo é considerado o meio de transporte mais rápido e
sofisticado do mundo. Ele é extremamente importante para quem deseja realizar
viagens em curto tempo, pois o avião atinge velocidades elevadíssimas se
comparado aos outros meios de transporte. Além dos aviões, o transporte aéreo
também pode ser feito em helicópteros ou balões.
ATIVIDADE 1
Pesquise as características de cada tipo de meio de transporte
relacionando as necessidades de seus usos. Por exemplo, os trens são
utilizados para transportar pessoas e mercadorias a médias distâncias.
Após assistirem ao vídeo acima descreva os meios de
transporte utilizados por seus familiares para ir ao trabalho, igrejas,
passeio, mercado etc. fazendo referência as distâncias percorridas, as
necessidades e os benefícios de utiliza-los no dia a dia.
ESTA SERÁ NOSSA ÚLTIMA SEMANA DE POSTAGENS DE ATIVIDADES ATRAVÉS DO BLOG DA ESCOLA. A PARTIR DA SEMANA QUE VEM AS ATIVIDADES DO JB SERÃO ENVIADAS ATRAVÉS DO WHATSAPP.
BEIJOS
PROFESSORA SANDRA
ATIVIDADE
1
VAMOS LER E DECLAMAR POEMAS?
PEÇA AJUDA PARA A MAMÃE!
QUAL POEMA
VOCÊ MAIS GOSTOU? POR QUÊ?
FAÇA UM
DESENHO BEM LINDO DO POEMA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU.
QUANDO
VOLTARMOS PARA A ESCOLA QUERO QUE VOCÊ
DECLAME O POEMA PARA MIM E PARA OS COLEGAS.
ATIVIDADE 2
DESENHE UMA
CASA E PINTE COM AS CORES INDICADAS.
ATIVIDADE
3
RECORTE DE REVISTAS AS PARTES DO CORPO
HUMANO
EXEMPLO:
ATIVIDADE
4
DESENHE UM CORPO HUMANO UTILIZANDO AS
FORMAS GEOMÉTRICAS.
EXEMPLO:
ATIVIDADE
5
CONTE AS FRUTAS QUE SÃO IGUAIS:
ATIVIDADE
6
1-RECORTAR DE
REVISTAS AS LETRAS MAIÚSCULAS DO SEU NOME. (2 LETRAS DE CADA)
2-MONTAR UM CARTÃO COM AS LETRAS DO NOME.
3-COLAR EM PRENDEDORES AS OUTRAS LETRAS.
4-DEPOIS DE PRONTO,
COLOCAR OS PRENDEDORES NO CARTÃO NA SEQUÊNCIA CORRETA DAS LETRAS.
EXEMPLO:
ATIVIDADE
7
PROCURE NA SUA CASA UM OBJETO QUE COMECE
COM CADA VOGAL.
A E
I O U
ACHOU? MUITO BEM. AGORA DESENHE CADA UM DELES E
COLOQUE EMBAIXO DO DESENHO A VOGAL INICIAL.
ESTÁ SERÁ A ÚLTIMA POSTAGEM NO BLOG DA ESCOLA. A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA VOCÊ DEVERÁ REALIZAR AS ATIVIDADES ATRAVÉS DA PLATAFORMA CÓRTEX ALUNO. SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU OU TEM ALGUMA DIFICULDADE ENTRE EM CONTATO COM A ESCOLA.
ESTÁ SERÁ A ÚLTIMA POSTAGEM NO BLOG DA ESCOLA. A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA VOCÊ DEVERÁ REALIZAR AS ATIVIDADES ATRAVÉS DA PLATAFORMA CÓRTEX ALUNO. SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU OU TEM ALGUMA DIFICULDADE ENTRE EM CONTATO COM A ESCOLA.
BEIJOS
PROFESSORA SANDRA
ATIVIDADE 1
QUAIS AS
DIFERENÇAS ENTRE ESTES LUGARES?
Ë POSSÍVEL
IDENTIFICAR EM QUAL IMAGEM ESTA MAIS FRIO? E MAIS QUENTE? POR QUÊ VOCÊ ACHA
ISTO?
ATIVIDADE 2
O TEMPO MUDA DURANTE O ANO TODO.
COMO ESTA O TEMPO EM CADA QUADRINHO
ABAIXO?
COMO ESTÁ O TEMPO AGORA, AÍ NA SUA
CASA?
ATIVIDADE 3
FAÇA 3 DESENHOS DA MESMA PAISAGEM,
OLHANDO ATRAVÉS DA JANELA DA SUA CASA. UM DE MANHÃ, OUTRO À TARDE E OUTRO À
NOITE.
PRESTE MUITA ATENÇÃO EM COMO ESTA O
TEMPO EM CADA DESENHO. SE TEM SOL, LUA, ESTRELAS, NUVENS, COMO ESTA A
LUMINOSIDADE, SE TEM VENTO, AS PESSOAS QUE PASSAM COMO ESTÃO VESTIDAS.
VAMOS PARA MAIS UMA
SEMANA DE ATIVIDADES E ESTUDOS POR AQUI!
VOCÊS
SABEM, ACOMPANHANDO AS ATIVIDADES DAS SEMANAS, QUE ESTAMOS ESTUDANDO AS LETRAS
CONSOANTES NA SEQUÊNCIA ALFABÉTICA.
QUANDO ESTÁVAMOS NA
SEMANA 15 DE NOSSOS ESTUDOS NO BLOG DA ESCOLA, CHEGOU A VEZ DA LETRA KE EU
INFORMEI QUE ELA É UMA LETRA MUITO CURIOSA.
LÁ NO MUNDO DAS LETRAS,
AGIU DE FORMA CONTRÁRIA AO QUE O REI QUERIA E, POR CURIOSIDADE, ACABOU PULANDO
O MURO PORQUE PRECISAVA SABER O QUE EXISTIA ALÉM DELE.
NA
OCASIÃO, EU ESCREVI QUE SER CURIOSO NÃO É NENHUM PROBLEMA, MAS INFRINGIR AS
REGRAS NÃO É NADA LEGAL.
LEMBRAM
DAS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO?
INFRINGIR =
DESOBEDECER, DESRESPEITAR.
O
PIOR FOI QUE OUTRAS DUAS LETRAS ACABARAM INDO JUNTO E FOI UMA GRANDE
CONFUSÃO!
EU
ESCREVI TAMBÉM QUE HISTÓRIAS DO MUNDO DAS LETRAS SERÃO CONTADAS NA VOLTA ÀS
AULAS, MAS AGORA CHEGOU A VEZ DE UMA OUTRA LETRA ENVOLVIDA NESSA HISTÓRIA,
ENTÃO...
...
EU NÃO VOU CONTAR TODA A HISTÓRIA, MAS VOCÊS FICARÃO SABENDO, DE FORMA BREVE, O
QUE ACONTECEU.
DEPOIS, NA VOLTA ÀS AULAS, CONVERSAMOS MAIS SOBRE OS DETALHES
DESSA HISTÓRIA.
SEGUINDO
A SEQUÊNCIA DO ALFABETO, NESSA SEMANA CHEGOU A VEZ DA LETRA W E
ELA, LÁ NO MUNDO DAS LETRAS, É A DONA DA LOJA DE FERRAMENTAS.
QUANDO A LETRA K
FOI COMPRAR UM GANCHO E CORDAS PARA CONSEGUIR PULAR O MURO, CURIOSA EM SABER O
QUE TINHA FORA DELE, A W
RESOLVEU AJUDÁ-LA A PASSAR PARA O OUTRO LADO, PENSANDO EM GARANTIR QUE O REI
NÃO DESCOBRISSE O ATO ATÉ A K VOLTAR.
NO
MOMENTO EM QUE A COMPRA ERA REALIZADA, A LETRA Y ESTAVA NA LOJA E OUVIU A IDEIA
DA K E A AJUDA QUE A W
DARIA. A LETRA Y PEDIU PARA PARTICIPAR E, MESMO NÃO SENDO ACEITA NA AVENTURA
(AFINAL ERA MUITO PERIGOSO PORQUE NÃO SE SABIA O QUE PODERIA TER FORA DO MUNDO
DAS LETRAS!!), ELA ARRUMOU UMA MOCHILA COM LANTERNA, ÁGUA E COMIDA E FOI
CORRENDO PARA O MURO NO HORÁRIO MARCADO PELAS OUTRAS DUAS!
ERA MADRUGADA QUANDO
AS TRÊS ACABARAM PULANDO O MURO!
A K FELIZ POR TER CONSEGUIDO!
A Y FELIZ POR
TER SIDO ACEITA NA AVENTURA!
A W INDO PARA GARANTIR A VOLTA, POIS FOI
NECESSÁRIO AS TRÊS PARA DAR CERTO O USO DA CORDA NA PASSAGEM PRO OUTRO LADO
DO MURO QUE ERA MUITO ALTO.
FORAM
QUATRO DIAS DE CAMINHADA, MUITA INSEGURANÇA E VÁRIOS SUSTOS ATÉ QUE
ENCONTRARAM...
...
O MUNDO DAS PESSOAS!!
NESSE MOMENTO, NÃO FOI FÁCIL CONSEGUIR SE COMUNICAR E
ENTENDER O QUE SE PASSAVA. FOI DIFÍCIL NÃO SÓ PELA DIFERENÇA DE TAMANHO ENTRE
AS PESSOAS E AS LETRAS, MAS TAMBÉM, PORQUE K, W E Y CHEGARAM NO MUNDO DAS
PESSOAS POR UMA PARTE EM QUE SE FALA INGLÊS! AS LETRAS CHEGARAM NOS ESTADOS
UNIDOS.
DEPOIS
DE MUITA MÍMICA E OUTRAS TENTATIVAS DE COMUNICAÇÃO, ELAS COMEÇARAM A APRENDER A
FORMA QUE SE FALAVA LÁ E RESOLVERAM VOLTAR PARA CONTAR TUDO O QUE VIRAM E
APRENDERAM.
MÍNICA
= UMA FORMA DE SE COMUNICAR USANDO SOMENTE GESTOS.
PORÉM,
ELAS TINHAM UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO!
O MUNDO DAS LETRAS TINHA MURO POR
ALGUM MOTIVO... SERIA PARA PROTEGÊ-LAS DOS PERIGOS QUE TINHAM FORA DELE? SERIA
PARA QUE AS LETRAS NÃO PUDESSEM SAIR DALI? SERIA PARA MARCAR O TAMANHO DO
REINO?
NA
VERDADE, NEM O REI SABIA O MOTIVO DELE EXISTIR PORQUE ANTES DE SER REI, O PAI
DELE FOI E ANTES DO PAI, O AVÔ E... ANTES DO AVÔ, O BISAVÔ E ANTES DO BISAVÔ...
OU SEJA, O MURO TINHA SIDO CONSTRUÍDO MUITO TEMPO ATRÁS E AGORA, NINGUÉM SABIA
O MOTIVO. SÓ PESQUISANDO NA HISTÓRIA PARA SE DESCOBRIR!
ENTÃO,
PARA GARANTIR QUE O REI IRIA ACREDITAR E ACEITAR O QUE FIZERAM, AS LETRAS K, W
E Y CONVIDARAM AS PESSOAS DA FAMÍLIA QUE ENCONTRARAM PARA ACOMPANHÁ-LAS ATÉ O
MUNDO DAS LETRAS.
QUANDO
VOLTARAM, ENCONTRARAM O REI NADA FELIZ COM O ACONTECIDO, MAS AS PESSOAS O AJUDARAM
A PERCEBER O QUANTO FOI BOA ESSA DESCOBERTA!
DESDE
ENTÃO, AS PESSOAS E AS LETRAS CONVIVEM MUITO BEM!
E
O REI ATÉ COMBINOU QUE A K, A W E A Y SERIAM USADAS PARA FORMAR PALAVRAS QUE
EXISTIAM LÁ NOS ESTADOS UNIDOS. TALVEZ SEJA POR ESSE MOTIVO QUE A MAIORIA DAS
PALAVRAS QUE SÃO ESCRITAS COM K, W E Y SEJAM DE ORIGEM INGLESA OU SÃO USADAS EM
NOMES COMO OS DAS PESSOAS QUE ESSAS LETRAS ENCONTRARAM.
O
SOM DESSAS TRÊS LETRAS SÃO IGUAIS AOS DE OUTRAS LETRAS DO MUNDO DAS LETRAS.
A
LETRA K TEM O SOM QUE A LETRA C FAZ
QUANDO ENCONTRA A, O, U.
A
LETRA Y TEM O SOM DO I.
A
LETRA W, POR TER GARANTIDO A VOLTA DAS LETRAS, DEIXANDO A CORDA BEM ENGANCHADA
NO MURO, GANHOU DOIS SONS. ELA PODE FAZER O SOM DA U OU O SOM DA V.
VAMOS
VER ALGUNS EXEMPLOS.
ATIVIDADE
1:
-
OBSERVE DESENHOS CUJO NOME INICIA POR K, W E Y.
-
FALE O NOME DELES EM VOZ ALTA PARA ESCUTAR O SOM QUE ESSAS LETRAS FAZEM.
ATIVIDADE
2:
⇨ AS
LETRAS K, W E Y SÃO MUITO USADAS NA ESCRITA DE NOMES DE PESSOAS.
-
TU CONHECES ALGUÉM CUJO NOME SEJA ESCRITO USANDO ALGUMA DESSAS LETRAS?
-
SE CONHECER, DESENHA ESSA PESSOA NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES
DA SEMANA E ESCREVE O NOME DELA AO LADO.
ATIVIDADE
3:
-
OBSERVA NOS VERSOS FEITOS PARA CADA LETRA, A ESCRITA DE ALGUNS NOMES INICIADOS
POR K, W E Y.
-
QUANTAS PALAVRAS INICIADAS PELA LETRA K APARECEM NO TEXTO?
-
QUANTAS PALAVRAS INICIADAS PELA LETRA W APARECEM NO TEXTO?
-
QUANTAS PALAVRAS INICIADAS PELA LETRA Y APARECEM NO TEXTO?
ATIVIDADE
4:
-
LIGUE CADA DESENHO AO SEU NOME
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.
ATIVIDADE
5:
⇨ EM UMA CORRIDA DE KART, ESSE PILOTO ESTÁ EM 1º LUGAR.
⇨ SEMANAS
ATRÁS, ESTUDAMOS SOBRE ADIÇÃO, QUANDO SOMAMOS QUANTIDADES.
- VAMOS RELEMBRAR?
NA MATEMÁTICA:
⇨ O SÍMBOLO+ÉUSADO SEMPRE QUE VAMOS JUNTAR QUANTIDADES.
⇨ O SÍMBOLO = É USADO PARA MOSTRAR O RESULTADO.
⇨ HOJE,
VAMOS PENSAR A SUBTRAÇÃO.
SUBTRAIR
= TIRAR UMA QUANTIDADE DEIXANDO MENOS DO QUE SE TINHA.
NA MATEMÁTICA:
⇨ O SÍMBOLO - ÉUSADO SEMPRE QUE VAMOS DIMINUIR QUANTIDADES.
⇨ O SÍMBOLO = É USADO PARA MOSTRAR O RESULTADO.
ATIVIDADE
6:
-
ASSISTA AOS VÍDEOS E PRESTE ATENÇÃO NA SUBTRAÇÃO.
ATIVIDADE
7:
-
RESOLVA AS SUBTRAÇÕES ABAIXO USANDO OS TEUS DEDOS PARA CONTAR.
-
ESCREVA A RESPOSTA DENTRO DO QUADRADO.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.
ATIVIDADE
8:
-
RESOLVA AS SUBTRAÇÕES ABAIXO CONTANDO OS CÍRCULOS E ESCREVENDO A RESPOSTA NO
QUADRADO.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.
ATIVIDADE
9:
-
RESOLVA AS ADIÇÕES ABAIXO, DESENHANDO OS CÍRCULOS PARA MOSTRAR AS QUANTIDADES.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.
ATIVIDADE
10:
-
RESOLVA ESSAS QUESTÕES MATEMÁTICAS, PRESTANDO ATENÇÃO SE TERÁS QUE ADICIONAR OU
SUBTRAIR QUANTIDADES.
- REGISTRE NO BLOCÃO OU FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA, FAZENDO OS DESENHOS DOS OBJETOS E ESCREVENDO AS OPERAÇÕES (CONTINHAS).
- NÃO ESQUEÇA DE USAR OS SÍMBOLOS +(ADIÇÃO), - (SUBTRAÇÃO) E = (IGUAL).
1 ⇨ GANHEI UMA CAIXINHA COM 6 YAKULTS E TOMEI 2. QUANTOS YAKULTS AINDA FICARAM NA CAIXA?
2 ⇨ MEU ESTOJO TINHA 3 CANETAS AZUIS. EU COMPREI 1 CANETA PRETA. COM QUANTAS CANETAS EU FIQUEI?
3 ⇨ TROUXE DO MERCADO UMA BANDEJA COM 8 KIWIS, MAS TIVE QUE COLOCAR 3 FORA PORQUE ESTAVAM ESTRAGADOS. QUE PENA! QUANTOS KIWIS TENHO PARA COMER?
HORA DA BRINCADEIRA!
ATIVIDADE 11:
- CONVIDE A PESSOA DA TUA FAMÍLIA QUE TE AJUDOU NAS ATIVIDADES DESSA SEMANA PARA BRINCAR DE MÍMICA.
- ESCOLHAM UM TEMA E CADA UM FAZ A MÍMICA PARA O OUTRO ADIVINHAR.
- CADA UM TEM TRÊS CHANCES PARA ACERTAR.
- COMBINEM A PONTUAÇÃO MÁXIMA. ASSIM, QUEM CHEGAR NESSE NÚMERO DE PONTOS PRIMEIRO, É O VENCEDOR.