terça-feira, 21 de julho de 2020

B22 - PROFESSORA CAMILA - SEMANA 14


Queridos alunos!💓

Vamos a mais uma semana com atividades?

Vocês sabiam que ontem foi o "Dia do Amigo"?



Um beijo e um abraço bem apertado em cada um de vocês!


💙💙💚💚💛💛💜💜💙💙💚💚💛💛💜💜


ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.


SEMANA 14 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Correção do ditado;
- atividade com as palavras do ditado;
- poema: Maluquices do H;
- atividades.

2. Correção do “Ditado do H”:

1. Helicóptero
2. Hambúrguer
3. Hospital
4. Ampulheta
5. Hipopótamo
6. Aranha
7. Ovelha
8. Homem aranha
9. Hélice
10. Abelha

Quantas palavras você acertou?

Anote o número de acertos e corrija as palavras em que você escreveu errado.

3. Agora, separe as sílabas das palavras do ditado, pinte a sílaba tônica e classifique em:

OXÍTONA – PAROXÍTONA – PROPAROXÍTONA

a) He – li – cóp – te – ro = proparoxítona
b) _________________________________
c) _________________________________
d) _________________________________
e) _________________________________
f) _________________________________
g) _________________________________
h) _________________________________
i) _________________________________
j) _________________________________

 *A audiodescrição será adicionada posteriormente.

4. Semana passada estudamos que o “H” no início das palavras não tem som. Mas e quando ele está no meio? 

Copie e leia o poema abaixo:




Atividades:

1. Pinte no poema todas as palavras que possuem a letra “h” (em qualquer posição). Depois, as copie em ordem alfabética.

*Gabrielle: você irá apenas copiar as palavras em ordem alfabética.

2. Lendo o poema você deve ter percebido que o “H” pode mudar completamente uma palavra!

Acrescente o "H" nas palavras abaixo e descubra novas palavras:

a) Cama –
b) Fica –
c) Mala – 
d) Bola – 
e) Caco – 
f) Mina –
g) Tela –
h) Toca –

3. Escreva 3 palavras com:

a) LH:

b) NH:

c) CH:

d) H inicial:

4. Crie frases criativas usando as palavras e sinais de pontuação pedidos:

Siga o exemplo:

Chuva (?) – Você sabia que minha irmã adora brincar na chuva?

Cada frase deve ter no mínimo 6 palavras!


a) Palhaço (.) –

b) Colher (?) –

c) Manhã (!) –

d) Chocolate (.) –

e) Cachorro (!) –

f) Banho (?) –






SEMANA 14 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Atividades de divisão/ multiplicação;
- origami.

2. Conseguiu fazer os cálculos da semana passada?

* Nesta semana faremos cálculos de divisão utilizando a tabuada do 4.


Atividades:

1. Observe os exemplos e faça em seu caderno:

a) Se 4 : 4 = 1, então 4 x 1 = 4. 


b) Se 16 : 4 = 4, então 4 x 4 = 16.



*Agora você:


c) Se 20 : 4  = _______, então 4 x _____ = ______

d) Se 36 : 4 = _______, então 4 x _____ = ______

e) Se 8 : 4 = _______, então 4 x _____ = ______

f) Se 4 x 7 = _______, então  _____ : 4 = ______

g) Se 4 x 3 = _______, então _____: 4 = ______


2. Arme e calcule as divisões:



a) 164 : 4 =

b) 208 : 4 =

c) 284 : 4 =

d) 376 : 4 =

e) 252 : 4 =

f) 340 : 4 =

g) 192 : 4 =

h) 125 : 4 =

i) 217 : 4 =

j) 132 : 4 =


Não esqueça! Alguns cálculos podem sobrar resto!!!


3. Faça o origami abaixo e estude a tabuada brincando!

Você pode seguir o modelo abaixo ou fazer com a tabuada que você quiser.




Se você não sabe fazer o origami acima, o vídeo abaixo vai ajudar você:



*Caso você não consiga fazer, me mande uma mensagem para eu ajudar você!




SEMANA 14 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Vídeo sobre as células;
- texto sobre os tecidos;
- tipos de tecidos.


2. Semana passada estudamos sobre as células.
Assista ao vídeo abaixo para entender um pouco mais:



3. Copiar o texto abaixo sobre os tecidos do corpo humano (não precisa desenhar as imagens).


Tecidos

    Até agora, falamos sobre células individualmente, mas quando temos um grupo de células semelhantes, que realiza uma mesma função, na verdade temos um tecido.
     No corpo humano, os tecidos são classificados em quatro grupos principais, de acordo com o tipo de células que os formam. São eles: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Tecido Epitelial

        

     Suas células, os epitélios, constituem um tecido que recobre toda a superfície corporal, cavidades e tubos. Eles funcionam como um isolante entre as partes internas do corpo. Nossa pele é formada por esse tipo de tecido.

Tecido Conjuntivo



   Este tecido tem a importante função de unir os órgãos preenchendo os espaços que existem entre eles. É o tecido em maior quantidade no nosso corpo e ele se subdivide em vários tipos:

Cartilaginoso: tecido flexível, que forma a parte interna das orelhas e do nariz.

Adiposo: é constituído por um aglomerado de células de gordura.

Ósseo: constitui os ossos do corpo humano. Diferente das cartilagens, são resistentes e duros.

Sanguíneo: compõe o sangue. A cor vermelha é dada pelas hemácias, um tipo de célula presente nesse tecido.


Vídeo sobre o tecido conjuntivo:




Na próxima aula estudaremos sobre os tecidos muscular e nervoso.





SEMANA 14 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- Comentários sobre as questões da semana passada;
- texto: “Os imigrantes”;
- link com texto para leitura.


2. Na semana passada vocês responderam algumas questões importantes sobre os imigrantes e sobre as desigualdades no Brasil. 

Iremos corrigir e comentar as questões em uma aula presencial, mas é importante que vocês tenham compreendido que:

- O Brasil é formado por pessoas de várias etnias e possui muita influência dos povos que migraram para nosso país;

- Na imagem do mapa do Brasil formado com rostos, foi possível identificar essa diversidade. Foi possível observar negros, brancos, indígenas, asiáticos, etc.

- Muitos países contribuíram para nossa diversidade étnica e cultural, como por exemplo: Itália, Alemanha, países africanos, Portugal, etc.

- Nosso país possui  cerca de 209 milhões de habitantes;

- De acordo com a notícia lida, cerca de 52 milhões de pessoas são “pobres”;

- Apesar de perante a lei, sermos todos iguais, ainda existe muita desigualdade social e racial e muitas pessoas sofrem preconceito. Das etnias brasileiras, que constituem nossa diversidade, os afrodescendentes e os indígenas são os que enfrentam maiores problemas no que diz respeito à desigualdade social, ao racismo e ao preconceito cultural.

*Espero que estas considerações tenham ajudado vocês a entenderem melhor as questões abordadas na semana passada. 
Os itens acima não devem ser copiados, mas eles podem ajudar vocês a responderem e a corrigirem as questões da semana passada.


3. Em outras aulas voltaremos a abordar este assunto muito importante que é a desigualdade no Brasil. Mas agora, iremos começar a estudar um pouco melhor os povos que influenciaram nossa cultura.

Copie e leia o texto abaixo com atenção:




4. Acesse o link abaixo para saber mais sobre a influência dos imigrantes em nossa cultura:
*Para leitura.





Uma ótima semana a todos!! 💖😊

Beijos. 💋💋💋







TURMAS A11 E A12 - PROFESSORA QUÉZIA - SEMANA 14

OI, TURMA! 🙋

AS NOTÍCIAS SOBRE A PANDEMIA NA NOSSA CIDADE NÃO SÃO NADA BOAS, POR ISSO, CUIDEM-SE MUITO!! 

LAVAR SEMPRE AS MÃOS COM SABÃO E FICAR EM CASA SÃO AÇÕES MUITO IMPORTANTES!!

NÃO VISITE AMIGOS.

NÃO SAIA SE NÃO FOR PRECISO.

NÓS SEGUIMOS POR AQUI COM A NOSSA 14ª SEMANA DE ATIVIDADES.

E ENTÃO, GOSTARAM DE CONHECER O DIÁRIO DO JOÃO?


COM QUE LETRA COMEÇA O NOME DO JOÃO?

ISSO MESMO!!   J

ESSA SERÁ A LETRA ESTUDADA DE FORMA MAIS ESPECÍFICA NESSA SEMANA, MAS ANTES... 

COMO ESTÁ A EXPERIÊNCIA COM O FEIJÃO?

O FEIJÃO DE VOCÊS NÃO ERA MÁGICO, NÉ?! MESMO ASSIM, QUANDO CRESCER ATÉ O TAMANHO APROXIMADO DE 20 CENTÍMETROS, PODE SER PLANTADO EM UM VASO COM TERRA OU EM UM "CANTEIRO" NO PÁTIO DA CASA. DAÍ, É SÓ SEGUIR CUIDANDO QUE, EM POUCO TEMPO, APARECERÃO AS VAGENS E, DENTRO DELAS, OS FEIJÕES.

FICAREI NA TORCIDA PARA QUE VOCÊS CONSIGAM COLHER FEIJÕES! JÁ PENSOU SE DESSA VEZ, ELES FOREM MÁGICOS REALMENTE?!!!



ATIVIDADE 1:

- DESENHE NO BLOCÃO OU EM UMA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA, O LUGAR ONDE FOI PLANTADO E COMO ESTÁ O TEU "PÉ DE FEIJÃO".

⇨ CASO TENHAS PLANTADO EM UM VASO, DESENHE O LUGAR DA CASA ONDE O VASO ESTÁ.



😉 NO PÁTIO DA TUA CASA TEM UM ESPAÇO PARA PLANTAS? TEM UM JARDIM?

JARDIM: TERRENO ONDE SE CULTIVA PLANTAS.



ATIVIDADE 2:

- COMPARE AS PALAVRAS JOÃO E JARDIM.

- CONSEGUES DESCOBRIR O QUE HÁ DE COMUM ENTRE AS DUAS?

ISSO MESMO, AS DUAS COMEÇAM COM A LETRA J!

- AGORA PENSA EM UM BICHINHO BEM PEQUENO, GERALMENTE DE CORPO REDONDO E COLORIDO, QUE GOSTA DE MORAR EM JARDINS E QUE TEM O NOME INICIADO PELA LETRA J TAMBÉM. 

✰ ALGUMAS PESSOAS ACHAM QUE ELAS TRAZEM SORTE PARA QUEM AS ENCONTRA.

⇨ SORTE TEM O MEIO AMBIENTE, POIS ESSES BICHINHOS FAZEM O CONTROLE DE PRAGAS JÁ QUE A MAIORIA SE ALIMENTA DE OUTROS BICHINHOS, MENORES AINDA, QUE "ATRAPALHAM" O DESENVOLVIMENTO DAS PLANTAS.

- JÁ DESCOBRIU DE QUEM ESTOU FALANDO?

HUUMMM... AÍ VAI MAIS UMA DICA:

A MAIS CONHECIDA TEM A PARTE REDONDA DO CORPO NA COR VERMELHA COM PINTINHAS PRETAS.

E AÍ? DESCOBRIU?

ESTOU FALANDO DA...

JOANINHA

ENTÃO AGORA, FALE ALTO AS TRÊS PALAVRAS ABAIXO, PRESTANDO ATENÇÃO NO PRIMEIRO SOM QUE SAI DA TUA BOCA:

    JOÃO

   JARDIM

                                      JOANINHA
    

FOI FÁCIL ESCUTAR O SOM DA LETRA J?

A PESSOA DA TUA FAMÍLIA QUE ESTÁ LENDO PRA TI, PODE REPETIR AS PALAVRAS, FALANDO BEM DEVAGAR E TU PRESTAS ATENÇÃO NO MOVIMENTO DA BOCA E NO SOM QUE SAI DELA.

AGORA, VAMOS PENSAR NO SOM QUE FORMA QUANDO A LETRA J ENCONTRA AS VOGAIS.

 QUANDO JUNTAMOS A LETRA J COM A VOGAL A, TEMOS O "PEDACINHO" JA.

POR EXEMPLO: JA DE JANELA.



 NAS PALAVRAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS, CADA "PEDACINHO" É CHAMADO DE SÍLABA.


 SE JUNTARMOS A LETRA J COM A VOGAL E, TEMOS A SÍLABA JE

POR EXEMPLO: JE DE JEGUE



 JUNTANDO A LETRA J COM A VOGAL I, TEMOS A SÍLABA JI.


POR EXEMPLO: JI DE JIPE




 QUANDO JUNTAMOS A LETRA J COM A VOGAL O, TEMOS A SÍLABA JO.


POR EXEMPLO: JO DE JOANINHA



 E SE JUNTARMOS A LETRA J COM A VOGAL U, TEMOS A SÍLABA JU.


POR EXEMPLO: JU DE JU




ATIVIDADE 3:

- PROCURA NA TUA CASA, COM A AJUDA DE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A LETRA J.

- VEJA SE VOCÊS CONSEGUEM ENCONTRAR, NO MÍNIMO, 2 OBJETOS.

- DESENHA OS OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCÃO E ESCREVE A LETRA J.



ATIVIDADE 4:

- ASSISTA O VÍDEO ABAIXO.

A DESCOBERTA DA JOANINHA


Autora: Bellah Leite Cordeiro
Ilustradora: Neusa Maria Baptista



ATIVIDADE 5:

 PENSANDO SOBRE A HISTÓRIA, RESPONDA:

- DONA JOANINHA FOI À FESTA DE QUEM?

- POR QUE ELA QUERIA IR TÃO BONITA?

- COMO FOI QUE DONA JOANINHA SE ENFEITOU?

- NO FINAL DA HISTÓRIA, MESMO EMPRESTANDO TUDO O QUE TINHA USADO PARA SE ENFEITAR, DONA JOANINHA FICOU FELIZ? POR QUE?



ATIVIDADE 6:

- LEMBRANDO O QUE ACONTECEU NA HISTÓRIA DA DONA JOANINHA, REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO. 


✰ DONA JOANINHA EMPRESTOU TODOS SEUS ENFEITES E ACABOU FAZENDO UMA GRANDE DESCOBERTA: A ALEGRIA DE DENTRO, DEIXA A GENTE BONITA POR FORA! 



ATIVIDADE 7:

TU LEMBRAS DE ALGUMA DESCOBERTA QUE TENHA TE DEIXADO FELIZ?

- DESENHA NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA, A TUA DESCOBERTA.



ATIVIDADE 8:

- NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA, FAZ UM DESENHO DA FESTA QUE A DONA JOANINHA FOI, MOSTRANDO TODOS OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA.

😉 NÃO ESQUEÇA DE DESENHAR A DONA DA FESTA!!



ATIVIDADE 9:

- LEMBRANDO DO SOM DAS LETRAS JÁ ESTUDADAS AQUI EM SEMANAS PASSADAS, REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.



ATIVIDADE 10:

- CONTE AS PINTAS DE CADA JOANINHA E MARQUE O NÚMERO QUE INDICA A QUANTIDADE CONTADA.



😘😘 BEIJOS E ATÉ MAIS!!




A 21 PROFESSORA IONARA SEMANA 14

👀Olá Turminha! Vamos para mais uma semana de atividades. Espero que todos estejam bem e conseguindo realizar as tarefas.
Esta semana vamos estudar Matemática.






Até a próxima pessoal! 👄👄Beijinhos carregados de saudade.
Profe. Ionara


A21 - VOLANTE - RENATA WIZER - SEMANA 14

QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS) E FAMILIARES

MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES POR AQUI. É UMA PENA QUE AINDA NÃO POSSAMOS NOS VER NA ESCOLA, NÃO VEJO A HORA DE TUDO ISSO PASSAR!

UM BEIJO COM MUITA SAUDADE,

PROFESSORA RENATA.
ATIVIDADE 1:


COPIE O TEXTO NO CADERNO E RESPONDA:

34 Atividades Dia Mundial da Terra para Imprimir - Online Cursos ...


 ATIVIDADE 2:

LEIA O TEXTO ABAIXO:

Plano de Aula - 2º ano - Ciências - AS SOMBRAS E O SOL

ATIVIDADE 3:

SENTE NO SOL E FAÇA DESENHOS DAS SOMBRAS DE DIFERENTES OBJETOS:

Desenhando as sombras – Blog :: Xalingo


BOM TRABALHO!




A11 - RENATA WIZER -VOLANTE - SEMANA 14


QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS) E FAMILIARES

MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES POR AQUI. É UMA PENA QUE AINDA NÃO POSSAMOS NOS VER NA ESCOLA, NÃO VEJO A HORA DE TUDO ISSO PASSAR!

UM BEIJO COM MUITA SAUDADE,


PROFESSORA RENATA.

ATIVIDADE 1

VAMOS ESCUTAR A HISTÓRIA DA RAPUNZEL!
ACESSE AO LINK ABAIXO:



APÓS ESCUTAR A HISTÓRIA CONTE-A PARA ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA.


ATIVIDADE 2


RECORTE DE REVISTAS AS LETRAS QUE FORMAM O NOME DA RAPUNZEL.

COLE-AS EM UMA FOLHA OU NO CADERNO.

FAÇA UM DESENHO QUE INICIE COM CADA LETRA DO NOME DA RAPUNZEL.


R
A
P
U
N
Z
E
L











ATIVIDADE 3

PARA QUEM AMA ALFABETIZAÇÃO: RAPUNZEL | Atividades com o alfabeto ...

BOM TRABALHO!