Olá, queridos/as alunos/as!
Espero que todos estejam bem e se cuidando.
Vamos realizar mais algumas atividades nesta semana.
É indicado fazer cada disciplina em um dia...
Podem fazer com calma, capricho e dedicação, tentando aprender ao máximo.
Um beijão no coração de todos!
Professora Patrícicia Knorst
ALUNOS E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser
COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de
imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser
mostradas à professora.
1 1) Escrever a data e a rotina no caderno de
PORTUGUÊS:
Rotina:
- Assistir ao vídeo sobre Tiradentes;
- Leitura do texto sobre Tiradentes;
- Atividades no caderno;
- Jogo on-line - Separação de sílabas
2. 2) Você sabia que dia 21 de abril foi feriado em
homenagem ao Tiradentes?
Assista ao vídeo abaixo para conhecer um
pouco sobre a história de Tiradentes:
1. 4) Com base no vídeo e no texto, COPIAR e RESPONDER em seu caderno de PORTUGUÊS:
a)
Qual era o nome completo do Tiradentes?
b)
Ele queria libertar o Brasil de qual país?
c)
Onde ele foi preso?
d)
Como ele morreu?
e)
Quantos parágrafos o texto possui?
f)
Retire do texto:
- 2 substantivos próprios:
- 2 substantivos comuns:
- 1 adjetivo:
- 2 palavras monossílabas:
- 2 palavras dissílabas:
- 2 palavras trissílabas:
- 2 palavras polissílabas:
g)
Separar as sílabas das palavras abaixo, marque a
sílaba tônica e classifique-as em OXÍTONAS, PAROXÍTONAS E PROPAROXÍTONAS:
- José:
- República:
- Tiradentes:
- Talvez:
- Triângulo:
Relembrando... (não precisa copiar)
SÍLABA TÔNICA é a sílaba
pronunciada com mais força.
5) De acordo com a sílaba tônica, as palavras podem ser
classificadas em:
* OXÍTONA – Quando a
ÚLTIMA sílaba é tônica.
Ex.: ca - FÉ
* PAROXÍTONA – Quando a PENÚLTIMA sílaba é tônica.
Ex.: es – CO
- la
* PROPAROXÍTONA – Quando a ANTEPENÚLTIMA sílaba é tônica.
Ex.: ÁR
– vo – re
1. 6) Aproveitando que estamos relembrando este
conteúdo, vamos brincar de separar as sílabas?
. SEMANA 2 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1. 1) Escrever a data e a rotina no caderno de
MATEMÁTICA:
Rotina:
- Jogos on-line de multiplicação;
- Cálculos de multiplicação no caderno;
2. Vamos relembrar a tabuada?
2) Entrar nos links abaixo e selecionem a
operação “X”:
3. 3) COPIAR e RESOLVER os cálculos abaixo no caderno
de MATEMÁTICA:
💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛
SEMANA 2 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1) Escrever a data e a rotina no caderno de
CIÊNCIAS:
Rotina:
- Texto sobre a cadeia alimentar;
- Atividades no caderno
2. Vamos relembrar o que estávamos estudando sobre
a cadeia alimentar?
2) Dar uma olhada em seu caderno e reler o que
estudamos.
Após, leia o texto abaixo.
Não é necessário copiar no caderno!
Mas
caso você não tenha o texto que copiamos em aula, então copie.
1 3) COPIAR e fazer as atividades no caderno de
CIÊNCIAS:
💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗
SEMANA 2 – ATIVIDADES DE
SÓCIO-HISTÓRICAS
1 1) Escrever a data e a rotina no caderno de
SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Vídeo sobre a chegada dos portugueses ao
Brasil;
- Texto explicativo;
- Atividades
2. No
dia 22 de abril comemoramos o “Descobrimento do Brasil”, pois é marcado como o
dia em que os portugueses chegaram ao território brasileiro pela primeira vez.
Mas os historiadores preferem outras abordagens, como por exemplo: A chegada
dos Portugueses. Você sabe por quê?
2) Assistir ao vídeo
abaixo para conhecer mais sobre esta história:
3. 3) Ler o texto abaixo sobre a chegada dos
portugueses (não precisa copiar):
Atividades
sobre o texto "A expansão marítima e a chegada dos Portugueses:
1) Quando teve início a
colonização do Brasil?
2) Quem comandava os navios
portugueses que chegaram ao Brasil?
3) Quem Pedro Álvares Cabral
encontrou no atual Brasil?
4)Quando e quem celebrou a
primeira missa no Brasil?
5) Qual foi o primeiro nome do
Brasil?
6) Qual foi a primeira atividade
de exploração praticada pelos portugueses na América?
7) Marcar V para verdadeiro ou F para falso.
a) (
) No final do século XIV Portugal e Espanha se lançaram ao mar em busca
de novas
terras para explorar.
b) (
) Os Portugueses desejavam comercializar os produtos trazidos das
Índias.
c) (
) A cultura do portugueses era muito parecida com a dos indígenas
brasileiros.
d) (
) A chegada dos portugueses ao território do atual Brasil causou grandes
problemas aos indígenas.
e) (
) Após tomar posse das novas terras, a Coroa portuguesa promoveu a
ocupação imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.