Querido aluno da turma C11! 😁
Aqui quem fala é a prof de Matemática do ano passado, a prof Susana. Durante esse período que estamos sem aulas presenciais na escola, eu serei a responsável por publicar toda semana as atividades da turma de vocês aqui no blog, dando continuidade ao trabalho do professor Alexandre.
Nas nossas aulas à distância, você continuará utilizando o seu livro de Matemática do 7º ano.
Toda terça-feira será publicada uma parte da matéria, com um resumo e a indicação de exercícios do livro.
Você deverá ler esse resumo e fazer os exercícios do livro em folha separada para ser entregue no retorno das aulas (pode ser folha de caderno). Faça também uma capa com os seguintes dados:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas
Componente Curricular: Matemática
Turma: C11
Nome do Professor (a): Susana Garstka
Nome do Aluno (a):
Leia o resumo, tente fazer as atividades e confira as suas respostas no final do livro. ✌
Não se preocupe se não entender tudo ou se tiver dúvidas sobre a matéria. Quando retornarmos as aulas na escola, faremos esclarecimentos, tiraremos dúvidas e faremos as correções, mas é extremamente importante que você TENTE fazer os exercícios! 💪
Sempre que possível, colocarei também links de vídeos e jogos sobre a matéria que ajudam a reforçar, mas que não são obrigatórios você assistir ou jogar.
Bons estudos e continuem se cuidando!💗
Abraço da Prof. Susana
p.s. Essa semana e semana que vem, irei publicar o conteúdo de duas semanas de aula, para que a turma de vocês fique parelha com a outra. 😉
------------------------------------------------------
Semana 1
Resumo:
ESTUDANDO FRAÇÕES
(este conteúdo encontra-se mais completo na página 24 do livro)
* Conceito
A fração é utilizada para representar quantidades não inteiras.
Exemplo: O retângulo abaixo foi dividido em 10 partes iguais, e dessas, foram utilizadas 7 (parte pintada). A fração que representa a parte utilizada do retângulo é então 7/10.
* Cálculo com frações
Exemplo: De toda a água apropriada para o nosso consumo no planeta, chamada água doce, quase 7/10 estão em forma de gelo. Sendo assim, de cada 30 litros de água doce no planeta, quantos estão em forma de gelo?
Solução: 7/10 de 30 litros:
- dividir os 30 litros de água em 10 partes iguais: 30 ÷ 10 = 3 litros
- depois utilizar 7 dessas partes: 3 x 7 = 21 litros
Resposta: de cada 30 litros de água doce do planeta, 21 litros estão em forma de gelo.
👉Material adicional (vídeo): Cálculo com frações.
👉Material adicional (vídeo): Frações – definição, fração própria e imprópria.
Atividades para entregar
Página 30
Exercício 2 (copiar e responder)
Exercício 3 (copiar e responder)
Exercício 5 (copiar e responder) (dica: você pode ler a resolução apresentada na questão 4 para ajudar a entender essa questão)
Exercício 6 (copiar apenas os desenhos dos itens a), b) e c) e responder) (dica: leia o início da questão, pois ali há um resumo do que é um número na forma mista)
-------------------------
Semana 2
Resumo: continuação
FRAÇÕES
* Frações equivalentes
(este conteúdo encontra-se mais completo na página 27 do livro)
Os três quadrados abaixo são idênticos, porém estão divididos de maneiras diferentes. Observe:
As partes em azul de cada figura representam a mesma parte do quadrado, ou seja, as três frações, apesar de serem diferentes na aparência, representam a mesma quantidade.
Podemos obter frações equivalentes multiplicando ou dividindo o numerador e o denominador por um mesmo número.
👉Material adicional (vídeo): O que são frações equivalentes.
* Simplificação de frações
Para simplificar um fração, basta dividir o numerador e o denominador por um mesmo número por vez. Observe o exemplo:
Todas as frações acima são equivalentes.
👉Material adicional (vídeo): Como simplificar frações.
😂 Olha o meme...
ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 32
Exercício 11 (só responder) (leia o exemplo e resolva os itens da mesma forma)
Exercício 13 (copiar e responder)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.