Querido aluno da turma B31! 😁
Sou a Susana, a professora de Matemática da turma
B32. Durante esse período que estamos sem aulas presenciais na escola,
eu serei a responsável por publicar toda semana as atividades da turma de vocês
aqui no blog, dando continuidade ao trabalho do professor Alexandre.
Nas nossas aulas à distância, você continuará
utilizando o seu livro de Matemática do 6º ano.
Toda terça-feira será publicada uma parte da
matéria, com um resumo e a indicação de exercícios do
livro.
Você deverá ler esse resumo e fazer os exercícios do livro em folha separada para ser entregue no retorno das aulas (pode ser folha de caderno). Faça também uma capa com os seguintes dados:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente
Vargas
Componente Curricular: Matemática
Turma: B31
Nome do Professor (a): Susana Garstka
Nome do Aluno (a):
Leia
o resumo, tente fazer as atividades e confira as suas respostas no final do
livro. ✌
Não se preocupe se não entender tudo ou se tiver
dúvidas sobre a matéria. Quando retornarmos as aulas na escola, faremos
esclarecimentos, tiraremos dúvidas e faremos as correções, mas é extremamente importante que você TENTE fazer os exercícios! 💪
Sempre que possível, colocarei também links de
vídeos e jogos sobre a matéria que ajudam a reforçar, mas que não são
obrigatórios você assistir ou jogar.
Bons estudos e continuem se cuidando!💗
Abraço da Prof. Susana
p.s. Essa semana e semana que vem, irei publicar o conteúdo de duas semanas de aula, para que a turma de vocês fique parelha com a outra. 😉
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Semana 1
Resumo:
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
(este conteúdo encontra-se mais completo na página 35 do livro)
É o nosso sistema de numeração atual onde os elementos são agrupados de 10 em 10. É também conhecido como sistema de numeração indo-arábico.
Nesse sistema, os símbolos utilizados são chamados de algarismos. São eles:
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
* Valor posicional
Com os algarismos 2, 5 e 9, podemos compor os seguintes números:
259 295 529 592 925 952
O valor que um algarismo assume na escrita depende da posição que ele ocupa.
Por exemplo, nos números acima, o algarismo 9:
- Vale 9 unidades em 259 e 529.
- Vale 90 unidades em 295 e 592.
- Vale 900 unidades em 925 e 952.
* Classes
Da direita para a esquerda, cada grupo de três algarismos forma uma classe. Veja o exemplo:
Milhões
|
Milhares
|
Unidades simples
| ||||||
C
|
D
|
U
|
C
|
D
|
U
|
C
|
D
|
U
|
8
|
9
|
4
|
8
|
6
|
2
|
3
|
Esse número, 8.948.623, é lido da seguinte forma: oito milhões, novecentos e quarenta e oito mil, seiscentos e vinte e três.
* Decomposição
O número 8.948.623 pode ser decomposto como a soma do valor posicional de cada algarismo:
8.000.000 + 900.000 + 40.000 + 8.000 + 600 + 20 + 3
👉Material adicional (vídeo): Qual é a diferença entre algarismo e número?
Atividades para entregar
Exercício 17 (apenas responder)
Exercício 18 (copiar e responder)
Exercício 21 (copiar e responder)
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Semana 2
Resumo:
NÚMEROS NATURAIS
São quaisquer números da sequência:
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, ..., 36, 37, 38, ..., 503, 504, ..., 1.998.543, ...
* Antecessor e sucessor
(este conteúdo encontra-se mais completo na página 39 do livro)
Podemos escrever o sucessor de um número natural bastando acrescentar 1 unidade.
* Consecutivos
São os números que vem um após o outro.
Exemplo: 35, 36 e 37 são números consecutivos.
ATIVIDADES PARA ENTREGAR
Página 40
Exercício 25 (copiar e fazer)
Exercício 26 (copiar e fazer)
Exercício 29 (copiar e fazer)
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