terça-feira, 28 de abril de 2020

B31 - MATEMÁTICA - SUSANA G.


Querido aluno da turma B31! 😁


Sou a Susana, a professora de Matemática da turma B32. Durante esse período que estamos sem aulas presenciais na escola, eu serei a responsável por publicar toda semana as atividades da turma de vocês aqui no blog, dando continuidade ao trabalho do professor Alexandre.

Nas nossas aulas à distância, você continuará utilizando o seu livro de Matemática do 6º ano.

Toda terça-feira será publicada uma parte da matéria, com um resumo e a indicação de exercícios do livro.

        Você deverá ler esse resumofazer os exercícios do livro em folha separada para ser entregue no retorno das aulas (pode ser folha de caderno). Faça também uma capa com os seguintes dados:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas
Componente Curricular: Matemática
Turma: B31
Nome do Professor (a): Susana Garstka
Nome do Aluno (a): 

 Leia o resumo, tente fazer as atividades e confira as suas respostas no final do livro.

Não se preocupe se não entender tudo ou se tiver dúvidas sobre a matéria. Quando retornarmos as aulas na escola, faremos esclarecimentos, tiraremos dúvidas e faremos as correções, mas é extremamente importante que você TENTE fazer os exercícios! 💪

Sempre que possível, colocarei também links de vídeos e jogos sobre a matéria que ajudam a reforçar, mas que não são obrigatórios você assistir ou jogar.

Bons estudos e continuem se cuidando!💗


Abraço da Prof. Susana


p.s. Essa semana e semana que vem, irei publicar o conteúdo de duas semanas de aula, para que a turma de vocês fique parelha com a outra. 😉

-------------------------------------------------------------------

Semana 1


Resumo: 
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
(este conteúdo encontra-se mais completo na página 35 do livro)


É o nosso sistema de numeração atual onde os elementos são agrupados de 10 em 10. É também conhecido como sistema de numeração indo-arábico.
Nesse sistema, os símbolos utilizados são chamados de algarismos. São eles:

0      1       2      3      4      5      6      7      8      9



Valor posicional

Com os algarismos 25 e 9, podemos compor os seguintes números:

259    295    529    592    925    952

valor que um algarismo assume na escrita depende da posição que ele ocupa.
Por exemplo, nos números acima, o algarismo 9:
- Vale unidades em 259 e 529.
- Vale 90 unidades em 295 e 592.
- Vale 900 unidades em 925 e 952.



Classes

Da direita para a esquerda, cada grupo de três algarismos forma uma classe. Veja o exemplo:
Milhões
Milhares
Unidades simples
C
D
U
C
D
U
C
D
U


8
9
4
8
6
2
3

Esse número, 8.948.623, é lido da seguinte forma: oito milhões, novecentos e quarenta e oito mil, seiscentos e vinte e três.



Decomposição


O número 8.948.623 pode ser decomposto como a soma do valor posicional de cada algarismo:

8.000.000 + 900.000 + 40.000 + 8.000 + 600 + 20 + 3



👉Material adicional (vídeo): Qual é a diferença entre algarismo e número?




Atividades para entregar


Página 37

Exercício 17 (apenas responder)
Exercício 18 (copiar e responder)
Exercício 21 (copiar e responder)


-------------------------------------------------------------------


Semana 2


Resumo:

NÚMEROS NATURAIS


São quaisquer números da sequência:
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, ..., 36, 37, 38, ..., 503, 504, ..., 1.998.543, ...

* Antecessor e sucessor

(este conteúdo encontra-se mais completo na página 39 do livro)


Podemos escrever o sucessor de um número natural bastando acrescentar 1 unidade.

* Consecutivos
São os números que vem um após o outro.
Exemplo: 3536 37 são números consecutivos.



ATIVIDADES PARA ENTREGAR


Página 40
Exercício 25 (copiar e fazer)
Exercício 26 (copiar e fazer)
Exercício 29 (copiar e fazer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.