segunda-feira, 18 de maio de 2020

C21 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. PATRÍCIO - SEMANA 2

                                              FEIJOADA
          Nasceu nas senzalas que abrigavam os escravos no Rio de Janeiro no final do século XIX. Quando os nobres matavam um porco, os restos indesejados – pés, orelhas, rabo e tripas – eram dados aos escravos. Eles misturavam tudo isso ao feijão durante o cozimento e colocavam farinha assada por cima antes de comer.                                                                   
DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos.

1. A finalidade desse texto é
(A) informar sobre a origem da feijoada.
(B) convidar para uma feijoada.
(C) divulgar uma feijoada.
(D) ensinar a fazer uma feijoada.

2.  Qual é o gênero desse texto?
(A) uma fábula.
(B) uma curiosidade.
(C) um conto.
(D) uma receita de feijoada.

3. No trecho “Eles misturavam tudo isso ao feijão...” As palavras destacadas referem-se respectivamente a(aos):
(A) nobres e escravos.
(B) nobres e restos indesejados.
(C) escravos e restos indesejados.
(D) restos indesejados e feijoada.

4. Qual informação é correta de acordo com o texto:
(A) Quando os matavam um porco, os restos nobres – pés, orelhas, rabo e tripas – eram dados aos escravos.
(B) Eles misturavam tudo isso ao feijão depois do cozimento e colocavam farinha assada por cima antes de comer.                                    
(C) Eles misturavam tudo isso ao feijão durante o cozimento e colocavam farinha assada por cima depois de comer.                                    
 (D) Nasceu nas senzalas que abrigavam os escravos no Rio de Janeiro no final do século XIX.




SEJA CRIATIVO: FUJA DAS DESCULPAS MANJADAS
     Em entrevista com pais de adolescentes e psicólogos, eles mostraram que os jovens dizem sempre a mesma coisa quando voltam tarde de uma festa. Conheça seis desculpas entre as mais usadas. Uma sugestão: evite-as. Os pais não acreditam.
     - Nós tivemos que ajudar uma senhora que estava passando muito mal. Até o socorro chegar... A gente não podia deixar a pobre velhinha sozinha, não é?
     - O pai do amigo que ia me trazer bateu o carro. Mas não se preocupem ninguém se machucou!
     - Cheguei um minuto depois do ônibus ter partido. Aí tive de ficar horas esperando uma carona...
     - Você acredita que o meu relógio parou e eu nem percebi?
     - Mas vocês disseram que hoje eu podia chegar tarde, não se lembram?
     - Eu tentei avisar que ia me atrasar, mas o telefone daqui só dava ocupado!

5. De acordo com o texto, os pais não acreditam em:
A) (   ) adolescentes.
B) (   ) psicólogos.
C) (   ) pesquisas.
D) (   ) desculpas.

6. Como chama-se a pontuação que marca o diálogo nos textos?
A) (   ) Ponto final.
B) (   ) Vírgula.
C) (   ) Travessão.
D) (   ) Ponto de interrogação.


7. Quem não acredita nas desculpas?
A) (   ) Adolescentes.
B) (   ) Psicólogos.
C) (   ) Pais.                
D) (   ) Pais e psicólogos.

8. ...Aí tive de ficar horas esperando uma carona... A palavra  poderia ser facilmente substituída por:
(A) Finalmente
(B) Talvez
(C) Porque
(D) Então

9. No trecho “- O pai do amigo que ia me trazer bateu o carro. Mas não se preocupem ninguém se machucou!” Que ideia indica a palavra destacada?
(A) Escolha
(B) Oposição
(C) Conclusão
(D) Explicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.