Olá alunos!!!
Para nossa quarta aula selecionei um assunto que me chamou muito atenção e acho que despertará o interesse de vocês também.
No mundo das artes, os artistas famosos que conhecemos são quase sempre pessoas mais velhas e que precisaram bastante tempo para serem reconhecidas pelo seu trabalho. Mas atualmente, com a grande facilidade de divulgação de imagens pela internet, surgiu um fato bem diferente: é o jovem artista MIKAIL AKAR.
Ele é um jovem alemão de apenas 8 anos de idade que está fazendo muito sucesso com as suas pinturas. Vamos assistir ao vídeo para conhecer?
Então, pessoal, gostaram? Vejam que interessante: o pai deste garoto lhe deu uma tela de pintura por acaso quando ele tinha quatro anos e MIkail acabou revelando uma grande paixão pelas tintas. Seu trabalho é muito colorido e espontâneo! Assim como o Mikail, muitas crianças em nossa escola também gostam de pintar, pegar os materiais e já partir para a ação, não é mesmo?
Então, para esta atividade, faremos uma pintura de Ação e Movimento. E o que isto quer dizer? Vamos olhar a pintura abaixo:
A gente logo observa que esta pintura, do próprio Mikail, é cheia de linhas e manchas que vão se misturando e quando a gente olha de longe dá um super efeito. Neste tipo de pintura, a gente procura brincar com a tinta, deixando ela escorrer sobre o papel. Para isso, temos de ter liberdade e brincar com as tintas, misturando as cores e fazendo muitos movimentos. Vamos tentar?
ATIVIDADE: pintando com linhas e manchas
1 Escolha uma folha de pepel com um bom tamanho. Sugestão: juntar com fita adesiva ou cola duas ou quatro folhas de papel escolar para fazer uma folha maior. A folha deve ficar no chão para que você possa andar ao redor.
2 Com tinta guache escolar, coloque cada uma das cores em potes separados. Coloque um pouco de água em cada pote para que a tinta fique mais diluída. Mas cuidado: muita água pode ajudar a rasgar a folha de papel.
3 Comece com uma das cores e faça movimentos livres ao redor da folha para ir espalhando a tinta. Faça o mesmo com cada uma das cores. É importante fazer bastante linhas e manchas para ir criando um efeito legal na pintura.
4 Se tiver possibilidade fotografe as etapas do trabalho, desde o início até o final.
5 Guarde o seu trabalho para mostrar em sala de aula.
Imagino que neste trabalho possam surgir muitas surpresas, pois a gente não consegue controlar todos os efeitos que a tinta pode criar ao acaso. E isto pode ser algo bastante positivo. Então... bom trabalho!
Professor Gilmar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.