ALUNOS
E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos
indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça
de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas
deverão ser mostradas à professora.
SEMANA
13 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
1. Escrever a
data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:
Rotina:
- A letra sem som;
- Atividades;
- Gênero textual: lista
2. Tema da aula
(apenas para leitura):
Você sabe
de qual letra estou falando e que vamos estudar hoje?
1.
Copiar em
seu caderno e tentar responder:
Você encontra todas as respostas no
caça-palavras abaixo. Você consegue!!
Não precisa copiar o caça-palavras.
Ele apenas te ajudará a encontrar as respostas.
Respostas (veja somente após ter
respondido todas ou ao menos tentado bastante!!):
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Lista das
palavras da atividade:
1.____________________________________
2. ____________________________________
3. ____________________________________
4. ____________________________________
5. ____________________________________
6. ____________________________________
7. ____________________________________
8. ____________________________________
9. ____________________________________
10. ___________________________________
Resposta:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Lista das palavras da atividade:
1. Horta
2. Homem
3. Órbita
4. Óculos
5. Helicóptero
6. Hálito
7. Hortelã
8. Orar
9. Hambúrguer
10. Aliado
Observar bem as palavras da lista. Ler elas em voz alta e observar qual som inicial elas
têm. Vamos conferir juntos?
1. Horta – som inicial: O
2. Homem - som inicial: O
3. Órbita - som inicial: O
4. Óculos - som inicial: O
5. Helicóptero - som inicial: E
6. Hálito - som inicial: A
7. Hortelã - som inicial: O
8. Orar - som inicial: O
9. Hambúrguer - som inicial: A
10. Aliado - som inicial: A
Após analisar os sons iniciais podemos concluir
que o “H” inicial possui o som da vogal que o segue, conforme foi grifado nas
palavras.
Descobriu qual é a letra sem som que
falamos no início da aula?
Sim...é a letra “H”!!!
3.
Ditado do “H”:
Observar as imagens abaixo e escreva seus
nomes. Na próxima semana faremos a correção.
4.
Nesta semana estudamos a letra “H” e também
fizemos uma “lista”.
Você sabia
que “lista” é um “gênero textual”?
Assim
como poemas, fábulas, entre outros, este gênero textual possui uma estrutura e
algumas regras.
*Copiar
no caderno:
Gênero
Textual: Lista
Possui
uma estrutura com:
- Título;
- Palavras com características comuns (ou
finalidade);
- Disposição gráfica na vertical, abaixo do
título;
- Uso de letras maiúsculas no início dos itens.
Atividade:
Criar
uma lista com 10 itens. Você pode escolher o tema, mas lembre-se, todas as
palavras da lista precisam ter características em comum, de acordo com o tipo
de lista escolhido.
Você
pode criar listas de brinquedos que gosta, lista de lugares que quer conhecer,
lista de compras no supermercado, lista de palavras com alguma característica
em comum (como letra inicial, quantidade de
letras)...
Usar sua criatividade!
Siga
o modelo (fazer no caderno):
Título:
_______________________________________________
1.___________________________________________________
2.
___________________________________________________
3.
___________________________________________________
4.
___________________________________________________
5.
___________________________________________________
6.
___________________________________________________
7.
___________________________________________________
8.
___________________________________________________
9.
___________________________________________________
10.
___________________________________________________
Regularidade (você deve escrever o que
estas palavras têm em comum):
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚
SEMANA
13 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
MATEMÁTICA:
Rotina:
- Atividades de divisão/ multiplicação;
- problemas matemáticos.
2.
Conseguiram fazer os cálculos da
semana passada?
Nesta
semana faremos cálculos de divisão utilizando a tabuada do 3.
Atividades:
1.
Observar os exemplos e fazer em seu
caderno:
b) Se 27 : 3 = _______, então _____ x 3 = ______
c) Se 9 : 3 = _______, então _____ x 3 =
______
d) Se 21 : 3 = _______, então _____ x 3 = ______
e) Se 8 x 3 = _______, então _____ : 3 = ______
f) Se 6 x 3 = _______, então _____: 3 =
______
2.
Armar e
calcular as divisões – pode olhar no caderno a LEI DO 3, que fizemos em aula,
lembram?
5 x 3 = 5 conjuntos com 3 elementos em cada um
8 x 3 = 8 conjuntos com 3 elementos em cada um
3. Agora é com você, calcular as divisões:
a) 129 : 3 =
b) 183 : 3 =
c) 216 : 3 =
d) 279 : 3=
e) 135 : 3 =
f) 228 : 3 =
g) 174 : 3 =
h) 127 : 3 =
a) 238 : 3 =
b) 195 : 3 =
Não esqueça! Alguns cálculos podem ter resto!!!
4.
Resolver os
desafios matemáticos:
a) Uma loja recebeu 171 camisetas e a
dona precisa organizá-las em 3 prateleiras. Para que todas as prateleiras
fiquem com a mesma quantidade de camisetas, quantas camisetas ela deve colocar
em cada prateleira?
Resposta:__________________________________________________________________________________________________________
Cálculo:
b) Há 123 pessoas para participar de uma
excursão e 3 ônibus para levá-los ao seu destino. Quantas pessoas devem ir em
cada ônibus para que os três ônibus tenham a mesma quantidade pessoas?
Resposta:__________________________________________________________________________________________________________
Cálculo:
c) Em uma escola há 3 turmas de 5º ano com
28 alunos em cada. Quantos estudantes do 5º ano há nesta escola?
Resposta:__________________________________________________________________________________________________________
Cálculo:
SEMANA
13 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1. Escrever a
data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:
Rotina:
- Vídeos sobre
“célula”;
- Texto: partes
da célula;
- Atividades
2. Nesta
semana, continuaremos estudando sobre as células.
Assistir aos
vídeos abaixo para entender mais:
Vídeo 1:
Vídeo 2:
3. Copiar e ler o texto abaixo sobre as partes da célula:
4.
Ler o texto
abaixo e ver as imagens de alguns tipos de células.
NÃO PRECISA COPIAR!
Atividades:
5.
Copiar em seu caderno e completar:
a) A ____________________________
é a parte externa da célula. Ela envolve e protege a célula, além de controlar
a entrada e a saída de substâncias.
b) O
_____________________________ é uma massa gelatinosa responsável por várias
atividades da célula.
c) O
_____________________________ é, em geral, uma esfera minúscula que se localiza
no interior da célula. É responsável pela reprodução celular, além de controlar
as atividades do citoplasma.
💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛
SEMANA 13 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
1. Escrever a
data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Imagens sobre imigração;
- Atividades;
- Reflexão e atividades sobre as desigualdades
no Brasil.
2. Nas últimas
aulas estudamos sobre as migrações internas, nos focando na migração
nordestina. Também descobrimos o significado “xenofobia”.
Nesta semana começaremos a estudar sobre os
imigrantes que vieram para o Brasil, sobre as trocas culturais que ocorrem e
sobre a influência destas culturas em nossa sociedade atual.
Lembrando....
Imigrante é aquele que imigra, ou seja, aquele que entra em um país
estrangeiro, com o objetivo de residir ou trabalhar. O imigrante é visto pela
perspectiva do país que o acolhe, é o indivíduo que veio do exterior.
Observar as imagens abaixo:
3.
Copiar no caderno e responder:
a) Na nossa turma temos rostos e cabelos semelhantes aos das crianças da
imagem?
_________________________________________________________
b) Com que criança da imagem vocês se identificam?
____________________________________________________________
a)
Você consegue responder à dúvida da
Naomi?
___________________________________________________________
Agora observar as imagens abaixo:
Você também pode ler a notícia completa no link abaixo:
4. Copiar e responder em
seu caderno:
a) O que a imagem do mapa mostra para nós?
b) Que etnias podemos identificar na imagem em forma de mapa?
c) Além dos indígenas brasileiros vemos muitas outras etnias brasileiras.
Que países contribuíram para nossa diversidade étnica e cultural? Cite pelo
menos dois:
d) Quantos habitantes têm o nosso país?
e) Quantos vivem em pobreza segundo a imagem da notícia? Você sabia que
esse número expressa quase 30% da população?
f) Ler o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988:
“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza,
garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a
inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à
propriedade...”.
- Se todos somos iguais perante a lei, por que você acha que o Brasil,
mesmo sendo tão diverso (com pessoas tão diferentes, de várias etnias) ainda é
tão desigual?
Na próxima aula comentarei estas questões e continuaremos
estudando este assunto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.