terça-feira, 14 de julho de 2020

B 21 - PROFESSORA PATRICIA KNORST - SEMANA 13





ALUNOS E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.




SEMANA 13 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS

1.     Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- A letra sem som;

- Atividades;

- Gênero textual: lista

2.     Tema da aula (apenas para leitura):



Você sabe de qual letra estou falando e que vamos estudar hoje?


1.     Copiar em seu caderno e tentar responder:



Você encontra todas as respostas no caça-palavras abaixo. Você consegue!!

Não precisa copiar o caça-palavras. Ele apenas te ajudará a encontrar as respostas.



Respostas (veja somente após ter respondido todas ou ao menos tentado bastante!!):
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.


2.     Formar uma lista com as respostas (anotar no caderno):


Lista das palavras da atividade:
1.____________________________________

2. ____________________________________

3. ____________________________________

4. ____________________________________

5. ____________________________________

6. ____________________________________

7. ____________________________________

8. ____________________________________

9. ____________________________________

10. ___________________________________

Resposta:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Lista das palavras da atividade:
1.     Horta
2.     Homem
3.     Órbita
4.     Óculos
5.     Helicóptero
6.     Hálito
7.     Hortelã
8.     Orar
9.     Hambúrguer
10. Aliado


Observar bem as palavras da lista. Ler elas em voz alta e observar qual som inicial elas têm. Vamos conferir juntos?

1.     Horta – som inicial: O

2.     Homem - som inicial: O

3.     Órbita - som inicial: O

4.     Óculos - som inicial: O

5.     Helicóptero - som inicial: E

6.     lito - som inicial: A

7.     Hortelã - som inicial: O

8.     Orar - som inicial: O

9.     Hambúrguer - som inicial: A

10. Aliado - som inicial: A

Após analisar os sons iniciais podemos concluir que o “H” inicial possui o som da vogal que o segue, conforme foi grifado nas palavras.

Descobriu qual é a letra sem som que falamos no início da aula?

Sim...é a letra “H”!!!



3.     Ditado do “H”:

Observar as imagens abaixo e escreva seus nomes. Na próxima semana faremos a correção.



4.     Nesta semana estudamos a letra “H” e também fizemos uma “lista”.

Você sabia que “lista” é um “gênero textual”?
 Assim como poemas, fábulas, entre outros, este gênero textual possui uma estrutura e algumas regras.

*Copiar no caderno:

Gênero Textual: Lista



Possui uma estrutura com:
- Título;
- Palavras com características comuns (ou finalidade);
- Disposição gráfica na vertical, abaixo do título;
- Uso de letras maiúsculas no início dos itens.

     Atividade:
Criar uma lista com 10 itens. Você pode escolher o tema, mas lembre-se, todas as palavras da lista precisam ter características em comum, de acordo com o tipo de lista escolhido.
Você pode criar listas de brinquedos que gosta, lista de lugares que quer conhecer, lista de compras no supermercado, lista de palavras com alguma característica em comum (como letra inicial, quantidade de  letras)...
Usar sua criatividade!
Siga o modelo (fazer no caderno):

Título: _______________________________________________

1.___________________________________________________
2. ___________________________________________________
3. ___________________________________________________
4. ___________________________________________________
5. ___________________________________________________
6. ___________________________________________________
7. ___________________________________________________
8. ___________________________________________________
9. ___________________________________________________
10. ___________________________________________________

Regularidade (você deve escrever o que estas palavras têm em comum): _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚




SEMANA 13 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

1.     Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Atividades de divisão/ multiplicação;
- problemas matemáticos.

2.     Conseguiram fazer os cálculos da semana passada?
Nesta semana faremos cálculos de divisão utilizando a tabuada do 3.


Atividades:

1.     Observar os exemplos e fazer em seu caderno:




b)     Se 27 : 3  = _______, então  _____ x 3 = ______


c)     Se 9 : 3 = _______, então _____ x 3 = ______

d)     Se 21 : 3 = _______, então  _____ x 3 = ______

e)     Se 8 x 3 = _______, então  _____ : 3 = ______

f)     Se 6 x 3 = _______, então _____: 3 = ______


2.     Armar e calcular as divisões – pode olhar no caderno a LEI DO 3, que fizemos em aula, lembram?

5 x 3 =  5 conjuntos com 3 elementos em cada um






8 x 3 = 8 conjuntos com 3 elementos em cada um




3. Agora é com você, calcular as divisões: 


a)     129 : 3 =

b)     183 : 3 =


c)     216 : 3 =

d)     279 : 3=


e)     135 : 3 =

f)       228 : 3 =


g)     174 : 3 =

h)     127 : 3 =

a)    238  : 3 =

b)     195 : 3 =


Não esqueça! Alguns cálculos podem ter resto!!!


4.     Resolver os desafios matemáticos:

a)     Uma loja recebeu 171 camisetas e a dona precisa organizá-las em 3 prateleiras. Para que todas as prateleiras fiquem com a mesma quantidade de camisetas, quantas camisetas ela deve colocar em cada prateleira?
Resposta:__________________________________________________________________________________________________________
Cálculo:






b)     Há 123 pessoas para participar de uma excursão e 3 ônibus para levá-los ao seu destino. Quantas pessoas devem ir em cada ônibus para que os três ônibus tenham a mesma quantidade pessoas?
Resposta:__________________________________________________________________________________________________________
Cálculo:




c)     Em uma escola há 3 turmas de 5º ano com 28 alunos em cada. Quantos estudantes do 5º ano há nesta escola?
Resposta:__________________________________________________________________________________________________________
Cálculo:



💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜




SEMANA 13 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1.     Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Vídeos sobre “célula”;

- Texto: partes da célula;

- Atividades

2.     Nesta semana, continuaremos estudando sobre as células.
Assistir aos vídeos abaixo para entender mais:

Vídeo 1:
Vídeo 2:


3.     Copiar e ler o texto abaixo sobre as partes da célula:



4.     Ler o texto abaixo e ver as imagens de alguns tipos de células.
NÃO PRECISA COPIAR!





Atividades:

5.    Copiar em seu caderno e completar:

a)    A ____________________________ é a parte externa da célula. Ela envolve e protege a célula, além de controlar a entrada e a saída de substâncias.

b)    O _____________________________ é uma massa gelatinosa responsável por várias atividades da célula.

c)    O _____________________________ é, em geral, uma esfera minúscula que se localiza no interior da célula. É responsável pela reprodução celular, além de controlar as atividades do citoplasma.


💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛




SEMANA 13 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS



1.     Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- Imagens sobre imigração;

- Atividades;

- Reflexão e atividades sobre as desigualdades no Brasil.


2.     Nas últimas aulas estudamos sobre as migrações internas, nos focando na migração nordestina. Também descobrimos o significado “xenofobia”.

Nesta semana começaremos a estudar sobre os imigrantes que vieram para o Brasil, sobre as trocas culturais que ocorrem e sobre a influência destas culturas em nossa sociedade atual.


Lembrando....

Imigrante é aquele que imigra, ou seja, aquele que entra em um país estrangeiro, com o objetivo de residir ou trabalhar. O imigrante é visto pela perspectiva do país que o acolhe, é o indivíduo que veio do exterior.


     Observar as imagens abaixo:


3.     Copiar no caderno e responder:

a)       Na nossa turma temos rostos e cabelos semelhantes aos das crianças da imagem?
_________________________________________________________

b)       Com que criança da imagem vocês se identificam?
____________________________________________________________



a)       Você consegue responder à dúvida da Naomi?
___________________________________________________________

     Agora observar as imagens abaixo:


Você também pode ler a notícia completa no link abaixo:

4. Copiar e responder em seu caderno:

a)     O que a imagem do mapa mostra para nós?

b)     Que etnias podemos identificar na imagem em forma de mapa?

c)     Além dos indígenas brasileiros vemos muitas outras etnias brasileiras. Que países contribuíram para nossa diversidade étnica e cultural? Cite pelo menos dois:

d)     Quantos habitantes têm o nosso país?

e)     Quantos vivem em pobreza segundo a imagem da notícia? Você sabia que esse número expressa quase 30% da população?

f)       Ler o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988:

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...”.

- Se todos somos iguais perante a lei, por que você acha que o Brasil, mesmo sendo tão diverso (com pessoas tão diferentes, de várias etnias) ainda é tão desigual?



Na próxima aula comentarei estas questões e continuaremos estudando este assunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.